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  2. Oficina de Jogos
  3. 010: [P3R] Principio das Incertezas

010: [P3R] Principio das Incertezas

  • avatar
    professor20/06/16 19:00
    avatar
    professor
    20/06/16 19:00
    1120 mensagens MD

       

    O jogo fruto do projeto 3R está pronto. Temos as mecânicas bem alinhadas, possuímos a contabilidade exata dos componentes de jogo e talvez nunca consigamos testá-lo tanto quanto gostaríamos.

     

    Ele é essencialmente um jogo de rolar dados e mover-se por meio de uma trilha. O que torna o jogo ligeiramente diferente de qualquer outro que eu tenha jogado ou sobre o qual tenha lido/visto/ouvido algo a respeito é o gerenciamento de dados no qual se baseia tudo o que os jogadores podem (ou não) fazer.

     

    Olhando para março/16 quando começamos a imaginar o jogo, vejo quanta coisa aconteceu, mudou e foi abandonada para que chegássemos até o ponto no qual estamos. As dificuldades de ajustar as regras, de criar um identidade para o jogo e torná-lo mais que um monte de papel colado com durex e impressões de baixa qualidade. Hoje quando olhamos para o jogo conseguimos enxergar nele, algo de valor imensurável para nós, mas de futuro incerto. As vezes gostaria que ele ainda não estivesse pronto, pois saberíamos exatamente qual seria o próximo passo.

     

    O que falta? Um protótipo apresentável (a priori). Os testes até então foram feitos apenas de forma interna. Apesar da vontade de dar a cara pra bater em alguns eventos e outras oportunidades de experimentá-lo em testes públicos, optamos por permanecer às sombras até que tenhamos um protótipo que seja atrativo a quem quer que deseje gastar seu tempo em testar o jogo. 


     

    Os testes foram feitos com um grupo de quatro jogadores e tive a sorte de poder experimentá-lo com 2 jogadores também e para minha surpresa, em ambos os casos tudo funcionou perfeitamente bem. O que me preocupa e é o ponto em que gostaria de conversar com vocês, é sobre a aceitação que este jogo poderia ter dado o atual momento do hobbie em solo nacional.

     

    1) A moda da administração de dados: Parece que a onda do momento é lançar jogos com alocação de dados e apesar de gostar da forma como o jogo utiliza essa mecânica, não sei se haveria espaço nas mesas brasileiras para um jogo indie feito por alguém desconhecido que utiliza dados em lugar de meeples.

     

    2) Outra coisa que me preocupa bastante é o fato de que o jogo utiliza 50 dados de 6 faces. Quem estaria disposto a comprar/reunir 50 dados, para experimentar um jogo amador? Tenho  uma alternativa para o uso dos dados: algo a ser utilizado em uma possível versão PnP (infelizmente ao custo da experiência de jogo que os dados conferem aos jogadores).

     

    3) O tema. O tema é pobre e pouco atrativo. Se trata de uma corrida de galinhas ao redor de uma fazenda/sítio/chácara. Desde o inicio perseguimos a idéia de ter um jogo puramente abstrato e quando surgiu um tema para o jogo ele nos serviu em alguns aspectos mas sempre nos distanciamos das possibilidades de aprofundarmos muito nele. Acho que conseguimos isso muito bem: temos um tema mas ele não é crucial no jogo. Esse nosso objetivo, no final talvez seja nossa principal desvantagem: Vejo um monte de jogo ser vendido por sua caixa e pelo seu suporto tema. Causa expectativa nos jogadores e acaba frustrando por não ser o que promete. Não estamos prometendo uma “mega experiência temática”. Nosso jogo é abstrato e o tema é colado com cuspe. Isso pode não agradar.

     

    4) A arte do jogo. Definitivamente este não é um jogo onde o tema seja fator decisivo “in game”. Não temos grana para pagar um artista. Ninguém em nosso grupo é ilustrador ou designer. Somos um bando de oreia seca que passou os últimos 3 meses se divertindo enquanto brincava de criar um jogo tosco. Portanto, toda a parte visual do jogo está bem rudimentar e o nosso melhor protótipo não encoraja muito alguém a encará-lo.

     



    5) Este não é um jogo que agrada por ser engraçado. A diversão proporcionada pelo jogo vem do prazer que o jogador tem de ser recompensado por ter aproveitado ao máximo as possibilidades que ele tem turno a turno e a concretização de seus planos a longo prazo. Até onde percebi a grande e imensa maioria dos jogadores brasileiros ainda está na pegada dos jogos que vendem risadas a cada carta descartada ou dado rolado. Ouço com muita frequência o pessoal argumentar que vão fazer um jogo leve para "entrar" no mercado e blá, blá, blá. Acho que os tubarões nascem nadando e se é para deixar minha marca quero algo que represente um pouco do meu gosto pelo hobbie. Se o jogo vai ser publicado ou vendido algum dia, no me importa ... Esse não é meu ganha pão, mas sei que meu público já está restrito por tentar focar o público mais "dedicado".



    6) Teste público. Após a confecção de um protótipo apresentável, temos a seguinte questão: Vamos adaptar o jogo para uma versão PnP ou o jogo deve viajar o país em testes aleatórios?

     

     

    Estou de frete para uma prancheta rabiscada um monte de dados e cubos pitados toscamente. Meu cachorro rasgou alguns papelões que eu iria aproveitar de alguma forma. Vou passar o resto da noite repensando o jogo e talvez amanhã tenha uma outra versão de algo que talvez já esteja bom o suficiente. Quando parar? Não sei, mas sem a pressão de ter que publicar logo posso trabalhar com calma até ter algo a altura dos que nos apoiaram até aqui com seu tempo, opiniões, comentários e reflexões .... 

     

     

     

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    Comentários:

  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas20/06/16 21:44
    RFreitas » 20/06/16 21:44

    Bom, já que você pediu opiniões, vou dar umas poucas, sem refletir muito, que logo cruzaram minha mente ao ler o texto:
    1. Tema tem muito apelo e vende muito sim. É impressionanteno tanto que o pessoal se comove com miniaturas. Qualquer dia, vão lançar um jogo da velha com estátuasbde vikings-ninjas-zumbis a 400 reais e ganhar rios de dinheiro com isso.
    2. Mas tem sim um público de euros forte, que consome muita coisa e muito bem (basta ver o quão aguardado e Patchwork ou o reajuste de preços de Stone Age e Puerto Rico).
    3. Dito isso, acho que seu jogo, pelo que foi descrito, precisaria de pouca arte. Alguma coisa pro tabuleiro, alguma coisa pra capa, e só. Se vcs progredirem na empreitada, acho que o custo relarivo disso é de fácil diluição.
    4. O tema "colado com cuspe" de corrida de galinhas parece constratar com seu firme propósito de não ser um jogo de risadas. Corrida de galinhas já invoca um certo humor, a meu ver. Se o tema pouco importa, e não se pretende um jogo cômico, talvez melhor seja substituir galinhas por crianças ou sei lá o que menos cômico.
    5. Onde vc mora? Eu tive que trabalhar um pouco nisso, mas, após algum esforço, conheci 8 novos jogadores de tabuleiro em duas semanas. Aos poucos, vc deve conseguir aumentar seus playtesters. Frequente as lojas locais, faça amizade com quem trabalha lá, e eles vão ser uma mão na roda nessa empreitada.
    6. Antes de divulgar o projeto, documente bem sua ideia, se não a registrar formalmente antes. Vai saber quando alguém resolverá te roubar ela...
    No mais, abraços e sucessoe se for rolar o PnP, aguardo a oportunidade de testar o jogo. 

    2
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor20/06/16 22:32
    professor » 20/06/16 22:32

    Obrigado elas considerações.  Aqui em Curitiba tem alguns lugares nos quais posso levar para testar, mas ainda não tenho confiança o suficiente no "produto" para uma aparição pública (ainda acredito muito naquela história da primeira impressão). Quanto ao tema, acho passível de mudar dependendo da ocasião. 

    O PnP vai acontecer. Só não sabemos se vai ser uma versão simplificada do jogo ou se conseguiremos transpo-lo na íntegra pro PnP.

    1
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans20/06/16 23:22
    Findreans » 20/06/16 23:22

    Salve professor.

    Vou colocar as minhas considerações sobre os pontos indicados,
    note que são minhas opiniões então não são "nenhuma verdade absoluta"
    sobre isso tudo :

    1) Moda da administração de dados.

    Realmente, esse mercado assim como outros e/ou outras formas mais artísticas
    sempre passa por essas situações de "ondas", o problema é quando satura.
    Creio que isso não seja impeditivo para um lançamento dentro desse gênero,
    a questão que vejo é que desde que não seja algo basicamente clonado de
    outro, não há demérito na criação de algo do mesmo gênero.

    2) A quantidade de dados.

    Esse é um ponto interessante. Acho que acaba atrapalhando o PnP do jogo.
    Se a intenção do PnP é servir como uma forma de teste para aprimoramento
    do jogo, isso talvez seja um limitante, melhor ficar com a opção de apresentar
    o protótipo ao invés de optar pelo PnP.

    Mas isso me faz lembrar desse jogo :
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/400/cgu40m.jpg
    Viu a quantidade de dados? :)
    O pessoal do meio diz que essa empresa faz testes nos jogos de maneira exaustiva, então creio que
    eles devem ter usado pelo menos um valor próximo disso...

    3, 4 e 5 )
    Considerando que aparece cada jogo com tema estranho e o jogo é lançado, eu já não sei mais
    o que é impossível ou não neste meio. Mas esse tema sempre me lembra isso:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/763/0pxmkv.jpg
    Até parece uma corrida... :D

    Acho que o tema realmente evoca algo nesse gênero, não precisa ser "engraçado" mas
    pode ser "bem humorado". Se conseguir fazer um visual mais voltado pro cartunesco
    vai ficar bem chamativo. Mas eu sei da dificuldade em encontrar algum ilustrador  que
    "não tenha que pagar"... isso realmente é complicado.

    O ponto principal a se considerar por aqui é exatamente para que publico o jogo será
    voltado: infantil, jovem, adulto? Isso influencia nesse tipo de escolha.

    Essa história de "vou começar com algo leve...", também acho besteira...

    6 ) Conforme disse antes, prefiro neste caso que o jogo circule em "meio analógico" mesmo
    pelo motivo indicado no 2 acima.

    Bem... essas são as minhas considerações...



    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor21/06/16 17:21
    professor » 21/06/16 17:21

    Esse filme é icônico e a ligação é bem direta. Sempre perguntam se tem algo a ver com o filme e bem, o filme veio antes e acontece em uma fazenda com um montão de galinhas fazendo coisas esquisitas então de certa forma tem a ver sim. Não me lembro de outro filme que trate algo parecido. Mas apesar das estrelas do jogo serem as galinhas a corrida é uma aposta entre os "donos das galinhas". Membros de uma mesma família que precisam levar as galinhas logo para o galinheiro e correrem para a mesa de jantar onde a Mama espera com os pratos na mesa. O que tenho desenhado de arte tem uma pegada "cartoon" só que remete muito a um tipo de arte mais parnasiano, algo meio bucólico.

    É jogo é para crianças. Fugimos de toda e qualquer insinuação ou referência de violência ou maus tratos às galinhas. Eu mesmo sou vegano e foi uma das minhas metas quando abracei o tema: mostrar galinhas se divertindo com pessoas sem que elas acabem na panela. Até o momento falhei em deixar o jogo simples para fazer com que as crianças gostem dele. Talvez seja um jogo pra a criança que existe dentro de um adulto, e da fantasia que algumas pessoas de minha geração ainda carregam de quando ia na casa da avó, no interior e corria descalço pelo quintal.

    O jogo não é engraçado. Existem momentos nos quais acontecem risadas e as pessoas que jogam lembram desses momentos depois da mesa. Mas não venderia esse jogo como algo que vai fazer você rachar o bico de rir. Existem jogos que fazem isso muito bem e não quero este jogo seja lembrado por isso. A graça está na recompensa de superar o desafio. Existe interação aos montes e tenho mitigado isso, sem anula-la por completo. Gosto de jogos euros onde cada um joga na sua e ninguém atrapalha o jogo de ninguém, o P3R tem um pouco disso mas não o tanto que eu gostaria.

    Eu tenho feito algumas ilustrações. Na verdade o tabuleiro atual, eu pintei em aquarela e o próximo passo será pintar isso em óleo. Provavelmente nas férias escolares de julho. tenho ilustrações de personagens para colorir também e o manual de regras está bem coeso. Acho que mais uns dois meses posso dizer: hora de parar de chocar isso,  partir para outro projeto e jogar essa ave no mundo.

    0
  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus29/06/16 13:28
    Rodrigo Deus » 29/06/16 13:28

    Olha mestre, lendo seu post e considerando tema, arte, impressões que tive ao ler o texto e abstração do jogo... O melhor a se fazer é partir para testes. Montar um protótipo bonito e cair dentro de testes na sua cidade ou até mesmo fora dela.

    1
  • wellmak
    36 mensagens MD
    avatar
    wellmak29/06/16 14:14
    wellmak » 29/06/16 14:14

    Professor, eu acho que o tema tem uma relevancia no seu projeto, me parece que não e sua intenção fazer um jogo engraçado mais a ideia de galinhas correndo sempre demonstra um humor, sou do nordeste e por aqui e normal eventos com temas parecidos com esse que vc propos no jogo com ex: corrida de jumento e ate mesmo a corrida da galinha
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/371/7v5tbu.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/752/xc89l3.jpg

    acho interessante que vc deveria se utilizar desse tema, seja para um publico um pouco mais jovem ou um party game mais divertido.
    fica as dicas.

    0
  • DWilliam
    650 mensagens MD
    avatar
    DWilliam29/06/16 17:20
    DWilliam » 29/06/16 17:20

    Para viabilizar o PnP: Existem apps para smartphones que podem ser usados para simular uma jogada de dados. Pelo menos no Android sei de um chamado DnDice que é muito bom.

    0
  • professor
    1120 mensagens MD
    avatar
    professor30/06/16 22:20
    professor » 30/06/16 22:20

    wellmak::Professor, eu acho que o tema tem uma relevancia no seu projeto, me parece que não e sua intenção fazer um jogo engraçado mais a ideia de galinhas correndo sempre demonstra um humor, sou do nordeste e por aqui e normal eventos com temas parecidos com esse que vc propos no jogo com ex: corrida de jumento e ate mesmo a corrida da galinha
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/371/7v5tbu.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/752/xc89l3.jpg

    acho interessante que vc deveria se utilizar desse tema, seja para um publico um pouco mais jovem ou um party game mais divertido.
    fica as dicas.




    Eu pesquisei outro dia sobre a existência desse tipo de competição e fiquei maravilhado com a criatividade humana. Eu não sei bem ao certo em como os jogadores irão se divertir com esse jogo. Nos testes que tenho feito (sempre com as mesmas pessoas) algumas situações interessantes apareceram mas só terei certeza quando o jogo for apresentado a um público "externo". Mas obrigado pelas dicas, todas estão anotadas.

    DWilliam Eu nunca tinha pensado nisso. Obrigado pela sugestão, vou experimentar.

    1
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur05/07/16 16:12
    yscalybur » 05/07/16 16:12

    O que eu posso fazer ai pra ajudar prof?
    Tenho bastante material aqui.

    0
Responder
010: [P3R] Principio das Incertezas
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