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  2. Expansões Boas, Ruins e Indiferentes - Avaliando o custo benefício das expansões.
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Expansões Boas, Ruins e Indiferentes - Avaliando o custo benefício das expansões.

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Rhedrun13/08/2015 às 13:43
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Rhedrun
MD

Nesse nosso Hobbie não é incomum encontrar-mos (e sermos) complecionistas/completistas. 

Percebo que, principalmente quem está começando no hobbie, tem o costume de querer o jogo completo, com todas as expansões lançadas pra ele, até aquelas mini expansões promocionais com 1 tile extra que adicionam quase nada no jogo, ainda que a única forma de comprá-las seja por U$100 no ebay.

Eu era assim também, uns anos atrás, mas depois de burro velho comecei a perceber que algumas expansões são totalmente desnecessárias. Não que sejam necessariamente ruins, mas o custo-benefício delas é ruim, e pelo preço que você pagaria por elas, valeria mais a pena comprar um jogo novo pra sua coleção.

Mas por outro lado, reconheço que algumas expansões são praticamente vitais para o jogo, melhorando o mesmo consideravelmente, ao ponto que depois de você jogar com a dita expansão, não consegue mais imaginar o jogo sem ela.

Seguem então minhas opiniões pessoais sobre diversos jogos que possuem expansões e o quão boas, ruins, ou irrelevantes elas são para os seus respectivos jogos base.

Como de costume, a lista está aberta. Usuários são bem vindos para adicionar expansões de jogos, bem como suas opiniões sobre a necessidade delas nos jogos base.

20 comentário(s) Comentar

Itens (32)

1 - Stone Age 1

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 08:57
1

Stone Age: Style is the Goal

Também com o nome novo de Stone Age: The Expansion, o único motivo que justifica comprar essa expansão é se você quiser muito, mas muito mesmo, jogar o jogo base com 5 pessoas.

Tirando o fator de adicionar o quinto jogador (que também nem é lá essas coisas), essa expansão não adicionanenhum elemento inovador ou indispensável ao jogo, sendo puro luxo. 

O jogo base por si só é muito bom, e já é bom o suficiente sem que você precise pagar mais U$ 30  pra melhorar nem 10% da sua qualidade.

A expansão não é exatamente ruim, mas com U$ 30 eu prefiro mil vezes comprar um jogo novo do que comprar ela que não vai adicionar nada demais nas tardes de jogatina do meu grupo.

Avaliação: Ruim (pelo custo benefício).

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2 - Kingsburg 4

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 08:58
4

Kingsburg: To Forge a Realm

Eu tinha o Kingsburg sem a expansão, e não entendia as críticas tão positivas ao jogo. Nunca achei um jogo ruim, mas achava meio sem sal, com a sensação de que era muito repetitivo e de que faltava alguma coisa.

Na época comentei isso no antigo grupo da BG-BR (ainda no Yahoo), e alguém me respondeu dizendo que a expansão desse jogo era mandatória. Comprei a expansão, jogamos, e logo na primeira partida eu confirmei o dito: essa expansão é definitivamente mandatória pro jogo!

Ela melhora o jogo em muitos aspectos, aumenta absurdamente a rejogabilidade (que é baixa no jogo base, e muito alta com a expansão), diminui a sorte, tornando o jogo mais estratégico, e ainda adiciona alguns elementos opcionais que criam estilos bem diferentes de partidas dependendo se você adicioná-los ou não.

Avaliação: Mandatória! Vital para a qualidade do jogo.

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3 - Last Night on Earth: The Zombie Game 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:02
0

Expansões de Suplemento:

As expansões de Supplement são para mega adoradores do jogo complecionistas. Elas não adicionam nada de mega foda no jogo, sendo totalmente desnecessárias. Meu veredicto pra elas: ruins!

Expansões grandes:
Last Night on Earth: Survival of the Fittest
Last Night on Earth: Growing Hunger
Last Night on Earth: Blood in the Forest

São boas expansões, que adicionam uma boa dose de rejogabilidade no jogo base. 

Porém, nada vital para o jogo. Se você acabou de comprar o LNoE base, jogue-o bastante sem expansões. Quando você enjoar das missões do jogo base, e se tiver gostado muito do jogo, então comece a pensar em comprar uma ou outra expansão. Elas são úteis quase que apenas por adicionarem cenários extras (adicionam algumas outras coisinhas legais tb, mas o resto não se justifica).

Avaliação: Indiferente, se estiver com dinheiro sobrando e gostar muito do jogo, vá em frente, caso contrário, fique só com o base.

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4 - A Guerra dos Tronos: Board Game 2

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:07
2

A Game of Thrones: The Board Game (Second Edition) - A Feast for Crows Expansion

Após um zilhão de críticas sobre o desbalanceio do jogo para 4 jogadores (infundadas na minha humilde opinião, pois tematicamente o jogo tem que ser desbalanceado, senão não é AGoT, mas sim um joguinho de conquista de castelos random qualquer), a FFG lançou essa expansão com objetivo de tornar as partidas com 4 jogadores mais agradáveis ao público geral.

A minha própria opinião sobre essa expansão é dividida. Ela é boa, o jogo fica legal com ela, mas ao mesmo tempo, eu acho que ela tira um pouco do feeling e da imersão do tema. Não me entenda mal, não estou dizendo que ela torna o jogo ruim, só que ela faz com que as ideias básicas do tema fiquem um pouco fora de foco. 

Fora que eu acho que o jogo base pra 4 já é muito bom, e o desbalanceio, como já falei, faz parte da temática. Quando eu quero jogar um jogo balanceado, eu não quero jogar AGoT, e quando eu quero jogar AGoT, eu sei que a ideia é que as casas são desbalanceadas, e isso que é o legal, pois faz com que os jogadores tenham que fazer intrigas, negociações e blefes, que, pra mim, são a alma do tema.

Avaliação: Me divido:
1 - Se você é do tipo que quer jogar um jogo balanceado, e não abre mão que o tema seja AGoT, e além disso, é difícil conseguir reunir mais do que 4 pessoas pra jogar, então ela é vital!
2 - Se você, como eu, quando quer jogar AGoT quer ter a sensação de intrigas e desequilibrios naturais do tema GoT, ela é indiferente. Não a considero ruim, porque adiciona um novo modo de jogo por um custo relativamente baixo, e que eh um modo de jogo interessante, apesar de tirar o feeling de intrigas pesadas da partida.

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5 - Sid Meier's Civilization: The Board Game 1

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:11
1

Sid Meier's Civilization: The Board Game - Wisdom and Warfare
Sid Meier's Civilization: The Board Game - Fame and Fortune

Wisdom And Warfare:
Algumas civilizações extras não caem mal. As Social Policies também são legais, dando um gás a mais na imersão do tema, pois são um elemento chave no jogo original (de computador). Algumas tecnologias a mais trazem mais opções, maior rejogabilidade.

Mas as novas regras de combate e as novas unidades são simplesmente indispensáveis pro jogo base! O novo sistema diminui absurdamente a sorte no combate, tornando-o bem mais tático. E o combate, apesar de não ser necessário para a estratégia de todas as nações, é para algumas, e é uma parte importantíssima do jogo.

Fame and Fortune:
Civilizações extras, tecnologias novas, relíquias, cartas para as Grandes Pessoas com habilidades diferentes. Tudo bem legal, mas nada que seja sensacional.

Avaliação: 
Wisdom and Warfare: Indispensável, basicamente devido à melhoria nas regras do combate e nas cartas das unidades.
Fame and Fortune: Da pra viver sem.

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6 - Guerra do Anel (Segunda Edição) 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:12
0

War of the Ring: Lords of Middle-Earth

Grandes personagens da Terra Média entram em jogo com essa expansão, com suas habilidades especiais mudando completamente o rumo das batalhas da terra média! #SQN.

Não sei, pode ser loucura pessoal, e provavelmente é, porque todo mundo que fala sobre essa expansão cita ela como indispensável, dizendo que melhora muito o jogo. Eu particularmente acho que ela adiciona bem pouco ao jogo, nada demais, apenas superficial. 

Não é ruim, e é relativamente barata, com compoenentes de boa qualidade, então se você ama o jogo, é legal ter. Mas sinceramente, se você só "gosta" do jogo, se não é um dos seus preferidos, e você só joga uma vez ou outra, fique só com o base, gaste seu dinheiro com outra coisa.

Avaliação: Indiferente. Compre se você ama o jogo. Jogue só o base se ele for só mais um jogo que você "gosta" da sua coleção.

Considerações extras:
Pessoalmente, eu acho a expansão da primeira edição (War of the Ring: Battles of the Third Age) muito mais interessante, adicionando muito mais elementos, muito mais opções de estratégias, com uma sensação muito maior de rejogabilidade. Eu tenho ambas, e prefiro mil vezes jogar com ela do que com a exp da segunda edição (infelizmente elas não se misturam).

Avaliação da expansão da primeira edição: Muito boa! Adiciona bastante ao jogo, aumentando o leque de possibilidades e de "what ifs" das batalhas da terra média. 

A notícia ruim é que ela é difícil de achar pra comprar atualmente. A notícia boa (ou não, ainda saberemos) é que já foi anunciada a segunda expansão da segunda edição (War of the Ring: Warriors of Middle-earth), que vai trazer diversos elementos que eram da expansão da primeira edição! =)

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7 - 7 Wonders 2

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:23
2

7 Wonders: Babel
7 Wonders: Cities
7 Wonders: Leaders
7 Wonders: Wonder Pack

Babel:
"Dois módulos novos" parecia ser uma promessa bem legal pra esse jogo que, dentre os lights, é um dos meus favoritos. mas infelizmente me decepcionei. 

Nenhum dos dois módulos é mega divertido, nenhum dos dois melhora o jogo. Só trazem alguns aspectos "mais do mesmo" pro jogo. Não mais do mesmo de 7 wonders, mas mais do mesmo de outras ideias de outros jogos, sem a personalidade 7 wonders que pra mim é o que 7 wonders tem de tão especial.

Alguns podem argumentar que pelo menos adiciona rejogabilidade, mas pra mim novamente vem a questão do que espero quando quero jogar um jogo específico. Quando quero jogar 7 Wonders, essa expansão não é o que eu espero do jogo, e quando eu quero ter a experiência que essa expansão proporciona, não é 7 Wonders que eu quero jogar.

Cities:
Pra mim, mais adiciona complicações e regrinhas extras do que diversão ao jogo. Em relação à rejogabilidade, adiciona, mas nada demais. Prefiro o jogo base sem ela. Ao terminar de explicar ela pro meu grupo, a reação geral foi de "vamos jogar o normal, sem essa porcaria!"

Leaders:
Custa o mesmo preço da Cities, mas pra mim, eh bem mais simples, trazendo mais diversão do que complicações. Não é uma expansão essencial, mas é bem legal, uma das que "mais melhora" o jogo.

Wonder Pack: 
Muito bacana pra quem já jogou o jogo muitas vezes. Adiciona uma rejogabilidade bastante considerável. Pra quem ainda está começando com o jogo e tem menos de 10 partidas, não chega a valer a pena.

Avaliação: 
Babel: Custo Benefício Ruim. 
Cities: Custo Benefício Ruim. 
Leaders: Não é ótima, indispenável, mas tem um custo benefício bom.
Wonder Pack: Indiferente. Compre apenas se você já não aguenta mais os mesmos wonders do jogo base.

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8 - Clash of Cultures 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:26
0

Clash of Cultures: Civilizations

Como a maioria das expansões, ela adiciona diversos elementos no jogo, mas o mais importante deles é a adição da mecânica Variable Player Powers, que, pra mim, é um pré-requisito básico de qualquer jogo de civilização! :P

Sem ela, os jogadores começam 99% iguais, sem nada que diferencie um do outro exceto pela sorte/azar de ter retirado uma carta mais forte/fraca de ação no início do jogo.

A expansão trás dois elementos que diferenciam as nações iniciais dos jogadores: Tecnologias (chamados de Avanços  noi jogo) específicas (que só a sua civilização poderá pesquisar), e líderes, cada civilização com 3 possibilidades de líderes, cada líder totalmente diferente do outro, e todos com habilidades especiais que tem relações com o estilo da sua civilização.

Avaliação: Muito boa! Não chega a ser indispensável, pois o jogo base já é bem decente, mas melhora ele consideravelmente.

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9 - Small World 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:27
0

Small World: Be Not Afraid...
Grand Dames of Small World
Small World: A Spider's Web
Small World: Cursed!
Small World: Royal Bonus

Em todas elas, racinhas e poderes extras aumentam a rejogabilidade do jogo, nenhum elemento novo, regra nova, nada disso, só raças e poderes mesmo. 

Claro, é legal ter mais opções. Mas o jogo base já vem com opções pra cacete, e a quantidade de possibilidades de combinações já é surrealmente grande. Devo ter umas 15 partidas de Small World, e não cheguei nem perto de ver metade de todas as combinações possíveis sem as expansões, quem dirá com elas incluídas.

Avaliação: Indiferentes. São baratas, então comprar uma ou duas não vai comprometer seu orçcamento, e podem adicionar uma rejogabilidade interessante. Mas ter todas elas é totalmente desnecessário. 

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10 - Small World 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:32
0

Small World Realms
Small World: Tales and Legends

Realms:
Essa sim, adiciona mais regras, mapas modulares, diferentes a cada partida! 

Falando assim, parece a expansão mais importante do jogo.

Não se engane. Essa expansão é o luxo do luxo do colecionador de Small World. A única coisa que ela serve é pra você ter um mapa diferente do habitual pra jogar. Sinceramente, a beleza do Small World pra mim, a rejogabilidade dele, está nas misturas de raças com poderes especiais aleatórios de cada partida, e não no mapa ser ou não diferente. Essa é a característica menos levada em consideração pelos amantes do jogo.

Achei essa expansão extremamente desnecessária, e me arrependo um pouco de ter gasto dinheiro com ela ao invés de comprar outro jogo. Pra mim ela é uma das expansões mais desnecessárias já criadas, e não to falando dentre as expansões de Small World não! To falando uma das mais desnecessárias já criadas pra qualquer jogo!

Tales and Legends:
Adicionam umas imprevisibilidades ao jogo, umas alterações na forma de se pensar ao fazer sua estratégia dependendo de qual carta sair todo turno. 

Ela me divide, pois entendo que vai existir quem goste dessa cara nova que ela da pro jogo. Mas pra mim, ela tira a essência Small World do jogo. Eu prefiro o jogo sem ela.

Avaliação: Ambas totalmente desnecessárias.

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11 - Blood Bowl: Team Manager - The Card Game 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:35
0

Blood Bowl: Team Manager – The Card Game – Foul Play
Blood Bowl: Team Manager - The Card Game: Sudden Death

Apesar dessas expansões adicionarem alguns elementos que não são nada demais (nada de inovador, nada que melhore o jogo absurdamente), uma coisa que acho vital e que elas adicionam ao jogo são os times extras.

O jogo base conta com apenas 6 times pra se escolher, e apesar de serem totalmente diferentes uns dos outros, e bastante divertidos de se jogar, eu considerei poucas opções pra um jogo desse estilo, onde realmente é importante que existam estilos diferentes de jogo, mais ainda do que em jogos grandes de Civilização.

Não chegam a ser expansões vitais para a qualidade do jogo, mas ao contrário do Small World que já vem com bastantes raças no jogo base, o jogo base do Team Manager vem com poucas raças, e ter pelo menos uma dessas expansões ajuda bastante na rejogabilidade e diversão na hora de escolher um time que se encaixe mais no seu estilo de jogo.

Avaliação: Boas pela rejogabilidade que adicionam, quase necessárias num jogo com tão poucos times no jogo base. 

Ter as duas por outro lado, considero indiferente. Se você gosta muito do jogo, e tem uma graninha sobrando, vai em frente, caso contrário, escolha uma só pra aumentar as opções e seja feliz.

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12 - Race! Formula 90 0

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:37
0

Race! Formula 90: Expansion #1 – RF90 Series Championship

A expansão do jogo adiciona duas pistas novas, e as track cards dessas pistas.

Sinceramente, achei ela bem coisa de completista. Quem ama o jogo quer porque quer ter pistas diferentes. Pra mim, elas adicionam muito pouco no jogo. 

É legal ter essa "rejogabilidade", mas a sensação real de rejogabilidade é muito baixa, pois apesar do desenho da pista mudar, a sensação básica do jogo não muda, e as estratégias não sofrem alteração de otimização de uma pista pra outra (qualquer mistura funciona com a mesma qualidade em qualquer pista).

Avaliação: Mero Luxo, ainda mais se considerar o preço (é uma expansão bem carinha!). Então a não ser que o jogo esteja no seu top 10, acho que gastar seu dinheiro com outro jogo, pra ter uma varidade maior na coleção, é bem mais jogo.

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13 - Tzolk'in: O Calendário Maia 3

Ir para o jogo Rhedrun 10 Jul 15, 09:39
3

Tzolk'in: The Mayan Calendar - Tribes & Prophecies

Mais ou menos no mesmo esquema da expansão do Clash of Cultures, adiciona algumas regras e elementos extras. Mas a mais chamativa e interessante delas, são as diferentes civilizações, com poderes diferentes umas das outras, que trás estilos diferentes de jogos pra cada tribo em cada partida.

A rejogabilidade é aumentada, mas nada absurdo. São poucas dinâmicas extras adicionadas, mas na sutilidade, elas tornam o jogo mais interessante. 

Avaliação: Boa expansão. Não absurdamente boa, mas com custo benefício bem legal.

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14 - Gears of War: The Board Game 0

Ir para o jogo Rhedrun 13 Aug 15, 13:50
0

Gears of War: Mission Pack 1

Uma expansão bem pequena, que não ocupa espaço quase nenhum, bem simples de adicionar ao jogo, sem muitas regras extras que compliquem demais.

Ao mesmo tempo, ruim por adicionar muito pouco, porém boa porque o pouco que adiciona, adiciona sem complicar demais, e também sem adicionar elementos desnecessários (a especialidade de muitas expansões por ai é só encher linguiça pra ganhar um Ez Money).

Avaliação: Indiferente. O preço é bacana, e se você já jogou o jogo até enjoar das missões básicas, vale a pena. Se você acabou de comprar o jogo, desnecessária, espere enjoar das missões do jogo base e ter certeza que ainda quer experimentar mais do jogo (pode ser o seu caso ou não) pra comprá-la.

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15 - Space Hulk: Death Angel - The Card Game 0

Ir para o jogo Rhedrun 13 Aug 15, 14:06
0

Space Hulk: Death Angel - The Card Game - Deathwing Space Marine Pack
Space Hulk: Death Angel - The Card Game - Mission Pack 1
Space Hulk: Death Angel - The Card Game - Space Marine Pack 1
Space Hulk: Death Angel - The Card Game - Tyranid Enemy Pack

Todas as expansões são pequenas, e relativamente baratas.

Ter uma expansão de marines adiciona uma rejogabilidade bem legal ao jogo. Eu particularmente prefiro a Space Marine Pack 1. A expansão Deathwing Space Marine Pack tem um desbalanceio absurdo entre alguns times (uns absurdamente muito fortes, outros absurdamente muito fracos). Claro que a primeira também não é 100% equilibrada, mas o desequilíbrio é bem menor na mesma.

A Mission Pack 1 é legalzinha. Se você curte muito o jogo, recomendo. Caso só jogue casualmente e muito de vez enquando, guarde seu dinheiro pra outro jogo.

Já a Tyranid Enemy Pack foi a que mais me decepcionou. Não adiciona nada de legal ou razoavelmente diferente. Não justifica o valor cobrado, se comparada em relação às outras. Alguns Tyranids om habilidades especiais que pareceram mal pensadas, quebra-galho porque "precisamos criar uma expansão qualquer pra esse jogo!"

Avaliação:

Deathwing Space Marine Pack: Ruim. Prefira comprar o Space Marines Pack 1.
Space Marine Pack 1: Boa. Mas nada mandatório, mas vale a pena ter!
Mission Pack 1: Indiferente. Compre apenas se você tem previsão de jogar muitas vezes o jogo.
Tyranid Enemy Pack: Muito Ruim. Besteira comprar. Atualmente prefiro o jogo sem ela do que com.

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16 - Lords of Waterdeep 7

Ir para o jogo Gabi 13 Aug 15, 15:09
7

Expansão: Lords of Waterdeep: Scoundrels of Skullport

Considerações:
Jogar Lords of Waterdeep SEM expansão é bom, mas qd vc testa a expansão fica ainda melhor - maior 'rejogabilidade', mais Intrigas, mais Quests, mais Lords bem legais, mais Construções interessantes, mais um jogador (se quiser jogar até 6 pessoas, que ao meu ver é dispensável), mais dois módulos para alocar seus trabalhadores (módulos Undermountain e Skullport) e, o melhor de tudo, que faz seu jogo não ficar óbvio ou monótono: tem CORRUPÇÃO (do Skullport). Com isso, suas partidas ficam mais estratégicas e o jogo fica equilibrado. O módulo Undermountain possui umas Quests de 40 pontos que, ao meu ver e de um colega, deixam o jogo meio desiquilibrado, assim como jogar com algumas Intrigas tipo 'Lord Revelado'. Mas, a expansão em si é vital para quem tem o jogo, beneficia muito e dá um upgrade legal no jogo base. Não consigo jogar sem a expansão!

Avaliação: Excelente e obrigatória

Custo benefício:
razoável (pelo custo, mas pelo benefício é excelente). A expansão deve custar por volta de uns 200 reais ou até menos, sendo o jogo base de 250 a 300 reais (com a alta do dólar, tudo subiu) e, principalmente, pq os dois são importados. Mas nada que arrepie o bolso do jogador que a quer, pois como ela se torna obrigatória, é um gasto bem feito. ;)

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17 - Galaxy Trucker: The Big Expansion 2

Ir para o jogo Victor 14 Aug 15, 08:30
2

Mais modelos de naves, mais componentes, um tipo diferente de alien, mais cartas de eventos, adiciona mais um jogador. 

É caro? Sim. Vale a pena? COM CERTEZA. Depois de muitas partidas, o jogo básico fica um pouco repetitivo e as peças novas e as cartas dão um gás novo ao jogo.

Avaliação? Vale a pena! E por mais caro que seja, o que a expansão traz compensa. 

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18 - Galaxy Trucker: Another Big Expansion 1

Ir para o jogo Victor 14 Aug 15, 08:46
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Coloquei uma entrada diferente porque o nome dos jogos pode confundir. Acrescenta designs de jogos ainda mais complexos (adoro a nave amebóide), adiciona invasões de naves por Intrusos (alienigenas que comem cubos, tripulação e baterias ou colocam bombas na sua nave), adiciona tiles e cartas de eventos.

Avaliação: Só compre se é muito fã do jogo e já jogou bastante a primeira expansão. Ou como alternativa, compre o Galaxy trucker Aniversary Edition de uma vez que vem com as duas grandes expansões.


ADENDO: A mini expansão Galaxy Trucker: Latest Models só adiciona mais modelos de naves. Apesar de serem bem cool (como a estrela da morte), só recomendaria para um verdadeiro fanático por GT, pois com as expansões acima já tem mais do que o bastante para jogar sem se preocupar com a rejogabilidade.  

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19 - Village 4

Ir para o jogo Victor 14 Aug 15, 09:03
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Há duas expansões para esse jogo. 

Village Inn : A expansão da estalagem, que adiciona um prédio de produção de cerveja, uma área nova: a estalagem onde pode recrutar os personagens, que concedem pontos de vitória ou ajudam na estratégia durante o jogo

Village Port : Adiciona alguns personagens, introduz os objetivos para ganhar pontos de vitória adicionais, substitui a viagem terrestre pela marítima, mudando os beneficios da viagem e inclui uma forma extra de fim de jogo

Avaliação: As duas valem a pena, mas se fosse para escolher qual comprar primeiro, recomendo o porto.

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20 - Agricola: All Creatures Big and Small 1

Ir para o jogo Rhedrun 14 Aug 15, 09:10
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Agricola: All Creatures Big and Small - More Buildings Big and Small
Agricola: All Creatures Big and Small - Even More Buildings Big and Small

Ambas adicionam apenas novas Buildings para serem construídas na áres de Special Buildings do jogo. Cada uma adiciona umas 27 construções especiais novas. 

Você sempre usa as 4 especiais do jogo base, e adiciona uma mistura de 4 aleatórias das expansões (só de uma ou misturado). A proposta é aumentar a rejogabilidade.

Elas até cumprem essa proposta, mas num nível muito suave. 4 construções diferentes mudam pouquíssimo sua estratégia geral de uma partida. O lado positívo é que custam barato.

Avaliação: Dispensáveis. Se você amar muito o jogo, e depois de umas 15 partidas achar que precisa muito de pelo menos mais algumas construções para adicionar uma rejogabilidadezinha nas próximas 100 partidas, compre 1 delas (indiferente qual delas). Essa será suficiente pra você não repetir um setup inicial por muitas partidas, mais do que você provavelmente vai jogar desse jogo ao longo de toda sua vida. Comprar a segunda é totalmente desnecessário e mero luxo.

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21 - Dungeon Petz 0

Ir para o jogo Rhedrun 14 Aug 15, 09:21
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Dungeon Petz: Bob the Blob Promo Pet
Dungeon Petz: Bonus Pets
Dungeon Petz: Dark Alleys

As expansões de Petz promocionais só adicionam realmente novos petz, sem nada demais. Eles são bem diferentes dos padrões, mas ao meu ver, servem mais pra adicionar mais explicação de regra do que diversão ao jogo. São totalmente indiferentes. Eles parecem aquela música de fundo que você nem presta atenção na pizzaria: não incomoda, mas se também não estivesse ali, ninguém sentiria falta. Fora que o custo pra comprar eles é meio salgadinho (apesar de serem baratos, o frete acaba pesando, e podem sar a R$30 cada, o que acho bem caro pelo que é).

Já a Dark Alleys adiciona bastante coisa no jogo. Até hoje, é uma das expansões que eu acho que mais mudaram seu respectivo jogo base. Poucas são as que joguei que senti tanto esse efeito. É um pouco carinha, mas se você gosta do jogo, vale todo o preço.

Avaliação: 
Bonus Petz: totalmente dispensáveis. Se você conseguí-las por algo em torno de R$10, show de bola, vai em frente, música de pizzaria nunca é demais se for barata. Por mais do que isso, compre um card game baratinho ao invés.
Dark Alleys: Muito boa. Não é vital para o jogo, que sem ela já é sensacional, mas adiciona muita coisa, tornando o jogo bastante diferente. É uma das expansões mais interessantes (se comparadas com expansões médias de outros jogos).

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22 - Sentinelas do Multiverso 2

Ir para o jogo Victor 14 Aug 15, 09:41
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Esse coop divertido de super-heróis teve as seguintes expansões:

Sentinels of the Multiverse: Rook City
Sentinels of the Multiverse: Infernal Relics

Essas duas acima já estão incluídas na nova edição do jogo básico, então a menos que tenha a antiga 1a edição, não vale a pena se preocupar em comprá-las. As demais expansões abaixo são compradas a parte, mas independente da minha conclusão, o meu conselho é o mesmo do Terra Mystica - antes de comprar expansões, jogue até enjoar o básico devido à combinação absurda de vilões e heróis da caixa. 

Sentinels of the Multiverse: Shattered Timelines : A melhor expansão do Sentinels. Tanto os heróis como os ambientes e os vilões são legais. O Iron Legacy faz você sentir o que é enfrentar um super-homem malvado. Há um cowboy caçador de recompensas high-tec temporal extremamente cool e um robô herói que é versão benigna de um futuro alternativo do robô vilão omnitron. Avaliação: Recomendado! 

Sentinels of the Multiverse: Vengeance : A segunda melhor expansão do sentinels para mim, praticamente do mesmo nível do Shattered Timelines. Os heróis são muito legais (um homem-animal, uma troupe de 4 heróis simultâneos, um com poder de azar e uma psylocke), os ambientes ficaram fracos. Os vilões, porém, ficaram controversos, porque essa expansão utiliza uma mecânica diferente para eles e faz o jogo demorar mais. Ao invés de uma rodada completa ser  "vilão - herói 1 - herói 2 - herói 3 -ambiente-vilão...", um jogo usando os adversários dessa expansão usa a sequencia "vilão 1 - herói 1 - vilão 2 - herói 2 - vilão 3 - herói 3 - -ambiente - vilão 1..." . Eu gostei dessa expansao porque o jogo fica bem mais interessante e um pouco mais dramático com intervenções múltiplas dos vilões na mesma rodada. 
Avaliação: Recomendado, se gostou da proposta acima.

Sentinels of the Multiverse: Wrath of the Cosmos: Uma expansão boa, ainda que não espetacular Os heróis são razoáveis, como o "lanterna verde" (na verdade é amarelo, e o seu nêmesis usa a cor verde), uma versão alien feminina do homem-formiga/golias e claro, há o deadpool. Sério. Os vilões tem idéias interessantes, mas dos quatro dois ficaram trabalhosos demais, ainda que legais (uma mestra de arena de gladiadores espaciais e o Wager Master - uma espécie de Myxtlplyk) e dois ficaram ok (um que lembra o conceito de apocalyse do super-homem e um sinestro-like). Dos ambientes, só gostei do lar dos Endlings (que grita "Jack Kirby!" até não poder mais) e um ambiente do omnitron que ficou razoável. Avaliação: Legal, vale a pena, mas dispensável. A menos que queira muito jogar de lanterna verde ou deadpool.

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23 - Twilight Imperium: Third Edition 0

Ir para o jogo Rhedrun 14 Aug 15, 09:54
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Twilight Imperium (Third Edition): Shards of the Throne

Twilight Imperium (Third Edition): Shattered Empire

Ambas possuem diversos módulos extras, que você pode inserir em combinações diferentes no jogo, conforme o gosto do seu grupo. Você pode adicionar todos os módulos, salvo uns poucos que não combinam (se usar o módulo X, não pode usar o Y), ou só um ou outro, da maneiro que preferir. Tirando os módulos, de componentes adicionais ao jogo base (componentes que não adicionam regras) ambos adicionam Raças, Tecnologias e alguns sistemas extras, e na Shattered Empire, componentes para jogar com até 8 jogadores.

Não vou descrever os módulos de cada uma, mas para resumir, eu acho que a Shattered Empire adiciona módulos bem mais legais no geral que os disponíveis na Shards, principalmente em relação às cartas de Estratégia: o set da Shattered é muito melhor inclusive que as do jogo base, e não consigo mais me ver jogando TI com as cartas do jogo base. Fora isso, dos 15 módulos que ela adiciona, 12 deles considero muito bons pro jogo, adicionando ainda mais opções nesse jogo já imenso. Fica mais ainda com cara de "jogo épico de civilização" do que já era.

Já a Shards adiciona menos módulos (apenas 8), e eu considero que eles agregam bem menos valor ao jogo, se comparado aos módulos da Shattered. Objetivos preliminares, e mercenários eu consigo viver sem. Flagships e Mechanized units são legais, mas nada demais. E a intriga política eu achei bastante ruim. O cenário específico nunca joguei, mas nem sinto curiosidade, pra ser honesto. 

Avaliação: 
Shattered Empire: Ótima Expansão! Ainda mais essência Twilight pro Twilight. Vale cada centávo, adicionando muitas novidades ao jogo, aumentando o leque de opções absurdamente, tornando a experiência ainda mais épica.
Shards of the Throne: Dispensável! É legal ter os tanques e as Flagships, além de umas tecnologias a mais e umas raças novas. Mas se eu pudesse comprar somente esses componentes, separados, por algo em torno de U$20, eu o faria feliz, e consideraria um puta custo-benefício bom. Mas por U$40 pela expansão completa, pra eu usar só 30% do que vem dentro da caixa, acho um custo benefício bem ruim. =(

Edit: Acabei de ver que na CSI o jogo Rex: Final Days of an Empire está pelo mesmo preço da expansão Shards of the Throne. Vale bem mais a pena comprar ele e ter mais um jogo, mais uma opção na coleção, e ainda por cima com a temática do universo TI, do que ter essa expansão, caso você tenha que escolher. É um jogo muito bom! =D

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24 - Terra Mystica 4

Ir para o jogo Victor 14 Aug 15, 10:04
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A expansão  Terra Mystica: Fire & Ice  Adiciona 6 raças novas, 2 tipos de terreno complementar e objetivos de fim de jogo. Apesar de ter alguns problemas de equilibro de duas raças (shapeshifter e em menor escala, riverwalkers), já está em fase final o lançamento de uma errata para corrigir esse problema. 

Avaliação: Vale MUITO a pena. As raças novas e objetivos adicionam e alteram a estratégia de um jogo que já tinha uma rejogabilidade incrível. PORÉM, eu não recomendaria comprar a expansão junto com o jogo básico por não ter a menor necessidade de começar com a expansão. O Terra Mystica por si só tem 14 raças para experimentar. Curta elas antes :)     

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25 - Eight-Minute Empire: Legends 2

Ir para o jogo MOITA1980 14 Aug 15, 11:08
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Eight-Minute Empire: Lost Lands

Esta expansão custa quase o preço do jogo básico (algo em torno de 15 a 20 obamas).  Mas vem com quase tanto conteúdo quanto a caixa básica.  Vejamos:

Adiciona um tabuleiro grande com a região das Lost Sands com pontuação diferenciada para o seu domínio, e no verso tem o tabuleiro do subterrâneo que tem a regra dos cristais.

Tokens de cristais para o lado alternativo do tabuleiro principal.

Mais quatro líderes, cubos de líderes, peças para um quinto e sexto jogador, tokens de ordem de turno, 6 playmats, dezenas de cartas novas, tokens de facção, mais um token de portal, token de viagem marítima... ufa... é muita coisa.

E uma nova forma de jogar, que muda o core do jogo básico.

Avaliação:  Vale a pena?  Vale muito, cada centavo, é uma expansão tão boa que é quase um jogo novo, onde o jogo básico vira a expansão... hehehe

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