Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Listas
  2. Novidades para mim em 2016
785
1
1
1
Compartilhar

Novidades para mim em 2016

avatar
libonati15/04/2016 às 23:14
avatar
libonati
MD

Seguindo o ritmo do ano passado, estou criando esta lista para comentar os jogos quais conheci em 2016.
Normalmente as impressões dadas serão todas baseadas numa primeira impressão, numa única partida. Essas opiniões poderão variar ao passo que jogar mais partidas do mesmo jogo, então editarei meu comentário inicial para acrescer minhas novas perspectivas sobre os jogos.

Novamente, toda a comunidade está convidada para tecer seus próprios comentários sobre os jogos, seja concordando, discordando, ou acrescendo as suas palavras às minhas.

Espero que esta lista, além de um exercício pessoal, seja de grande valia para os colegas da Ludopedia.

0 comentário(s) Comentar

Itens (4)

1 - Orléans 2

Ir para o jogo libonati 15 Mar 16, 01:13
2

Primeira partida do ano foi com essa aclamado Euro.
Hoje já conto com 3 partidas e, portanto, fugindo à regra, as impressões aqui expostas são um pouco melhor fundamentadas daquelas extraídas de uma única partida.

Orleans tem como mecânica principal a recente bag building (não sei como traduzir isso sem que pareça estranho), uma spin off da aclamada deck building, que porém já havia visto de forma embrionária em 1960: The Making of the President. Ou seja, cada jogador tem um set inicial de trabalhadores com o qual já poderá executar certas ações, inclusive contratar novos trabalhadores (personagens), representados por fichas de papelão, com ilustrações bem agradáveis. Os trabalhadores recém contratados, bem como aqueles usados para a realização de quaisquer ações (inclusive a de contratar novos trabalhadores) retornam para o bag no mesmo turno. Portanto, a diferença basilar para a maioria dos deck buildings é que o que foi usado ou recém adquirido torna-se imediatamente disponível para pescado.

Isso traz um agravante, o jogador dificilmente será capaz de limpar o seu bag para saber exatamente o que virá (lembrando que a qualquer momento o jogador pode consultar quais tiles permaneceram no bag de compras), podendo ele deixar de pescar justamente o tile qual precisava. Entretanto, Orleans não seria um jogo tão bem comentado se largasse tudo ao "Deus dará" desta forma, deixando que a estratégia dos jogadores caminhe perigosamente sobre o fio da aleatoriedade. Portanto, os jogadores têm maneiras de tentar controlar quais tiles poderão estar disponíveis para si nas próximas rodadas e normalmente até 8 tiles estão disponíveis para jogador os alocar na rodada. A primeira saída encontrada pelo jogo é possibilitar ao jogador enviar os seus trabalhadores para ajudar nos feitos beneficentes da cidade, como a construção das muralhas, canalização do esgoto, tratados de paz e assim por diante. Com esta jogada executada na locação town hall do tabuleiro individual de cada jogador, o mesmo envia permanentemente um de seus trabalhadores para estes feitos beneficentes e recolhe imediatamente um benefício em troca (conhecimento ou moedas). Vale destacar que os espaços disponíveis para estes feitos beneficentes são limitados e só pode haver um trabalhador em cada espaço. Outra possibilidade encontrada pelo jogo é que o jogador deixe os seus trabalhadores alocados em algum espaço apropriado de seu tabuleiro individual, até preencher os demais trabalhadores necessários para executar a ação, ou simplesmente escolha não executar a ação. Desta forma previne que aqueles tiles voltam, por enquanto, para o seu bag.

Já que falei dos tabuleiros individuais de cada um, vamos tratar da segunda mecânica central de Orleans, o set collection. Existem, salvo engano, 7 tipos de trabalhadores que devem ser alocados nos tabuleiros individuais de cada jogador ou nas construções que este fizer no decorrer do jogo, para que as ações sejam executadas. Quais trabalhadores devem ser alocados onde para execução das ações é pré determinado pelo jogo. Quanto às construções, não detalharei pormenores, aqui, mas afirmo que elas são essenciais para dar maleabilidade ao jogador, bem como complementar sua estratégia. A mecânica de set collection pode ser observada também nos feitos beneficentes. Pois, o jogador qual adicionar àquele feito o último trabalhador necessário levará, além do benefício normalmente conferido, um cidadão honorável da cidade.

E, como falei das ações a serem realizadas, vamos à terceira mecânica básica do Orleans, a seleção de ações. Como disse anteriormente, cada jogador tem um tabuleiro individual onde deve alocar seus trabalhadores, conforme um set pré determinado pelo jogo para então executar ações. As ações possíveis são contratar trabalhadores (dos 7 tipos disponíveis), adquirir conhecimento, enviar um ou dois trabalhador(es) para os feitos beneficentes, coletar bens pelos rios ou pelas estradas da região e construir guilda de mercadores. Como dito antes, o jogador pode deixar um trabalhador num desses espaços de ação, esperando pelos demais necessários para poder executar a ação, ou mesmo já tendo todos os trabalhadores alocados, pode escolher não executar a ação. Mas uma vez que a ação tenha sido executada, os trabalhadores devem retornar ao bag. Vale destacar que as ações representadas pelas localidades do tabuleiro individual e eventuais construções que o jogador tenha, são executadas uma por vez, na ordem de jogo, até que todos os jogadores passem.

Por fim, referendarei a última mecânica central do jogo, a construção de rotas. Pois, Orleans tem ainda um terceiro tabuleiro central, o de rotas da região. Essas rotas podem ser terrestres ou fluviais. Andando por eles o jogador coletará um bem que servirá para atender a certos eventos, ou como pontos no final. Então deve se ter em mente qual a melhor rota seguir para tanto coletar os bens mais valiosos antes dos demais jogadores, bem como maximizar a construção de guildas mercantes.

Enfim como vocês podem notar, deixei de falar muita coisa aqui. Pois o jogo ainda tem eventos, 7 tipos de trabalhadores, cada um com um benefício diferente, construções disponibilizadas pros jogadores, feitos beneficentes e por ai vai. Não me prestarei aqui a dar uma resenha completa do jogo, mas tentarei tratar do seu basicão da melhor forma possível, portanto, essas mecânicas orbitares às centrais serão deixadas de lado.

Algumas coisas quais comentei, porém estão relacionadas à pontuação e esse aspecto do jogo sim, merece ser comentado. Para todos os jogadores, cada moeda vale um ponto e cada bem valerá um número pré determinado de pontos, variando, salvo engano, de 1 a 5. Mas as tais guildas mercantes que foram construídas e os cidadãos honoráveis da cidade também valem ponto, na razão da marcação individual de cada jogador na trilha do conhecimento. Portanto, o jogo confere aos jogadores variadas maneiras de pontuar e, com isso, estratégias bem diferentes entre si, mas que podem se mostrar igualmente válidas.

Por fim, Orleans é um euro bem seco, que traz uma conjuntura de mecânicas excelentes, todas bem engendradas. O jogo confere aos jogadores decisões apertadas, pois nem sempre você terá os trabalhadores suficientes para fazer tudo que necessita, mas não é um jogo cujas regras ou até mesmo a jogabilidade sejam difíceis de aprender.

A interação dos jogadores é baixa, resumindo-se a "quem pega antes tal coisa", que pode ser uma construção, um bem disponível nas rotas, ou até mesmo um cidadão honorável. As guildas podem ser construídas onde outros jogadores já tenham construído a deles. Em 4 jogadores, porém, a interação fica mais alta, especialemte quanto aos bens disponíveis e os espaços e os cidadãos honoráveis disponíveis nos feitos beneficentes para a cidade.

Para quem gosta de tema, só posso dizer que já joguei 3 vezes e não faço nem ideia qual o tema do jogo, o que cada jogador representa e nem nada disso. Poderia ser um jogo que se passa na idade das pedras, ou numa tribo indígena, na Nova York de hoje ou na colonização de Marte, que acredito, sinceramente, que não faria nenhuma diferença.

Minha única crítica ao jogo, já que não me importo muito com o tema, é que a seleção de ações simultânea sem um biombo para esconder o que cada jogador está escolhendo prejudica consideravelmente a jogabilidade. Principalmente para se saber quais feitos beneficentes ainda estarão disponíveis, sendo assim, se vale a pena para mim escolher enviar um trabalhador para lá nesta rodada, ou se somente estarei ajudando o meu adversário a pegar um cidadão honorável. Bem como outros aspectos do jogo, mas que não são tão impactantes quanto este, p. ex., se ainda vai ter o trabalhador X para ser pego, ou se tal bem ainda estará disponível em tal rota.

Particularmente gostei bastante do jogo e pretendo jogá-lo mais vezes, logo!

1 comentário(s) Comentar

2 - The Gallerist 2

Ir para o jogo libonati 15 Mar 16, 13:47
2

Como já esperado de um jogo de Vital Lacerda, The Gallerist é bem denso e com regras bastante truncadas. Mas explicadas as regras, a jogabilidade é intuitiva e fluída.

No jogo, cada jogador representa um Galerista, que seria uma espécie de curador de artes, dono de galeria e empresário de artistas. E as ações do jogo representam muito bem isso.

O jogo é de fato rechaedo com muitas regras e detalhes para que eu cubra tudo aqui.  Mas tentarei passar um feeling geral.

São 8 ações possíveis, todas bem amarradas entre si e, quando possível também com o tema. Para quem gosta de um bom heavy, o jogo é excelente e exige um bom planejamento estratégico de uns 3 ou 4 turnos adiante. Porém, o cobertor é um tanto curto e é imprescindível que o jogador se preocupe em ter uma boa base para não acabar capengando por falta de grana, visitantes, influência ou assistentes. Nesse ponto é interessante observar que esses quatro elementos, apesar de aparentemente desconexos, são essenciais para que jogador parta para oq realmente vale a vitória (também tema fundamental do jogo), colecionar e vender obras de arte.

No jogo vence o jogador que mais acumular dinheiro, o que se pode ganhar de várias formas, mas principalmente comprando obras baratas de artistas desconhecidos e as vendendo caras, quando famosos.

A mecânica base do jogo é a seleção de ações, sendo quatro áreas de ação possíveis, cada uma ofertando duas ações. A cada turno o jogador é obrigado a trocar a área de ação qual executou no turno anterior. Quando sai voluntariamente com seu galerista pode deixar pra trás um assistente.

Quando expulso, o galerista ou o assistente de uma área de ação, o jogador, pode realizar uma ação de expulsão. Que consiste em uma das duas opções de ação ofertadas pela área ou usar convites (e assim mexer os visitantes). A primeira opç
ao, fazer uma das ações da área qual foi expulso requer o gasto de influência, já a segunda não. Esse twist na mecânica é bem interessantes e possibilita ao jogador participar do jogo mesmo fora do seu turno, além de conferir interessantes decisões como gastar um assistente nisso e gastar influência para realizar a ação do local novamente (nem assistente e nem influência são fáceis de de se conseguir). Para mim esse é o ponto chave e o grande diferencial do jogo em relação aos demais do autor.

Afora isso, é bem marcante a assinatura dele e pode-se perceber características tanto de Vinhos quanto de CO2 na jogabilidade. Para mim entra como mais um 10 do Vital, mas ocupando uma terceira posição no ranking dos jogos do autor, numa disputa bem apertada com Vinhos, ficando CO2 isolado na liderança.

Por fim destaco a arte muito muito bonita do jogo, o tabuleiro tão clean quanto possível eo uso de algumas obras de arte reais. Parabéns à Fire on Board pelo trabalho de conseguir manter um nível gringo no jogo e também pela tradução do manual que ficou excelente (oq já é bastante coisa quando comparada à algumas outras editoras nacionais). Só a caixa que achei meio ruim porque abaulou, mas é admissível, tendo em vista o tamanho da mesma.

0 comentário(s) Comentar

3 - Ticket to Ride: Países Nórdicos 0

Ir para o jogo libonati 29 Apr 16, 22:24
0

Ticket to Ride é um clássico e uma série pela qual muitos nutrem um afeto especial. Afinal, graças a ele muitos se ancoraram no hobby.

Como todos os outros da série, para mim, jogar o Nordic Countries foi uma experiência agradabilíssima e nisso Alan Moore merece os louros.

A região nórdica da Europa nos dá um mapa apertado - mesmo jogando em dois conseguimos nos bater e nos travar muitas vezes (algumas intencionalmente, claro) - com conexões essenciais que podem lhe poupar voltas grandes e difíceis. Para mim, o bizu (usávamos essa expressão no quartel não sei como traduzi-la, talvez "dica essencial") é tentar pegar o centro do mapa, que dali você tem saídas para todos os cantos.

Além disso, as cartas de quaisquer outras cores podem ser usadas como uma carta de cor específica para poder baixar seus trilhos. Isso é bom porque não tem desperdício e o jogador não fica travado várias rodadas por uma besteira como não vir a carta qual ele precisa tanto, que é difícil acontecer, mas acontece.

As locomotivas aqui não são tão "wild" como no USA ou Europa, pois podem ser usadas apenas nos ferries (onde devem ser usadas na verdade), em túneis e nas rotas com 9 espaços. Por outro lado, você pode comprar duas locomotivas abertas no seu turno.

Para terminar, ganha o bônus de +10 pts. o jogador que cumprir mais tíquetes e não o que tiver a rota mais longa. Tenho a impressão que essa regra, que também é usada no Marklin, faz aumentar a agressividade no jogo (oq é bom), pois você pode, sem prejuízo aparente, largar a sua rota cumprida num canto do mapa para ir fazer uma curta no outro canto, exatamente onde seu oponente está traçando a rota dele, apenas para cumprir um objetivo pequeno sem se importar que não esteja conectado à sua rota principal. Sim, pois não se engane, manter uma rota principal, embora não seja primordial, é importante, pois você pode comprar vários objetivos já prontos ou que estejam a uma ou duas cidades de estarem concluídos.

Para os fins quais se destina, m jogo para 2-3 pessoas, rápido, leve e divertido - embora um pouco mais agressivo que seus pares - Ticket to Ride Nordic Countries cumpre graciosamente o seu papel.

0 comentário(s) Comentar

4 - Pega em 6! 0

Ir para o jogo libonati 29 Apr 16, 22:33
0

Pega em6! não foi necessariamente um jogo novo para mim, pois ja o conhecia on-line.

Porém, a sensação de o jogar ao vivo, numa mesa de amigos com a zoação comendo solta merece destaque, pois foi uma experiência completamente nova pra mim!

Para quem não conhece, é um jogo festivo do mestre Wolfgang Kramer (dispensa apresentação, então se ainda você não conhece, jogue mais). Nele há 5 (ou 4) linhas e quando um jogador coloca uma carta na sexta coluna de qualquer linha, ele pega as cinco cartas para ele, ficando apenas a carta que jogou naquela rodada como "cabeça" da linha.

Porém, para adicionar uma carta, os jogadores devem escolher e revela-la simultaneamente. Ai as cartas são adicionadas em ordem, da de menor pra de maior valor, às linhas pela proximidade numérica com a carta mais alta (mais à direita) das linhas já dispostas. Pareceu confusa a minha explicação, mas o jogo é simples mesmo, porém bem tenso e "zoativo". É muito legal quando seu coleguinha revela uma carta de um número menor que a sua e acaba te livrando dos indesejados pontos quais você já contava como certo. Ganha aquele que pegar menos pontos.

Tristemente, a COPAG parou de o produzir! Então fica aqui meu clamor para que o jogo retome a produção.

0 comentário(s) Comentar
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.