
A lista de todos os vencedores de anos anteriores pode ser vista aqui
Um grande mérito para nós brasileiros é que a maioria dos jogos dessa lista já tem versão nacional.
Wingspan foi o grande vencedor, sendo que antes já havia vencido o Kennerspiel des Jahres. Efetivamente Wingspan foi o jogo mais badalado do ano. Um engine building relativamente leve (mas não tão rápido quanto sua propagando apregoa), foi desenvolvido por Elizabeth Hargrave, uma designer estreante, Wingspan confirma o grande prestígio ascendente da Stonemeyer Games. A expansão acaba de ser lançada lá fora.
Este jogo confirma também o prestígio ascendente do mais bem sucedido dos designers alemães recentes, Wolfgang Warsch, que colocou 2 jogos na lista dos 10 do ano passado deste prêmio (The Mind e Die Quacksalber von Quedlinburg) e 3 (esses 2 e mais o Ganz Schön Clever) na lista do Spiel/Kennerspiel des Jahres do ano passado. Este aparenta ser mais um euro leve e abstrato com mecânica de seleção de dados.
Novo jogo do Daniele Tascini, designer de Marco Polo e Tzolk'in, este jogo confirma o prestígio atual dos designers italianos. Um excelente jogo onde os jogadores movem dados em um rondel de ações. Foi a grande sensação da feira de Essen de 2018 e era meu favorito ao prêmio, mas não deu para ele. Recentemente foi lançada lá fora a expansão Late preclassic period, e Tascini emplacou mais um jogo excelente na feira de Essen desse ano, Trismegistus, completando a trilogia dos jogos começados em T com nome exótico.
Jogo cooperativo realmente bastante badalado nos últimos tempos. Spirit Island tem o tema inusitado e politicamente correto de ser ambientalista e anticolonialista. Os jogadores são deuses primitivos que se revoltam e tentam combater colonizadores que estão invadindo e destruindo recursos naturais de uma ilha paradisíaca.
Outro jogo que fez razoável sucesso na feira de Essen de 2018, dos designers Shem Philips e S.J. Macdonald. Shem está em alta, já havia chamado a atenção ao ser indicado ao Kennerspiel des Jahres de 2017 com Invasores do Mar do Norte e seu novo jogo e sucessor espiritual deste, Paladins of West Kingdom, despertou considerável interesse.
Jogo que tem entre seus autores Ignacy Trzewiczek, que era popular sobretudo por Robinson Crusoé e Imperial Settlers, mas que também desenvolveu os ótimos Stronghold e Prête-à-Porter. Este é um representante da nova onda de "jogos que só se jogam uma vez" e dos jogos que precisam de um aplicativo no celular para serem jogados. Trata-se de um jogo cooperativo, aparentemente bastante imersivo, em que os jogadores são detetives que tentam desvendar a solução de um crime a partir de pistas e deduções. O jogo tem 5 cenários que consomem de 2 a 3 horas.
Jogo novo do Vladimir Suchy, que já havia nos brindado com os ótimos Last Will e Pulsar 2849. Este jogo era originalmente uma produção independente, em que Suchy e a esposa investiram suas economias fundando a editora Delicious Games. Felizmente a experiência foi bem sucedida, pois o jogo fez razoável sucesso, já tendo sido relançado por outras editoras. O jogo lembra um pouco Terraforming Mars, inclusive tematicamente, com jogadores jogando cartas em um tableau com o intuito de desenvolver uma rede de cidades submarinas a fim de sustentar a humanidade. Um jogo excepcional, que poderia ser mais bem rankeado, não fosse o problema apontado por alguns de ser um pouco demorado demais. A expansão New Discoveries, que acaba de ser lançada em Essen, é aguardada ansiosamente.
Lançamento recente do mais prestigioso dos designers italianos, Simone Luciane, aqui com Nestore Mangone como associado. É o segundo jogo de italianos na lista dos 10, confirmando o recente prestígio dos designers daquele país. Newton é um jogo muito bom, com algumas mecânicas que lembram de longe outro jogo do autor, As Viagens de Marco Polo. Os jogadores são cientistas que viajam pela Europa em busca de conhecimento. Depois de Newton, Luciane ainda lançaria outro jogo excelente, Barrage. A expansão do Newton, Great Discoveries também está prestes a ser lançada lá fora.
Reimplementação de outro jogo mais antigo, We are the World, Just One é um party game cooperativo extremamente leve e abstrato, que ganhou o Spiel des Jahres desse ano, confirmando a tendência recente de jogos muito leves daquele prêmio.
Este jogo é de 2017 e deve ter aparecido na lista por ter sido lançado tardiamente na Alemanha. Gloomhaven é atualmente o jogo no topo do ranking do bgg, portanto é um jogo de enorme sucesso. Provavelmente ainda não foi lançado aqui devido ao fato de ser um jogo bastante caro. Gloomhaven é um jogo cooperativo de combate tático feito para ser jogado em campanha, um Legacy, outra onda recente popular entre os jogos de tabuleiro.
Concept Kids: Animals é a versão infantil do popular jogo Concepts e venceu a categoria à parte de melhor jogo infantil.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.