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Os melhores jogos que eu NÃO GOSTO! (Marcius Edition)

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marciusfabiani20/09/2018 às 14:51
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marciusfabiani
MD

"Uma das coisas boas de ficar velho é que você sabe do que gosta e do que não gosta."

Essa é a primeira frase do meu perfil no BGG. Ela define minha relação não apenas com os jogos de tabuleiro, mas com praticamente tudo na vida. A idade te dá mais segurança e mais confiança na defesa dos seus pontos de vista e te protege dos comportamentos de manada que costumam acompanhar essa nova categoria sociológica chamada "hype".

Nosso querido RMaia8 (Barba) me desafiou a publicar uma lista nos moldes da excelente compilação que ele fez dos jogos que ele não curte, apesar de admitir que os jogos têm qualidades. Desafio aceito! Seguem alguns jogos que não se encaixam nas minhas preferências, mas nos quais consigo ver qualidades que justifiquem sua imensa popularidade -- mas não aqui em casa! Alguns desses jogos eu jamais jogaria novamente, nem que minha vida dependesse disso (Lisboa, por exemplo). Outros eu até jogo se não tiver escapatória (Mansions of Madness), e outros eu até mesmo me pego com saudade de jogar de vez em quando (Scythe, Five Tribes).

Nunca é demais repetir: EU NÃO ACHO QUE ESSES JOGOS SEJAM RUINS! Tudo é opinião. São jogos que não se encaixam no meu gosto, apenas. Não se sinta pessoalmente atacado se eu não curto seu jogo favorito, rs. Há espaço pra todos os gostos nesse nosso hobby maravilhoso.

13 comentário(s) Comentar

Itens (10)

1 - Terra Mystica 6

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 11:58
6

POR QUE É BOM:
Denso, redondo, com alta rejogabilidade, Terra Mystica é um "eurão de responsa". Baixíssimo fator sorte e alta curva de aprendizado colocam o jogo, justificadamente, entre os jogos mais apreciados entre os heavy gamers.


POR QUE NÃO GOSTO:
Porque Terra Mystica é praticamente um compilado de características que eu tendo a não gostar num jogo:
- tema de fantasia (prefiro temática histórica, política, "realista", etc.);
- complexo e pesadão (até encaro jogos mais pesados, mas o tema tem que me agradar, o que não é o caso aqui);
- jogadores com habilidades diferentes (com algumas exceções, prefiro jogos simétricos, em que os jogadores não tenham "poderes" diferentes dos demais já de saída);
- sem interação direta ("dar block" no colega não atinge meus requisitos de interação... isso pra mim se chama "interferência... você não está interagindo comigo, você está me atrapalhando, rs)


JOGARIA DE NOVO?
Sim, mas evito.

22 comentário(s) Comentar

2 - Great Western Trail 5

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 12:06
5

POR QUE É BOM:
Alexander Pfister tem a manha de pegar um tema chato e combiná-lo com mecânicas que o tornam interessante. Ele é muito bom em integrar diferentes mecanismos numa salada que tinha tudo pra não funcionar, mas acabam formando um todo redondo.


POR QUE NÃO GOSTO:
Porque deck building é uma das mecânicas que acho mais chatas em todo o hobby. Compro uma carta; coloco no meu deck; embaralho; compro mais cartas; coloco no meu deck; embaralho; e assim até o fim dos tempos. "Ah, Marcius, mas é tão legal ir depurando seu deck"... eu acho chato que dói. E ainda por cima, é um deck building de VACAS. Nada mais maçante. Na segunda ou terceira viagem do caubói eu já estou pedindo pra morrer.


JOGARIA DE NOVO?
Só com uma arma apontada pra minha cabeça.

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3 - Um Banquete a Odin 4

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 12:13
4

POR QUE É BOM:
Só o maluco do Uwe pra te dar 60+ opções de ação e não te fazer querer pular do sétimo andar. Ele é um dos grandes mestres dos jogos de worker placement, não há como negar. Variado, inúmeras estratégicas possíveis, mil mecânicas combinadas com a habilidade de um mestre do design.

POR QUE NÃO GOSTO:
Porque dá pra contar nos dedos de uma mão os worker placements que eu gosto de jogar. E esse jogo é o paraíso dos amantes dessa mecânica, mas o inferno dos que não gostam dela. Um leviatã monstruoso, com opções em exagero, com mecânicas saindo pelo ladrão, que eu tendo a jogar em modo semi-aleatório, torcendo pelo melhor. E por que não gosto de alocar trabalhadores? Porque geralmente são multiplayer solitaires com gente se atrapalhando, e isso passa por interação. E interação, pra mim, é essencial em um jogo: são raríssimos os jogos sem interação que eu peço pra jogar.


JOGARIA DE NOVO?
Nem pra evitar o Apocalipse.

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4 - Terraforming Mars 7

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 12:21
7

POR QUE É BOM:
Quem não gosta de um bom engine building? A variabilidade de cartas nesse jogo é absurda. Não há duas partidas iguais. O desafio de gerenciar sua mão de cartas e tirar delas o máximo de pontos possível é sempre interessante.


POR QUE NÃO GOSTO:
Quem não gosta de um bom engine building? Eu. Uma corrida solitária de otimização que eu acho chata de doer. Race for the Galaxy tem o mesmo problema pra mim. Mas Terraforming Mars é ainda mais problemático pro meu estilo, pois a variante do drafting, que torna o jogo mais interessante e menos aleatório, também o torna insuportavelmente longo e maçante. E uma das características que mais abomino em qualquer jogo é a introdução forçada e canhestra de elementos de "take that" pra deixar o jogo mais "interativo", e esse jogo tem isso em abundância.

JOGARIA DE NOVO?
Nem se minha mãezinha me implorasse de joelhos.

20 comentário(s) Comentar

5 - 7 Wonders 3

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 12:24
3

POR QUE É BOM:
Dá pra contar nos dedos os jogos que funcionam bem com 7 pessoas e que não sejam party games pra bebuns. 7 Wonders é um dos melhores exemplos do jogo "gostoso de jogar". Regras simples, muita variedade estratégica e aquela sensação gostosa de ter construído algo ao longo da partida, o que normalmente te satisfaz mesmo que você tenha perdido miseravelmente.

POR QUE NÃO GOSTO:
Porque drafting não é pra mim. A ciranda-cirandinha de cartas passando de mão em mão não faz minha cabeça. Por que simplesmente não me dar uma mão de X cartas e deixar que eu me vire? "Ah, Marcius, isso é menos estratégico, e o fator sorte iria pra estratosfera". Discordo. Você imagina Twilight Struggle com drafting? Seria desastroso. Ter que se virar com sua mão inicial exige conhecer o baralho, saber se contrapor às cartas que seus oponentes possam ter e minimizar o dano, jogando cartas ruins no melhor momento possível, entre outras estratégias. Drafting pra mim só serve pra deixar os jogos mais lentos e mais arrastados, pois sempre tem uma tartaruga que empaca o flow.

JOGARIA DE NOVO?
Sim, depois de mandar duas ou três doses de uísque pro bucho.

12 comentário(s) Comentar

6 - Lisboa 1

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 12:40
1

POR QUE É BOM:
Lacerda é, com razão, um dos ídolos dos heavy gamers. Seus jogos em geral são esteticamente impecáveis e cheios de carne pra mastigar durante horas. Os temas são sempre interessantes e se encaixam bem nas mecânicas. Cada ação tem repercussões profundas em outras partes do jogo, numa engrenagem que é difícil de dominar, mas, quando dominada, dá uma imensa satisfação ao jogador.

POR QUE NÃO GOSTO:
Eu e Vital Lacerda não nascemos um para o outro. Pra começar, a fixação pela alocação de trabalhadores, uma das mecânicas que evito. Além disso, a pegada rococó, com mil detalhes (vários inúteis, na minha opinião), regras de mais de 20 páginas (normalmente só aceito em war games), a psicose com a multiplicação de ícones e de desenhinhos pra tudo que é lado. Como obra rococó do design de board games, um monumento; como um instrumento pra eu me divertir por um par de horas, um desastre.

JOGARIA DE NOVO?
Só depois que eu concluir meu projeto pessoal de resolver todas os exercícios de derivada e integral de todos os livros de cálculo já publicados.

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7 - Scythe 3

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 13:50
3

POR QUE É BOM:
A caixa mais linda de todos os tempos? Talvez. Componentes de altíssima qualidade? Confere. Gestão de recursos, controle de área, corrida, batalha, a ***** toda? Sim, com certeza. Scythe é uma festa para os olhos, além de ser um jogo relativamente simples e amigável. O conflito é raro e normalmente desencorajado pelas próprias regras do jogo, que pune os brigões com perda de popularidade (fundamental para a pontuação do endgame).

POR QUE NÃO GOSTO:
Por uma série de motivos, nenhum deles muito grave. Pra começar, habilidades especiais (geralmente não curto). Corridinha sem muita interação, que deixa o fim de jogo anticlimático e previsível: dá pra sacar quem vai ganhar em Scythe com umas duas ou três rodadas de antecedência. A malandragem de já incluir no jogo base espaço para duas facções de expansão, acho isso uma grande pilantragem. O Stegmaier é um dos publisher/designers que mais entendem de marketing do mercado atual. Faz jogos apenas ok na minha opinião, mas é uma figura extremamente simpática e comunicativa que sabe surfar no hype como poucos e consegue proezas do tipo vender uma caixa VAZIA pros fãs dos seus jogos. Isso tudo faz parte do jogo de mercado, mas deixa um gostinho meio amargo na minha boca. 

JOGARIA DE NOVO?
Sem problemas, mas jamais será minha primeira opção.

9 comentário(s) Comentar

8 - Five Tribes 2

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 14:18
2

POR QUE É BOM:
Um jogo com tantos meeples não pode ser ruim! Five Tribes é lindo, relativamente rápido, nem leve nem pesado, aquele euro amigável que é ideal pra ser o carro-chefe de uma noite entre amigos que não sejam muito heavy gamers. Cathala é o mestre do feijão-com-arroz bem temperado, bem característico da escola francesa, que, apesar de não fazer jogos absurdamente geniais e revolucionários, sempre entrega alguma coisa minimamente interessante.

POR QUE NÃO GOSTO:
É o tipo de jogo que me enjoa rápido. Aconteceu a mesma coisa com Azul. Comprei, joguei, enjoei, vendi. Os "mil caminhos para a vitória" oferecem uma (na minha opinião) falsa sensação de rejogabilidade infinita, pois estamos diante de um jogo que das duas, uma: ou você calcula as consequências de cada jogada potencial em termos de pontuação, gerando um AP infinito, ou você joga semi-aleatoriamente na base do feeling e torce pelo melhor. Eu simplesmente enjoei dessa sensação de imprevisibilidade em relação ao sucesso ou fracasso da minha estratégia. Five Tribes também foi o jogo que transformou (junto com Trajan) um exército de bordigueimeiros em especialistas instantâneos em mancala, e eu comecei a achar isso levemente irritante, rs.

JOGARIA DE NOVO?
Sim, mas sem um pingo de empolgação.

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9 - Mansions of Madness (2ª Edição) 1

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 14:27
1

POR QUE É BOM:
O melhor jogo da pletora de jogos sobre Cthulhu e companhia do mercado? Talvez. Pelo menos entre os lançados pela Fantasy Flight, é o que me parece menos aleatório em termos de eventos e narrativa. É um jogo em que as partidas geram histórias pra serem contadas, além de ser impecável esteticamente e de ser inovador no excelente uso que faz do aplicativo, que até trilha sonora oferece pra experiência.

POR QUE NÃO GOSTO:
Porque os dungeon crawlers não me empolgam. Acho que me sinto frustrado ao planejar uma jogada com o maior cuidado do mundo e ver tudo ruindo por causa de duas ou três rolagens horrorosas. Gloomhaven aprimorou esse sistema ao colocar cartas no lugar dos dados, mas a campanha interminável com dezenas de missões é um commitment grande demais pra mim (joguei duas ou três partidas com meu grupo e pedi penico).

JOGARIA DE NOVO?
Com o grupo certo, sem dúvida.

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10 - Magic Maze 0

Ir para o jogo marciusfabiani 20 Sep 18, 14:38
0

POR QUE É BOM:
O jogo é elétrico. É sempre a mesa mais animada em qualquer ludoteca. Os diversos níveis de dificuldade oferecem um desafio crescente que é bastante convidativo e encorajador. Um quebra-cabeças divertido e amigável pra resolver em conjunto entre amigos.

POR QUE NÃO GOSTO:
A pressão. Aquele pino vermelho sendo batido na minha frente sem parar, a areia escorrendo pela ampulheta, o olhar desesperado e, aos poucos, cada vez mais enraivecido dos meus companheiros tentando me comunicar uma jogada que é tudo menos óbvia pra mim -- nada disso me diverte. Me sinto pressionado. Esse problema também acontece em Hanabi, e é um paradoxo de alguns jogos cooperativos: quando o jogo é de fato cooperativo, quando cada um é o único responsável por sua ação e não pode receber sugestões dos outros jogadores, é grande a cobrança pra desempenhar à altura o seu papel. A sensação de que você não correspondeu à expectativa da equipe e foi a causa da derrota não é legal. Se o grupo for tranquilo em relação a isso, tudo bem. Mas se o grupo for mais competitivo, um jogo cooperativo pode, paradoxalmente, gerar um tipo de cobrança e de ressentimento que não existiria se o jogo fosse competitivo e cada um fosse responsável apenas por si próprio.

JOGARIA DE NOVO?
Sim, se alguém conseguir pra mim uma receita de Rivotril pro pós-jogo.

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