Por Ricardo Gama
Em Terra Mystica habitam 14 povos diferentes em sete paisagens, e cada grupo é ligado ao seu ambiente natal de modo a desenvolver e crescer, devendo transformar as paisagens vizinhas em seus ambientes na competição com os outros grupos.
Jogamos este título na Funbox, onde joguei com os Nômades, um dos grupos indicado para os novatos em Terra Mystica. Alguns grupos exigem um pouco mais de experiência nas regras, outros possuem habilidades simples que conseguem ser assimiladas facilmente. São 14 grupos disponíveis no jogo base.
O jogo possui regras simples, porém é cheio de detalhes. A explicação durou cerca de 30 minutos e o jogador precisa de pelo menos 2 rodadas para assimilar tudo. Terra Mystica é um jogo com pouca sorte que premia o planejamento estratégico.
Os componentes são bem feitos e de qualidade. Ainda bem que as editoras de jogos no estilo europeu aprenderam que um jogo precisa de acabamento, onde design e arte são relevantes nos dias de hoje.
A ambientação de fantasia no jogo complementa a mecânica. Mas não é o forte aqui… para aqueles acostumados com os jogos temáticos, aqui em Terra Mystica é só uma cobertura de leve mesmo. Em minha opinião, serviu muito bem ao jogo, dando aquele “toque adicional”.
Cada jogador tenta governar uma área no mapa tão grande quanto possível, fazendo uso dos diversos tipos de terrenos. Cada grupo possui habilidades específicas e são melhores para avançar em tipos de terrenos diferentes.
Há também quatro cultos religiosos em que o jogador pode progredir. Estes cultos fornecem pontos valiosos para o fim do jogo.
Edifícios diferentes permitem que os jogadores desenvolvam diferentes recursos. Habitações permitem mais trabalhadores. Casas comerciais permitem que os jogadores façam dinheiro. Templos permitem que o jogador desenvolva a religião e suas habilidades de transformação da terra. Fortalezas permitem o uso de habilidades dos grupos.
A proximidade com outros grupos é uma espada de dois gumes em Terra Mística. Estar perto de outros grupos lhe dá poder extra, mas isso significa também que a sua expansão será mais difícil e competitiva.
Gostei de Terra Mystica, e dá vontade de experimentar todos os grupos para sentir qual estilo combina com o meu. É um jogo pesado que indico para jogadores veteranos.