Produtora: Ms Jogos
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 60 Minutos
Ranking da Ludopedia: 122
Ranking na Boardgames Geek: 4004
Minha Nota para o Jogo: 7.2
Olá galera, estou meio atrasado mas estou de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo de produção nacional lançado pela MS Jogos, o Dogs. Esse jogo foi lançado no ano de 2013, podendo ser jogado por 2 a 4 jogadores e com um tempo médio de partida de 60 minutos.
Temática
Resgatar um Rottweiler na cidade ou um Poodle no campo? Comprar vacinas ou ração? Contratar um veterinário experiente ou negociar na Feira de cães?
Em “Dogs” estas são algumas decisões que você deverá tomar como administrador de seu próprio canil.
Durante todo o jogo, você deverá gerenciar seus recursos com sabedoria sem perder de vista as diversas raças de cães à procura de um abrigo. Além disso, expandir o seu canil será essencial para aumentar a sua matilha e marcar mais pontos no final!
Dogs tem uma temática que eu particularmente nunca tinha visto em nenhum outro boardgame (e que sempre me chamou muita atenção), em dogs cada jogador administra um abrigo para cachorros, onde você e seu ajudante terão que coletar os cachorros perdidos ou que estão pelas ruas da cidade para que sejam colocados para adoção durante a feira de cães.
Mecânicas
O jogo possui muitas mecânicas simples, mas vou citar aqui as que eu acho mais importantes dentro do jogo, que são movimento com custo, administração de cartas e coleção de componentes.
A movimentação do jogo é algo bem importante para se ganhar a partida, pois sempre que você move o seu caminhão de resgate você gasta gasolina da sua reserva e sempre que acaba a sua reserva você tem que comprar mais gasolina para resgatar novos cachorros perdidos e desabrigados. Esse controle de gasto de gasolina deve ser feito muito bem, pois o dinheiro que você gasta com gasolina poderia ser usado para adquirir ração ou medicamentos para o seu abrigo.
Objetivo
Ganha o jogo quem fizer mais pontos no final da partida, e tem muitos meios de um jogador fazer pontos durante a partida, como por exemplo aumentando o tamanho do seu canil, pois os cachorros que você tem no seu canil podem lhe fornecer pontos de várias maneiras diferentes, entre outros fatores que podem lhe fornecer pontos no final do jogo.
Sequência do Turno
O jogo tem o seu turno dividido em três etapas, cada uma delas deve ser executada por todos os jogadores para que a próxima etapa seja jogada. Todas elas são bem simples, com regras fáceis de memorizar e rápidas, abaixo estão listadas brevemente cada uma dessas fases do turno do jogador.
1ª Fase de recolher os cachorros: cada jogador, começando pelo jogador inicial, deve selecionar quais cachorros deseja resgatar das ruas da cidade, ele deve gastar uma ficha de gasolina para cada espaço de patinha pelo qual o seu carro passar. O jogador pode recolher quantos cachorros quiser desde que tenha gasolina suficiente para isso.
2ª Ações: os jogadores pegam as suas fichas de ações (duas se você tiver pago o seu assistente) e deve selecionar uma ação na tabela de ações possíveis e escolher uma carta que ainda esteja disponível acima da ação escolhida. Cada jogador escolhe uma ação por vez e vai jogando até que todos tenham colocado as suas fichas de ações.
3ª Fase Final: essa fase é dividida em várias mini fases, entre elas você deverá alimentar os cachorros que estão no seu abrigo, pagar o salário do seu ajudante, trocar as cartas de ações de cima do tabuleiro de ações, repor as fichas de cachorros pela cidade e por fim passar o marcador de jogador inicial para o jogador a sua esquerda.
A sequência de turno é muito simples e fácil de memorizar, podendo ser facilmente aprendida por pessoas que nunca jogaram boardgames.
Tabuleiro
Poucas vezes eu falo sobre um tabuleiro de um jogo separadamente, mas esse aqui é bem especial, ele simula uma cidade (muito bem feita por sinal) por onde os jogadores terão que movimentar os seus carros de resgate para recolher os cachorros perdidos pela cidade. É um tabuleiro muito bonito e com muitas explicações de como as coisas funcionam ao redor dele, deixando tudo muito bem informativo.
Tabuleiro do jogo.
Os canis (abrigos)
O jogo vem com quatro mini tabuleiros representado os canis do jogo, cada jogador recebe um tabuleiro desses no começo do jogo, que são basicamente iguais uns aos outros, mudando somente os nomes em cada um dos canis, o que não influencia em nada dentro de jogo, é apenas um detalhe além da cor para diferenciar cada um deles.
Tabuleiro do abrigo Focinho Molhado.
Os quatro canis que vem no jogo receberem nomes bem legais, o Focinho Molhado (azul), Peludo Feliz (rosa), Cão e Companhia (verde) e o mais legal que achei, Lar Dog Lar (amarelo).
Tabuleiro do abrigo Lar Dog Lar.
Cada canil tem um total de 5 baias para você poder colocar os seus cachorros resgatados nelas, inicialmente apenas duas baias estão disponíveis, no decorrer do jogo você poderá fazer mais 3 baias para abrigar mais cachorros. As baias adicionais, além de abrigar mais cachorros, ainda dão pontos extras no final do jogo.
Cachorros
O jogo possui um total de 12 tipos de raças diferentes de cachorros classificados em dois tipos, cachorros da cidade e cachorros do campo. Dentro do tabuleiro do jogo tem vários locais com o marcador de patinha de cachorro, esses locais podem ser da cor preta (cachorros da cidade) e verde (cachorros do campo). Esses locais também servem para identificar quais os tipos de cachorros vão ser inseridos no jogo no início de cada rodada.
Cachorros do campo.
Há diversas formas de pontuar com os cachorros resgatados no final da partida, mas apenas se eles tiverem sido alimentados durante a partida, então resgatar uma determinada combinação de cachorros durante a partida pode lhe fornecer certas vantagens para cada tipo de cachorro no final da partida.
Cachorros da cidade.
Tabuleiro de Ações
Após a ação de resgatar os cachorros perdidos, os jogadores vão ter que fazer as ações do tabuleiro de ações. O tabuleiro de ações tem 5 tipos de ações possíveis e carta de bônus logo acima de cada uma das ações, sempre que um jogador colocar um de seus marcadores em um desses espaços de ações ele deve pegaruma dessas cartas disponíveis em cima da ação escolhida.
As ações possíveis que os jogadores podem escolher são a prefeitura, o armazém, o pet shop, o veterinário e a feira de cães. Cada um desses locais de ações lhe dá vantagens específicas, que podem fazer desenvolver melhor o seu jogo atual.
Cada espaço de ação só pode ter dois jogadores, então é sempre bom você dá prioridade aos espaços de ações que você está necessitando mais.
Tabuleiro de ações.
Cartas
O jogo possui uma quantidade de cartas considerável, que são adquiridas quando o jogador faz a sua ação no mini tabuleiro de ações. As cartas podem lhe fornecer benefícios imediatos como rações, medicamento, gasolina ou dinheiro, ou podem lhe dar uma vantagem em ações futuras quando as gasta, como vender cachorros por um preço mais caro ou receber descontos nas ações do tabuleiro de ações.
Modo como as cartas ficam sobre o tabuleiro de ações.
Fichas de Recursos
O jogo possui quatro tipos de recursos diferentes, a ração que serve para você alimentar os seus cachorros no seu abrigo, os medicamentos que servem para curar os cachorros feridos que você resgata, a gasolina que serve para mover o seu caminhão de resgate pela cidade para resgatar os cachorros perdidos, e o dinheiro que serve para comprar qualquer um desses tipos de recursos. Você pode adquirir cada um desses recursos de várias formas, como nas ações do tabuleiro de ações ou nas cartas que você ganha após fazer a ação no tabuleiro.
Fichas de recursos.
Componentes do Jogo
Eu tenho a versão mais recente do jogo e os componentes que vêm nessa versão do jogo estão de parabéns, todos eles são de ótima qualidade, desde os tokens de recursos às cartas de benefícios, são todos componentes excelentes. Vou deixar aqui o meu comentário em especial para a caixa do jogo que é de uma qualidade muito boa, bem rígida e firme, dificilmente sendo danificada por impactos leves ou coisas do tipo, o único ponto fraco dos componentes do jogo (que na verdade não é nem por má qualidade) é no que diz respeito aos tokens de recursos, acho que eles poderiam ser dupla face, isso não influencia diretamente na jogabilidade do jogo, mas ficariam visualmente mais bonitos se fossem assim.
Quanto a arte do jogo não tenho conhecimento de como era a arte nas versões antigas, mas a dessa versão que eu tenho é muito bonita, gostei principalmente da arte dos cachorros que ficou muito realista, e também achei muito bonita a arte do tabuleiro do jogo, onde é representada uma pequena cidade onde os jogadores podem andar por ela, no geral é uma ótima combinação de arte para o que o jogo propõe.
Componentes do jogo.
Considerações Sobre o Jogo
O jogo é muito bom, tem uma temática muito chamativa para determinados tipos de jogadores (principalmente aqueles que adoram os seus cachorros). É um jogo fácil de aprender, podendo ser apresentado até mesmo para jogadores iniciantes; é rápido, o que vai fazer o jogo não se tornar muito cansativo; no geral é um ótimo jogo para apresentar a novos jogadores. Um excelente jogo de produção 100% nacional, ótimo para mesa com jogadores mais leves e casuais.
Mesa pronta para uma partida.