Obrigatório jogar com todas as expansões, mas há necessidade de mudanças nos decks de Mercado e de Intriga.
As duas expansões para o Spartacus, The Serpent and the Wolf e The Shadow of Death, complementam bastante as partidas, trazendo um número maior de opções de regras e mais casas (senhores), aumentando o número de jogadores.
Primeiramente, é um jogo longo mesmo quando jogado em sua variante curta. Assim, a adição de personagens é mais vantajosa pela possibilidade de variedade dentro de uma partida do que necessariamente pela adição de mais um jogador. Jogar este jogo com 5 ou mais pode ser até uma experiência divertida, mas todos tem de ter muita ciência que vai demorar, bastante. E entender isso é o mais difícil.
Entretanto, o mais complicado, acredito, é o acréscimo excessivo de cartas que os decks de Mercado e principalmente de Intriga ganham. Um número absurdo de cartas. Devido a isto, e numa partida ideal rápida de 4 jogadores, tomo algumas providências.
- Os escravos e gladiadores iniciais (de borda branca) não entram no deck de Mercado após a fase de distribuição de recursos para as casas. Isso faz com que o mercado tenha uma chance de rotacionar mais as cartas, mesmo que não tão significativa.
- Se ninguém der um lance para uma carta, abre-se outra ao final do mercado, podendo abrir no máximo de 5 ao invés de 4 cartas por rodada do mercado.
- No baralho de intriga deixa-se somente um número de cartas de guarda igual a 4 ou 5 para cada jogador, totalizando no máximo 20 guardas numa partida com 4 jogadores. Isso faz com que as cartas de guarda ganhem um valor muito maior no jogo e as estratégias de intriga tenham efeito muito mais rápido, aceleram um pouco mais as partidas, movimentando bastante a dinâmica entre os jogadores.
- Uma opção que ainda estou estudando direito é a possibilidade dos primus poderem também se tornarem lutas entre somente dois gladiadores, sendo que obrigatoriamente um deles será sacrificado ao final do evento. Isto faz com que as cartas de primus da expansão The Shadow of Death tenham mais importância, dá uma rotatividade maior aos gladiadores e ao mercado e faz com que as negociações para a realização dos eventos sejam decididas das mais variadas formas possíveis. Caso chegasse ao caso de dois campeões se enfrentarem, e pelas regras do manual básico não existe possibilidade de se sacrificar um campeão, o então Anfitrião deve dar o valor de duas vezes o valor de mercado do gladiador, exposta na carta.