Ficha do Jogo:
O mercado de tapetes é um lugar muito movimentado em Marrakech. E em breve será decidido o mais capaz dos comerciantes. Cada um deles vai disputar para ter o maior número de seus tapetes expostos ao final do jogo e acumular a maior fortuna. Quem tiver a melhor combinação entre dinheiro e espaço conquistado no mercado será o vencedor. Desenvolvido em 2007 pelos designers Victor Boden e Marie Cardouat, Marrakech é um jogo para 2 a 4 pessoas e leva no máximo 30 minutinhos uma partida.
Componentes:
- 1 tabuleiro representando o pátio do mercado de tapetes,
- 57 tapetes roupas (3 conjuntos de 15 e um conjunto de 12),
- 20 moedas de 1 dirham (de madeira e pintadas de prata!),
- 20 moedas de 5 dirhams (de madeira e pintadas de dourado!),
- 1 miniatura para representar Assam e
- 1 dado de madeira.
Sinopse do Jogo:
Assam é colocado no centro do tabuleiro. Cada jogador recebe 30 Dirhams, 5 moedas de 1 e 5 moedas 5, e todas as moedas que sobrarem voltam para a caixa, pois neste jogo não existe o "banco" ou reserva geral. Para 2 ou 3 jogadores, cada um recebe 15 tapetes da mesma cor e para 4 jogadores cada um recebe 12 tapetes da mesma cor.
Em seu turno, o jogador ativo executa as seguintes três ações, nesta mesma ordem:
- Mova Assam;
- Se necessário, pagar taxa a um adversário;
- Coloque um de seus tapetes no mercado.
Fase 1 - Deslocamento de Assam: O jogador escolhe a direção da viagem de Assam antes de lançar os dados. Você pode deixar Assam na orientação que ele ocupa no momento ou girá-lo um quarto de volta para a direita ou para a esquerda, isto é, 90º. Em seguida rola o dado: o número de chinelos indicados pelos dados determina quantos quadrados deve mover Assam. Ela se moverá em linha reta, na direção escolhida inicialmente. Se Assam deixar o mercado, ele deve voltar seguindo o caminho indicado pelas setas.
Fase 2 - Pagar a taxa a um adversário: Se Assam termina seu movimento em um tapete adveresário, o jogador deve pagar uma taxa para o proprietário deste tapete. A taxa total a pagar deve ser igual ao número de casas cobertas por tapetes da mesma cor e adjacentes uns aos outros, ao ocupado por Assam, incluindo este. As casas ligadas apenas pela diagonal não contam. O jogador não paga nada se Assam termina seu movimento em uma casa vazia (sem tapete) ou uma casa com o próprio um tapete.
Fase 3 - Coloque um novo tapete seu no mercado: O jogador coloca um dos seus tapetes ao lado de Assam, ao longo de uma das quatro casas adjacentes a ele. Um tapete pode ser colocado em: 2 caixas vazias; um quadrado vazio e metade de um tapete (independentemente da cor) e em duas metades de diferentes tapetes. É nesta fase que criamos as armadilhas para os nossos amiguinhos.
O jogo termina quando o último tapete é colocado. Cada metade do tapete visível, que ocupa um quadrado, e cada dirham valem um ponto de vitória. O jogador com mais pontos ganha o jogo. Em caso de empate que tem mais dirhams vence o jogo.
Avaliação:
Em Marrakesh, cada jogador recebe uma pilha de tapetes e distribui no tabuleiro para aumentar suas regiões e atrapalhar a vida dos adversários. Na sua vez de mover o personagem, se ele cair em uma região dominada por um oponente, você deverá pagar uma taxa a ele, proporcional ao tamanho da região.
Simples, bem acabado, diferente, divertido e bonito na mesa. É um jogo de lógica, levemente abstrato e focado em criar armadilhas para ganhar dinheiro dos adversários. Baseado em sorte e na constante avaliação de probabilidade. O acabamento do jogo é um ponto extremamente positivo. As peças de madeira são ótimas: dado, moedas e o próprio Assam. Foi a primeira vez que vi moedas de madeira em um jogo... e muito me agradou. Vem tudo pintado. Os tapetes são de tecidos de verdade, todos com arte própria para cada jogador. Só não indico uma partida para que sofre de TOC em organização, porque os benditos tapetinhos vivem saindo do lugar e parece que toda hora o tabuleiro está desarrumado. Hehehe...
Possui um dos conjuntos de regras mais simples dentre os jogos de tabuleiro modernos, entretanto, mesmo assim, permite boas tomadas de decisões. Sem dúvidas é ótimo jogo de entrada. Extremamente rápido, setup e partidas ligeiras, além de ser divertido.