No último domingo (21/08), aconteceu o Diversão Offline 2016. A segunda edição do evento anual veio com muitas novidades em termos de organização e conteúdo, tendo um público maior do que o ano passado, apesar da chuva. O evento ocorreu novamente no Centro de Convenções SulAmérica, assim como em sua última edição, contando com uma presença maior das editoras nacionais e lojas.
Tábula presente no evento
As editoras e as novidades
Neste ano o evento contou com um número maior de editoras, tomando conta do térreo e do mezanino do local. Entretanto, o mais importante foi justamente o número de empresas nacionais que compareceu com seus títulos, produtos e acessórios. Claro que além de jogos de tabuleiros também existia muito material de RPG.
A Tabuleiro Mix distribuidora e loja trouxe muitas novidades, autores e conteúdo ao evento. Lá estavam: Ace Studios (com Fel Barros demonstrando os seus jogos que estão saindo pela Cool Mini Or Not), Histeria Games (com Daniel Alves e o seu novo jogo Sonhando com Alice em financiamento no Kickante), Lends Club, Riachuelo Games, Arcano Games, Meeple BR (com Diego Bianchinni e seus lançamentos Vudú e Química Maluca), além do pessoal super bacana do grupo Senhores dos Jogos que realizaram mesas de jogos nacionais para quem quisesse jogar gratuitamente. Lá também estava o pessoal da BEST Games com seus futuros lançamentos: Guerra das Pepitas e Heka - Manipulando a Ordem Cósmica, ambos já em fase de playtestes.
Ainda no térreo, tínhamos a gigante Galápagos Jogos que apesar de não ter trazido loja, trouxe uma equipe sólida para demonstrar seus jogos e futuros lançamentos, como Flick 'em Up (sucesso absoluto no evento inclusive com fila para jogar), Sim, Mestre das Trevas e os futuros lançamentos Star Wars: Destiny, Mansions of Madness 2ª edição, Tokaido, Dead of Winter - A Noite Sem Fim e muitos outros.
Ao lado da Galápagos estava a editora Funbox Jogos que veio com tudo nos preços dos seus produtos, com ótimas promoções. As grandes novidades da editora foram o relançamento do sucesso brasileiro Quartz de Sergio Halaban (também autor do novo jogo Matryoshka), e o lançamento do festivo Good Cop, Bad Cop.
Seguindo ainda no mesmo andar, ao lado estava a Conclave Editora que desde o ano passado leva o evento muito a sério. Este ano, como não poderia deixar de ser, veio com uma grande novidade exclusiva: o lançamento do jogo do game designer carioca Leandro Pires, Rock'n'Roll Manager que esgotou a tiragem limitada do evento em menos de uma hora. Além deste, a editora mineira também demonstrou sua versão para o jogo Room 25 que já virá com a primeira expansão em uma edição brasileira muito legal, além de outros futuros lançamentos.
Como não poderia deixar de comparecer, a carioca Redbox apareceu com seus jogos de sucesso Raid & Trade e Red Dragon Inn, além de todo seu catálogo de RPG. Entre os lançamentos destaque para o RPG Space Dragon e micro jogo Boss Monster que já havia sido anunciado anteriormente. Ainda teve novidades em jogos nacionais: Micrópolis e Tsukiji de designers do Rio de Janeiro, Rodrigo Rego e Leandro Pires (Rock’n’Roll Manager) foram anunciados como futuros lançamentos da editora.
Flick 'em Up da Galápagos Jogos foi um dos destaques
O mezanino
No segundo andar do evento, mais precisamente no mezanino, o evento era mais misturado com áreas de quadrinhos, jogos de tabuleiro, lojas, protótipos, auditório e mesa para autores.
A Magic Store Brasil veio com suas novidades em acessórios. Apesar do pequeno estande, a Ludeka veio com tudo tanto na venda, quanto na divulgação do seu trabalho em acessórios para jogos analógicos em geral. Inclusive apareceu com o lançamento recente da sua coleção de dados temáticos!
O Diversão Offline não ficou para trás em variedade com a Toys4Fans que trouxe acessórios, action figures, estatuetas e outros; ao lado do pessoal da Piticas, Orcverso e Retired Troopers. No segundo andar, a Game of Boards era praticamente a única empresa focada em jogos de tabuleiro, que por sinal trouxe muita variedade em seu catálogo. Ao lado das vendas, a empresa também trouxe para demonstração jogos da Ludofy (Patchwork, Supernova, entre outros), PaperGames (Flip City, Red 7 e Isle of Sky), Lends Club (Ataque dos Tubarões Vampiros) e Sherlock S.A que trouxe bastante novidade como Engage, Anomalias, Possessão Arcana, Millions e Aljubarrota.
Durante o evento aconteceram diversas palestras
Palestras
A principal atração do mezanino (ou "segundo andar") foram as palestras mesmo. Pessoas importantes no hobby como Carlos Couto, Romulo Marques, Rodrigo Rego (esses 3 do grupo carioca de criação de jogos Mansão das Peças), Fel Barros (Ace Studios), Alexsander Costa (Castelo das Peças, RJ), Warny Marçano (Space Cantina), Vanessa dos Santos (Funbox), Anésio Vargas (New Order), Jack Explicador (Meeple Maniacs), Antônio Pop (Redbox), Filipe Cunha (Pensamento Coletivo) e tantos outros que abordaram temas diversos e pertinentes como criação de jogos, tradução, jogadores, entre outros temas relativos a RPG e board games.
Claro que não poderia deixar de comentar a atração internacional deste ano, John Wick, autor de RPGs como Blood and Honor, A Lenda dos Cinco Anéis e do lançamento no evento 7th Sea, que também deu palestra, além de atender aos presentes com fotos, entrevistas e autógrafos.
Considerações pessoais
Para mim o evento já é a referência brasileira em eventos de jogos de tabuleiro e afins. Apesar de somente duas edições, a evolução do mesmo por parte da organizadora Geek Carioca é surpreendente, o que exige também mais das empresas que participam. O público só aumenta, a qualidade do evento acompanha e a coisas ruins no mesmo diminuem.
Mais organizado e melhor distribuído, este ano o evento contou com mais mesas de demonstração por parte das editoras, porém, acredito que uma sinalização das seções e dos jogos que estavam sendo jogados também ajudaria bastante aos novatos no hobby para que eles identifiquem as empresas, jogos e autores. Exemplo disso foi o sucesso que o Daniel Alves da Histeria Games fez, pois lá na área da editora existiam banners grandes sinalizando o que estava rolando.
Mas nem tudo são louros. Como o evento ficou dividido em dois andares, as atrações na parte inferior tiveram maior destaque que a do setor superior. Faltou sinalização e informação para a galera que estava prestigiando o evento de que havia algo no segundo lugar. Era fácil perceber a maior movimentação no setor inferior e que algumas pessoas não sabiam na existência do segundo andar, apesar do folheto informativo, acabavam por não subir.
É isso pessoal. Espero que tenham gostado do nosso relato e nos vemos no ano que vem no Diversão Offline 2017!
Fotos: Ana Rita Nunes e Thiago Ferri