Incluso no jogo base: não, mas possui regra oficial disponível para
download (não necessita de componentes novos)
Emula uma partida com outro jogador: não (modo solo do tipo "classificação de pontos")
Como jogar (rápida explicação):
O jogo é preparado normalmente como em uma partida para 3 pessoas. A IA (inteligência artificial, ou
"Dragão da Ingenuidade" como no manual) não recebe o tabuleiro de reino e sempre joga após você. Na sua vez você escolhe uma peça do Castelo do Dragão (tabuleiro principal) e coloca em seu tabuleiro de reino, como no jogo normal (regras de seleção e colocação de peças permanecem inalteradas). O
Dragão irá retirar em seguida uma ou duas peças do jogo baseado na peça que você acabou de pegar. Ao final do jogo, soma-se os seus pontos e comparamos com uma tabela para saber qual a classificação.
Impressões:
O modo solo de Dragon Castle é simplesmente genial! Você precisa planejar muito bem as suas ações pois a IA irá retirar do jogo as peças que você precisa para terminar o seu castelo. Se você der bobeira terminará o jogo sem consolidar muitas peças e consequentemente não conseguirá colocar os santuários nos andares mais altos (que dão mais pontos). As regras de quais peças o
Dragão irá pegar são simples e lógicas.
Achei o modo solo tão ou mais desafiador que jogando com outros jogadores. Além de ser relaxante, pelo menos pra mim.
Estratégias: servem também para o modo normal
- Olhe bem o tabuleiro principal e escolha com cuidado quais peças são interessantes para você, planeje a longo prazo. Não deixe para fazer isso durante a partida, pois assim que o Castelo do Dragão chega no primeiro nível o jogo acabará em 3 rodadas (gatilho de final de jogo).
- O
Dragão (IA) irá retirar as peças baseado nas suas escolhas, então manipule isso ao seu favor. Seja para liberar uma peça travada que você tanto precisa, seja para amenizar a quantidade de peças retiradas por ele, pense bem antes de pegar uma peça para você.
- Tente consolidar com o máximo possível de peças para maximizar a pontuação. Várias consolidações menores não compensam no modo solo.
- Não coloque seus santuários no primeiro nível em seu tabuleiro. Se possível, acumule santuários enquanto prepara uma grande consolidação.
- Tente consolidar as peças especiais (Dragões, Estações e Ventos) a partir do segundo nível. Como elas permitem colocar 2 santuários ao mesmo tempo você garante mais pontos.
Minha maior pontuação até agora: 56 pontos (classificação "Dragão de Prata")
PS: Ainda não joguei com as cartas de Espírito e Dragão. Se usar no modo solo você deve diminuir 15 pontos ao final da partida.