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  2. Casual x Hardcore - Um Jogo, Duas Visões.
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Casual x Hardcore - Um Jogo, Duas Visões.

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Rhedrun01/03/2016 às 10:39
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Rhedrun
MD

Existem diversos "divisores de águas" no nosso hobbie. Temático x Abstrato, Com Sorte x Sem Sorte, Estratégico x Tático, são apenas alguns exemplos de características "antonímias" que costumam dividir os jogadores.

Há quem prefira os Táticos Low Luck Temáticos, há quem prefiro os estratégicos abstratos com uma pitada de sorte, e tem gente pra todas as outras variações.

Existem obviamente diversas outras características antonímias que dividem opiniões, mas em particular para esta lista me foco no Clash entre Jogos Pesados e jogos Casuais. No entando, minha idéia não é de separar os jogos que se encaixam em uma ou na outra categoria, mas sim na interessante capacidade de alguns deles de serem agradáveis para ambos os tipos de jogadores, ou seja, jogos que conseguem ser jogados tanto no modo Hardcore como no modo casual, e ambos os tipos de jogadores conseguem gostar do jogo, cada um com suas visões e motivos pessoais para tal.

Vou tentar descrever em cada entrada os motivos que levam cada um dos lados a gostar do jogo citado.

Sinta-se à vontade para colaborar com a lista, mas evite jogos que agradem ambos os estilos sem ser por motivos diferentes (jogos de peso médio geralmente agradam a todos, mas pelo mesmo motivo) =)

Para evitar discuções filosóficas, gostaria de esclarecer a minha interpretação sobre as diferenças entre jogador casual e jogador hardcore, pelo menos no sentido que importa para está lista. A diferença é basicamente quanto prazer um jogador sente em jogar um jogo mais pesado, ou em gastar seu tempo estudando estratégias, ou formulando analises numéricas de jogos. Nada tem a ver com a capacidade de fazer uma análise ou de jogar um jogo pesado, mas apenas com o prazer em fazê-lo, e o tempo que dedica a tais tarefas.

3 comentário(s) Comentar

Itens (12)

1 - Hey, That's My Fish! 7

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 13:11
7

Pegue dois jogadores com gosto por análise espacial, e com um pouco de paciência pra fazer cálculos, e você terá uma partida destruidora de neurônios que pode ter jogadas tão demoradas quanto as de partidas semi-profissionais de Xadrez (não cronometradas). 

Pegue dois jogadores totalmente casuais, que e só querem jogar for fun, pra relaxar, sem fazer análises matemáticas profundas, e eles vão se divertir consideravelmente com o jogo, de tão simples, rápido e ao mesmo tempo satisfatório que ele consegue ser. Um jogo absurdamente amigável pra galera casual.

Esse jogo proporciona o mesmo grau de diversão e um nível de competitividade interessante em ambos os níveis de jogo. Não misture jogadores dos dois estilos na mesma partida, porém, pois o nível de competitividade (e consequentemente o de diversão), pode ser drasticamente reduzido.

Ps: Artigo válido apenas para partidas de 2 jogadores. :silly:

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2 - Quarto! 1

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 13:29
1

Um jogo que pode bizarramente ser jogado como uma partida casual de uma espécie de Jogo da Velha on Steroids, ou como um mega desafio matemático envolvendo previsão das próximas 8 jogadas num sistema complexo de 16 possibilidades fatoriais em combinação 4 a 4 num esquema de variáveis binárias um grid reverso de mymindjustblownupandicantremembertherest...

Já ví dois não gamers se divertirem horrores jogando esse jogo, e ao mesmo tempo já lí artigos mega ultra elaboradíssimos, com profundidade matemática beirando o incompreensível para a minha mente mortal, discutindo todas as possibilidades, com análises aprofundadas e fórmulas bizarras sobre o jogo, contendo conceitos e símbolos matemáticos que quem não fez tem formação em exatas corre o risco de nem saber da existência.

PS: O que falei da análise é sério: 
http://www.mathpages.com/home/kmath352.htm
https://boardgamegeek.com/thread/27111/quarto-analysis (nesse caso, incluindo uma discussão extensa, com diferentes análises de diversos usuários).

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3 - Letters from Whitechapel 2

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 13:49
2

Um grupo de não gamers pra quem apresentei o jogo conseguiu jogar casualmente com um nível absurdo de tensão. A partida foi sensacional. O destaque segundo eles: a sensação super legal de investigação. Quem não curte imaginar que é um detetive de verdade procurando por pistas e caçando o criminoso?

Apresentei então pra um grupo que costuma curtir jogos mais pesados, e novamente o jogo foi um sucesso. O motivo? É até fácil confundir como sendo semelhante ao do grupo casual, mas é bem diferente: A sensação de simulação de investigação, em grau de análises de probabilidades.

Detalhe interessante, os grupos mais pesados tendem a encarar e a bolar a estratégia do jogo da forma "área enclosure" (cerco de área), mecânica que nem está listada no jogo. :silly:

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4 - Axis & Allies - Revised Edition 3

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 14:11
3

Esse jogo pode ser fácilmente visto por qualquer pessoa que já tenha jogado War como um "War on Steroids". Casual, com bastante sorte envolvida, e um toque de estratégia pra fazer com que seja prazeroso o suficiente para os mais competitivos. Eu o via como tal, e considerava um bom jogo casual.

Porém, recentemente eu conheci uma variante alternativa, não-oficiais, chamada "Low-Luck", que reduz a quantidade de dados rolados no jogo, de 43870204371 por partida, para umas 50 rolagens. Essa variante eleva tanto o nível tático quanto o estratégico do jogo, proporcionando uma experiência absurdamente boa para os jogadores menos casuais, sem modificar as regras principais ou as dinâmicas do jogo, apenas resumindo o combate para um dado por exército que estiver participando do combate (um dado pro atacante e um dado pro defensor, ou em alguns casos nenhum dado), ao invés de um dado por unidade.

Um jogo ótimo pra ser jogado em qualquer uma das duas visões, cada uma na variante mais apropriada.

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5 - Dungeon Petz 4

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 14:31
4

Pegue os administradores de cubos, os "solo-multiplayers", os eurogamers que amam os mais tensos jogos de economia, e esse jogo tem muitas características para os agradar: baixa sorte, sistema mix de worker placement com leilão, decisões erradas bastante penalizantes e profundidade estratégica bastante elevada.

Pegue sua namorada que costuma não se sentir atraida por qualquer jogo mais complexo do que par ou impar, e esse jogo tem bastante coisa pra agradá-la: Cuidar de um pet shop, sair pra comprar coisas aleatórias (Estereótipo? que isso.... :angel:), diversos bichinhos fofinhos, que querem brincar e comer, cagam em tudo, participam de campeonatos pra ver qual animal faz mais truques mágicos, e tudo isso com regras que, apesar de terem complexidade acima da média, são absurdamente intuitivas e se encaixam muito bem no tema, sendo extremamente amigáveis para não-gamers.

Acho impressionante a capacidade do tema, e da forma como ele foi implementado, conseguir atrair com tanta facilidade os jogadores casuais, ao mesmo tempo que as regras, mecânicas, e a profundidade do jogo conseguem manter a atenção da galera mais hardcore.

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6 - Ricochet Robots 1

Ir para o jogo Rhedrun 03 Nov 15, 14:43
1

A galera hardcore curte o jogo pelo desafio pessoal: a resolução dos puzzles. São os amantes de revistinhas de lógica, que curtem aqueles livros de problemas de matemática (Malba Tahan por exemplo), jogos de puzzles em geral, e aquelas charadas matemáticas clássicas do tipo "coloque o lixo na pá movendo apenas 1 fósforo".

Pro pessoal casual, um jogo simples que diverte demais. Não tem AP, todos participam juntos, em uma espécie de corrida, com brincadeiras, risadas e disputas frenéticas nesse jogo rápido e divertido. A parte casual do grupo gosta do jogo por ele ser, como me foi resumido uma vez, direto ao ponto!

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7 - Small World 2

Ir para o jogo Rhedrun 05 Nov 15, 12:57
2

Aqui uma entrada onde vejo pouquíssimas pessoas compartilhando da mesma opinião que eu. E creio que a culpa disse seja da arte do jogo, e de como ele foi propagandeado pela produtora como um jogo casual, sendo que ele tem uma dinâmica sólida o suficiente pra não ser encarado como tal.

A maioria dos jogadores do grupo mais pesado não gosta desse jogo, e em geral ele agrada mais aos públicos casual e médio.

Para a galera casual, um jogo simples, rápido e com uma gama legal de opções pra manter a rejogabilidade e interesse. Além de ser um jogo com ilustração agradável, amigável.

Muitos vão discordar de mim, e eu já praticamente decorei os argumentos. Mas quais as características de "jogo hardcore" eu vejo nele?

Primeiramente, não confundam com características de "jogo pesado": não considero ele um jogo pesado, apenas um jogo que pode apresentar características de profundidade estratégica e análises em níveis mais elevados.

Segundo, entendam que, pra mim, Small World é um jogo para 2 jogadores, ou 3 no máximo. Mais que isso e ele perde muito das possibilidades de análise.

Basicamente o jogo tem uma influência matemática alta, se os jogadores assim o encararem, bem acima da média. Dá pra escrever um artigo bem elaborado com análises estratégicas e cálculos de probabilidades, com previsões precisas de pontuação e gaps em relação ao seu adversário, baseadas nas diferentes das combinações de opções de raças, nos turnos em que se entra em declínio, e nos posicionamento no mapa ao longo da partida, mas não vou me alongar sobre isso.

Entendo que seja dito "Esse jogo não merece meu tempo", ou que o jogo "não vale o esforço necessário para se tornar um jogo profundo, prefiro jogar um que seja profundo por natureza". Mas me desculpem, jamais aceitarei dizerem que o jogo não é profundo. Não profunda é uma das maneiras de encará-lo (o que é completamente normal, não há nada de errado em jogá-lo casualmente), não ele em si, e essa forma vem da sua mente, não do jogo. É como ter um orgasmo sonhando, sem nenhum toque físico real.

Por incrível que pareça, jogando com quem gosta do jogo e o encara como um jogo mais sério, chego a pensar 3 turnos a frente, tentando avaliar as possibilidades, e baseando minhas estratégias nos movimentos estatisticamente mais eficientes.

Novamente, entendo que pra você não chegue a valer gastar "tempo com esse joguinho", mas eu ainda o acho sensacional como um jogo mais sério.

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8 - Stone Age 6

Ir para o jogo Rhedrun 05 Nov 15, 13:46
6

Amado por muitos, mais um que divide as opiniões de "O que você acha legal nesse jogo?"

Basicamente existem 10 opiniões sobre o Stone Age:

1 - Odeio a Starvation.
2 - Não tenho nada contra a Starvation. Aliás, ela adiciona mais uma opção estratégica no jogo.
3 - Starvation? Não tenho ideia do que você está falando.

"E quais as outras 7 opiniões?", Hey, estou num fórum cheio de nerds! Tenho o direito de usar base 3!:P

Agora a sério, pros jogadores que encaram o jogo de forma mais séria, a Starvation é um prazer: mais um desafio para eu estudar sobre quais as meneiras mais eficientes de realizar, e de fritar fazendo análises de como counterar.

Já pros jogadores casuais, utilizar o tempo em que poderiam estar jogando, pra ler artigos e fazer cálculos entediantes de como counterar uma porcaria de estratégia, que pode ser facilmente corrigida com uma house rule, é jogar esse tempo fora, e o jogo é melhor e mais interessante (e até mais temático) com alguma regra que "obrigue" os jogadores a coletar comida.

Importante é que é um jogo que quase todo mundo gosta fácil!

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9 - Five Tribes 1

Ir para o jogo Rhedrun 05 Nov 15, 14:32
1

Mais um jogo que é geralmente coniderado médio-light, mas que, com um pouco de paciência e gosto por cálculo, um jogador pode fazer altos estudos sobre o mesmo. 

Com quase zero sorte envolvida (ignorando o setup inicial como fator sorte, e considerando apenas as cartas de Mercadorias e Gênios que vão aparecendo a cada turno), acredito que os math-crazies podem "quebrar" o jogo, dependendo do posicionamento inicial das peças. Mas mesmo sem ser um math-crazy, só de gostar de desafios de lógica, já é possível fazer uns cálculos sobre do jogo que podem fazer com que o AP fique bem elevado. 

E posso até estar enganado, mas costumo acreditar que o AP que alguém causa está relacionado diretamente com o quanto essa pessoa está imersa e gostando do jogo, apesar de não ser o único indicativo (obviamente, diversas pessoas gostam de diversos jogos sem causarem AP nos mesmos).

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10 - Carcassonne 5

Ir para o jogo MCTERNI 01 Mar 16, 14:35
5

Carcassone acho que cai bem nessa lista, um dos grandes clássicos do board games modernos, e não à toa, vejo ele cabendo em qualquer mesa. Jogo fácil de ser explicado, fácil de jogar mas que tem a profundidade dos jogadores da mesa. Já jogo Carcassone com minha filha de quatro anos, mas pra quem gosta de cálculo de probalidades a colocação de cada tile e meeple no jogo vai além de simplesmente fazer o melhor na configuração atual do jogo, é possível ver qual das jogadas é a mais provável de ter sucesso em função dos tiles que ainda estão nas pilhas de compra tentando maximazar a pontuação.

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11 - Mexica 2

Ir para o jogo polimeni 03 Mar 16, 01:02
2

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12 - El Grande 0

Ir para o jogo DWilliam 10 Mar 16, 16:49
0

Regras simples, mas que dependendo dos jogadores pode envolver muita análise e profundidade nas decisões. Com a expansão K&I fica mais estratégico ainda.

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