Escrita por: Rodrigo Neves.

Ficha do Jogo:
Em “O Labirinto Mágico” somos aprendizes de magos disputando para coletar itens mágicos perdidos em um labirinto. É um jogo de memória com destreza, voltado para o público infantil, mas que permite partidas em família com adultos, mantendo a diversão de todos. Lançado em 2009 pela Devir Ibérica, é um trabalho do designer pouco conhecido Dirk Baumann. De 2 a 4 jogadores, as partidas deste jogo são muito rápidas, durando entre 15 e 20 minutinhos. O jogo não possui dependência de idioma.
Mecânicas:
- Construção de rotas;
- Memória;
- Movimento em grades.
Síntese do Jogo:
O interessante aqui é como a temática é implementada neste jogo... a idéia é que o labirinto possui paredes mágicas, ou seja, invisíveis. A caixa é parte integrante do jogo - é onde ficam as "paredes escondidas". No tabuleiro, que fica apoiado sobre a caixa, é onde os jogadores movem seus peões imantados, usados para arrastar uma bolinha de aço na parte de baixo, exatamente onde estão as "paredes".
Antes da partida começar, os jogadores ou um até mesmo uma pessoa de fora da partida, devem montar sobre o insert um labirinto. O jogo conta com um tabuleiro interno vazado peças de madeira para isto. Já existem algumas disposições pré-indicadas no manual, mas é possível se inventar outras. É muito importante garantir que qualquer casa seja acessível por todos os 4 cantos do tabuleiro, para não “quebrar” o jogo. Para as primeiras partidas eu realmente aconselho os labirintos do manual, pois uma montagem aleatória ou sem critérios, pode deixar fácil para um jogador e dificultar consideravelmente a vida de outro. De qualquer forma, algumas giradas na caixa por diferentes jogadores, após o labirinto pronto, impede que alguém tente tirar vantagem de forma proposital aqui.



Para finalizar o setup, coloca-se sobre o labirinto um outro tabuleiro por onde os peões irão se mover durante a partida. Em seguida, cada jogador escolhe um peão de sua cor, e o coloca em um dos 4 cantos dele, colocando por baixo uma bilha (esfera) de aço que ficará presa.
O tabuleiro é formado por vários símbolos únicos, representando itens mágicos que precisam ser coletados ao longo da partida. Para todos estes símbolos no board, existem seus tokens circulares respectivos com a mesma imagem. Eles devem ser reunidos em uma bolsa e embaralhados. Tanto no início da partida quando toda vez que um item for recolhido, um novo token deve ser retirado da sacola e posto em jogo, sobre a sua imagem correspondente.

Na vez de cada jogador, ele deve lançar um D6 especial com números de 1 a 4, e pode andar o número de casas correspondentes a sua escolha com seu peão. O movimento não pode ser em diagonal, apenas para casas adjacentes na ortogonal. Porém, cada vez que encontra uma "parede invisível", o peão perde sua bolinha de aço, e o jogador tem que recomeçar seu caminho novamente. A bolinha ao cair, rola para um dos quatro cantos da caixa, facilitando sua retirada sem precisar expor o labirinto... como uma mesa de sinuca. É literalmente um jogo de memória, brilhantemente implementado.
Ao chegar em um item mágico, o jogador ativo deve capturar o token e colocar a sua frente, repondo um novo item no tabuleiro da sacola. Em seguida retira seu peão do tabuleiro para iniciar novamente em seu cantinho inicial. O jogo segue assim até que o primeiro jogador consiga resgatar 5 itens mágicos e vencer a partida.
Avaliação:
Apesar da proposta infantil, é um jogo do tipo que pode ser jogado somente por adultos, somente por crianças ou ter qualquer combinação de ambos na mesa. Uma sacada inteligente para um jogo de memória. Nele montamos um labirinto com paredes de madeira, que recebe um tabuleiro acima. Os peões imantados deslocam por baixo tabuleiro, esferas de metal. O objetivo é sortear itens mágicos e sair em busca deles. Ao passar por uma parede subterrânea a esfera cai, e começamos de novo.
Bacana, simples, rápido e divertido. A molecada e a rapaziada piram! O jogo tem uma arte bem razoável e poucos componentes, mas todos de ótima qualidade. É bastante inteligente como ele explora recursos mecânicos e magnéticos, trazendo um jogo original para mesa da família.
O Labirinto Mágico não pode ser encontrado no Brasil e nem nas grandes lojas americanas. Voltado para o mercado europeu, pode ser encontrada facilmente em países da América do Sul de influência espanhola. Ou seja, um bom jogo para trazer na mala de uma viagem a Espanha ou no Chile.