Por Marcelo Fiuza
Olá para todos! Essa será minha primeira análise aqui no Redomanet. Tentei dar uma pincelada nas regras e observar como o jogo funcionou com meu grupo. No mais, ignore os possíveis erros e se ficar bacana continuo fazendo outras análises de jogos.
Eu quis falar das regras pois acho extremamente chato pesquisar pelas regras antes de decidir ajudar ou não (pra mim todo jogo devia ter um resumo de regras na página do KS). Então aqui está minha contribuição para quem não conhece o jogo ou para quem estava na dúvida sobre ajudar ou não o fundraiser.
Resolvi falar de um jogo que está fazendo certo sucesso no Kickstarter: The Agents. É um cardgame de estratégia para 2-5 pessoas e possui um Print and Play gratuito pelo link do kickstarter.
Após várias partidas, resolvi escrever a resenha pois além do jogo ser muito original, ele é extremamente barato.
https://www.ludopedia.com.br/jogo/the-agents/anexos
Como pode ser visto no link do kickstarter, The Agents é um jogo com tema em espionagem, agentes, facções e missões. O objetivo do jogo é tentar marcar pontos de acordo com os agentes baixados por você e pelos seus oponentes, bem como através das cartas de missões. Vence quem marcar 40 pontos de vitória primeiro.
O jogo é disputado através de facções, que basicamente são “áreas” na mesa que você divide com os jogadores adjacentes a você. Ou seja, independente do número de jogadores, sempre existirão duas facções em que você pode jogar seus agentes (e consequentemente o número de facções será igual ao número de jogadores. Em um jogo com 2 jogadores, você e seu oponente dividem duas facções).

Mesa com 4 jogadores
Nesta imagem, temos um setup para 4 jogadores. Em um jogo de 3 ou mais jogadores, cada facção suporta até 5 cartas de agentes, considerando os seus e os do oponente adjacente (em um setup de 2 pessoas cada facção comporta 7 agentes). Eles devem sempre entrar na facção pelas laterais (marcados na imagem de verde), a não ser que explicite o contrário na carta de agente.
É possível perceber que não há como um jogador interagir com o outro jogador à frente, APENAS com os adjacentes (estilo 7 wonders).
Agora vem a parte interessante do jogo.
Cartas de Agentes
Existem 2 tipo de cartas de agentes. O primeiro tipo são os Agentes de Facção. São estas cartas que os jogadores podem inserir nas suas facções. TODOS possuem uma habilidade (Command) na parte de baixo da carta e uma “meia seta” (Data Token Halves) apontando para cima. Ao jogar um agente no seu turno, você pode decidir deixar a carta virada para você ou para seu oponente. Se a carta for baixada virada para você (a habilidade, portanto, fica na sua direção) , você ativa a habilidade da carta. Caso você baixe a carta com a habilidade virada para o oponente, ele é obrigado a utilizá-la. Se não houver alvo válido para a habilidade, ela não tem efeito e a carta é colocada na facção do mesmo jeito.

Agente de Facção
As meias-setas (Data Token Halves) servem para marcar pontos para o jogador ao qual ela aponta, apenas se ela estiver completada. Ou seja, se existirem dois agentes com as habilidades viradas para o seu oponente (e consequentemente com as setas apontando para você), ao final do seu turno você recebe pontos de vitória.
São 2 pontos se a seta for de apenas 1 cor (as duas metades são OU brancas OU pretas). E 1 ponto se você completa setas de cores diferentes.

Pontos
O segundo tipo de agente é o FREE AGENT. Esta carta você pode jogar em qualquer jogador, mesmo se não exista facção dividida entre vocês. A ideia de jogar virada para você ou para o oponente é a mesma do Agente de Facção, porém após um dos jogadores executar seu Command, a carta é imediatamente descartada. Esta carta não possui um Data Token Half, mas sim um Data Token completo com um valor dentro. Esse valor é automaticamente atribuído ao jogador ou a você, dependendo do lado que você decidir utilizar. Você pode decidir utilizar o Command e dar pontos para alguém, ou receber pontos e deixar alguém ativar a habilidade. Ou seja, ao jogar um Free Agent, você deve escolher qualquer jogador e apontar a carta para ele com o lado que você deseja que ele receba, enquanto o outro aponta para você. Detalhe importante é que o Free Agente necessariamente precisa que sua habilidade tenha alvo válido, senão ela não pode ser jogada!

Free Agent
Portanto, o que difere as duas cartas de agentes é o fato de que o Free Agent já possui o Data Token completo, e não é jogado em nenhuma facção.
Missões
Outro tipo de carta que existe no jogo é a carta de missão (Mission Card).
Esta carta possui um Data Token com um valor de pontuação, e uma “condição”. Cada jogador pode colocar até duas missões em cada facção – não podendo colocar duas iguais na mesma – e, caso a condição da missão seja bem sucedida ao final do turno do jogador controlador da missão, ele ganha os pontos designados pela carta. Lembrando que os pontos dos Data Tokens dos agentes também são contabilizados ao final do turno.
Cada jogador pode descer de graça suas cartas de missão, bem como retirá-las a qualquer momento do seu turno. Esta é a única ação “gratuita” que o jogador pode fazer durante o jogo.
Setup do Jogo, Turnos e Ações
Cada jogador inicia a partida com 3 agentes na mão, 1 missão e 5 pontos de vitória. Inicia o jogo a pessoa com a cara mais suspeita (vide regras hahaha).
Para cada jogador, durante seu turno, ele poderá realizar 2 ações da seguinte lista (podendo repetir duas se desejar):
1) Baixar um agente – e consequentemente o jogador ao qual a habilidade está virada pode utilizá-la.
2) Reativar uma habilidade
3) Comprar cartas, pagando pontos de vitória:
– 1 ponto para comprar do topo do deck de agentes.
– 2 pontos para comprar do topo do descarte de agentes.
– 3 pontos para comprar do topo do deck de missões.
– 4 pontos para comprar do topo do descarte de missões.
4) Trocar a missão da sua mão, pela missão do topo do deck de missões (descartando sua missão).
É importante notar que o jogador pode devolver uma missão da sua mão e trocá-la utilizando a ação 4 pagando 1 ação do seu turno apenas
Algumas Observações e Experiências
Existem várias habilidades de agentes diferentes, o que torna o jogo muito interessante. Agentes mortos nas facções ficam virados de cabeça para baixo (eles podem ser revividos). Para retirar um agente da missão (vivo ou morto) é preciso utilizar um agente chamado The Extractor. Existem outras habilidades e outros pequenos detalhes sobre elas podem ser vistas no manual do jogo, que é bem simples, fácil de entender e possui um FAQ’s. Além disso, no manual existe a explicação de todas as cartas, desde agentes até missões.
O tempo de jogo, nas partidas que fiz, variaram de 20 minutos(3 players) a 1 hora(4 players). Sendo que a de 1 hora geralmente demorou pois tinham pessoas que não sabiam jogar. Acredito que uma partida dure em média 30 a 40 minutos, com 4-5 pessoas, como foi o que aconteceu depois de todos terem aprendido a jogar.
O jogo é extremamente divertido e criativo, você acaba tendo que fazer estratégias variadas e tentando gerenciar seus pontos ao mesmo tempo que tenta buscar alguma carta no baralho. O fato de existir sempre uma consequência para baixar um agente torna o jogo mais estratégico, sem complicar demais. Apesar de que algumas pessoas podem se sentir sobrecarregadas, pois no início fica meio difícil lembrar de todas as opções que você tem disponível. Na primeira partida isso fica visível quando o jogo chega perto do fim, com muitos agentes em campo.
A dinâmica e o balanceamento do jogo são excelentes. Não aconteceu nenhuma jogada estranha, loop, ou algo que quebrasse o balanceamento do jogo. Os desenvolvedores fizeram um ótimo trabalho.
Às vezes algum jogador demora um pouco mais para pensar, mas geralmente não demora muito e cada um já sabe mais ou menos o que fazer e qual estratégia seguir. Novamente, isso melhora com o tempo. Minha turma gosta de reclamar de jogos longos, como GOT Boardgame, e não foi o caso desta vez. Foi unânime entre ambos os sexos e após testar diversas vezes decidi comprar o jogo.
Não existem muitas cartas no jogo, se não me engano são 36 Agent cards e 20 Mission cards. O jogo vêm também com cartas para pontuação, que não imprimi para economizar papel e tinta. Usei 2 D20 para cada jogador e funcionou perfeitamente. À princípio achei poucas cartas, mas no momento que começamos a jogar, mesmo com 4-5 pessoas, o jogo fluiu muito bem, não precisou nem reembaralhar os agentes descartados!
Há também 3 expansões de 5 dólares cada, que não tem no print and play, e como gostei bastante do jogo e o valor ficou baixo resolvi pegar tudo de uma vez (Total 38 dólares). Recomendo a todos, mesmo se for apenas a versão básica!