No ano de 2023 eu completo 3 anos de trabalhos com jogos de imprimir e jogar (print and play). Com cerca de 250 jogos apresentados no meu canal do Youtube, revolvi então criar esta lista de jogos que me surpreenderam. Jogos desconhecidos do publico, e que nem ao menos foram lançados por uma distribuidora/produtora. Inclusive, muitos dos jogos que eu apresento são desconhecidos do publico.
Na minha cabeça é algo simples e óbvio. Se o jogo é famoso, todo mundo fez video apresentando, todo mundo já falou sobre ele. Então porque eu iria falar dele? Se é pra apresentar algo, ensinar algo, então que seja algo que ninguém conheça.
A lista vai estar em ordem de "conhecimento"... Conforme eu for conhecendo novos jogos e que eles forem me surpreendendo eu vou colocando aqui.
Em cada jogo eu vou tentar explicar os motivos dele ter me surpreendido, e talvez isso te dê motivos em querer conhecer eles melhor.
Caso você tenha caído por acaso nesta lista, aproveite pra dar uma olhada no meu canal do Youtube. Lá você vai encontrar mais jogos.
Esta lista vai conter uma pequena parcela do que eu já apresentei por lá.
Fui uma criança dos anos 80, e com isso sou muito fã da série de filmes do Predador. Então, é claro que fiquei interessado neste jogo. Este jogo me ajudou a entender melhor sobre o mundo dos jogos de Imprimir e Jogar (Print and Play), por alguns motivos. O primeiro deles é que o criador deste jogo é um “amador”. Ele não é um designer de jogos, designer gráfico, ele nem ao mesmo precisou de uma distribuidora/produtora de jogos pra lançar o seu jogo. Ou seja, você ou qualquer pessoa pode lançar o seu próprio jogo. Um outro fato interessante é que este jogo não tinha todos os “heróis” do filme, e seu visual(das cartas) era um pouco simplificado. Com o tempo, outras pessoas que também gostaram da temática do jogo, acabaram criando novas cartas com os outros personagens do filme, e também recebeu uma “repaginada” no designe gráfico do jogo, agora contendo imagens dos personagens do filme. Tudo isso, também feito por amadores.
Então este jogo me fez perceber que qualquer pessoa, assim como eu, e você, podemos criar um jogo, ou alterar ele para melhor, pois, como os jogos de Imprimir e Jogar, você tem o acesso aos arquivos do jogo, é muito simples você alterar as imagens, acrescentar cartas novas e etc. Não é como um jogo “industrializado” que precisa passar por uma produtora, por uma aprovação, por contratos, por reimpressão e distribuição e toda burocracia que envolve um lançamento de jogo.
Este jogo começou 2016 participando de um concurso "9-Card Nanogame PNP Design Contest", ao qual ele compartilhou uma versão teste para as pessoas testarem e comentarem o que poderia ser alterado nas regras do jogo.
Isso acontece muito no mundo dos jogos de Imprimir e Jogar. Pelo menos, é o que eu vejo muito lá no BoardGameGeek, ao qual sempre acontece concursos de jogos deste tipo. Lá os criadores não tem medo de falarem sobre os seus projetos, sobre suas ideias de regras, sem ao menos terem o jogo pronto de fato, sem ao menos ter ideia de como vai ser o designe gráfico do jogo.
Aqui no Brasil, vejo muita gente com medo de falar sobre os seus projetos de jogos, com medo de que alguem irá roubar a sua ideia, ou evitam falar muito do seu jogo esperando que alguma produtora compre a sua ideia. No mundo dos jogos de Imprimir e Jogar, as pessoas não estão preocupadas nisso, elas lançam seus jogos em forma de arquivo, sem precisar esperar por produtora, e falam abertamente sobre suas ideias de projetos de jogos.
Este jogo foi o primeiro que me fez perceber isso.
Este jogo acabou passando por várias pequenas alterações de regras, até chegar a versão 3.2, que foi a lançada oficialmente através de um financiamento coletivo (KickStarter). Mas ainda assim, você tem acesso aos arquivos do jogo para você imprimir e jogar ai na sua casa. Aqui a versão 3.2
Mais um jogo que começou participando de um concurso de jogos de Imprimir e Jogar com apenas 9 cartas. Nem todo jogo precisa de um deck gigante com quase 200 cartas pra ser divertido. Com apenas 9 cartas você tem um jogo interessante que vai te divertir por alguns minutos e você vai querer voltar a jogar ele logo quando acabar uma partida. Este jogo, assim como o jogo Mini Rogue, me fez perceber que um jogo com poucos componentes (9 cartas) podem ser “complexos”, cheios de estratégias e também testar a sorte. Este jogo também acabou recebendo outras versões com design gráficos mais “aprimorados”, expansões com outros tipos de “inimigos” pra enfrentar, outros tipos tanques para você testar, mas basicamente, ele continua sendo o mesmo jogo com apenas 9 cartas. Como ele é um jogo de Imprimir e Jogar, você tem acesso aos arquivos do jogo, e com isso você consegue utilizar qualquer programa de edição de imagens para alterar as cartas do jogo, assim como eu mesmo fiz uma versão deste jogo com a temática do Star Wars.
Este foi o primeiro jogo de Imprimir e Jogar nacional que me chamou a atenção. É claro que o fato dele ter a temática do Zelda, chama muita a atenção e automaticamente nos faz sentir vontade em jogar. Apesar dele não ser completamente original, pois ele pegou muitas ideias do jogo Lauch the Dragonslayer (você pode fazer a comparação aqui), ele ainda é um jogo bem interessante pela pouca quantidade de componentes. Em comparação com outros jogos, o mapa seria gigante ocupando o espaço de uma mesa, neste é apenas uma carta. Os monstros ao qual a gente enfrenta, são apenas nomes em uma tabela, em outros jogos, cada monstro seria uma carta. Em outros jogos, tudo teria um miniatura, já aqui, não tem nada disso, nem ao menos tem a imagem dos monstros. Mas nada disso tira a diversão do jogo, usando a sua imaginação você se sente explorando o mundo de Zelda.
Este foi um dos primeiros jogos de Imprimir e Jogar que eu comprei. Ele é uma versão de Ficção Científica do Iron Helm. Gostei muito, começando pelo designe simplificado apenas em preto e branco, nenhum texto nas cartas. Algumas pessoas acham este jogo sem graça pois dizem que não existe nenhuma estratégia, e que é a base de sorte. Porém eu gostei muito pois é como jogar Poker, alguns irão de dizer que poker é sorte, mas você lida com dedução das cartas que estão por vir através de eliminação.
Eu sou muito fã de jogos com temática de Ficção Científica, e este jogo foi uma grande descoberta. A arte é bem simples lembrando os jogos de "navezinha" de Atari e Fliperama. O "tabuleiro" ao qual você vai avançando é feito de "tiras"... "strips". Eu nunca vi nenhum outro jogo igual a ele, ou que pelo menos use a mesma técnica de "tabuleiro"
Este jogo dispensa apresentações pois todas as pessoas que pesquisam por jogos de Imprimir e Jogar, encontram ele logo de cara. Este jogo começou em um concurso de jogos de Imprimir e Jogar Solitário em 2015, e logo em seguida ganhou uma grande legião de fãs e entusiastas que acabaram criando várias expansões não oficiais, acrescentando novas Naves, ameaças para enfrentar. Inclusive alguns re-themas óbvios como o Star Trek, e o mais inusitado como a temátida do jogo Zelda do SuperNintendo.
Eu sou apaixonado por este jogo. Ele me provou que você não precisa de um jogo com vários componentes como cartas, playmat, marcadores, miniaturas, com uma pista gigante e modular para jogar um jogo de Corrida. Uma folha já é o bastante pra você se divertir com a sua família. Sim a folha não tem cor nenhuma, mas você também pode se divertir colorindo com canetinha ou lápis de cor, este vai ser mais uma diversão extra pra você ou para os seus filhos/sobrinhos. As regras também são extremamente simples, em literalmente 5 segundos você consegue explicar as regras e sair jogando.
"Oh não!!!! Você molhou a folha do jogo, derramou sujeira, e estragou a folha!!! Não tem problema, é só imprimir outra folha". Essa é a magia dos jogos de Imprimir e Jogar, são divertidos, e descartáveis(no bom sentido). Quase todo final de semana nós jogamos algumas partidas aqui em casa.
Mais um jogo dos Irmãos Sondoh. Não tem erro! Eles podem ter um designe visual muito simples para alguns, mas a jogabilidade é sempre muito divertida. A curiosidade deste jogo é que você joga sendo o Malvado, onde gerencia monstros pra proteger o seu Covil de Heroizinhos de meia tigela..
Existe um uma versão com a temática/redisigne do Senhor dos Anéis pra quem só consegui jogar jogos com designe com temática famosa.
Este é um dos poucos jogos de "Rolar e Escrever" (Roll and Write), que eu gostei muito. Ele foi um dos meus primeiros jogos de Imprimir e Jogar, e ele me ajudou a passar por uma grande dificuldade na minha vida. Geralmente jogos de Rolar e Escrever são muito poluídos visualmente, e as vezes é muito aberto para você fazer qualquer coisa dentro do jogo. Já neste jogo, você se vê explorando uma dungeon, enfrentando monstros, coletando tesouros, gerenciando os seus heróis, e conforme você avança o jogo, tudo vai ficando mais dificil.
Existem várias outras versão, onde tem outras temáticas e formas de se jogar.
Quando falamos de jogos de Roll and Write (Rolar e Escrever), sempre imaginamos um jogo em 1 folha, cheio de informações, coisas pra marcar e etc. Já em Handful of Hazards, temos apenas 1 carta que podemos segurar em apenas uma mão, por isso o nome é "Handful". Me surpreendi com esse jogo de Rolar e Escrever pela simplicidade de imprimir e jogar, pela regra simples, pela arte simples. Eu posso levar para qualquer local e jogar. É um bom começo para alguem que nunca jogou algo deste tipo. Atualmente o jogo conta com outras cartas que são expansões e também com designes com artes feitas pelo criador.
Jogo de Exploração de Masmorra em apenas 1 carta. Você não precisa de vários componentes como cartas, miniaturas, mapa gigante. Em apenas 1 carta você consegue se divertir bastante por alguns minutos. Um jogo de Imprimir e Jogar bem simples de montar pois é apenas, simples de jogar pois as regras são bem fáceis de entender. Ele começou em um concurso de jogos em apenas 1 carta lá no BoardGameGeek, e após uma campanha de financiamento coletivo pelo Kickstarter este jogo tem versão física sendo vendida mundialmente, apesar de você ainda ter a versão de grátis para imprimir ai na sua casa e jogar.
Confesso que eu tive um grande preconceito a respeito deste jogo quando algumas pessoas me indicaram ele. Eu imaginava que seria um jogo cheio de regras, muitas coisas pra fazer durante um turno. Mas depois vi que é um jogo bem simples, com regras que cabem em apenas metade de uma folha. Algumas pessoas talvez não se interessem por este jogo por causa do seu designe gráfico muito simplificado e em preto e branco. Mas a arte dos irmãos Sondoh são muito fofas em cativantes. É como se você estivesse jogando um joguinho desenhado a caneta feito pelo seu amigo.
É um jogo que vale a pena conhecer e pelo menos jogar uma partida. Ele é barato, e prático de montar pois é apenas 1 mapa, uns marcadores, algumas cartinhas que na verdade você nem precisa imprimir, e pronto! Você pode jogar sozinho ou com várias pessoas.
Não sou muito fã de jogos de Rolar e Escrever (Roll and Write), pois acho eles muito poluídos visualmente, e as vezes muito confusos no que você tem que fazer. Se você não tiver o livro de regras pra explicar como ele funciona você não consegue fazer nada. Já alguns bons jogos de Rolar e Escrever, é só olhar a folha pra você entender como ele funciona e o que você precisa fazer. Este jogo é um ótimo exemplo disso. Ele é bem simples, colete os ingredientes e monte as receitas. A arte do jogo também é bem agradável de olhar, todos os ingredientes estão bem desenhados e bem inteligíveis. Eu sou uma pessoa que amo comidas, e sempre quando eu jogo este eu fico pensando em fazer essas receitas, mas acabo sempre ficando com fome.
Este é uma versão melhorada do The Mini Quest, com muito mais coisas pra se fazer durante o jogo, mas não o torna um jogo confuso e cansativo. O mapa do jogo está um pouco maior , você vai ter mais missões pra escolher, eventos, monstros novos, equipamentos novos. E você pode até explorar masmorras ancestrais espalhadas pelo mapa para coletar os seus valiosos tesouros. Este jogo pode assustar um pouco na hora de montar, pois existem muitas cartinhas, mas é só ir com calma, montando tudo aos poucos. Eu mesmo demorei umas 2 semanas montando o jogo, mas valeu a pena. Eu também entrei em contato com o criador do jogo para fazer a tradução para o Português, assim o pessoal por aqui vai poder jogar sem precisar ficar traduzindo as cartinhas e também vai poder jogar com a criançada.
Este jogo é como se fosse uma versão atualizada do jogo Batalha Naval. Onde uma pessoa vai controlar o "local", escondendo o objetivo, e os inimigos. E outras pessoas podem se juntar pra tentar vencer. Existem algumas versões deste jogo ao qual você vai enfrentar Aliens, ou Fantasmas, ou Bolhas Assassinas, ou Aranhas Gigantes... É um jogo que pra "montar" só precisa de 2 folhas e 1 lápis. Dá pra jogar em qualquer encontro de família pois não envolve muita coisa. Você vai começar jogando contra 1 pessoa e no final da noite vai estar todo mundo interagindo, dando palpite e querendo fazer parte do jogo.
Pra mim, este é o melhor jogo de Exploração de Masmorra. O visual em 9-bit pra quem gosta de jogos de videogame retro. A simplicidade de montar o jogo, pois são apenas 9 cartas. A grande variedade de Masmorras que você pode montar. E a jogabilidade é bem simples de entender. O objetivo é entrar na Masmorra, encontrar a Chave pra conseguir ir para o próximo nivel, onde você vai encontrar monstros mais difíceis, equipamentos mais poderosos e tesouros mais valiosos.
É o único jogo que eu vi usar o dado de forma tão inteligente. Neste jogo você é uma nave que enfrenta uma leva de naves inimigas até chegar a nave mãe final. É igual aos jogos de videgame de "Navinha". Você vai usar um dado como escudo protetor da sua nave. Conforme você vai recebendo dano, você vai ter que pensar qual a melhor forma de se proteger, pois dependendo da posição do dado, a sua nave pode ficar muito frágil para os ataques dos inimigos.
Jogo de Corria ao estilo Mario Kart, onde você tem status diferentes para cada piloto, que podem coletar itens pela pista pra se defender ou atacar os seus oponentes. Em outros jogos você iria precisar montar uma pista gigante ocupando muito espaço em cima da sua mesa. Já neste jogo, você monta a sua pista apenas com algumas cartinhas. Você pode levar o jogo todo no seu bolso e jogar na hora do intervalo do seu trabalho. Este jogo foi feito por um Espanhol, mas ele ficou tão feliz em saber que os Brasileiros gostaram do jogo dele, que agora ele sempre lança os jogos especialmente traduzidos para o Português pra gente conseguir jogar os jogos dele.