Por Richard Derr
Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1519215/scythe-first-impression-random-person
Eu e um amigo jogamos Scythe, pois ele está acessível em Tabletopia. Este site é incrível, bonito e fácil de interagir. Enquanto os jogos de tabuleiro online nunca vão substituir a experiência de um jogo de tabuleiro na sua mesa, é um grande espaço para experimentar novos jogos antes de comprar e jogar partidas com os amigos que estão longe. Se ainda não conhece Tabletopia, então você deve dar uma olhada.
Enfim, de volta para
Scythe...
Jogamos 2 partidas. Misturamos as facções. Nosso primeiro jogo durou cerca de uma hora e meia, devido à curva de aprendizado. O segundo jogo levou quase uma hora.
Livro de Regras:
O livro de regras tem 32 páginas, o que é intimidante. No entanto, o comprimento é impulsionado pelo número de imagens de informações, para se ter uma compreensão melhor. Senti que o livro de regras seguiu o mesmo estilo que o blog de Jamey (autor do jogo) e o Kickstarter, parágrafos muito curtos que reduzem tudo em blocos fáceis e gerenciáveis de informações.
A explicação para cada regra é grande e detalhada. Durante o jogo, nunca encontramos um cenário que não foi diretamente abordado pelo livro. Também gostei das dicas do designer que deram boas sugestões.
O tabuleiro
Assim como o livro de regras, pode ser um pouco intimidante, porque há muita coisa acontecendo. Há uma trilha de poder, trilha de popularidade, tile de edifícios, marcador de conquista, vários ícones, encontros, cartas de batalha, cartas de encontro, cartas de fábricas e montes de diferentes bases para cada facção. O tabuleiro parece intimidante, com tudo configurado, mas uma vez que começa a jogar é preciso pouco tempo para pegar o jeito. Isto é devido a maneira fácil de compreender os ícones e falta de complexidade em cada função individual de cada uma das áreas do tabuleiro.
O que também é interessante é que tudo se passa no tabuleiro. Recursos são acumulados no tabuleiro. Uma vez implantado, seus trabalhadores, mechs e personagens ficam no tabuleiro o jogo todo. Batalhas e encontros acontecem no tabuleiro. A única atividade fora dele é a seleção de ações e a acumulação de moedas.
Jogabilidade
A complexidade do jogo vem da interação de todas as mecânicas. Isso é fundamental porque mantém o jogo fácil de entender e jogar, mantendo a estratégia alta.
Durante cada turno, o jogador pode escolher entre 4 seções de seu tabuleiro de jogador (e um upgrade de fábrica, se esta carta for adquirida). É isso mesmo, este jogo só dá 4 coisas para fazer em cada turno. À primeira vista isto parece terrivelmente limitante, mas a estratégia de apenas 4 opções é incrível.
Cada seção tem uma ação de linha superior e uma ação de linha inferior. Um jogador pode optar por fazer os dois, um ou nenhum. A partir dessas ações, você irá: atualizar seu motor, produzir recursos, implantar mechs, crescer seu poder, crescer sua popularidade e mover seus componentes no tabuleiro. O objetivo final de todas essas ações é ganhar pontos. Os jogadores ganham pontos por meio de moedas e bônus no final do jogo. Os bônus do jogo são baseados no número de realizações, o número de territórios controlados e no número de recursos no tabuleiro.
A estratégia do jogo gira em torno de maximizar a sua posição no final do jogo. Uma vez que sua posição é maximizada deve-se colocar uma última conquista para terminá-lo. Ao mesmo tempo, quando vê os jogadores maximizando suas posições, e não quiser estender o jogo, deve tentar tomar territórios ou maximizar sua própria posição ainda mais rápido. O tempo todo deverá tentar maximizar sua posição, também deve atualizar seu motor e acumular moedas.
O que gostei
1. Simplicidade da mecânica: Demorou cerca de 10 a 15 minutos para chegar em um entendimento de como todos os mecanismos e ações funcionavam. Uma vez que descobrimos, o jogo fluiu rapidamente e sem problemas.
2. Estratégia: O jogo é de alta estratégia. Você precisa criar estratégias para maximizar sua facção o tempo todo tentando manter um olho nos outros jogadores. Determinar o momento certo para iniciar o término do jogo é fundamental. Tarde demais e poderá não estar na melhor posição, muito cedo e pode nunca ficar com a melhor posição.
3. Assimetria: Cada facção tem diferentes recursos iniciais, habilidades, custos das ações e ações de linha inferior em ordem diferente das outras facções. Estou esperando que isso mantenha a jogabilidade.
4. Arte: A arte é incrível. Quero emoldurar algumas para o meu quarto.
5. Final do jogo: Nós só jogamos em 2 jogadores, mas em ambos os jogos a margem de vitória foi inferior a 10 pontos. Em um jogo, um jogador tinha uma grande quantidade de moedas, mas o outro jogador ficou focado na pontuação final. No final, o jogo ficou equilibrado, por isso, ambas as estratégias podem funcionar. Isso mostra um grande equilíbrio.
6. Mecânica de batalha
A mecânica de batalha está em sua própria subseção de coisas que gostei. Estou falando sobre a mecânica de batalha porque, recentemente joguei um jogo que todo mundo ama (me parece), mas eu o detesto quase que inteiramente devido à mecânica de batalha. A mecânica de batalha pode ser difícil de equilibrar se não for feita corretamente, e isso pode tornar um jogo miserável.
Scythe a fez perfeitamente.
O jogador tem uma trilha de poder que todos podem ver, então você sabe qual pode ser seu lance máximo. Seu oponente não pode jogar uma carta que lhe permita alterar a sua defesa depois de colocada ou trazer unidades extras para aumentar o seu poder de ataque. O que você vê na trilha de poder é o poder desse jogador, e isso causa impacto antes da batalha começar.
- A ação de oferta de energia é ótima. Você pode usar o lance máximo se quiser ganhar, mas se a batalha não é importante, você pode optar por licitar baixo e deixar seu adversário queimar seu poder.
- As únicas cartas que podem ser jogadas são as cartas de batalha com número. Não há cartas de batalha que permitam cancelar a carta de um adversário ou uma carta que permita reduzir de repente o poder de ataque do adversário. Em vez disso, há a informação conhecida da trilha de poder (que o adversário utilizará) e uma carta de batalha desconhecida. Isto permite uma estratégia máxima e limita a suposição de "Espero que este jogador não tenha aquela carta que faz com que todo o meu planejamento seja inútil".
- Cartas de batalha são extremamente fáceis de obter. Isso significa que em uma crise você sempre pode comprar cartas de batalha para ajudar no seu poder de batalha. Em vez de estar limitado a uma decisão estratégica e comprar cartas você pode ter no início de uma rodada informação suficiente para realmente tomar esta decisão. Isso também permite mudanças de estratégia no meio da partida, não te deixando excessivamente comprometido com as decisões anteriores.
- A perda de uma batalha não é extrema. Uma vez que não se perde permanentemente qualquer um dos seus tokens. Não tem que pagar para reimplantar um mech ou um trabalhador. Simplesmente vai colocá-lo de volta em sua base e movê-lo de volta para o tabuleiro no próximo turno, se escolher a ação de movimento. Isso reduz muito aquele sentimento de que o jogo só começa quando tem que atacar os amigos contra os quais está jogando. Uma vez que a penalidade para perder uma batalha não é tão ruim, isso reduz consideravelmente as chances de uma situação de "atrás do líder".
- Se atacar e vencer perde popularidade. Uma grande mecânica para forçar um jogador a ser moderado. Outros jogadores não precisam ter que controlar um jogador que quer apenas vagar pelo tabuleiro lutando contra tudo. Um jogador que se concentra exclusivamente em batalha acabará por ficar fora do jogo.
- A única recompensa permanente por vencer uma batalha é o bônus no final do jogo para cada estrela que ganha em uma batalha, da qual só pode ter um máximo de 2. Novamente, isso incentiva a moderar as batalhas e os jogadores não têm que controlar ninguém.
O que não gostei
Honestamente, não há nada neste jogo que não tenha gostado. A mecânica é sólida, a arte ótima e gostei de jogar. Não há muito mais que se possa esperar de um jogo.
Preocupações
Só joguei duas vezes, então há algumas coisas que podem não ter acontecido.
1. Tempo de duração: 1:30 horas foi o meu máximo, com 2 jogadores levou pouco mais de uma hora. Posso ver este jogo com 4 jogadores demorar mais de 2 horas.
2. Equilíbrio: só jogamos com algumas facções, por isso não dá para saber se as facções são todas equilibradas. Tudo o que posso dizer é que até agora os jogos têm sido equilibrados o suficiente.
3. Interações: Com apenas 2 jogadores as interações de batalha foram muito limitadas. Com mais jogadores, a quantidade de batalhas irá aumentar. Minha preocupação é que isso se torne um dos principais motores do jogo. A mecânica parece existir para restringir este problema, mas não sei ao certo até jogar com mais pessoas.
Classificação geral
Aqui está minha classificação:
1-3: Não quero jogar esses jogos novamente.
4-6: Vou jogar de novo, se outras pessoas sugerirem isso, mas geralmente não irei sugerir o jogo.
7-10: Quanto mais próximo de 10 mais vezes vou tentar convencer as pessoas a jogarem.
Dou a
Scythe 10/10. Amei este jogo e vou tentar convencer as pessoas a jogá-lo comigo tão freqüentemente quanto possível quando chegar a minha cópia física. Por enquanto, vou tentar convencer as pessoas a jogar comigo no Tabletopia.
Traduzido por mgstavale