Uma das mecânicas de jogo que mais gosto é chamada coletivamente como variable player powers: habilidades que são concedidas em sua grande maioria no início da partida e que costumeiramente diferenciam a capacidade e a estratégia dos jogadores. Na minha opinião, uma das maiores satisfações que tenho como gamer é ver um jogo que promove assimetria mecânica na partida mas que ainda assim mantém o equilíbrio.
Compilei abaixo uma lista de alguns jogos que tem esse mecãnica, mas excluindo aqueles que fornecem uma diferença mínima como “fulano começa com 1 a mais de dinheiro ou 2 pontos de vitória no início”. Em cada entrada de jogo, aloquei uma nota de 1 a 3 sobre o impacto dos poderes variáveis na estratégia do jogador, de acordo com a escala abaixo:
1 – O poder é um bônus interessante e bem-vindo, mas não é essencial para a vitória. É perfeitamente possível negligenciá-lo se o jogo oferecer uma situação vantajosa (pensando taticamente) ou se conseguir planejar uma estratégia eficiente a longo prazo que envolva a busca de alternativas.
2 – Meio-termo. O jogador perderá a partida se simplesmente deixar de usar as habilidades, mas perseguir uma estratégia só para otimizar seus poderes pode ser desastroso. É preciso analisar a situação do tabuleiro.
3 –As habilidades deste jogo moldam a estratégia do participante. Capitalize o máximo possível do poder concedido para vencer.
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