O intuito aqui é, de forma descontraída (opiniões) e colaborativa, listar os jogos que mais furam/erram/mentem no tempo de partida informado na caixa.
É claro que este parâmetro na caixa é apenas uma estimativa, uma média, para dar uma noção do tempo que os jogadores precisarão reservar ao momento, e esta é uma caracteristica moderna que os difere dos clássicos mais antigos. Porém, mesmo assim alguns jogos extrapolam demasiadamente este parâmetro. Muitas vezes gerando frustração.
Não vamos listar aqui os clássicos mais antigos como Banco Imobiliário, War etc, pois estes, sem muita surpresa, estariam sempre no topo da lista. Fora que a briga entre eles e os modernos também seria desleal! (rs). Quem jogou estes clássicos mais antigos sabe como era frustrante a experiência da falta de previsibilidade no tempo de partida. Eram produtos que não se preocupavam com isso.
Também não vamos considerar o tempo do jogo em plataformas digitais, pois devido à natureza destas ferramentas, o tempo das partidas costuma ser diferente, geralmente menor. A comparação seria injusta.
Se forem adicionar um jogo, tentem justificar a razão dele se enquadrar na lista e informem o tempo descrito na caixa. Certifiquem-se também de não terem jogado errado, já que isso também influencia bastante no tempo de jogo.
É óbvio que nas primeiras partidas, qualquer grupo de jogadores estará sujeito a extrapolar muuuito o tempo da caixa, e isso é normal. Mas o que queremos atingir aqui é o ponto seguinte onde os jogadores já estão familiarizados com o jogo e mesmo assim o jogo continua extrapolando facilmente o tempo da caixa. Então se você já jogou o jogo várias vezes e em diversas quantidades de jogadores ou configurações possíveis, não deixe de colaborar.
Importante frisar que NÃO é o intuito da lista dizer que os jogos incluídos aqui são ruins ou de uma forma geral que jogos longos são ruins. Pois o jogo ser longo não é um problema. O problema é, ainda hoje em plena a era dos jogos modernos, mesmo com toda a tecnologia de coleta de dados e IA, o parâmetro de tempo informado no produto continuar sendo muito incorreto.
Gosto de pensar que o tempo na caixa é sempre uma estimativa do jogo com mesa cheia, pois acho mais honesto. Em alguns casos isso acontece (ex. Pandemic, Ticket To Ride, The Resistance, Carcassonne) e em outros não. Em minhas partidas, normalmente NÃO contabilizo o tempo de setup, nem de explicação e nem o tempo de contagem final de pontos (se houver), pois creio que isso permite uma precisão maior na aferição. Gosto também quando a caixa informa uma faixa de tempo estimada, com tempo mínimo e máximo. Isso mostra que a editora reconheceu que o jogo possui uma grande variância de tempo e se preocupou em ser transparente com seus clientes.
Tentarei remover os jogos onde nos comentários exista muita discordância.
A lista ficará ordenada pelo número de curtidas e um número maior de curtidas representa que o jogo erra feio, "erra rude!" em relação ao tempo informado na caixa. Votem.
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