Ótimas perguntas viu, meu primeiro FC foi em 2014 e de lá pra ca participei de cerca de 60.
O que me atraiu muito para os FC foi a possibilidade de poder comprar o pacote completo do jogo, colecionismo é dose, poder de uma vez só comprar todas as expansões ou extras sem precisar ficar procurando pelas lojas quem tem o que disponível.
Além da possibilidade de adquirir conteúdo exclusivo para quem financia e receber antes o jogo.
Porém algumas coisas me fizeram parar de entrar nos FCs,
1) Acho que aconteceu para todos foi a disparada do dolar, esta muito caro adquirir um jogo lá fora atualmente com o dolar alto + IOF.
2) Taxação da Receita, parece que eles descobriram os jogos de tabuleiro e passaram a taxar tudo, geralmente vc não ve uma taxa menor que de R$150 mesmo as empresas declarando um valor bem inferior.
3) Altos preços dos FCs, parece que as empresas também descobriram que podem pedir mais, muito mais no FC, o que tornou os exclusivos não como um brinde mas sim um extra que vc compra no valor embutido. Um exemplo, o Ghostbusters pelo KS vc pagava no basico $80, além do jogo base vc recebe os stretchs (exclusivos do KS), na loja a versão retail veio por $56 em outras palavras vc esta pagando $24 por esses exclusivos.
4) Frete alto para o BR, a maioria das empresas tem cobrado $50 para envio de um jogo para o BR, algumas até valores bem maiores como no caso do Black Plague que de shipping chega facilmente a $80, tem noção que esse é o valor de um jogo?!?!?! Além de que algumas empresas passarem a adotar o sistema de Waves, geralmente a Wave 1 com o jogo base, wave 2 com expansões e wave 3 com extras. Tem noção que isso pode acabar sendo 3 taxas da receita?!?!
5) Financiamentos ruins, peguei dois financiamentos que me decepcionaram muito, o Alien vs Predator: The Hunt Begins e o Krosmaster: Quest, em ambos os prazos prometidos não foram cumpridos, com atrasos superiores a 1 ano. E isso se tornou uma constante, eu estou com 4 KSs atrasados, tenho 1 com 8 meses (Conan) e 1 com 6 meses (Skull Tales).
6) Má qualidade, algumas empresas prometem mundos durante a campanha mas quando os colaboradores recebem o jogo ele é de uma qualidade bem inferior a que tinham prometido. Vejam o caso do Project: ELITE que teve que trocar as minis porque vieram ruins.
7) Projetos mal administrados, alguns FCs acabam não dando certo no pós porque o designer não imaginava ter tanto gasto, um exemplo é o do Alien vs Predator: The Hunt Begins e do Dragon Tides que passaram aperto e quase abriram falencia mesmo tendo o $$ do financiamento porque não imaginavam gastar tanto com logística.