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  1. Listas
  2. Cult of the New 2021 (Meta-Compilado dos principais canais de BG.. da gringa..)
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Cult of the New 2021 (Meta-Compilado dos principais canais de BG.. da gringa..)

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Homux24/01/2022 às 12:41
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Homux
MD

Olá, olá olá!! Feliz Ano Novo!! Continuo aqui minha quase abandonada empreitada do TEMPO VAGO (futuramente serão vídeos, mesa redonda, figuras ilustres), minhas caras senhoras e senhores. Adoro ficar passeando pela Ludopedia, mas acho a maior parte das listas um tanto quanto entediantes ou de cunho excessivamente pessoal, anedótico, inútil mesmo pra não eufemizar mais ainda. Visto que minha última e longínqua lista, do início de 2021, bem trabalhosa por sinal (deem uma olhada lá, deixem uns likes, hates, comentários) obteve um sucesso relativo, acho, pros padrões da Ludopedia, resolvi que vou continuar a adaptar listas e materiais interessantes que eu for achando por aí e em outras línguas (sou gatuno da BGG e fóruns obscuros) =X

Pois bem..

Visto que nem todos curtem taaanto assim o material produzido pelos canais nacionais (alguns são de qualidade e idoneidade bem duvidosas mesmo), e eu AMO fazer listas de tudo, tudo mesmo, por que não trazer p/ cá um Meta-Compilado dos melhores jogos de 2021 de cada um dos maiores e mais relevantes canais de BG em língua inglesa (aqueles que resolveram publicar um, né!?)? Um Meta-Compilado seria um ranking geral dos "melhores do ano" quando agregamos material produzido nas diversas mídias. Segue abaixo o link original com a relação de onde foram tiradas as informações utilizadas O/

Acho que vou tecer alguns comentários dos jogos também, e adoraria que vocês se pronunciassem, se tem interesse que tais jogos venham pro Brasil, suas apostas de qual editora se arriscaria, etc, etc.. bem como se fosse uma conversa de bar mesmo =D

LINK:
https://boardgamegeek.com/geeklist/292528/reviewers-best-2021-meta-compilation


P.S: Este é um trabalho ainda em processo, postei apenas 10 dos 25 jogos listados. Acredito que dentro dos próximos dias consiga inserir o resto O/

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Itens (25)

1 - Cascadia 14

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:26
14

Nota Média da BGG: 8,1 // Ranking da BGG: 160

1-4 Jogadores; 30-45min; PESO: 1,95/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Drafting; Grid Hexagonal; Construção de Padrões; Tile Placement; Setup Variável

Designer(s): Randy Flynn (primeiro sucesso dele \O/)




Comentários: QUERO DEMAIS!! Depois de vender mais da metade da coleção em 2021 e enterrar com 7 palmos de concreto a mania de achar que jogo pesado = jogo bom, games como Cascadia e o futuro Verdant (vide Kickstarter da mesma editora), são tudo que mais procuro. Embora abstrato e com tema e visuais não tão atrativos quanto Calico (não dá p/ não comparar, sério), as gampelays que assisti de Cascadia agradaram bastante, com bastante rejogabilidade (setup variável) e partidas que não se alongam mais do que devem (tô de olho em você, Parks). Além de fácil, o jogo se destaca frente ao Calico por dar a sensação de um “jogo que se abre” ao decorrer da partida, ao invés de um “jogo que se fecha” e pune o jogador incauto. Mas aviso aos Heavy Gamers tetudos: “These are not the BoardGames you’re looking for” … em termos tático-estratégicos, trata-se de um BG bem suave, mais até do que Calico.

Perspectivas no Brasil: Ainda não foi fisgado por ninguém, mas chutaria Grok por ter sido a mesma a trazer Calico, talvez já anunciando, em dobradinha, Verdant. Sugestão de preço inflacionado: R$300-R$400


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f9432_182780_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/b5310_182778_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/d53be_182775_m.jpg

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2 - Sleeping Gods 10

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:26
10

Nota Média da BGG: 8,5 // Ranking da BGG: 166

1-4 Jogadores; 60-1200min; PESO: 3,14/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Coop; Aventura & Exploração; Gestão de Mão; Push Your Luck; Storytelling

Designer(s): Ryan Laukat (Above & Below; Near & Far; Now or Never)




Comentários: Sério.. Sério mesmo, meus caros leitores.. Se vocês minimamente se interessam por jogos de campanha, contação de histórias, coops e/ou até mesmo outros games de Ryan Laukat (a.k.a Deus), parem de guardar $$ e pensar em qual BG vão adquirir este ano da editora do Calango; só abram aí um site de compras na gringa e encomendem sua cópia desse jogo (isso é.. se vocês conseguirem encontra-lo à venda), pois esta é uma pérola atemporal dos BGs que vai ser lembrada pelas próximas décadas. Maldita hora que não banquei o KS desta obra-prima alguns anos atrás T-T


Enfim.. devaneios à parte.. para aqueles que não sabem, este foi um dos jogos que mais abalaram nosso querido Universo Analógico no ano de 2021. Transbordando de tema, muito tema mesmo (e olha que a caixa é bem grande), Sleeping Gods é uma obra de arte e provavelmente o Magnum Opus de Laukat, com campanhas rejogáveis que garantirão horas e horas de divertimento p/ aqueles que souberem apreciar. No esquema de livro-jogo para o tabuleiro e para as histórias, assemelha-se muito a um RPG, mas engana-se quem acha que o jogo pegará leve nas mecânicas e dinâmicas (peso acima de 3 na BGG comprova isso), sendo necessária muita sincronia entre os jogadores para superar os dificílimos desafios da campanha (soltaram até um modo easy, meio que DLC, na web p/ pessoal parar de perder tanto no jogo). Só não ganha desparado do meu querido Near & Far pelo fato de ser coop (prefiro os competitivos) e ter um conjunto de regras mais complexo de se assimilar.

Perspectivas no Brasil: Visto que a Conclave não liga pro Brasil e abandonou a localização de Near & Far (pra mim isso já é oficial), acho bem difícil que alguém se arrisque a construir uma parceria com a Red Raven Games. Se viesse, posto o trabalho colossal de localização, chutaria algo em torno de R$800-R$1000.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/34afc_148761_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/0aec9_148760_m.jpghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/bdf9b_148759_m.jpg

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3 - Muralha de Adriano 1

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:26
1

Nota Média da BGG: 8,1 // Ranking da BGG: 549

1-6 Jogadores; 30-60min; PESO: 3,09/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Papel e Caneta; Gestão de Mão; Tech Trees/Tracks

Designer(s): Bobby Hill (primeiro sucesso dele \O/)




Comentários: Não curto muito Roll&Writes ou Flip&Writes, então vou ser bem sincero com vocês e já declarar que pouco sei desse BG. A arte, não sei se o design também, são de responsabilidade da Garphill Games (a.k.a galerinha bacana, será!?, do “Mar do Norte” e do “Reino Ocidental”). Confesso que só de ver as imagens do Board e da quantidade de coisas p/ se manter controle na folha individual já fiquei com um pouco de dor de cabeça. Os Youtubers que sigo com mais frequência já declararam se tratar de um jogo BOM (apenas bom) mas que eleva o Roll&Write à enésima potência do complicado, então é um grande No-No p/ mim. Tematicamente, pouco me importa os romanos, e visualmente, acho essa arte da Garphill Games extremamente cartunesca e genérica (sim, opinião polêmica, podem me xingar). Deve ser bem rejogável e estratégico, deixando a cuca de muito tetudo super quentinha p/ esse inverno que logo mais chega, mas prefiro continuar na antecipação de outros BGs.



Perspectivas no Brasil: Já foi anunciado pela Mosaico e eventualmente deve chegar. Se vai ter um preço bacana, manual traduzido de verdade e um suporte pós-compra decente, aí fica sob o encargo de vocês refletir O/ Sugestão de preço inflacionado: R$200-R$300.



VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):




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4 - Fornalha 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:26
2

Nota Média da BGG: 7,5 // Ranking da BGG: 628

2-4 Jogadores; 30-60min; PESO: 2,23/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Leilão; Drafting; Tableau Building; Combinhos

Designer(s): Ivan Lashin (Smartphone Inc. ; Mobile Markets)




Comentários: Vou jogar a real logo: BG decente mas Res Arcana entrega mais. Não me leve a mal, joguei e jogaria de novo este daqui, mas ele é genérico de tema até não aguentar mais (Revolução Industrial, Inglaterra Vitoriana, Fábricas e capitalistas gordos de monóculo.. acaba me lembrando do sofrimento que foi tentar gostar de Brass uns anos atrás =S). A arte é bem resolvida, cores pastéis em sua maior parte, e os componentes são de boa qualidade p/ o preço sugerido, mas me preocupa a rejogabilidade no longo-prazo (haverá expansões?). De resto, um BG rápido e fácil de ensinar, bem com cara de algo que teria saído no final dos anos 90. Deve ser bem estratégico e com uma boa curva de aprendizagem p/ quem se importar de jogar compulsivamente o game, mas tirando as dinâmicas relacionadas ao leilão (muito interessantes), Res Arcana faz tudo que Fornalha faz e faz melhor, com o plus de que ambas suas expansões serão lançadas pela Calango em um horizonte próximo.



Perspectivas no Brasil: Já foi lançado pela MeepleBr e é facilmente encontrado no mercado 2º por preços que giram em torno de R$200-R$300. Se quiser muito pegar, espere uma promoção ou cópia danificada.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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5 - Destinos 0

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:26
0

Nota Média da BGG: 8 // Ranking da BGG: 417

1-3 Jogadores; 90-150min; PESO: 1,88/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Role Play, Storytelling, Rolagem de Dados, Mapa Modular

Designer(s): Michal Golebiowski (Jetpack Joyride) e Filip Milunski (CV; Warsaw: City of Ruins)




Comentários: O pato da Lucky Duck Games tá pegando fogo e ficando bem crocante nestes últimos anos, e as entregas de 2021 foram muito suculentas, diga-se de passagem. Depois do sucesso que foi, e ainda é, Chronicles of Crime (procurem saber mais das expansões incríveis que estão lançando p/ ele lá fora!!), a Lucky Duck surpreendeu e entregou um game originalmente baseado no Universo de “Time of Legends: Joan of Arc” que fez um senhor estardalhaço em 2021. Não resisti e acabei pegando uma cópia p/ testar com os colegas, e embora não conhecêssemos nada do referido Universo, achamos o tema medieval bem implementado. As miniaturas que vem na caixa são muitas e de boa qualidade, assim como os parcos componentes, mas aí que começam as estranhezas, pois trata-se de um jogo de storytelling app-based que é competitivo e para 3 pessoas no máximo (bizarro é pouco =S). Embora não tenhamos ficado com o BG após a primeira missão (bem longa, por sinal, tomando mais de 3h), preciso tirar o chapéu pro magnífico App que construíram (deixa os da FFG no chinelo), proporcionando uma história super bem contada e intrincada, com diversos caminhos pelos quais os acontecimentos podem ir fluindo. O sistema de atributos e testes destes atributos também é muito interessante e vale pesquisarem mais p/ entender do que falo. Ademais, sofre dos tradicionais problemas de rejogabilidade em games de campanha; uma reclamação comum, também, é de que o jogo é muito baseado na sorte, e a depender de vocês estar no local certo e na hora certa, com o item adequado, pode ser que consiga, ou não, executar uma certa quest; na negativa, pode ser que o jogador perca muito tempo ou fique travado, já sabendo com muita antecedência que não tem mais chances de ganhar (o jogo é uma grande corrida p/ ver quem cumpre seu Destino primeiro).



Perspectivas no Brasil: Já foi anunciado pela Mosaico também (vide acima). Com relação ao preço, preparem o bolso pq deve vir na faixa dos R$500+ Se a editora trouxer cópias do KS, com vários extras, já pensa aí que órgão você quer vender.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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6 - Terraforming Mars: Expedição Ares 6

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:27
6

Nota Média da BGG: 7.7 // Ranking da BGG: 289

1-4 Jogadores; 45-60min; PESO: 2,94/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Gestão de Mão, Tableau Building, Engine Building, Seleção de Ações Simultânea, VPPs

Designer(s): Jacob Fryxelius (Terraforming Mars) ; Sydney Engelstein (Aeon's End: Legacy) ; Nick Little (Aeon's End: Legacy)




Comentários: UAU!! Leram meus pensamentos e reclamações constantes do TM original, só pode..  e ainda por cima, numa tacada só, fizeram uma versão melhorada do ótimo, porém horrendo, Race for the Galaxy. Embora o que importe mesmo nesse tipo de jogo sejam os combinhos, até que a parte temática não é totalmente desinteressante, e melhoraram muito as soluções visuais e iconográficas em relação ao TM original (de novo, comparações são inevitáveis). Muito mais rápido de se jogar e fácil de explicar, Ares Expedition sepultou, na minha nada humilde opinião, seu irmãozinho mais velho e monstrengo. A rejogabilidade é tão grande quanto e expansões são praticamente garantidas de sair, convenhamos, caso alguém se doa por isso; ademais, se você curte jogos táticos, levemente estratégicos, com componentes e arte de qualidade num preço não tão obsceno (ainda assim é caro), está aqui um dos maiores destaques de 2021..



Se ainda assim achar caro, estiver sem grana, e/ou quiser jogar algo similar, pega um Race usadinho por aí e seja feliz tmb O/


Perspectivas no Brasil: Acabou de chegar pela MeepleBr na versão caprichadinha do KS (tabuleiro duas camadas, etc, etc..), e até mesmo o pack de cartas extras está sendo vendido como um add-on também. Entre R$300-400 você consegue cópias zeradas, até mesmo em lojas físicas, mas se quiser economizar, só aguardar alguns meses o hype passar e pegar mais baratinho.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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7 - 7 Wonders: Arquitetos 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:27
2

Nota Média da BGG: 7.1 // Ranking da BGG: 1230

2-7 Jogadores; 25min; PESO: 1,39/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Set Collection ; Drafting ; VPPs

Designer(s): Antoine Bauza (7 Wonders ; 7 Wonders Duel ; Takenoko ; Ghost Stories ; Conan)




Comentários: Confesso que quando anunciaram este, na última GenCon Online (acho q foi isso), fiquei com preguiça e não dei muita bola, mas só tenho ouvido elogios a respeito desse pequeno grande spin-off, o suficiente até p/ ter me feito adquirir uma cópia da Calango.. e caramba.. não poderia estar mais errado c/ minha indisposição inicial.. SIM, trata-se de um jogo extremamente simples e alguns podem até reclamar da sorte excessiva, não dá p/ negar que é uma preocupação factível, mas isso se compensa pela facilidade de setup, de explicar regras, partidas rapidíssimas, táticas no ponto certo sem queimar a mufa de ninguém. Casou muito bem com a proposta que procuro, hoje em dia, nos meus jogos, e MEU DEUS.. o q são esses mini-inserts para cada uma das maravilhas, os suportes de cartas, as maravilhas que literalmente se constroem!? Esse jogo entrega muito mais do que deveria, e tornou-se uma das minhas recomendações principais para famílias ou grupos que estão começando no hobby. Agora.. se você já for um jogador mais veterano ou que gosta de coisas mais elaboradas, vá no original.. se não gosta do original, pq está lendo essa entrada? WTF



Perspectivas no Brasil: Que nem pãozinho quente e fresquinho às 18:00, 7 Wonders: Architects acabou de chegar pela Calango, mas num preço meio salgadinho p/ o que deveria ser um jogo de entrada (R$400+). Se gosta muito de 7W, vá fundo e não se arrependa, mas se estiver em dúvidas, espera um pouco e pega com desconto eventualmente.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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8 - A Iniciativa 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:27
2

Nota Média da BGG: 7.7 // Ranking da BGG: 1968

1-4 Jogadores; 30-60min; PESO: 1,90/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cooperativo ; Aventura ; Movimento em Área ; Dedução ; Campanha ; VPPs

Designer(s): Corey Konieczka  (Twilight Imperium IV ; Star Wars: Rebellion ; Star Wars: Imperial Assault ; Battlestar Gallactica ; Eldritch Horror)




Comentários: Corey é um dos nomes mais celebrados do nosso universo, e não é à toa posto os projetos q esse rapaz já se envolveu. Com sua saída da FFG e a abertura de um estúdio próprio, óbvio que todos esperavam grandes entregas.. Ameritrashes de 5h? super temáticos? coops impossíveis? Hmm.. eis que ele surpreende e entrega uma espécie de Goonies dos anos 90, bem diluidão e facinho em termos de regras, partidas até que rápidas e esquema de campanha. Confesso que não tive muuuito contato com o título fora aquilo que vi em algumas poucas reviews, mas nada em termos de temática e componentes chamou minha atenção; some a isso o fato de que muitos reviewers reclamaram da dicotomia entre os dois principais esquemas de jogo (exploração vs dedução de um código), e no quão diferente é a diversão que tiveream com cada um, para que eu prefira não me aventurar com esse aqui.



Perspectivas no Brasil: Se fosse apenas pelo nome do jogo, duvido, mas Corey vende e a temática meio Goonies, com crianças e esquema de campanha pode ser que tenha saída por aqui. Chuto algo entre R$400-500 caso venha, e pelas mãos da Galápagos, provavelmente.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/20428_190973_m.pnghttps://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/da9da_190972_m.jpg

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9 - Enseada dos Mercadores 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:27
2

Nota Média da BGG: 7.7 // Ranking da BGG: 1072

1-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 2,78/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Assimetria, Especulação de Commodities, Rolagem de Dados, Rondel, Tile Placement

Designer(s): Jonny Pac (Coloma ; Sierra West) ; Carl Van Ostrand ; Drake Villareal




Comentários: Ai Ai Ai, que jogo divisivo.. Ame-o ou Odeie-o, a verdade é que Enseada dos Mercadores deu o que falar no último ano. Desde seu debute, no KS, muita gente já olhava torto e com incredulidade para a proposta de um Euro completamente assimétrico ao estilo Root (sim, eu sei que esse tá mais p/ um COIN), e as preocupações aparentemente eram bem fundamentadas, pois boa parte da comunidade achou o título desbalanceado ao seu lançamento, tanto em termos de igualdade de chances de vitória entre os jogadores como na diversão que cada um consegue nas diversas funções. O que para muitos talvez seja um incentivo à aquisição, no caso a assimetria, para mim, particularmente, é algo que afasta, pois só de pensar em explicar 4 conjuntos de regras diferentes fico com preguiça. As partidas também não parecem super curtas, ainda mais quando se tem de aprender novas regras e estilos de jogo toda vez que queremos mudar de personagem. A rejogabilidade, por sua vez, embora pareça um ponto positivo numa primeira análise, acaba decepcionando quando descobrimos que as várias expansões do jogo encontram-se, no momento, exclusivas ao KS ou às parcas unidades disponibilizadas pela problemática Mosaico. Por fim, em termos de temática esse jogo nem fede nem cheira, e a parte visual também é divisiva (eu, por exemplo, odeio a arte da caixa). Se é estratégico, tático ou qualquer coisa do tipo? Não sei ao certo, e também não estou disposto a caçar uma cópia do jogo para testar, ainda mais as versões capadas, sem as XPs.



Perspectivas no Brasil: Veio pela Mosaico e foi-se embora sem ninguém nem sentir o cheiro do dito cujo. Eis aqui uma editora que leva ao pé da letra o termo "unidades limitadas", ainda mais quando se trata das versões completinhas. Sorte de quem pegou meu conjunto completo do On Mars e outros do Lacerda no final do ano passado, pq se depender da MJ pode esquecer um reprint. Quanto ao preço, já vi de tudo com esse jogo, mas uma cópia basicona normalmente gira na faixa dos R$400-500.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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10 - Cubitos 4

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
4

Nota Média da BGG: 7.6 // Ranking da BGG: 542

2-4 Jogadores; 30-60min; PESO: 2,14/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Deck, Bag e Pool Building, Rolagem de Dados, Push Your Luck, Corrida

Designer(s): John D. Clair (Space Base, Mystic Vale, Edge of Darkness)




Comentários: Provavelmente fui um dos primeiros lunáticos do Brasil a importar uma cópia de Cubitos no início do ano passado, e agradeço o pessoal da Leão Livros por ter ajustado o processo todo. Fã que sou de Space Base e da mecânica de push-your-luck, fui um dos gamers fisgados pela proposta de John D.Clair. Quando começaram a pipocar reviews e as comparações com Quacks of Quedlinburg, minha ansiedade cresceu mais ainda (Quacks é um dos meus jogos favoritos), e na chegada da importação, devo ter jogado umas 5x partidas seguidas... logo depois, vendi o jogo...



Veja bem, Cubitos não é ruim, longe disso, mas não consigo nem avaliar a temática desse jogo (é uma galera correndo na Cubolândia!?), e a arte do jogo, principalmente da caixa, é no mínimo questionável (onde eles estavam com a cabeça?). Montar alguns dos componentes (cúbicos), foi um verdadeiro exercício de origami e nada me chamou atenção esteticamente. Em termos de regras, tranquilo mas tem de tomar cuidado com as fases do push-your-luck (erramos bastante até pegar o jeito), e as partidas não são muuuito longas, o que é bom. Infelizmente, o design gráfico do tabuleiro é sofrível e confuso, e não sentimos que importava muito o que estávamos fazendo em termos de estratégia (melhor mesmo era só sair comprando o combinho de dados mais óbvio daquela partida). Sim, o game entrega bastante rejogabilidade, mas Quacks também, e ainda por cima de forma mais equilibrada e com mais opções viáveis de combos ao longo da partida. Recomendação? Comprem Quacks e sejam felizes =D





Perspectivas no Brasil: Tem cara de vir sim, mas não sei por quem; dada a quantidade de dados e componentes, viria caro, por mais de R$400, mas se nem Quacks ou Space Base vieram ainda (na opinião de muitos, o melhor do autor), pq trazer Cubitos primeiro?

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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11 - Ankh: Deuses do Egito 0

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
0

Nota Média da BGG: 8.0 // Ranking da BGG: 328

2-5 Jogadores; 90min; PESO: 3,04/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Controle de Área, Alianças, Leilão, Conflito através de Cartas, Miniaturas

Designer(s): Eric M. Lang (Blood Rage, Rising Sun, Cthulhu: Death May Die, Arcadia Quest)




Comentários: De novo, vai parecer repeteco do que falei há pouco, na entrada do The Initiative, mas Eric M. Lang é um nome tão forte dentro do hobby que muitos compram seu jogo sem sequer pensar muito na proposta.. inclusive, conheço muitos que desgostam de seus games e tem vergonha de falar a real por medo de serem julgados pela Fanbase agressiva (igualzinha os jogos dele rsrsrs). O autor que aqui vos escreve não é um desses, então já vou jogar a BOMBA: nunca curti e não consigo me interessar pela obra do cara. Embora super bem produzidos e temáticos (CMON, como sempre, de parabéns), a agressividade excessiva e a volatilidade dos jogos, com partidas quase sempre definidas por swings loucos ou jogadas kamikaze, não me agrada nenhum pouco. Se você é super ameritrasher e só quer ver minis bonitas e pancadaria, perfeito, deixa meio salário com a Calango (ou mais) e seja feliz. Juro que tentei gostar de BGs como Blood Rage, Rising Sun e Arcadia Quest (joguei todos, inclusive tive alguns desses), mas no fim é sempre decepcionante p/ meu grupo. Vale destacar também que os jogos do Lang costumam ser demoradinhos e meio enroscados de regra, apelando para um senso muito mais tático e imediatista do que estratégico. Para euzinho aqui, que prefiro um multiplayer solitário, bem planejado ao longo da partida inteira, uma tristeza só.



Todo esse preâmbulo para dizer que: sequer vi muitas reviews de Ankh, mas sendo ele parte da famosa trilogia do autor, espero mais do mesmo. Sinceramente, se fosse para pegar algo nessa temática egípcia, minis e tal, iria de Kemet (edição nova da Conclave) ou até mesmo o subestimado Cyclades.




Perspectivas no Brasil: Se eu não me engano, já foi anunciado pela Calango (óbvio que seria.. minis vendem que nem água no Brasil, mesmo embora o pessoal persista em reclamar dos preços dos jogos.. vai entender). Chuto que saia ainda nesse 1o Semestre de 2022 e por um preço salgadinho na casa dos R$700-800.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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12 - Descent: Lendas da Escuridão 0

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
0

Nota Média da BGG: 8.0 // Ranking da BGG: 742

1-4 Jogadores; 120-180min; PESO: 2,63/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cooperativo, Rolagem de dados, Movimento em Grid, Campanha, App-Based

Designer(s): Kara Dunk (primeiro sucesso!? dela) & Nathan Hajek (Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média, Fallout)




Comentários: Se eu fosse preguiçoso, simplesmente resumiria meus sentimentos com relação a esse jogo através da famigerada fala de Padmé Amidala em Retorno dos Sith: "Anakin, you're breaking my heart", trocando o interlocutor pela Fantasy Flight. Descent 2a Edição foi, e ainda é, um dos meus jogos favoritos (vocês tem ideia da emoção de conhecer esse jogo em idos de 2014, ainda engatinhando no hobby!?). Por anos fui cultivando a minha extensa coleção de D2E, suas dezenas de expansões e histórias alternativas (até pintar as minis minha namorada fez), mas eis que era difícil conseguir mesa pro dito cujo.. eis que veio Imperial Assault.. eis que veio a vida adulta e o tempo escasso p/ joguinhos de campanha =S acabei vendendo tudo que tinha do mesmo.. Após o divisivo sucesso (acho que foi um sucesso, não sei), de Jornadas na Terra Média, era de se esperar uma nova edição de Descent, e a FFG não decepcionou!! Depois de uma campanha de marketing no mínimo bizarra e pouquíssimo transparente, escondendo informações do jogo até onde não dava mais, lançaram o dito cujo, e aqui começam os problemas:



A fantasia medieval genérica com pegada Disney (sem sangue, sem violência, sem nada) tá um pouco passada do ponto. Se em 2014 já era um cenário batido, imagina agora, com jogos como Gloomhaven mostrando que é possível, sim, pegar um tema cansado e trabalhá-lo de uma forma interessante, adulta, estilo Dark Souls. Descent 3a Edição (vou chamá-lo ele assim, dane-se) insistiu na burrice, que nem a Nintendo quando manteve os cartuchos na era 64bit, e traz uma história deveras desinteressante para a mesa, ainda mais quando se trata de uma campanha, com partidas longas e muita interação com um app (mais disso daqui a pouco).


A arte dos personagens e cartas ficou extremamente divisiva, indo de vez pro cartunesco, e os tiles do board são uma vergonha, parece que investiram todo o orçamento naqueles papelões 3D, pedindo p/ alguém imprimir qualquer coisa genérica de RPG no Roll20. Mecanicamente, diluiram tudo que era possível pra embabacar de vez a experiência, tirando o aspecto competitivo 1 vs All em detrimento do tradicional Coop. E aí vem o app... aaahhh.. o app.. eu não sou daqueles com fobia de tecnologia em meio aos jogos analógicos, mas é tanta dependência do aplicativo nesse jogo que mais parece um videogame (seu preço também é de uns 3x Jogos de Switch). E pior.. se ainda tivesse sido bem implementado, vá lá, mas nem narração os caras colocaram no jogo (qualquer KS vagabundo de mini tem isso hoje em dia). 


A campanha é longa, pelo menos isso, e parece que tem uns bons branchs de história, mas as partidas são longas demais, pelo que vi, e o sentimento de estar realmente jogando, tomando decisões, não apenas 'sendo jogado' pelo aplicativo, é muito fraco. Enfim.. pelo preço praticado, iria fácil em qualquer outro grande Dungeon Crawler do mercado (Gloomhaven, p.e.), mas dentro da própria lineup da FFG temos opções viáveis, como o já comentado Jornadas na Terra Média.


Essa foi A DECEPÇÃO do ano, na minha opinião, e na de muitos também (Tom Vasel só faltava chorar na review dele). Haverá quem goste, mas só o tempo, e talvez expansões, dirão a nós se ainda é possível salvar esse BG. Pegando emprestada, agora, a frase de Anakin Skywalker, diria que odeio esse Descent assim como ele odiava a areia, pois toda vez que vejo ele encalhado em alguma loja física (virou cena comum), bate esse gosto amargo na boca, essa secura, esse calor de raiva Tatooinesca contra a FFG.



Perspectivas no Brasil: Relaxa, padawan. Esse jogo já saiu aqui no Br e foi um flop considerável. Vendeu alguma coisa? Sim, mas é super fácil encontrar cópias lacradas ou usadas com descontos expressivos de R$300+. Mas aviso, aventure-se por sua conta e risco. Se quiser jogar algo bom de verdade, vá em outros DCs ou descole um 2a Edição, se conseguir.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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13 - Meadow 4

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
4

Nota Média da BGG: 7.9 // Ranking da BGG: 466

1-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 2,22/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Gestão de Mão, Set Collection, Worker Placement

Designer(s): Klemens Kalicki (Dream Home)




Comentários: Se manjam um pouquinho de Inglês (ou quiserem praticar), recomendo que acompanhem os videocasts e lives da The Dice Tower. Semanalmente, fazem round-ups e reviews de jogos que sequer chegaram às prateleiras ainda, e depois que você descobre qual seu membro favorito (aquele com o qual mais se identifica, mesmo estilo de jogos favoritos, etc), vira uma fonte valiosíssima de dicas para próximas importações e pedidos às editoras nacionais. Foi assim que descobri Meadow, da Rebel Games, no início do ano passado, e assim como Cubitos, devo ter sido um dos primeiros a importá-lo pro Brasil. Diferente do jogo poligonal, porém, esse daqui foi sucesso com meu grupo e, sem nenhuma modéstia, pegou fácil o lugar de Wingspan na coleção.



Numa proposta super tranquila, relaxante, educativa, meio professor de biologia, os jogadores vão "passeando" por uma campina meio bucólica, coletando fotos de animais, itens abandonados e registros de locais visitados (tudo isso representado por cartas), construindo um tableau individual progressivo, meio cadeia alimentar, em sua frente, tentando pontuar o máximo possível até o final da partida. Mecanicamente, mistura a alocação de trabalhadores em grid do Quadropolis com um 2o tabuleiro de alocação paralelo, mais tradicional, e os combinhos de carta (set collection) que todos adoram. Esteticamente, o jogo tá num nível Wingspan de qualidade, mas seu diferencial são as partidas bem mais rápidas e um conjunto de regras mais simplificado. Melhor ainda, engana-se quem acha que o jogo possa ser raso ou pouco estratégico, pois quanto mais se joga, mais vão ficando claras as diferenças entre as 3 Eras distintas do jogo (pense 7 Wonders), como as cartas combam entre si e como interferir nas alocações de trabalhador dos seus oponentes.


Esse jogo é sensacional, e recomendo demais que não deixem passar batido quando chegar ainda esse ano pela Calango. A Cereja no bolo é que vários envelopes secretos já vem dentro da caixa, proporcionando uma breve experiência Legacy aos jogadores, desbloqueando novos componentes, micro-expansões, quando certas condições são atingidas pelos jogadores.


Perspectivas no Brasil: Chuto algo entre R$350-450, mas confiem em mim e vão na fé, pois esse aqui é um dos melhores de 2021.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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14 - So Clover! 1

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
1

Nota Média da BGG: 7.6 // Ranking da BGG: 1190

3-6 Jogadores; 30min; PESO: 1,10/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cooperativo, Comunicação Limitada

Designer(s): François Romain (primeiro sucesso dele)




Comentários: Nada de novo no fronte, trata-se aqui do mais novo "party game fofinho e portátil" p/ jogar com seus primos na reunião de família, ou quem sabe uns colegas de trabalho meio chatões que só queriam beber, mas você foi teimoso e quis levar algo mesmo assim p/ mostrar um pouco da sua nerdice. Pelo que entendi, o grande chamariz do game é um tabuleiro em forma de trevo de 4 folhas e umas dinâmicas cooperativas de intuição de palavras com comunicação limitada entre os players (na descrição, lembra bastante o Só Uma). 



Perspectivas no Brasil: Bem breve essa entrada, mas como é casual e pequeno deve vir por alguma editora ainda esse ano. Meu chute em termos de preço é algo em torno de R$200 (não compraria por esse valor, mas dificil encontrar algo mais barato na atual conjuntura das coisas).

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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15 - Roll Player Adventures 0

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:28
0

Nota Média da BGG: 8.5 // Ranking da BGG: 1540

1-4 Jogadores; 90-150min; PESO: 2,32/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cooperativo, Campanha, Combate c/ Cartas, Rolagem de Dados, Escolhas Narrativas, Storytelling

Designer(s): Keith Matejka (Roll Player), Peter Andrew Ryan & James William Ryan (primeiro sucesso dele)



Comentários: Se não jogaram Roll Player ainda, recomendo, pois é um jogo que entrega mais até do que deveria, com uma proposta bem simples e mecânicas bem encaixadinhas, pegando uma temática tipicamente Ameritrasher e inserindo elementos de manipulação/alocação de dados. Posto isso, Roll Player Adventures é um sucesso de financiamento coletivo, agora também disponível direto com a editora (prepare o bolsinho p/ importação), em que se pega a premissa de construção de ficha de personagem do jogo original e leva isso a um contexto de BG de campanha, narrativo, cooperativo.



Sim, é possível "encaixar" os games e utilizar os personagens construídos em um na campanha do outro, mas fique tranquilo pois RPA (vou chamá-lo assim) também possui todos os elementos necessários para construir personagens próprios. Tematicamente, mais uma vez temos a batida fantasia medieval genérica, mas aqui ela é trabalhada de forma honesta e digna, com livros de campanha e encontros que me parecem decentemente escritos (veja bem, não estamos falando de um nível Ryan Laukat ou Clank Legacy de Storytelling, mas ainda assim passaria de ano RsRsRs). A parte de componentes e artística achei bem digna, redondinha, embora novamente genérica, mas o charme mesmo fica com a rejogabilidade da campanha (com vários branchs) e a facilidade de apreensão das regras. O tempo de partida é aquele já esperado, mas pelo preço do BG bem que podia ver com campanhas adicionais ou uma expansão embutida.


Até agora, nada demais, não é mesmo? O ponto-chave, porém, para eu ter curtido essa surpresa e recomendar p/ vocês é o fato de que os esquemas de skill checks e combate cooperativo são muito bem implementados e criativos, puxando elementos e dinâmicas do Roll Player original num contexto completamente diferente. Pode acabar sendo meio queima-mufa para alguns, cheio de alterações de cor e numeração dos dados para cumprir requisitos de dificuldade, mas achei bem inovador dadas as propostas mais tradicionais de DCs e jogos narrativos. Por fim, o grau de dificuldade do jogo parece estar bem acertado, exigindo coordenação dos jogadores sem ser punitivo em excesso.


Perspectivas no Brasil: Não duvido que venha, mas é mais um jogo gigantesco (literalmente) e com preço elevado, cheio de material com demanda por tradução e que pode acabar ficando ofuscado frente a outras opções. Se puder, importe e se divirta, mas vai ser uma facadinha. Caso seja localizado, chuto algo na faixa dos R$800-1000. Se o orçamento estiver apertado e for necessário priorizar, vá de Near & Far ou Sleeping Gods que a escolha é mais acertada, sendo inclusive mais fácil de revender caso necessário.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):





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16 - The Crew: Mission Deep Sea 4

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:29
4

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17 - Red Rising 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:29
2

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18 - Dinosaur World 1

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:29
1

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19 - Mind MGMT: O “Jogo” de Espionagem Psíquica 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:29
2

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20 - TEN 2

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:29
2

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21 - Imperial Steam 5

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:30
5

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22 - Coffee Traders 8

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:31
8

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23 - Oath: Crônicas de Império e Exílio 0

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:31
0

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24 - Anno 1800: The Board Game 6

Ir para o jogo Homux 24 Jan 22, 12:31
6

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25 - Super Mega Lucky Box 0

Ir para o jogo Homux 08 Feb 22, 18:34
0

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