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para o nosso truque de hoje vamos precisar de... VOCÊ! |
Vocês devem ter reparado que este mês e o passado nós tivemos uma diminuição considerável de postagens aqui, no facebook e na Ludopedia. Isso aconteceu não porque estamos desanimados ou porque estamos desistindo de nossos objetivos, pelo contrário, porque estamos com muito trabalho nos bastidores. Trabalho que vai começar a se descortinar para vocês neste novo mês que está entrando.
Ao invés de ficar falando do que vamos fazer (a maioria dos nossos planos já está sendo discutida com os padrinhos e parceiros. Fica a dica), vamos comentar algo que vem acontecendo e que nos deixa extremamente felizes e ainda mais cientes da nossa responsabilidade com o que construímos e que vamos construir ainda mais.
O aumento no interesse no PNP
Sim, ele está acontecendo. Felizmente o mercado nacional vem descobrindo que o PNP pode ser uma ideia interessante. Mais do que isso, os desenvolvedores estão descobrindo que a nossa fórmula de mostrar os jogos antes mesmo de começar a falar de um financiamento coletivo pode alavancar positivamente um futuro lançamento.
Os temores de que as “ideias sejam roubadas” e outras situações contra as quais viemos lutando nesse ano e meio de existência do nosso Studio estão caindo e estamos sendo procurados por alguns autores interessados em lançar seus jogos em nosso blog.
Isso, além de nos deixar profundamente felizes e orgulhosos, aumenta ainda mais a nossa determinação de avançar ainda mais em nosso objetivo de popularizar ainda mais os jogos, oferecendo opções mais acessíveis de jogos de tabuleiro.
Nos último mês nos aventuramos para além das fronteiras de nossos eventos mais tradicionais, indo até São Jose dos Campos (onde fizemos muitos amigos e com certeza retornaremos com certa frequência) e Itatiba (que nos recebeu maravilhosamente bem). Admito que faltem fotos, mas tem momentos que são tão bons que a gente esquece-se de tirar foto.
Tudo isso em prol do objetivo final: tornar o PNP uma alternativa lucrativa para quem produz (Neil Gaiman já dizia “Quero que todos tenham sua dose de meus quadrinhos por meios mais legítimos e que isso eventualmente pague meu jantar”) e cada vez mais interessante para quem consome.
“Quando vocês vão lançar o jogo de verdade?”
Sim. Eu já ouvi isso das pessoas, nos eventos, depois de demonstrar o Machina ou o Seguem Alterações. E elas não dizem por mal. Elas simplesmente acreditam que o PNP não é um “lançamento de verdade”. Que nós estamos apenas preparando o produto para um lançamento oficial, o verdadeiro, em um financiamento coletivo ou por meio de uma editora já estabelecida no mercado.
Nós acreditamos sinceramente que a disponibilização dos arquivos de um jogo para que as pessoas possam imprimir em casa é um lançamento sim. Inclusive eu tive diversas discussões com o Jonatas sobre o quão maduro um jogo precisa estar antes de ser lançado no blog. Em muitos aspectos ele está certo, e eu mudei algumas das minhas opiniões depois de pensar no que aprendemos com nossos primeiros jogos. Mais que isso, acredito que uma das minhas maiores esperanças, a de fazer do Studio Teia de jogos um precedente para que desenvolvedores pensem em novas formas de apresentar seus jogos para o público.
Aí entram alguns detalhes importantíssimos, nos quais nós vamos precisar demais da sua ajuda. Sim, você que está lendo esse texto!
A Ludeka tem sido uma parceira inestimável para o Studio, e a gente vem fazendo de um tudo para “ajuda-los a nos ajudar”. Afinal de contas, eles são uma empresa e vem dando um apoio inestimável para o nosso Studio, assim como o Pitta’s boardgames, que sempre abre espaço e apoia todas as nossas insanidades (vamos falar mais dos outros parceiros em futuras oportunidades). Só que o retorno não está sendo o que nós queremos oferecer para eles, em retorno de vendas dos kits, em procura por esses produtos que nós estamos ajudando a criar.
A questão não é vir aqui e “pedir para que você compre”. Isso a gente já faz em todas as nossas postagens.
Queremos é entender exatamente porque os nossos kits não vendem tanto quanto queremos. Já que o
interesse cresceu, como falamos lá em cima, porque as vendas não? Falta alguma coisa no que está sendo oferecido? Você quer a parte impressa junto com as peças? Ou você simplesmente não quer ter o trabalho de recortar e montar o jogo?
Deixe a gente saber o que você quer, talvez a gente mude o nosso jeito de trabalhar graças à sua opinião, pois isso sempre fez parte da nossa filosofia de trabalho.