(Imagem: Board Game Geek)
Ficha do Jogo
Nº de Jogadores: 3 - 16
Tempo Médio: 30 minutos
Mecânica: Dedução
Ano de Publicação: 2015
Designer: Paolo Mori
Editoras: Cranio Creations, Heidelberger Spieleverlag
Descrição
Já imaginou se tornar testemunha de um crime e ser capaz de reconhecer o culpado apenas pelos seus hábitos, opniões ou gostos?! Bizarro, né?! Mas é exatamente essa situação inusitada que Unusual Suspects propõem aos jogadores. Uma equipe de detetives, após meses de investigações, levanta uma lista de 12 suspeitos. Então com a ajuda da testemunha chave, os detetives irão realizar perguntas sobre seus hábitos e gostos, sendo respondidas apenas com 'Sim'ou 'Não' pela testemunha. Quanto antes os detetives identificarem o culpado, mais prestígio será alcançado!
Componentes
52 Cartas de Suspeitos
78 Cartas de Perguntas
12 Cartas de Culpado
1 Carta de 'Sim'
1 Carta de 'Não'
1 Bloco de Notas de Investigação
1 Boné de Testemunha
1 Livro de Regras
Componentes (Imagem: Board Game Geek)
Setup
1) Embaralhe as cartas de perguntas para formar o deck de suspeitos;
2) Embaralhe as cartas de culpado para formar o deck de culpados;
3) Embaralhe as cartas de suspeitos, então abra na mesa 12 cartas formando uma grade de 3x4;
4) Escolha um jogador para assumir o papel de testemunha, então entregue para essa pessoa as carta de 'Sim' e 'Não' e peça para colocar o boné de testemunha.
Grade 3x4 dos Suspeitos (Imagem: Board Game Geek)
Partida
Após o setup preparado, o primeiro passo será a testemunha identificar dentre os 12 suspeitos quem é o culpado da rodada. Para isso o jogador irá sacar uma carta do deck de baralho de culpados. Essas cartas são muito semelhantes as cartas de mapeamento do Codenames, indicando apenas a posição na grade de suspeitos o culpado. Esse simples mecanismo garante a rejogabilidade básica para o jogo.
Cartas de Identificação do Culpado e Pergunta (Imagem: Board Game Geek)
Em seguida, os demais jogadores que fazem parte do time de detetives irão sacar a primeira carta do deck de perguntas. Realizam a leitura da carta em voz alta para todos da mesa, exemplo: Ele ou Ela prática atividades físicas?
Diante dessa pergunta, a testemunha, utilizando o boné para não dar dicas com os olhos, irá olhar para o culpado e responder se essa pessoa prática ou não exercícios. Caso o culpado seja um idoso, a testemunha poderia inferir que essa pessoa não pratica atividades físicas, portanto responderia com a carta 'Não' para essa pergunta.
Pronto! Agora vamos aos trabalhos, né detetives?! Após um momento de discussão, os detetives irão começar a virar as cartas das pessoas que acreditam que fazem atividade física, já que essas pessoas não podem ser o culpado (é obrigatório virar pelo menos uma carta por pergunta). Então cartas de suspeitos, como por exemplo de jovens esbeltos, seriam retiradas do jogo. Caso a carta de culpado seja virada pelos detetives, a testemunha deve avisar imediatamente e todos perdem a partida. Os detetives vencem o jogo ao virar todas as cartas de suspeito e deixando apenas a carta do culpado virado na mesa. Uma pontuação é sugerida pelo jogo para que seja possível comparar o desempenho do grupo entre as partidas, utilizando uma unidade de tempo com multiplicadores. Bem interessante a idéia.
Variante
O manual sugere, para um grupo acima de seis jogadores, uma variante na qual as pessoas serão dividias em dois grupos. (Quem não gosta de competitividade?! rs) Então cada grupo irá realizar uma pergunta para a testemunha, de modo alternado. Conforme cada equipe vai retirando as cartas de inocentes da grade, tais cartas vão para a mão da equipe, formando seus pontos (cada carta vale um ponto). Ao final da partida, restando apenas o culpado na mesa, a rodada termina e os pontos são contabilizados. Caso um grupo retire a carta de culpado de forma equivocada, então esse time perde imediatamente e todas as cartas de sua mão são descartados. Além disso, o time vencedor recebe um bônus de três pontos (pega três carta do deck de suspeitos). O manual sugere partidas curtas de 10 pontos, medianas de 15 pontos e longas de 20 pontos).
Polêmica
Quer dizer então que temos um jogo em que julgamos pessoas por suas aparências?! Polêmico?! Talvez sim, tanto que os próprios criadores já imaginaram esse problema, ao sugerirem no manual que o jogo é para pessoas que julgam um livro pela sua capa. Os debates já começaram nos fóruns do BGG, onde existem aqueles que não veem nada demais e aqueles que acham que esse jogo reforça estereótipos da sociedade. Enfim, toda vez que vejo um jogo só penso na diversão, sendo assim, esse jogo parece ter de sobra e deve ser um ótimo party game! Quero muito colocar na mesa e testar com meu grupo. Não podia ser diferente, né? Já que utiliza a receita de sucesso do Codenames, mas utilizando imagens ao invés de palavras. Falando nisso, dizem que tá vindo ai o Codenames Pictures, né?! Vamos ficar de olho!
Suspeitos ou esteriótipos?!?!?! (Imagem: Board Game Geek)
E vc, o que acha desse debate?! Dê sua opinião nos comentários!
Será que o mundo politicamente correto não atrapalha a diversão?!
Até a próxima!!!
Tiago Sales