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  1. Listas
  2. "Primeiras" impressões - Pax Pamir, AoS, RR, Muralha de Adriano e mais
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"Primeiras" impressões - Pax Pamir, AoS, RR, Muralha de Adriano e mais

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Igor Campos09/04/2022 às 17:10
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Igor Campos
MD

Pessoal, mais uma lista com "primeiras" impressões dee vários jogos que joguei nos últimos meses. Característica do meu grupo é rodar bastante a coleção, portanto, é bem difícil jogarmos 2x num curto espaço de tempo, 3x... raríssimo. Portanto, acabo não conseguindo aprofundar nos jogos, testar 2, 3, 4 estratégias possíveis, etc. Gostaria de jogar mais os mesmos jogos? Gostaria, mas o grupo é diverso e com muito jogo, então é conhecer vários e não se aprofundar em poucos.


Claro que as opiniões são pessoais e tenho e admito vários vieses que afetam minha nota final (vou tentar deixar claro abaixo). Meu perfil é de jogos competitivos, euros e, principalmente, econômicos que são a minha paixão. Mecânicas de manipulação de mercado, leilões são as minhas preferidas.

Os vieses:

Possuo jogo - tendo a gostar mais dos jogos que tenho - pesquisei mais, investi dinheiro, etc...
Expectativa pelos comentários - quanto maior a expectativa, mais complicado é atendê-la.
Expectativa pelas regras - idem acima.
Resultado da Partida - esse é óbvio.
Joguei bem? - óbvio.
Jogo físico ou on-line - claro que jogar fisicamente é uma experiência muito mais agradável.
Mecânicas: Gosto de mecânicas mais econômicas (leilões, mercados, construções de rotas), de interação indireta (as vezes positivas, onde me beneficio da jogada dos outros)
Temas: Gosto de temas voltados para indústria e não curto temas de fantasia

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Itens (6)

1 - Lisboa 10

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:22
10

Partidas: 1 - mesa cheia
Viés: 
Possuo jogo: Sim
Expectativa pelos comentários: Alta
Expectativa pelas regras: Médio Alta
Resultado da Partida: Venci
Joguei bem? Acho que sim
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Gestão de Mão / Colocação de Peças): Gosto bastante/Gosto
Tema: Gosto  

 
Mini Review:
Lisboinha lisboinha... Essa não foi a primeira partida, deve ter sido a 3ª ou 4ª da vida, mas já fazia mais de 3 anos que não jogava. Produção excepcional, apesar da versão brasileira ter sido pior que a gringa e ter gerado tanta discussão na época. Aqui é um típico Vital, com todos os seus elementos. Gosto da interação entre os jogadores na construção da cidade, uso de naus, seguir a ação... No Lisboa tenho mais dificuldade que no The Gallerist para conseguir organizar minhas ações, quero fazer tudo ao mesmo tempo, mas isso é ótimo, estou sempre lidando com decisões interessantes e pensando sem parar fazendo o tempo passar sem eu perceber. Gosto muito de jogos que acabam antes de você conseguir fazer tudo que dava pra fazer (Lisboa sempre dá a impressão de acabar umas 2 rodadas antes..) tornando as suas decisões mais importantes/relevantes, onde o dinheiro é apertado e onde temos estratégia com boas doses de tática. Pra mim, Lisboa entrega isso tudo. Jogão.


Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 4,5/5
Mecânicas: 4,5/5
Arte e componentes: 5/5
Jogaria novamente? Sim

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2 - Russian Railroads 6

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:22
6

Partidas: 2 – 3 e 4 jogadores
Viés: 
Possuo jogo: Já tive
Expectativa pelos comentários: Alta
Expectativa pelas regras: Médio Alta
Resultado da Partida: Venci
Joguei bem? Acho que sim
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Alocação de trabalhadores): Gosto
Tema: Gosto Bastante          

 
Mini Review:
Russian Railroads não é um jogo novo para mim. Já havia jogado 2 ou 3 vezes, mas assim como o Lisboa, já fazia um tempo. Esse conseguimos jogar 2x em 2 semanas, algo raríssimo. Russian é um jogo que, para mim, a curva de satisfação diminui muito rápido. Na primeira partida, em 3, curti o jogo, gosto da pontuação toda rodada onde todos vão escalando, gosto da interação entre os trilhos e os combos que dá pra fazer, maaaas isso para mim não dura muito mais que uma partida. Na partida seguinte, em 4, lembrei ou entendi o porquê que, numa segunda partida, eu já não curto tanto o jogo. Ele é uma alocação de trabalhadores muito simplificada, com espaços claramente melhores que outros e que não escala com o número de jogadores. Principalmente a segunda partida eu achei que as rodadas são roteirizadas: Moeda, trabalhadores extra, comprar engenheiro. Depois vai ser andar 2 trilhos simples, aí ou você compra trem/fábrica, ou usa um engenheiro disponível. Daí pra frente anda na indústria, pega ordem de jogo e se sobrar gente vai andar mais um trilho aqui ou ali ou pegar um 2x. Os combos que percebi na primeira partida, na segunda vi que, na verdade, o jogo não parece ter muita variação e parece possuir poucas estratégias a serem seguidas. Como o jogo não tem interação, é quase você tentando aperfeiçoar sua maior pontuação. Se tiver menos jogadores aí que fica mais aberto (em 2 deve ser quase um jogo solo), se tiver mais, acabo pegando sempre o lugar melhor do momento da minha vez e vendo no que dá. Jogamos apenas o jogo base e o Ultimate Railroads vem com diversas expansões e módulos que deve reduzir bastante esse problema do jogo, pra mim, esgotar a diversão rapidamente.
Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 4/5 - da segunda 3/5
Mecânicas: 3/5
Arte e componentes: 4/5
Jogaria novamente? Sim, mas não nos próximos meses... hehehe

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3 - Pax Pamir: Segunda Edição 7

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:22
7

Partidas: 1 - mesa cheia
Viés: 
Possuo jogo: Sim
Expectativa pelos comentários: Muito Alta
Expectativa pelas regras: Médio Alta
Resultado da Partida: Não venci
Joguei bem? Com certeza não
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Controle de Área / Gestão de mão): Gosto/Gosto bastante
Tema: Gosto  

 
Mini Review:
Esse daí eu estava no hype há muito tempo. Peguei no KS antes de saber que o jogo vira pela Galápagos. Quase uma unanimidade entre os heavy gamers, mas tinha ciência que o jogo não era para todos. Jogamos em mesa cheia, 1º jogo de todos exceto um que fazia tempo que não jogava. Mais um jogo que não parece ter clicado na mesa, infelizmente. Mas sinto que esse jogo você não pode querer entender numa primeira partida, acho que é um jogo opaco onde vc não consegue saber muito bem as consequências de suas ações/escolhas, pelo menos não numa primeira partida.
Eu diria que é um jogo com uma mecânica de mercado de ações embutida o que é música para mim, mas a forma de pontuar dele e as interações não são intuitivas. Nós em 99% dos outros jogos iríamos tentar fazer a minha facção prevalecer, mas não aqui (não necessariamente pelo menos). De nada adianta você estar comprometido 300% com sua facção se ela não for a mais dominante, como também não faz sentido você fazer com que a sua facção seja a dominante se você não é o que possui mais influência nela, portanto, você tem que descobrir lendo o tabuleiro, as cartas, os jogadores, qual será a melhor forma de conseguir se sobressair na pontuação.
Dito isso, minha experiência não foi muito boa. Fiz uma jogada arriscada ainda no início e me vi numa situação que ficou complicada sair ou conseguir jogar. Até consegui me manter em 2º por boa parte do jogo (por erro de um amigo durante a 1ª pontuação), mas a pontuação aqui engana, pois percebemos que ela poderá ter várias mudanças bruscas, principalmente no fim do jogo. O jogo acabou de forma repentina quando a última carta de pontuação apareceu quando a penúltima ainda estava em jogo. Por isso alguns acharam que o jogo tem muita sorte, ou não concordaram que a última pontuação ser dobrada – quem sem querer “trigou” o jogo estava com 0 pontos e se tivesse feito uma ação simples diferente teria ganho...
Como falei, acho que não estamos falando de um stone age, um ticket to ride que conseguimos entender ou perceber as ramificações do jogo numa primeira partida. Pax Pamir não desceu redondo na 1ª vez, mas longe de mim de querer desistir dele.
Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 3/5
Mecânicas: 3/5
Arte e componentes: 4/5
Jogaria novamente? Sim

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4 - Iberian Gauge 2

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:23
2

Partidas: 1 - 5 pessoas
Viés: 
Possuo jogo: Sim
Expectativa pelos comentários: Alta
Expectativa pelas regras: Alta
Resultado da Partida: Não venci
Joguei bem? Não sei dizer
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Mercado de ações / Construção de rotas): Gosto bastante/Gosto bastante
Tema: Indiferente

Mini Review:
Terceiro jogo de uma coleção lançada pela Capstone Games de Cube Rails. Essa família de jogos são jogos de trem, mas com uma pegada bem mais simplificada que seus pais assustadores 18xx. São jogos de regras curtíssimas e, apesar de quem vê de longe achar se tratar do mesmo jogo, esses são jogos que podem ser bem diversos entre si, muitos com pegadas elegantes. Em Iberian Gauge temos um jogo com mercado de ações onde vc conseguiria manipular empresas para conseguir fazer a sua empresa trazer mais dividendos enquanto empresas que outros tem mais investimentos são drenadas de recursos. Bem, essa era a premissa..

Iberian Gauge era o que estava mais ansioso em conhecer, mas tenho que confessar que a primeira partida foi bem ruim. Ao contrário de um Muralha de Adriano, esse jogo a interação entre os jogadores, você tem que jogar o seu e o também jogar o “jogo dos outros”. Estava bem apressado com o tempo e não curti a experiência, dos 5 jogadores, 2 jogaram exatamente iguais, tinham exatamente o mesmo dinheiro, as mesmas ações. Eu também estava praticamente igual a outro jogador sendo, então, apenas uma pessoa q estava mais diferente. Tbm teve o fato de todos jogarmos da forma mais “lógica” como num bom e velho euro, o que fez todos colocarem valores parecidos nas empresas e tbm ngm tentou manipular/sabotar a empresa do “amigo”. Isso fez o jogo “quebrar”, o que pode ser encarado como uma falha do jogo, mas quero acreditar e creio, devido a todo meu viés, que o jogo tem muito mais a ser explorado, entendo que algumas pequenas ações podem desencadear consequências grandes futuras (abrir uma cia com um valor mais alto, pular uma rodada de ação para ter mais dinheiro para uma rodada futura, por exemplo?), mas ninguém tentou ser criativo e explorar. Talvez seja a mesa que não clicou com o jogo, talvez o jogo tenha um problema? Não sei, mas sei que quero jogar outras vezes, explorar, só receio o grupo não querer...

Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 3/5
Mecânicas: 3/5
Arte e componentes: 4/5
Jogaria novamente? Sim

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5 - Muralha de Adriano 3

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:23
3

Partidas: 1 - 5 pessoas
Viés: 
Possuo jogo: Não
Expectativa pelos comentários: OK
Expectativa pelas regras: Médio
Resultado da Partida: Não venci
Joguei bem? Não sei dizer
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Flip and Write / Gestão de recursos): Gosto/Gosto bastante
Tema: Indiferente

Mini Review:
Um baita jogo solo jogado em 5. Esse jogo, jogar em 1 ou mais.. tanto faz. Claro que tem algum mercado que vc pode usar carta do amigo dando um recurso, algo parecido com o 7 wonders. Mas o sentimento é de um jogo 100% de jogo solo.

Joguei uma vez e saí com a sensação de ter jogado um ótimo quebra cabeça com diversas partes interligadas. Um jogo moderno onde cada ação que você faz vai te dar uma recompensa que vai te levar a uma outra ação com outra recompensa numa injeção constante de dopamina quando parece que tudo que vc faz gera um combo. O jogo parece ter diversas partes para serem exploradas e você acaba ficando até perdido numa primeira partida. Por ser um jogo puramente solo, o meu receio é vc conseguir rapidamente explorar cada estratégia, tentar algumas vezes e o jogo acabar se esgotando rapidamente. Por isso queria que ele tivesse mais interação, alguma competição com os vizinhos, alguma competição por um recurso, algum mercado realmente impactante, alguma semi-cooperação na defesa de uma muralha comum, por exemplo. Acho que isso traria ainda mais frescor, maior rejogabilidade.
 

Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 4/5
Mecânicas: 4/5
Arte e componentes: 4/5
Jogaria novamente? Sim

Obs: Apesar de não curtir jogo solo, esse entrou para lista de desejos. Vai matar a minha vontade num futuro próximo que terei que dar uma pausa nas jogatinas com o grupo.

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6 - Age of Steam: Deluxe Edition 7

Ir para o jogo Igor Campos 05 Apr 22, 11:25
7

Partidas: 1 – 4 jogadores
Viés: 
Possuo jogo: Tenho
Expectativa pelos comentários: Alta
Expectativa pelas regras: Alta
Resultado da Partida: Venci
Joguei bem? Acho que sim
Jogo físico ou on-line: Físico
Mecânicas (Construção de Rotas/Leilão/Pegar e entregar): Gosto Bastante de todas
Tema: Gosto Bastante          

 
Mini Review:
Esse está no meu top 5. Não é primeira impressão porque já joguei 2x (apenas, infelizmente). Esse jogo é da velha guarda, é cruel ao extremo, não te dá a mão nem vai te recompensar em cada ação. É uma batalha para colocar, primeiro, o nariz fora da água e depois conseguir pontuar mais que os amigos (meio difícil ter amigos durante um jogo de AoS). Esse jogo não é para todos e tenho certeza que um dia vou ter uma partida terrível e poderei questionar a posição dele na minha lista pessoal. Tenho receio de levar nas jogatinas e alguém se dar mal, ter uma experiência ruim e fazer com que eu nunca mais possa levar o jogo.
Esse jogo tem uma constante leitura de mapa, dos outros jogadores, decisões extremamente difíceis, principalmente num leilão muito interessante e cruel. A versão nova da EGG é linda demais, tenho a do KS, com fichinhas de poker, sucesso demais. Como falei, esse é velha guarda porque mesmo jogando um mesmo mapa, os jogos podem ser muito diferentes entre si, não porque tem um deck de 300 cartas diferentes (mas “parecidas” - forma artificial de alguns jogos para falar que tem rejogabilidade), mas porque a interação do jogo é intensa, pequenas alterações do local dos produtos fazem muita diferença e porque as decisões dos jogadores tem um impacto muito relevante no andamento da partida. Até agora, jogasso!
 
Conclusão:

Nota geral da primeira impressão: 5/5
Mecânicas: 5/5
Arte e componentes: 4/5
Jogaria novamente? Simbora?

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