Narrative Dice System
O Narrative Dice System foi criado pela Fantasy Flight Games para o Warhammer Fantasy Roleplay (3ª edição). Mais tarde, foi empregado para seus RPGs e Genesys de Star Wars.
A mecânica central do sistema é uma verificação de habilidade que é feita com vários dados. Os atributos e habilidade do personagem adicionam dados positivos ao pool, enquanto a dificuldade é definida por um número de dados negativos adicionados. Circunstâncias podem adicionar mais dados.
Se o jogador conseguir mais sucessos do que falhas, a ação é um sucesso. No entanto, os dados mostram outros símbolos além do sucesso / falha. Outros símbolos podem fornecer efeitos colaterais ou desencadear um sucesso ou falha crítica.
Em comparação com testes mais diretos, essa mecânica oferece uma gama mais ampla de resultados. Também oferece uma ferramenta para explicar o resultado do texto. Por exemplo, se apenas os dados do atributo do personagem contribuíram para o sucesso, a história pode ser que o treinamento do personagem não foi de grande utilidade para a tarefa específica.
A combinação exata de dados, e os nomes usados para os dados e os símbolos neles, diferem de RPG para RPG.
Sistema - Narrative Dice System