O FILHO AVENTUREIRO
• Como funciona? Em Clank! você é um ladrão em uma competição para roubar os tesouros de uma dungeon guardada por um dragão furioso.
Temos 3 recursos diferentes (ao contrário de 2, que é o mais comum): Movimentação, usado para mover seu meeple pela dungeon; Skill, usado para comprar novas cartas; e Combate, usado para derrotar monstros de maneira geral. Seu deck inicial contém cartas que geram estes recursos e o irritante Clank (explico adiante).
Aqui também encontramos um mercado aberto de cartas disponíveis para compra, mas há diferentes tipos de cartas: Cartas comuns, que irão melhorar sua movimentação, diminuir ou anular seus Clanks e outros benefícios diversos; Monstros, que ao serem derrotados, saem do mercardo e vão direto ao descarte, dando algum benefício a quem o derrotou; e por fim os dispositivos, que ao serem comprados, dão algum benefício ao usuário, mas são imediatamente descartados.
Clank simboliza o barulho que você faz quando está percorrendo a dungeon. Toda vez que um Clank é gerado, tal player deve colocar um cubo da sua cor na reserva de Clanks.
Quem guarda a dungeon é A dragão (ou dragoa?) Nictotraxian, ou Nicki. Ao longo do jogo ela irá tentar nocautear os invasores através desses ataques. No início do jogo, um saco de pano é enchido com diversos cubos pretos, toda vez que uma carta revelada no mercado aberto contiver o símbolo do dragão, Nicki atacará, ou seja, devem ser retirados X números de cubos do saco (onde X é o nível de fúria de Nicki). Os cubos retirados da cor dos jogadores vão direto pro track de vida de cada um, simbolizando o dano que ele tomou. Em caso de um cubo preto, ele é retirado do jogo.
Conforme o jogo progride, os cubos pretos diminuem, aumentando as chances de serem retirados cubos de jogadores. A fúria de Nicki também sobe, aumentando a quantidade de cubos que são retirados do saco, deixando cada ataque mais perigoso. Além de outros modificadores provenientes de cartas.
Algumas cartas dão pontos de vitória, mas a maioria é conquistada roubando os tesouros da dungeon. Vence quem conseguiu roubar ao menos 1 artefato e possuir o maior quantidade de pontos de vitória (artefatos, tesouros, cartas e um bonus se conseguiu sair da dungeon). É possível, porém difícil de acontecer de ninguém ganhar, caso Nicki consiga nocautear todos os player e eles ainda estiverem na parte baixa da dungeon.
•• Considerações: Ao contrário da maioria dos deckbuilders, em Clank!é mais difícil aumentar muito seu deck e fazer o scrap de algumas cartas, porque você está em uma corrida contra o tempo que ainda pode ser acelerada por seus concorrentes. Mas isso não diminui seu fator de diversão.
Sua proposta é ser um jogo razoavelmente leve e descompromissado, acredito que cumpre a promessa, porém ele gera um certo sentimento de tensão por conta da corrida e os ataques de Nicki.
A produção é muito boa. As cartas tem ilustrações legais (em uma vertente mais cômica) e iconografia fácil. Destaque para o saco de pano, aveludade com um bordado com o símbolo do dragão, bem legal.

No geral é um jogo bem divertido, de certa forma rápido (30-60min) e que renderá algumas risadas. Recomendo!