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  1. Listas
  2. Cult of the New 2020 (Meta-Compilado dos principais canais de BG.. da gringa..)
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Cult of the New 2020 (Meta-Compilado dos principais canais de BG.. da gringa..)

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Homux02/02/2021 às 16:30
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Homux
MD

Começo aqui uma nova empreitada para meu TEMPO VAGO, minhas caras senhoras e senhores. Adoro ficar passeando pela Ludopedia mas acho a maior parte das listas um tanto quanto entediantes ou de cunho excessivamente pessoal, anedótico, inútil mesmo pra não eufemizar mais ainda. Visto que minha última lista, bem trabalhosa por sinal (deem uma olhada lá, deixem uns likes, hates, comentários) obteve um sucesso relativo, acho, pros padrões da Ludopedia, resolvi que vou começar a adaptar listas e materiais interessantes que eu for achando por aí e em outras línguas (sou gatuno da BGG e fóruns obscuros) =X

Pois bem..

Visto que nem todos curtem taaanto assim o material produzido pelos canais nacionais (alguns são de qualidade e idoneidade bem duvidosas mesmo), e eu AMO fazer listas de tudo, por que não trazer p/ cá um Meta-Compilado dos melhores jogos de 2020 de cada um dos maiores e mais relevantes canais de BG em língua inglesa (aqueles que resolveram publicar um, né!?)? Um Meta-Compilado seria um ranking geral dos "melhores do ano" quando agregamos essas mídias todas. Segue abaixo o link original com a relação de onde foram tiradas as informações utilizadas O/

Acho que vou tecer alguns comentários dos jogos também, e adoraria que vocês se pronunciassem, se tem interesse que tais jogos venham pro Brasil, suas apostas de qual editora se arriscaria, etc, etc.. bem como se fosse uma conversa de bar mesmo =D

LINK:
https://boardgamegeek.com/geeklist/279863/reviewers-best-2020-meta-compilation

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Itens (25)

1 - Tekhenu: Obelisco do Sol 2

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:14
2

Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 480

1-4 Jogadores; 60-120min; PESO: 3,99/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Action Drafting (Dados), Construção de Padrões, Setup Variável

Designer(s): Daniele Tascini (Marco Polo, Tzolk'in, Teotihuacan, Trismegistus), Dávid Turczi (Anachrony, Tawantinsuyu)



Comentários: Muita gente pegou bode do jogo devido à polêmica toda com o cancelamento do D.Tascini (vide fórum), mas pelas reviews que acompanhei e o pouco de gameplay que assisti, pareceu um Euro sólido e competente, bem na pegada dos outros jogos dos designers. Tematicamente, pelo incrível que pareça, achei o Obelisco bem implementado na questão de melhorar ou piorar as ações dos dados onde estiver fazendo sombra, com uma pegada de pureza, impureza, punições por produzir demais e ser ganancioso fora do momento (como se estivéssemos irritando os Deuses). Esteticamente, meio sem graça, com aquela paleta desértica tradicional e apenas o obelisco de chamariz visual. Se a tendência dos jogos anteriores se repetir, muita rejogabilidade com setups variáveis, modo solo, tática e estratégia de queimar a mufa uma tarde inteira. Tenho minhas ressalvas com relação a partidas de no máximo 120min (acho que vai mais) e o peso de 3,99 já mostra que o manual vai ser meio complicado de engolir.

Perspectivas no Brasil: Prometido p/ 2021 pela Mosaico Jogos, mas depois da polêmica toda com o designer e o histórico de mais promessas do que entregas da editora, acho que as coisas ficaram meio nebulosas; fora isso, chuto um precinho nada camarada entre R$400 e R$500.

VIDEO REVIEW (DICE TOWER):



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2 - Calico 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:16
1

Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 382

1-4 Jogadores; 30-45min; PESO: 2,17/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Grid Hexagonal, Construção de Padrões, Set Collection, Tile Placement

Designer(s): Kevin Russ (primeiro sucesso dele \O/)



Comentários: QUERO MUITO!! Sou fã de abstratos e joguei muito Patchwork com a 'Cremosa', mas depois de um tempo, cansamos pela falta de variabilidade das partidas e a estética de café da tarde com a vovó. Tematicamente, eu sei, seria forçar a barra tecer elogios a um jogo de costura de edredons (acho q eh isso) com gatinhos se aninhando nele, mas tudo nesse jogo é encantador (da caixa aos player boards), e se engana quem acha que não tem profundidade estratégica, pois é um belo de um puzzle conseguir combinar cores e padrões dos "patches" para conseguir atrair mais gatinhos e superar os adversários na naninha mais bonita =P Justamente por ser mais profundo e comportar mais players do que um abstrato padrão, parece ser um substituto à altura de Patchwork e que fará bem a toda e qualquer coleção mais casual. Dá p/ se esperar também partidas rápidas e regras bem simples, direto ao ponto. Em resumo, um jogo que com 99% de certeza virá para o Brasil e fará bastante sucesso.

Perspectivas no Brasil: Ainda não foi anunciado por ninguém, mas chutaria Galápagos ou MeepleBr dado o portfólio de ambas. Na questão preço, acredito que algo em torno de R$200-R$300.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):
 


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3 - As Ruínas Perdidas de Arnak 6

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:17
6

Nota Média da BGG: 8,30 // Ranking da BGG: 350

1-4 Jogadores; 30-120min; PESO: 2,78/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Combos, Deck/Bag/Pool Building, Drafting, Worker Placement

Designer(s): Elwen & Mín (primeiro sucesso deles \O/)



Comentários: Achei bem interessante, naquela pegada do Clank! que tanto fez sucesso no Brasil (vide o fato de estar super esgotado). Achei tematicamente divertido, lembrando um pouco os filmes de Indiana Jones, King Kong e o recém-lançado The Quest for El Dorado, dentre outros similares. Através de muito drafting e deck-building (amo de paixão) você vai desbloqueando novos espaços de alocação na ilha a ser explorada, e é nestes espaços que você aloca seus workers (1 ação por turno, sempre) para coletar recursos e comprar mais cartas, explorar mais tiles, lutar contra monstros, colecionar artefatos, equipamentos e subir em 999x trilhas diferentes de pontuação. Parece ser bem rejogável devido aos setups variáveis, até que fácil de explicar e partidas não muito demoradas, tático e estratégico sem parecer que se está trabalhando em plena folga ^_^

Perspectivas no Brasil: Visto que é da CGE e a Devir, por tradição, é quem traz estes pro Brasil, será que dá pra esperar algum anúncio deles? Opa, parece que sim.. acabei de ver na Ludopedia e eles supostamente anunciaram O.O (por essa eu não esperava, queimei a língua..); se vier num precinho camarada, até uns R$350, acho que faz frente e bate Clank! fácil, até pq a Srta Conclave anda meio marcha lenta p/ repor seus estoques =X

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER): 



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4 - My City 3

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:17
3

Nota Média da BGG: 7,80 // Ranking da BGG: 926


2-4 Jogadores; 30min; PESO: 2,12/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Bingo, Controle de Área (!?), Grid de Tiles e Construções, LEGACY

Designer(s): Reiner Knizia (Tigris & Euphrates, The Quest for El Dorado, Ra, Samurai, Modern Art)



Comentários: Jogo LEGACY e beeem simples onde vamos desenvolvendo cada um sua cidade ao longo de 24 partidas, partindo de um período pré-industrial e seguindo por toda a revolução subsequente. Ao final de cada sessão (super rapidinhas), adicionamos novos elementos aos boards individuais ou ao pool de cartas do jogo. Para aqueles que não curtirem o componente LEGACY, há a possibilidade de jogar no verso dos boards por tempo indefinido, mas para isso será preciso jogar as primeiro 4 missões do jogo e desbloquear alguns componentes (coisa estranha hein..). Sinceramente, não fiquei atraído nem pela parte temática nem pela estética do jogo, mas curto LEGACY games e daria uma chance para esse, ainda mais por ser do Knizia, rapidinho e que envolve city-building. O fato de ser bem fácil de explicar também ajuda a apresentá-lo a grupos de jogadores mais casuais.

Perspectivas no Brasil: Ainda não foi anunciado por ninguém, acho, mas praticamente qualquer editora conseguiria trazê-lo pro Brasil. Acredito ser uma aposta segura e que venderia pela proposta bem casual e o peso do nome do designer. Chutaria um precinho entre R$200-R$300 também.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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5 - Viscondes do Reino Ocidental 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:18
0

Nota Média da BGG: 8,20 // Ranking da BGG: 156

1-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 3,50/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Deck/Bag/Pool Building, Gestão de Mão, Tabuleiro Modular, Rondel, Set Collection

Designer(s): Shem Phillips & S J Macdonald (toooodos os jogos do "Mar do Norte" e do "Reino Ocidental")



Comentários: Confesso que não sou nenhum pouco fã das trilogias criadas pelo designer, já joguei tudo que tinha direito delas e continuo achando que são apenas uns Euros bem genéricos e com tema qualquer-coisa. Bem, vamos lá, vou dar o meu melhor aqui.. Nesta iteração do universo do "Reino Ocidental", os players vão andando em um rondel de ações onde angariam mais workers/meeples, constroem diversos prédios, escrevem manuscritos, trabalham no castelo e adquirem títulos de posse das terras. No final do jogo, advinha? Ganha quem tiver feito a melhor salada de pontos Medievo-Capitalista. Parece que dessa vez tem uma pegada de conquistar influência em diversas áreas da sociedade e o game pode terminar com a pobreza ou prosperidade do reino, mas sei lá.. ai ai ai.. eu até jogaria esse p/ dar uma chance, mas a vida é curta e Agricola me chama.. Brincadeiras à parte, deve ser bem rejogável e com uma boa carga tático-estratégica, mas torço p/ não ser demorado e confuso que nem o Paladinos (esse eu quase dormi jogando).

Perspectivas no Brasil: Lançado pela dissidência da MeepleBr, a MosaicoJogos, num dos raros casos dessa lista em que o BG já está disponível em terras tupiniquins, mas o precinho não é muito camarada e está na faixa de R$350-R$400.

VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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6 - Fort 4

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:19
4

Nota Média da BGG: 7,40 // Ranking da BGG: 785

2-4 Jogadores; 20-40min; PESO: 2,41/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Deck/Bag/Pool Building, Seguir Ações de Outros Players, Gestão de Mão, Card Game

Designer(s): Grant Rodiek (Cry Havok) // Arte: Kyle Ferrin (Oath, Root, Vast)



Comentários: Achei o tema do jogo sensacional, onde cada player é uma criança tentando angariar mais e mais amigos, pizza e brinquedos (cartas), construindo assim o melhor Forte de todos. Óbvio que o jogo ainda gira em torno da busca por pontos de vitória, mas posto o tema e o fato que você pode escolher seguir as ações dos outros players (vide Puerto Rico, Race for the Galaxy e Twilight Imperium), residem aí decisões tático-estratégicas bem interessantes (sigo o que os outros estão fazendo ou tento algo completamente diferente?). Outra pegada bem interessante é o fato de você perder as cartas do seu deck caso não as use com frequência (os amigos acabam indo embora se você esquece deles T-T). Esteticamente, o jogo é um charme só (mesmo artista de Root), parece bem rejogável, rapidinho e não muito pesado. Acho que prefiro não bater o martelo e apostar que alguém traga esse pro Brasil, mas seria bem legal e eu daria uma chance com certeza.

Perspectivas no Brasil: Se alguém for trazer, minha aposta é na MeepleBr, já que essa que ficou responsável pelo Root em nosso país; visto que é um card game, que tal uns R$150-R$250?


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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7 - A Tripulação 3

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:19
3

Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 42

2-5 Jogadores; 20min; PESO: 2,00/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Comunicação Limitada, Cooperativo, Gestão de Mão, Cenários/Missões/Campanha, Trick-Taking

Designer(s): Thomas Sing (primeiro sucesso dele \O/)



Comentários: Uau!! Esse daqui está muito bem falado (vide a repercussão na minha lista anterior e quão bem posicionado ficou no ranking de 2020 do T.Vasel). Embora a temática, aqui, provavelmente seja o de menos, ela é relativamente bem explorada no que tange a dificuldade de comunicação entre os jogadores (algo que se esperaria no espaço, não é mesmo!?). Mecanicamente falando, trata-se de um Trick-Taking card game (Deus, alguém pode me explicar que cargas d'água é isso!?), onde os jogadores passarão por mais de 50 missões tentando cumprir objetivos individuais em prol da coletividade do grupo (apenas quando os objetivos de cada um forem completos é que o time terá sido bem sucedido e passará de level). Esteticamente não chamou muito a atenção, pareceu bem simples, mas parece que brilha bastante na interação entre os jogadores e na forte pegada cooperativa. Muita gente tem falado que lembra The Mind por uma série de questões, mas continua bem confuso pra mim. Facinho, rápido, parece ser um bom filler/introdutório p/ público casual e gamer.

Perspectivas no Brasil: Devir já anunciou e está fazendo até pré-venda, acreditem se quiser O.O esse daqui promete ser um dos grandes títulos de 2021 aqui no Brasil!!


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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8 - Gloomhaven: Presas do Leão 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:20
1

Nota Média da BGG: 8,90 // Ranking da BGG: 9

2-5 Jogadores; 20min; PESO: 3,53/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Fila de Ações, Campanha, Combate por Cartas, Cooperativo, Comunicação Limitada

Designer(s): Isaac Childres (Gloomhaven, Frosthaven, Return to the Dark Tower)



Comentários: Se eu já não estivesse c/ o Gloomhaven padrão aqui em casa, pegando poeira, entortando a prateleira do quarto, juro que teria feito um empréstimo p/ comprar alguma das cópias superfaturadas da Ludopedia. Lamúrias à parte, esse jogo tem surpreendido demais, e em coisa de 1 ano já se encontra no TOP10 da BGG (isso não é coisa p/ qqer um não). A proposta é de ser um mini-Gloomhaven, stand-alone e com eventos que se passam antes da campanha principal, contando com 4x personagens novos que também podem ser usados no jogo-mãe. Focado num público mais casual (existe isso pra Gloomhaven!?), resolveram tirar boa parte dos quilos e quilos de papelão desnecessário do outro jogo, em um pacote que agora só pesa uns 3-4kg vai (RsRsRs). O que me chamou bastante a atenção foi a decisão de utilizar um esquema de livro como cenário de jogo (vide Stuffed Fables, Above and Below, Near and Far), e o fato das regras terem sido bem mais simplificadas, com um tutorial de 5 missões p/ acostumar todos às dinâmicas de Gloomhaven. Não serão as quase 100h de campanha do jogo-mãe, é verdade, mas ainda teremos coisa de 20-30h de muita diversão e em uma proposta mais rápida e fácil de jogar. Acho que esse é sucesso garantido no Brasil O/

Perspectivas no Brasil: Aposto um saco de arroz (olha que tá caro hein) que a Galápagos anuncia esse até o meio do ano. Neste caso, chuto um preço entre R$400-R$500 =S


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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9 - On Mars 2

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:20
2

Nota Média da BGG: 8,30 // Ranking da BGG: 71

1-4 Jogadores; 90-150min; PESO: 4,63/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Controle de Área, Contratos, Drafting, Worker Placement, Bônus de Final de Jogo

Designer(s): Vital Lacerda (The Gallerist, Lisboa, Kanban, Vinhos)



Comentários: Pai amado, que jogo pesado e gostoso ao mesmo tempo!! Consegui uma cópia gringa antes da versão da Mosaico e fico feliz de não ter precisado participar do show de MMA que foi a luta pelas escassas tiragens que chegaram no Brasil. Pra mim, de longe o melhor do Vital Lacerda, mas também o mais pesado e díficil de explicar (bota difícil nisso, mesmo o manual sendo super bem escrito). As partidas são beeem longas e só chegam na casa das 2h quando todos os players conhecem bem o jogo. Estratégico e Vital Lacerda são quase sinônimos, então prepare-se p/ umas 3x Neosaldinas e ressaca não-alcóolica no dia seguinte (olha esse peso de 4,63!!). Tematicamente um primor, esteticamente uma obra de arte (Ian O'Toole é o Da Vinci dos Board Games, só pode), mas fica difícil, pelo menos pra mim, por o jogo na mesa mais de uma vez por semestre (é fritação demais =X). Se você se considera um Heavy Gamer e ainda não jogou/comprou esse daqui, faça um favor à si mesmo e vá atrás dele antes que suma da Terra e vá pro Planeta Vermelho de vez RsRsRs

Perspectivas no Brasil: Veio pela Mosaico num precinho camarada entre R$800-R$1000 (isso mesmo, 1x salário mínimo quase, campeão)


VIDEO REVIEW (RAHDO):



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10 - Em Busca do Planeta X 2

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:21
2

Nota Média da BGG: 8,20 // Ranking da BGG: 984

1-4 Jogadores; 60min; PESO: 2,48/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: App-Driven, Pontos de Ação, Dedução, Bônus de Final de Jogo, Track de Tempo

Designer(s): Matthew O'Malley & Ben Rosset (Between Two Castles of Mad King Ludwig, Between Two Cities)



Comentários: Um deleite para quem gosta de Astronomia e Ciências, de modo geral. Aqui, tomamos o papel de astrônomos que se utilizam de muita observação e dedução lógica para procurar um hipotético Planeta X. No início de cada partida, o App (sim, chorem o quanto quiserem, haters) aleatoriza a disposição dos objetos celestiais, e em cada round (representado pela Terra girando em torno do Sol) podemos usar o aplicativo para escanear os céus e participar de várias conferências (tudo muito lúdico, óbvio). Feito isso, as informações coletadas vão sendo anotadas em sheets individuais para publicação de teorias, e estas valerão pontos no final do jogo; jogo este, por sua vez, que termina quando alguém descobre a localização do bendito Planeta X. Adorei o tema, muito único, e ele até que não é tão feinho (comum em jogos de dedução), rejogável pra caramba devido à aleatorização do App, rápido e facinho de explicar.. hmm.. interessante, já coloquei na lista de desejos!! Seria um Alquimistas menos horrivelmente feio?

Perspectivas no Brasil: Talvez um pouco nichado demais? De todos, até agora, o menos provável de desembarcar no Brasil, mas se viesse chuto algo entre R$200-R$300.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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11 - Tidal Blades: Heroes of the Reef 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:21
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Nota Média da BGG: 7,90 // Ranking da BGG: 1475

1-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 2,88/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Card Drafting, Rolagem de Dados, Gestão de Mão, Set Collection, VPPs, Worker Placement

Designer(s): Tim Eisner & Ben Eisner (The Grimm Forest)



Comentários: Confesso que o jogo me atraiu mais pela parte estética do que pela temática, mas tudo bem.. aqui, supostamente somos Tidal Blades, jovens guerreiros que competem em um torneio de 5 dias e 5 noites (5 rodadas) para ver quem é o grande campeão da porr@ toda. Nesse meio tempo, coletamos recursos, competimos em desafios em diferentes ilhas/localidades do tabuleiro, lutamos contra monstros e avançamos nosso personagem em atributos como Foco, Espírito, Resiliência e Sinergia. No final da partida, somos julgados não só pelo nível que chegamos nesses atributos, mas também de acordo com a posição no Rank de Campeões e os Monstros que cada um matou. Okay.. bem genérico, é verdade, mas parece divertidinho.. É relativamente rápido e fácil de explicar, tem alguma profundidade temático-estratégica.. bacana.. vale à pena dar uma conferida =]

Perspectivas no Brasil: Não faço idéia se alguém tem interesse, começamos a entrar numa zona meio nebulosa, agora, de uns jogos mais underground.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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12 - Whistle Mountain 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:22
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Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 2412

2-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 3,11/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Tile Placement, VPPs, Worker Placement

Designer(s): Scott Caputo (Whistle Stop) & Luke Laurie (Whistle Stop, Manhattan Project: Energy Empire, Dwellings of Eldervale)



Comentários: Cuidado, gente, esse daqui não tem nada a ver com o Whistle Stop, exceto o fato de ser do mesmo Designer e ser meio que uma continuação temática do anterior, pois seria com o $$ angariado com as ferrovias que os projetos de Whistle Mountain seriam realizados. Projetos estes que são o ponto central do jogo, pois os players ficam numa corrida incessante pela construção de andaimes e máquinas para escalar as montanhas e coletar mais e mais recursos; quanto mais variados e raros, melhor. Dando suporte aos seus trabalhadores, há também o uso de dirigíveis, tudo isso numa pressão constante antes que a neve das montanhas derreta e inunde o vale abaixo, levando consigo os pobres trabalhadores. Uau!! Adorei a temática e parece que o jogo é super rejogável devido ao fato de cada partida variar bastante a depender do tipo de habilidades e melhorias que os jogadores resolvem desenvolver, quão rápido se guiam em direção ao topo da montanha e como balanceiam ambas as coisas. Achei bem bonitinho, embora um pouco poluído visualmente, e embora pareça um Euro médio/pesadinho, não deve ser tão traumático assim de ver mesa.

Perspectivas no Brasil: Já que a Paper Games trouxe Whistle Stop será que eles localizam esse também? Compraria facinho, mas chuto algo entre R$300-R$400


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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13 - Dwellings of Eldervale 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:22
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Nota Média da BGG: 8,50 // Ranking da BGG: 639

1-5 Jogadores; 60-150min; PESO: 3,21/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Controle de Área, Rolagem de Dados, Gestão de Mão, Tabuleiro Modular, VPPs, Worker Placement

Designer(s): Luke Laurie (Whistle Stop, Manhattan Project: Energy Empire)



Comentários: Bombasticamente interessante, agora que parei p/ dar uma olhada e estudada melhor. No jogo, representamos facções místicas (pense fantasia medieval p/ dar uma facilitada) que se aventuram, batalham e crescem em poder para tentar conquistar os 8 reinos de Eldervale. O BG mistura alocação de trabalhadores (com poderes únicos) controle de área e engine building em turnos onde podemos alocar os meeples no tabuleiro ou reagrupá-los para ativar nossas cartas de aventura (tableau individual). Os espaços do board são onde angariamos "poder" no jogo, e eles podem ser desde um moinho abandonado até uma fortaleza perdida, calabouços e torres de magia caindo aos pedaços, além de terras elementais (fogo, água, terra, ar, etc, etc..). Uff.. muita coisa, né, e isso é só na explicação temática do dito cujo. Esteticamente, achei ele de cair o cú da bunda, MARAVILHOSO!! Resta saber agora se é redondinho de regras, se flui bem na mesa, e se tem algum apelo mais estratégico ou acaba sendo uma fanfarra de pancadaria e passagem de perna no coleguinha (não curto tanto). O fato de ser assimétrico e tabuleiro modular me agradam bastante, pois tem sido uma tendência universal p/ gerar variabilidade e longevidade nos jogos, super aprovado, mas como muitos já colocaram, devido ao porte grandioso do BG, acho difícil vir pro Brasil.

Perspectivas no Brasil: Melhor tirar o pônei da chuva, mas a esperança é a última que morre. Apostaria, nesse caso, em Galápagos ou Conclave, e num precinho acima de 1x Auxílio Emergencial


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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14 - Duna: Imperium 2

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:23
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Nota Média da BGG: 8,50 // Ranking da BGG: 291

1-5 Jogadores; 60-150min; PESO: 2,89/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Deck/Bag/Pool Building, Tabela de Resultado de Combates, VPPs, Worker Placement

Designer(s): Paul Dennen (Clank!, Clank! In! Space!, Clank! Legacy)



Comentários: Lasquei o sabugo nesse jogo em listas prévias, e continuo achando o tema bem meia-boca (li e não curti muito o universo de Duna), mas relevando isso, fui atrás de saber um pouco mais do BG e as mecânicas/dinâmicas de jogo me atraíram pra caramba!! Eu sou fã de deck-building e aqui ele é usado de um jeito diferente, no intuito de permitir um certo mistério sobre as ações dos adversários, pois o deck que cada um constrói define o tipo de ação que seus workers conseguem fazer, angariando cada qual níveis de influencia diferentes com as 4x principais facções do jogo, aumentando o poderio ou volume militar dos jogadores. Outra coisa que achei sensacional é o fato de alternarmos turnos p/ jogar as cartas de nossas mãos (bem único isso se comparado aos DBs tradicionais), sendo que quando não tivermos mais o que fazer (foi isso que eu entendi), mostramos a mão remanescente e com os resultados lá presentes podemos comprar mais cartas ou ajudar nossas tropas a lutar por recompensas do round. Ok.. posto isso, achei que ficou a desejar em termos estéticos, mas deve ser bem rejogável, relativamente fácil de explicar e não muito demorado. Já deu pra ver que será uma boa pedida pra esse ano de 2021, e eu tenho quase certeza que alguém irá trazê-lo visto o hype do novo filme que sairá.

Perspectivas no Brasil: Chuto Conclave ou Galápagos, e chuto algo em torno de R$250-R$350


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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15 - Pandemic Legacy: Season 0 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:23
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Nota Média da BGG: 8,80 // Ranking da BGG: 458

2-4 Jogadores; 45-60min; PESO: 3,12/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Pontos de Ação, Cooperativo, Gestão de Mão, LEGACY

Designer(s): Rob Daviau (Pandemic LEGACY: S1 e S2, Cthulhu: Death May Die, Risk LEGACY, Downforce) & Matt Leacock (999x Pandemics)



Comentários: Shame On Me mas ainda não consegui terminar sequer a Season 01 do Pandemic LEGACY (culpem meus amigos desnaturados que já me abandonaram umas 3x e preferem ficar jogando Brass), mas do pouco que pude me divertir com o original, CARAMBA, quero experimentar esse daqui pra ontem, ainda mais posto que se passa num período histórico que eu tanto gosto (Guerra Fria) e que não dá pra saber logo de cara se estamos do lado dos bandidos ou dos mocinhos (se é que existe isso), como que o plot se encaixa com o das outras caixas e que tipo de loucura eles inventaram, dessa vez, p/ modificar os componentes e a experiência de jogo. Se não jogaram um LEGACY ainda, tá aí a oportunidade (se for de SP, só me chamar que eu topo RsRsRs).

Perspectivas no Brasil: Esse daqui também já saiu, e pela Galápagos, no precinho camarada de R$500-R$600


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16 - Forgotten Waters 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:24
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Nota Média da BGG: 8,30 // Ranking da BGG: 523

3-7 Jogadores; 120-240min; PESO: 2,20/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Rolagem de Dados, Eventos, Escolhas Narrativas (em parágrafos), Cenários/Missões/Campanha, Semi-Coop

Designer(s): Mr Bistro, J Arthur Ellis (Crystal Clans, Raxxon) &  Isaac Vega (Dead of Winter)



Comentários: Oh Yeah !! Finalmente estão cumprindo a promessa de dar mais liga na plataforma Crossroads do Dead of Winter (aquela em que um coleguinha lê um parágrafo de história pra quem tá do lado e a pessoa toma uma decisão que pode impactar pacas o fluxo do game). Num mundo de fantasia e piratas (imagina se isso fosse com temática de One Piece @.@), os jogadores navegam juntos em busca de criar suas próprias histórias e alcançar tanto os próprios objetivos como os em comum da tripulação. Parece ter uma pegada beeeem story-driven, tipo o já referido Dead of Winter, mas lembrando também Above and Below, Near and Far e Stuffed Fables, onde interagimos com um livro de cenários e desafios para andar no board (se é que isso existe no BG), fazer combates, etc, etc.. tudo bem feitinho, caprichado mesmo. Sinceramente, tá quase mais p/ um RPG ilustrado do que qualquer outra coisa, mas os componentes todos são muito bons, pelo que pude ver, e a rejogabildiade deve ser insana com as infintias possibilidades do plot. Embora o jogo seja bem simples de explicar, acabo me preocupando com essas sessões de 2-3h, Em resumo, definitivamente um "Kiwi Game" (alcunha que eu dou p/ jogos que me encantam de cara.. Kiwi é um dos meus apelidos..), mas ainda estou em busca de amigos que curtam esse tipo de experiência =S

Perspectivas no Brasil: Não duvido que venha, e tem muito cara de Galápagos ou Conclave. De preço.. hmm.. chuto uns R$300-R$400?


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17 - Honey Buzz 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:25
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Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 1743

1-4 Jogadores; 45-90min; PESO: 2,63/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Memorização, Construção de Padrões, Tile Placement, Worker Placement

Designer(s): Paul Salomon (Periodic: A Game of The Elements)



Comentários: Do mesmo designer que fez o famigerado jogo da tabela periódica e em cujo stand eu perdi uns bons 30min da última GenCon presencial só paquerando as idéias geniais do cara. Posto isso, o jogo é sobre abelhas fofinhas que resolvem se meter com Economia em uma floresta cheia de ursos e texugos sedentos por doçura, onde cada jogador tem por objetivo construir a melhor e mais eficiente colméia via tile drafting e placement, ativando poderes em estilo combinho total para angariar néctar e pólen, processando-os para venda nos mercados de ursos, sessões de degustação mélica ou até mesmo tentar conquistar os favores da abelha-rainha e sua corte. A parte mais competitiva, parece, vem do fato de que néctar e pólen são recursos bem escassos e será uma briga entre os jogadores descobrir onde consegui-los e pegar pra si antes dos adversários. Esteticamente lindo, dificuldade e duração medianas, aspecto econômico que me encanta e que é trabalhado de forma lúdica sem deixar de lado a estratégia.. to salivando já (trocadilhos à parte) pela oportunidade de experimentar esse daqui!!

Perspectivas no Brasil: Tem muita cara de Galápagos, acho, mas não descarto uma editora mais B ou C apostando no mesmo.. POOOORÉM, via de regra, ainda acho difícil que o mesmo desembarque por aqui, já que Racoon Tycoon tem uma pegada bem parecida, é ótimo, e ninguém se propôs a localizar ainda T-T


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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18 - Santa Monica 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:25
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Nota Média da BGG: 7,60 // Ranking da BGG: 1418

2-4 Jogadores; 35-40min; PESO: 2,06/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Draft de Cartas, Combos, Set Collection, TIle Placement

Designer(s): Josh Wood (Cat Lady)



Comentários: Do mesmo autor do ótimo Cat Lady, esse daqui me lembrou bastante o Burano (googla aí) no que tange a construção de uma paisagem bem característica de um ponto turístico globalmente famoso (no caso, as praias de Santa Monica, na California). Já pude dar uma volta por lá, na vida real, e o jogo entrega bem essa questão do misto de calmaria das praias com o agito dos calçadões, visto que os jogadores farão draft de cartas p/ construir sua própria versão de Santa Monica, combando as localidades para atrair mais turistas e fazer mais pontos no final do jogo. Fora isso, ele é esteticamente okay.. rápido e facinho de explicar, tem tudo p/ ser um ótimo filler ou porta de entrada p/ um público mais casual, mas resta saber se tem rejogabilidade e apelo estratégico suficiente p/ se firmar no longo-prazo.


Perspectivas no Brasil: Acho difícil que venha devido à especificidade do tema abordado, mas seria uma boa pedida na faixa dos R$100-R$200.


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19 - Beyond the Sun 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:26
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Nota Média da BGG: 8,20 // Ranking da BGG: 1189

2-4 Jogadores; 60-120min; PESO: 3,06/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Draft de Ações, Eventos, Movimentação Ponto-a-Ponto, Árvores de Habilidades, Worker Placement

Designer(s): Dennis K Chan (primeiro sucesso dele \O/)



Comentários: Um Space CIV mais pro lado leve do espectro onde os jogadores decidem de forma coletiva, mas não cooperativa, como se dará o progresso tecnológico da humanidade logo que essa começa a se aventurar pelas profundezas do espaço. Competindo em setores como desenvolvimento econômico, ciência e influência galáctica (tudo isso se reflete em pontos de vitória), os jogadores buscam alcançar, coletivamente, um certo número de achievements (imagine, por exemplo, que o jogo termina quando 20x conquistas, no total, já foram desbloqueadas). No turno, cada player move seu worker p/ um espaço vazio no board e lá executa a ação destacada, podendo ser a produção de minérios, crescer sua população ou trocar um recurso por outro, permitindo assim que pesquisem e desenvolvam novas techs de uma árvore de 4x níveis (essas techs, por sua vez, podem ser científicas, econômicas, militares e comerciais.. bem no estilo Twilight Imperium, se já tiverem jogado..). A idéia é que consigam, assim, colonizar exoplanetas e expandir seu império da melhor forma possível. Okay.. fui conquistado pela proposta e o jogo até que não é tão feio, surpreendendo-me o fato de não parecer tão dificil nem tão demorado. O receio surge, na verdade, quando propõe essa coisa do CIV game em menos de 3-4h (nunca vi uma boa implementação disso). Tárica/Estratégia devem ser bem presentes no BG, acho, mas preciso jogar p/ ter certeza do que se trata.

Perspectivas no Brasil: Existe uma chance sólida que alguém resolva trazê-lo, mas não chuto menos que R$400 p/ essa belezinha.


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20 - Oceanos 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:26
1

Nota Média da BGG: 7,70 // Ranking da BGG: 564

2-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 2,78/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Draft de Cartas, Gestão de Mão, Take-That, Pontos de Vitória não-revelados

Designer(s): Nick Bentley, Ben Goldman, Brian O'Neill, Dominic Crapuchettes (esse último: Evolution, Wits & Wagers)



Comentários: Fruto de um KS que parece ter dado bem certo, Oceans é um engine building super interativo (comprovo, pois pude jogá-lo ainda em 2019), onde onde os players desenvolvem suas espécies marinhas em um ecossistema continuamente modificável, sendo necessário muita adaptação para sobreviver às intempéries ambientais e a predação dos coleguinhas de mesa. No início do jogo, oferece-se a todos um pool comum de modificações possíveis, mas depois disso, cabe a cada jogador escolher como prosseguirá com sua espécie (carnívoro, herbívoro, parasita, etc, etc..). Eventualmente, cartas mais poderosas, das profundezas, irão surgir no jogo, assim como eventos de cenário aleatoriamente escolhidos antes da partida, tornando tudo bem mais dinâmico e intenso, transmitindo aquele senso de emergência e que o final do jogo se aproxima. Eu, particularmente, nunca tinha jogado nada da linha Evolution, mas gostei muito do que vi aqui e só não comprei o jogo na época pq ainda não tinha sido lançado oficialmente. Esteticamente, é muito bem resolvido, e não é nem difícil de por na mesa nem demorado demais p/ encher o saco do pessoal que prefere comer os peixes do que brincar de evoluir eles. Considero bem tático e estratégico, mas talvez mais o primeiro do que o segundo (temático, dado que o ambiente muda rapidamente), e a rejogabilidade é super alta devido às combinações entre espécies e estilos de jogo que os players podem adotar.

Perspectivas no Brasil: Torço p/ que deem uma chance, mas acho bem dificil, sequer consigo chutar uma editora.


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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21 - A Ilha dos Gatos 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:27
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Nota Média da BGG: 8,00 // Ranking da BGG: 116

2-4 Jogadores; 60-90min; PESO: 2,33/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Draft de Cartas, Cobertura de Grid, Pontos de Vitória não-revelados

Designer(s): Frank West (City of Kings)



Comentários: Eu sou apaixonado por gatos mais do que tudo (e olha que eu sou veterinário, deveria gostar de todos os animais igualmente, não!?), então o tema desse aqui me acertou em cheio, mesmo sendo bizarro.. aparentemente, estamos resgatando xaninhos de uma ilha mística antes que um Lorde Maligno invada a mesma e acabe com o cat nip, talvez!? Posto isso, o draft de cartas simularia a exploração da ilha e nos permite resgatar os benditos gatos (em cores e tamanhos diferentes, pertencendo cada qual a uma família de felinos), encontrando tesouros e aprendendo importantes "lições" ao longo do partida. Na real, essas lições são condições de pontuação pessoal p/ final do jogo e, junto da disposição dos gatos em nosso barco (mesma família = juntinhos) são o que ditará o desempenho de cada player. Bem.. não sou muito fã de poliominos, mas o card-drafting me atraiu bastante, sendo que o jogo parece ter uma boa dose de estratégia e rejogabilidade já na caixa-base. Por fim, também não demora demais e parece ser ok em termos de regras. Prêmio tofu pra ele: nem cheira, nem fede.

Perspectivas no Brasil: Veio pela MeepleBr mas com um precinho beeem salgado, entre R$400-R$500


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22 - Sorcerer City 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:27
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Nota Média da BGG: 7,60 // Ranking da BGG: 1644

1-6 Jogadores; 45-60min; PESO: 2,25/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Deck/Bag/Pool Building, Gestão de Mão, Tempo Real, Tile Placement

Designer(s): Scott Caputo (Whistle Stop, Whistle Mountain)



Comentários: O tema é mais do que genérico, mas parece que somos Magos (uau, que criativo) tentando construir a melhor cidade possível, round após round (5 no total) e e em tempo real, no intuito de angariar dinheiro, influência, magia e pontos de vitória!? Cada jogador começa com um conjunto de tiles e terá 2 minutos para otimizar a estrutura de sua pequena cidadela, comprando mais tiles e conseguindo recompensas entre os rounds. O tchan, entretanto, fica na possibilidade de um Monstro aparecer quando se compra mais cartas ou tiles de um deck (não entendi bem essa parte), tocando o caos na cidade dos players. O que mais me atraiu nesse BG foi a parte estética, a rapidez das partidas e a facilidade das regras, mas não tenho certeza se tem um conteúdo estratégico bacana e se a rejogabilidade no longo-prazo justificaria o investimento. Ahh.. tem a questão tempo-real também.. tirando Ubongo que jogo de vez em quando, apenas, sou uma negação nesse tipo de jogo e tendo a evitá-los.

Perspectivas no Brasil: Não duvidaria alguém trazer dado o caráter bem casual do público brasileiro, mas os componentes bem trabalhados elevariam o preço do jogo e isso pode torná-lo inviável para terras tupiniquins. De qualquer forma, chutaria uns R$350-R$450 e Galápagos como distribuidora.


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23 - New York Zoo 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:28
1

Nota Média da BGG: 7,40 // Ranking da BGG: 1389

1-5 Jogadores; 30-60min; PESO: 2,10/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cobertura de Grid, Tabuleiro Modular, Rondel, Tile Placement

Designer(s): Uwe Rosemberg (Um Banquete a Odin, Caverna, Agricola, Le Havre, Fields of Arle, Patchwork)



Comentários: O Uwe é meu designer favorito e farei questão de tirar umas boas fotos e pegar um joguinho autografado com ele em Essen, mas confesso que não sou muito chegado nessa linha Poliomino dos últimos anos. O jogo é bem simples e lembra uma mistura de Patchwork com Barenpark, onde os players escolhem aumentar seus cercados ou pegar animais em cada rodada, bem naquele estilão de rondel que ele tanto adora. Esses animais, por sua vez, podem procriar e isso equivalerá a mais pontos no final de jogo. Simples? Sim, bastante, mas é bonito que só e parece ser uma ótima pedida de leve/médio-peso para preencher jogatinas e apresentar aos casuais. Não aparenta ter uma baita de uma rejogabilidade e a tática/estratégia deve ser bem tranquila, mas a facilidade em explicar e as partidas rapidinhas fazem dele uma boa aposta pro mercado brasileiro.

Perspectivas no Brasil: Aposto que vem pela Galápagos, tem muuuuita cara dela, mas posso queimar a língua e a MeepleBr ou Grok pegar pra si, quem sabe..


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24 - Etherfields 0

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:28
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Nota Média da BGG: 8,20 // Ranking da BGG: 1213

1-4 Jogadores; 90-180min; PESO: 3,46/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Cooperativo, Deck/Bag/Pool Building, Movimento em Grid, Tabuleiro Modular, RPG

Designer(s): Michael Oracz (This War of Mine, Neuroshima Hex!, Cry Havoc, Monolith Arena)



Comentários: Um jogo narrativo e de combate tático na exploração de sonhos, eis a premissa. Achei a descrição do jogo bem críptica, pouco informativa, mas casa bem com a proposta de jogadores que perderam a memória e tentam entender o propósito de tudo que ocorre ao redor deles, por mais bizarro e surreal que seja. Até onde entendi, as regras começam bem simples, deck-building basicão, e vão evoluindo ou mudando por completo no decorrer da jornada (achei isso sensacional!!). Os componentes são show de bola e a campanha promete ser longuinha, com bastante variedade e branching a depender das decisões tomadas pela mesa. Não é um jogo leve, nem fácil de explicar, e provavelmente é caro pra porra (minis, minis e mais minis =S), mas já entrou no meu radar e adoraria saber mais a respeito.

Perspectivas no Brasil: Só consigo ver algo desse porte vindo pela Galápagos, MeepleBr ou Conclave, e mesmo assim com ressalvas nos eventuais problemas de produção e tradução (mesmo vale para Dwellings of Eldervale)


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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25 - Sonora 1

Ir para o jogo Homux 02 Feb 21, 16:29
1

Nota Média da BGG: 7,20 // Ranking da BGG: 3123

1-4 Jogadores; 30-45min; PESO: 2,30/5,00

Principais Mecânicas/Dinâmicas: Pontos de Ação, Controle de Área, Combos, Petelecos

Designer(s): Rob Newton (primeiro sucesso dele \O/)



Comentários: Ai gente.. Vou me esforçar aqui pra escrever algo positivo, mas definitivamente não curto jogos de peteleco, de destreza, etc, etc.. Pelo que eu entendi, o grande chamariz do jogo é o seu visual meio Technicolor e as imagens de pôr-do-sol do deserto de Sonora, com um board dividido em áreas cada qual com um esquema de jogo diferente. De resto, o mesmo de sempre: se você dá um peteleco e alguém te peteleca pra fora, perdeu pontos, e vice-versa. Em paralelo a isso, parece que ocorre uma integração com uma sheet apagável onde marcamos pontos e outras informações.. Nossa, realmente preciso aprender mais sobre esse daqui, mas já me surpreendi antes com propostas similares, e o mesmo pode ocorrer dessa vez. Esteticamente é bacana, verdade, mas pode acabar irritando quem queria algo mais trabalhado, estrategicamente falando, e resta saber se ele se mantém interessante no longo-prazo. Fácil e rápido de jogar deve ser sim, assim como outros do gênero, mas continuo com o pé atrás.

Perspectivas no Brasil: Tem cara de editora mais indie, de jogos levinhos e casuais. Com relação a preço, penso em R$150-R$250


VIDEO REVIEW (THE DICE TOWER):



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