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  1. Listas
  2. Jogos fantásticos, mas eu tive problemas
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Jogos fantásticos, mas eu tive problemas

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Moloch06/02/2017 às 16:45
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Moloch
MD

Os jogos desta lista não são ruins, muito pelo contrário. A questão maior são os problemas que eu experimentei nas várias mesas diferentes. Algumas vezes foram problemas pontuais. Outras vezes foram problemas que persistiram em várias partidas. Por vezes o problema não são, necessariamente, as regras ou a mecânica, mas sim a forma como o grupo encarou o jogo. 


É interessante pensar nisso, pois comprova que nem todos os jogos são feitos para todos os grupos e não significa que por ele ter um ranqueamento alto, seja na Ludopédia ou seja na BoardGame Geek, vai proporcionar uma experiência de jogo obrigatoriamente boa. Ainda, estimula a possibilidade de adaptação de regras, ou até mesmo a criação delas. Questão esta que nem sempre é vista com bons olhos por uma parcela significativa dos que colecionam jogos de tabuleiro. 


Abri a lista para que outros usuários que queiram compartilhar suas experiências também possam colocar seus jogos e discuti-las. 

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Itens (16)

1 - Letters from Whitechapel 2

Ir para o jogo Moloch 11 Jan 17, 17:54
2

Jogo muito bom para três pessoas, exatamente, e que saibam muito bem o que estão fazendo na mesa. 

Letters from Whitechapel me surpreendeu por algumas razões. Primeiro, não esperava que fosse um jogo tão bom, apesar de longo. Segundo, a incrível capacidade que ele tem de revelar o quanto alguns amigos meus não têm a menor capacidade de raciocínio (desculpa aí ahaha). A minha versão é em alemão, o que não atrapalha em nada a dinâmica do jogo, a não ser quando se utiliza as variantes avançadas da partida. Como pode haver um desnível em relação às pessoas que jogam com os policiais e à pessoa que joga com o Jack, aumentar muito o número de participantes traz uma desvantagem extremamente grande pra quem está sozinho, o que pode ser frustrante. Também, pode ser frustante se grande parte dos jogadores forem jogadores ruins, as partidas ficam arrastadas demais. Tendo três pessoas, e três que sabem muito bem o que estão fazendo, é fantástico. 

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2 - Spartacus: Um Jogo de Sangue e Traições 5

Ir para o jogo Moloch 13 Jan 17, 22:02
5

Obrigatório jogar com todas as expansões, mas há necessidade de mudanças nos decks de Mercado e de Intriga.


As duas expansões para o Spartacus, The Serpent and the Wolf e The Shadow of Death, complementam bastante as partidas, trazendo um número maior de opções de regras e mais casas (senhores), aumentando o número de jogadores. 

Primeiramente, é um jogo longo mesmo quando jogado em sua variante curta. Assim, a adição de personagens é mais vantajosa pela possibilidade de variedade dentro de uma partida do que necessariamente pela adição de mais um jogador. Jogar este jogo com 5 ou mais pode ser até uma experiência divertida, mas todos tem de ter muita ciência que vai demorar, bastante. E entender isso é o mais difícil.


Entretanto, o mais complicado, acredito, é o acréscimo excessivo de cartas que os decks de Mercado e principalmente de Intriga ganham. Um número absurdo de cartas. Devido a isto, e numa partida ideal rápida de 4 jogadores, tomo algumas providências.


- Os escravos e gladiadores iniciais (de borda branca) não entram no deck de Mercado após a fase de distribuição de recursos para as casas. Isso faz com que o mercado tenha uma chance de rotacionar mais as cartas, mesmo que não tão significativa. 


- Se ninguém der um lance para uma carta, abre-se outra ao final do mercado, podendo abrir no máximo de 5 ao invés de 4 cartas por rodada do mercado.


- No baralho de intriga deixa-se somente um número de cartas de guarda igual a 4 ou 5 para cada jogador, totalizando no máximo 20 guardas numa partida com 4 jogadores. Isso faz com que as cartas de guarda ganhem um valor muito maior no jogo e as estratégias de intriga tenham efeito muito mais rápido, aceleram um pouco mais as partidas, movimentando bastante a dinâmica entre os jogadores. 


- Uma opção que ainda estou estudando direito é a possibilidade dos primus poderem também se tornarem lutas entre somente dois gladiadores, sendo que obrigatoriamente um deles será sacrificado ao final do evento. Isto faz com que as cartas de primus da expansão The Shadow of Death tenham mais importância, dá uma rotatividade maior aos gladiadores e ao mercado e faz com que as negociações para a realização dos eventos sejam decididas das mais variadas formas possíveis. Caso chegasse ao caso de dois campeões se enfrentarem, e pelas regras do manual básico não existe possibilidade de se sacrificar um campeão, o então Anfitrião deve dar o valor de duas vezes o valor de mercado do gladiador, exposta na carta. 

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3 - Kemet 3

Ir para o jogo Moloch 14 Jan 17, 20:23
3

Jogo fantástico, mas há  a necessidade imprescindível de dar o máximo de informações possíveis sobre os diferentes poderes que podem ser incorporados durante o jogo aos outros jogadores e de arrumar várias outras cópias do guia de referência. 


O principal problema que tive com o Kemet foi sempre ter um jogador novo em toda nova partida. Com cinco jogadores, o jogo é fantástico, mas a necessidade de ler constantemente as informações das fichas de poder e das cartas de intervenção divina atrasam demais as rodadas. Tentei a dinâmica de explicar inicialmente o significado de cada uma delas e focar na possibilidade de se ater às informações pictóricas presentes em cada uma delas. Mas somente com o andamento do jogo é que muitas delas vão ganhar sentido real dentro das estratégias de cada participante. Contudo, pedir para que cada um olhasse e procurasse as fichas que desejava durante o turno de seus oponentes também não funcionou (já que todo mundo da mesa tinha memória de peixe haha), e a cada rodada todos ficavam alguns segundos parados procurando o que queria. 


A saída pra isso é baixar uma versão em pdf para os celulares de todo mundo ou fazer impressões que possibilitem todos terem em mãos as guias de referência a qualquer instante. 

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4 - Arcadia Quest 4

Ir para o jogo Moloch 14 Jan 17, 21:45
4

O jogo não foi feito para se jogar com duas pessoas.


Por mais que muitos gostem bastante do jogo, ele foi feito para se jogar exclusivamente com quatro jogadores. Todas as outras variantes com menos participantes dão a sensação de falta de ação. 


Como nem sempre tenho esse número de participantes para esse jogo, existe a possibilidade de mudança nas regras para tornar os jogos mais dinâmicos. O jogo centra-se nas disputas entre os jogadores e contra o jogo, mas toda a mecânica é construída de forma reativa, os monstro só atacam se atacados. A mudança fundamental para trazer mais atividades em jogos de dois jogadores foi a possibilidade de ao final do turno de cada um dos dois jogadores, eles poderem movimentar e atacar (se possível) com um dos monstros da mesa. Isto, partindo dos monstros mais fracos até os mais fortes. 


Se existem goblins, orcs e minotauros na mesa, primeiro só se pode movimentar os goblins. Se todos forem derrotados, pode-se, então, movimentar os orcs. Nessa sequência, só podem movimentar o minotauros quando todos os outros inimigos forem derrotados. As mecânicas de reação continuam as mesmas, a única mudança significativa fica ao final do turno de cada jogador. 

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5 - Formula D 1

Ir para o jogo Moloch 14 Jan 17, 22:18
1

Mudança na valor dos dados de 5ª e 6ª marchas.


Nas pistas padrão que vem com o Formula D, a numeração dos dados das 5ª e 6ª marchas pouco influenciam nas corridas. Contudo, há quem critique a grande discrepância entre os valores possíveis para cada uma das rolagens, tornando o jogo muito mais a sorte na rolagem dos dados que o posicionamento de cada um no tabuleiro. Isso não é necessariamente um problema, mas pode causar frustração para alguns da mesa.


Para isso, visando diminuir essa influência, pode-se pensar que a 5ª marcha nunca passe do valor 17. Todo número entre 17-20 será considerado 17. Para o dano que o motor possa sofre, ainda conta o número 20 no dado, mas seu valor em pista continuará sendo 17.


NA 6ª marcha, deve ser calculado o número do dado menos 3 (D30-3). Contudo, o número 30 continua sendo o valor para a rolagem de dado para o dano no motor. Dessa forma, a grande diferença de proporção existente entre as primeiras marchas e últimas diminui muito. 

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6 - Caçadores da Galáxia (Edição de Colecionador) 2

Ir para o jogo Moloch 14 Jan 17, 22:38
2

Mecânica de invasão de monstros remodelada e menos linear.


Apesar de um jogo bom, com regras bem definidas (mesmo levando em consideração o manual horroroso), a escolha dos pilotos e dos robôs é que dita as possibilidades de jogo. Fora isso, como não há grandes variações entre as partidas, pode-se sentir a sensação de previsibilidade.


Pensando nisso, pensei em uma rolagem de dados para a invasão dos alienígenas. A primeira mudança, as invasões não seguem mais a mesma sequência de planetas. Para isso, rola-se um D12 como decidir qual deles será. Se cair um mesmo número em uma segunda rolagem, um mesmo planeta, aloca-se o invasor no planeta anterior. Se este estiver ocupado, aloca-se no posterior, assim até que o invasor invada definitivamente um sistema. 


Se existir um trabalhador em um sistema invadido, o jogador escolhe entre lutar contra o monstro com seu robô (mas se sua armadura estiver em 0 ele não pode se movimentar) ou perder seu trabalhador (que pode ser recuperado pelo mercado em um próximo turno pelo valor de 3 créditos estelares). 


Se o jogador optar por lutar contra o invasor, seja como resposta à invasão ou na tentativa de obter recursos, o robô é movimentado para o planeta junto ao trabalhador e fica lá até ser movimentado para outro lugar. Esta movimentação não conta como a movimentação final para fora do sistema para lutar no planeta natal dos monstros e ele pode ir para mais de um planeta dentro do sistema para obter recursos. Se nessa movimentação o planeta for invadido e o robô estiver nele, ele é obrigado à lutar (obtendo os pontos negativos de dano necessários caso lute ou obtendo o dobro destes pontos negativos caso sua armadura esteja zerada pela batalha anterior).


A ideia é justamente trazer um ar de imprevisibilidade, já que todas as mecânicas são lineares. 

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7 - 7 Wonders 3

Ir para o jogo NEGS 06 Feb 17, 22:58
3

Inacreditável. 99% que ouço desse jogo é elogio! Muito fácil de ensinar, de jogar, etc.
Infelizmente, quando fui introduzir para um grupo mais inexperiente, o grupo ficou travado. Depois que acabaram as eras nem quiseram tentar de novo, partindo para don Capollo. Kkkkkk não teve uma boa primeira impressão. Espero que em uma segunda oportunidade ele flua melhor.
PS. Minha namorada sentiu falta de ícones como madeira, tecido e os itens de troca em peças físicas. Ela achou a parte de fingir que estava dando esses itens para o outro jogador meio "abstrato" demais. 

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8 - Vudù 2

Ir para o jogo Zeca1006 06 Feb 17, 23:52
2

Meu, esse jogo é muito bom... Mas uma vez, eu e minha namorada fomos apresentar esse jogo a um player novo ( primo dela ) na primeira rodada consegui ja fazer o efeito dos dados para uma maldição , que era falar em falsete se não me engano, ele riu achando que eu passaria essa maldição a minha namorada, quando dei a carta a ele, simplesmente levantou da mesa e disse que não faria e foi embora sem dar tchau... kkkkkkk

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9 - We Will Wok You 3

Ir para o jogo Zeca1006 07 Feb 17, 00:01
3

Meu, esse jogo é Top D +!!!
Mas em alguns grupos causa desconforto. Tem players que tem dificuldades de assimilar os sinais ( falta de coordenação motora ), podendo causar grande desconforto ao mesmo, enquanto todos riem a sua volta... não foi uma, nem duas vezes que esse jogo causou discórdia entre amigos. Custei a entender que nem todos se divertem jogando esse game... Um amigo meu, com dificuldades, suava a mão, mudou de cor ( ficou vermelho D + ) e simplesmente odeia o jogo... Quando sugiro colocar um board na mesa, ele logo pergunta se não é o dos sinais não... kkkkk . Um outro caso, jogando em casais, uma das meninas surtou! No meio do jogo, simplesmente abandonou a mesa, seu namorado na tentativa de acalma-la levou varias patadas na frente de todo mundo, ficou um clima péssimo, minutos depois foram embora e o pior, me senti culpado.

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10 - Nosferatu 2

Ir para o jogo NEGS 07 Feb 17, 00:11
2

Bom, eu gosto desse jogo. Tive problemas com esse jogo, dessa vez acredito que por culpa minha mesmo. Não sei se expliquei errado, mas quando o jogo fluiu com meu grupo eu não o via como eu vi quando eu joguei na casa dos outros. Sei lá, ficou confuso e o jogo não andou como deveria. Jogamos só uma vez e voltamos para o Coup.

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11 - Race for the Galaxy 3

Ir para o jogo NEGS 07 Feb 17, 00:16
3

Outro ótimo jogo que não pareceu bem como a propaganda mostrou. O jogo é feio, mas é bom. Mas pra entender como que jogava. Penamos muito. E eu ficava mais puto pq falavam que esse jogo era fácil. 
Eu ficava pensando. Puts. Fácil nada. Bem chatinho de entender como que funciona, mesmo com os player aids. Kkk

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12 - Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada 1

Ir para o jogo raphaelbraga 07 Feb 17, 07:52
1

Por excelência, acredito que não sou fã de jogos cooperativos... Elderitch e Pandemic não me fisgaram, por exemplo. Mas gosto de Space Alert. 

Acho que o problema, na verdade, seja eu não saber as regras do jogo previamente. Tenho que sentar e ler o manual para poder pegar o feeling de maneira mais justa. 

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13 - Munchkin 2

Ir para o jogo raphaelbraga 07 Feb 17, 07:54
2

Jogo... chato... da... porra...

Sei que ele tem seu lugar e sua proposta, mas a única vez que joguei eu achei tão arrastado e sem alma que não tenho vontade de dar outra chance...

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14 - Gloom 1

Ir para o jogo NEGS 07 Feb 17, 10:43
1

Eu chamo esse jogo de "jogo do avesso"! É um ótimo card game! Bonito, diferente e tétrico. Quem tiver a menor autoestima ganha.
O que complicou o jogo quando coloquei na mesa, a princípio, foi que, nas regras, além de realizar a ação ou o evento, é ideal que você conte uma história do personagem para aplicar o efeito!
Dois problemas: 1º: o jogo é em inglês. Não interfere muita coisa para quem tem certa noção, apesar de a escrita ser mais rebuscada que a forma coloquial. 2º: algumas pessoas não tem essa imersão no jogo que deveria ter (como estávamos conversando em outro tópico mais recente).
Acaba que eu retiro essa regra da história, e deixo só os efeitos que não dá para tirar e os golpes de pontos.
Tirando isso o jogo flui bem.

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15 - Vampire: Prince of the City 1

Ir para o jogo Caos Megistus 08 Feb 17, 19:35
1

Joguei esse jogo três vezes. Em duas delas tive problemas pq, no jogo, como todo mundo bate em todo mundo, dá vazão a que as pessoas influenciem umas as outras, ainda mais q como a pontuação é contada toda rodada, o primeiro atrai a atenção dos demais jogadores. O resultado é q uma vez um dos jogadores reclamou da "manipulação", e em outra um jogador casual q estava em nosso grupo ficou chateado com a dinâmica e nunca mais veio jogar conosco (até do facebook ele nos excluiu). A reação foi considerada exagerada pelos demais jogadores, mas enfim, nem todo jogo é pra todo mundo...

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16 - Zombicide 1

Ir para o jogo Moloch 12 Feb 17, 21:06
1

Jogador alfa.


Gosto demais de toda a série de jogos Zombicide. Entretanto, a questão do jogador alfa me incomoda um pouco. Dependendo da mesa, principalmente se tiver muitos iniciantes, isso pode ser uma questão bastante complicada, passível de minar a partida. Já tentei várias vezes minimizar os danos que isso normalmente causa, já que sei os jogadores que agem dessa forma com mais frequência. Ainda não achei um meio termo bom entre tentar diminuir a influência de alguns sobre outros, ainda mais sobre os que estão jogando pela primeira vez, e não limitar as possibilidades de jogo e discussão que podem e devem acontecer.

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