Por Kirk Bauer
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/892747/unique-beautiful-and-fun-game
Esta será a minha primeira revisão "oficial" de um jogo de tabuleiro. Notei que os comentários deste jogo eram menos do que estelares e tive uma experiência muito diferente até agora, então me senti compelido a postar minha própria opinião.
Primeiro, um pouco sobre o jogo. Amo jogos cooperativos, e amo jogos de construção de baralho, de modo que foi assim que me interessei por este jogo. Não o possuo e nunca joguei os outros jogos da
Fragor Games. Também estava muito intrigado com os componentes já que faz muito tempo que não jogo um produto que parece tão bom visualmente sobre a mesa. Não sou bom em ter ideias sobre um jogo através do livro de regras e o vídeo com os irmãos Fragor explicando não me deu uma boa sensação sobre o jogo (talvez ainda estivesse distraído pelos componentes?). Mas sabendo que este jogo tem disponibilidade limitada, pensei em arriscar e jogá-lo. Estava preocupado se o jogo pudesse não alcançar a expectativa, mas até agora tenho ficado muito satisfeito!
Componentes:
Bem, se você está aqui, provavelmente já sabe disso, o jogo é impressionante! Na verdade, não percebi muito quantas peças tinha, nem percebi o quão grandes eram. As maiores peças são quase do tamanho de uma lata de refrigerante. Existem quatro grandes magos, três miniaturas de tamanho médio, e cinco livros. O tabuleiro também é grande e atraente. O jogo vem com quase 100 cartas, cinco cones de madeira como chapéus de bruxa, um saco de compras, e muitas pedras de vidro. Teria gostado mais se no lugar dos chapéus das bruxas fossem miniaturas.
Sinto que este é um jogo que só de colocar na mesa atrai automaticamente jogadores, só porque parece impressionante e divertido. Na verdade minha esposa semi jogadora estava realmente interessada em jogar, depois de dar uma olhada no jogo (normalmente tenho que suborná-la para jogar, especialmente os cooperativos).
A minha única reclamação é que a caixa é muito grande, um pouco maior do que realmente precisava. Se conhece o tamanho da caixa de
Dungeons & Dragons: Castle Ravenloft Board Game, esta caixa é cerca de 1 polegada mais espessa e um pouco maior nas outras dimensões. Poderia ser um pouco menor em todas as dimensões e ainda caber tudo muito bem, o que tornaria o encaixe na prateleira um pouco mais fácil.
Regras / Design Gráfico:
A capacidade de entender como jogar o jogo e quaisquer passos dos designers que levou o jogo a ficar mais fácil são características importantes pra mim. O livro de regras tem um pouco de humor e é uma leitura fácil, com muitas ilustrações. Ele também tem um glossário das cartas completo na parte de trás que é excelente. Ainda mais interessante é uma referência rápida na tampa da frente, então, raramente tive que abrir o livro, depois que aprendi as regras. A minha única reclamação é que não tinha nada sobre o início, mostrando os diferentes tipos de cartas, de modo que quando as regras saltaram direto para o setup do jogo eu não estava certo de como encontrar as cartas a que se referia a configuração inicial. Na realidade precisei dar uma olhada no glossário de cartas no final.
As regras são mais simples do que esperava, e a parte mais complicada (a fase de fim-de-baralho) tem uma carta de referência separada para ajudar. Meu companheiros não tiveram problemas com mínimas explicações sobre as regras. Tive alguns erros em meus primeiros jogos, embora: esqueci que existe uma penalização por não mover o mago (embora as regras me dissessem para ler isso duas vezes, e eu li!), esqueci que não pode se mover diretamente entre as cidades, e errei a fase da bruxa uma vez. Mas, no final do segundo jogo tinha tudo decorado.
Se pudesse fazer uma sugestão, ela estaria relacionada com as cartas que pode comprar (aliados). Você lida aleatoriamente com estas cartas e, em seguida, usa-as durante o jogo. Quando recebe um aliado, precisa comprar através de uma pilha de cartas que reservou e encontrar os aliados correspondentes para adicioná-los ao seu deck. Gostaria de ver uma contagem das cartas de aliados dizendo quantos existem para que você saiba quantos procurar. Embora o glossário da carta diga isso, seria bom tê-lo prontamente disponível.
Jogabilidade:
Primeiro de tudo, este é um dos poucos jogos que usam a construção de deck como mecânica ainda que essa mecânica não faça tudo ou a maior parte do jogo. Se está interessado neste jogo apenas por causa da mecânica de construção de deck vai ficar desapontado. A maioria dos jogos de construção de deck incentivam a percorrer o baralho mais rápido para voltar para as cartas melhores que você quer comprar. Neste jogo, você encontra a bruxa cada vez que reembaralha o deck, o que nunca é bom, por isso, na verdade, vejo isso como uma tentativa de abrandar os ciclos de decks. Também não seria realista passar pelo deck mais do que talvez 3-5 vezes em uma partida.
Ele faz algumas coisas interessantes com a mecânica de construção de deck. Em primeiro lugar, os jogadores compartilham o mesmo deck e as mãos de cartas. Em seguida, você pode salvar até 2 de suas 5 cartas para o próximo turno. Em terceiro lugar, tem que "encontrar" cartas antes de poder recrutar em seu deck. Finalmente, quando comprar uma nova carta, obtém todas as cópias daquela carta de uma vez, e uma dessas cópias vai diretamente para sua mão, para uso neste turno. Assim, embora não haja construção encadeada por características (por exemplo, um laboratório no
Dominion lhe dá outra ação e mais duas cartas, e isso pode levar a algumas longas rodadas), ainda pode mover-se para uma aldeia, comprar uma carta, usar essa carta para comprar outra carta, usar essa carta para fazer outra coisa, etc.
Assim, a jogabilidade básica é que você tem uma equipe de magos tentando recolher conhecimento secreto para, eventualmente, enfrentar e derrotar uma bruxa. Ela está tentando capturar o conhecimento secreto e/ou destruí-lo. Este conhecimento secreto é representado por 5 livros (cada um, um conhecimento que deseja obter) cada um em sua própria pista, sendo perseguido por um chapéu de bruxa ou um troll. Você se move de maneira a manter os livros à frente de tudo o que o está perseguindo e, quando eles chegam ao final de suas trilhas, você começa a conhecê-los. Você pode coletar cartas de magia neste processo, que são sempre cartas muito boas.
Enquanto está tentando proteger e recolher os livros, também está tentando encontrar o covil da bruxa para que possa realmente chegar à batalha final. Também está tentando encontrar e recrutar aliados. Há sempre muito para se fazer, e, geralmente, algumas decisões muito difíceis. Acontecimentos ruins adicionam cartas ruins para o deck compartilhado enquanto recruta aliados para adicionar boas cartas no baralho.
Concordo que poderes variáveis seriam bons aqui. Também desejava que cada um dos cinco livros tivesse um poder especial, em vez de todos serem os mesmos.
Diversão:
Este jogo é apenas diversão. Gosto de jogos cooperativos, gosto de suspense, gosto de decisões difíceis, etc. Qual dos cinco livros que você precisa proteger mais? Como explorar para encontrar a bruxa e os aliados? Como recrutar aliados? Ou que tal se preparar para lutar contra a bruxa?
Outra coisa: este jogo é rápido. A caixa diz 60 minutos, mas acho que é preciso algo em torno de 45 minutos, se souber como jogar, e muito menos minutos se perder cedo! Fui agradavelmente surpreendido com a velocidade do jogo, embora às vezes deseje um pouco mais de tempo para percorrer o deck.
Até agora não consegui encontrar uma estratégia dominante aqui, então, acho que vou desfrutar de partidas muito mais difíceis. Você pode usar cerca de metade dos aliados em cada jogo, de modo que sempre haverá um pouco de variabilidade no que está disponível. E porque tem sempre que correr em volta buscando os aliados, nunca sabe quais os que estarão disponíveis no início do jogo.
Acho este jogo muito difícil, mas acho que todos os cooperativos deveriam ser assim, caso contrário, você ganhará toda vez. Perdi o meu primeiro jogo solo, ganhamos um jogo com 3 jogadores, então joguei 5 jogos solo, mas usando dois personagens. Perdi os três primeiros solos (cerca de 30 min) e finalmente ganhei os dois últimos. Cada uma das minhas vitórias foram muito próximas: literalmente ganhei da bruxa em cada partida por 1 ponto. Um dos jogos dei uma olhada nas próximas cartas do baralho e teria perdido se tivesse esperado um único turno a mais para lutar contra a bruxa.
Existem alguns elementos aleatórios pesados neste jogo. Pode rapidamente ser pego em uma situação onde entre as curvas, alguns dos chapéus da bruxa avançam 2 ou mesmo 3 espaços, o que pode fazer as coisas ficarem feias (ou mesmo causar sua derrota no jogo) rapidamente.
Há opções para tornar o jogo mais desafiador que não tentei ainda.
Número de Jogadores:
1 jogador: realmente não gosto de jogos individuais, mas este é um dos poucos jogos que gostei de jogar sozinho porque foi divertido tentar vencer o sistema. Ele joga muito bem sozinho se quiser jogar com um ou mais personagens individuais. Mesmo que comece com um aliado livre, acho que o jogo é mais difícil com um jogador.
2 Jogadores: Com 2 jogadores você ainda pode obter um aliado livre, e com mais jogadores você pode proteger mais dos livros, quando os encontros das bruxas acontecerem.
3 Jogadores: você perde o aliado livre com 3 jogadores, mas é claro que tem mais jogadores, agora, por isso funciona muito bem.
4 Jogadores: você pode, teoricamente, proteger 4 dos 5 livros ao mesmo tempo o que pensei ser o número ideal, mas depois percebi que o final do jogo vai demorar mais rodadas para chegar.
Então originalmente pensei que talvez o jogo ficasse mais difícil com menos jogadores, mas então percebi que o fim do jogo é mais difícil com mais jogadores. Acho que eles tiveram que incluir o aliado livre para 1 e 2 jogadores para ajudar a garantir uma chance de ganhar.
Altamente Recomendado!
Traduzido por mgstavale