Por Deranged
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1567581/sea-clouds-deranged-review
Olá!
Logo depois que terminei de escrever esse preview e decidi fazer uma pequena pausa à noite, antes de acrescentar as fotos e fazer toda a revisão, assei algumas batatas, e assisti a uma série, apenas uma pequena pausa entre duas partes de trabalho. Infelizmente, o meu laptop tinha sua própria agenda, e decidiu desligar e deletar meu texto. Felizmente, pelo menos, tudo estava na minha cabeça, o que economizou muito tempo (não é como se meu chefe vá ficar chateado ou algo assim).
Então, vagava sem rumo outro dia, e encontrei uma partida de
Imperial 2030 esperando por mim. Depois de um curto período de tempo, no entanto, um jogador tinha consistentemente conquistado 3 ou 4 países e ficou muito à frente, decidimos então jogar outro jogo. Adivinhem qual?
Sea of Clouds é um divertido jogo temático de piratas, e uma vez que é novo e as regras ainda não estão amplamente disponíveis tive que me desviar do meu costume regular sobre discussão de regras.
Darei notas sobre diversos aspectos do jogo.
ARTE quanto a arte, olho para a imagem grande, e como essa arte parece real.
FACILIDADE sobre a jogabilidade e a curva de aprendizagem, flexibilidade abrange quantidade, você terá, portanto, longevidade.
DIVERSÃO pode ser enganosa, porque é diferente para cada um, mas vou tentar especificar no texto, e os componentes devem ser auto-explicativos. Não vou falar muito sobre regras e especificidades - você pode encontrá-los por si mesmo.
O jogo em si:
Saque, pilhagem, rum!
Escolha cartas, [????], Lucre! Ganha aquele com a maioria dos pontos!
Comentário Bônus:
As regras
-Em Primeiro lugar, você recebe um pequeno tabuleiro com seu capitão, uma boa ilustração de uma ilha flutuante e três dobrões. O jogador inicial é escolhido com um marcador de papagaio.
Em seguida, o primeiro jogador escolhe uma das três Pilhas de Ações, decide o clima, se vai manter ou mudar, e então age sobre essa decisão. Se ele mantiver, uma nova carta é adicionada à pilha. Uma vez que o máximo de três cartas é alcançado, continue adicionando dobrões (1 ponto cada). Se o jogador não escolher qualquer uma das três pilhas, ele pega a carta do topo do baralho. Continue conforme necessário. Uma vez a cada rodada, mova o navio para a próxima ilha voadora.
As cartas vêm em quatro variedades: Tripulação (Vermelho), Pilhagem (azul), Tesouro (Verde) e Rum (amarelo). Cada uma das cores está na parte de trás das cartas, assim você pode facilmente ver que tipo de carta está em uma pilha e no topo do baralho. As cartas ficam dispostas nos quatro lados do seu tabuleiro, como em Mag·Blast (Third Edition), com a tripulação no topo, etc. Todas as cartas são jogadas imediatamente.
Cartas de tripulação têm um valor de força e às vezes uma habilidade. Em certas ilhas voadoras, haverá invasão! Conta-se o valor da força de seus piratas e compara isso com seus adversários, saquear e roubar em conformidade. Cartas de pilhagem representam o mar de entulhos, o que pode valer uma quantidade insana de pontos, mas também pode prejudicar a sua pontuação se não conseguir encontrar o suficiente, um pouco como Bohnanza. Rum está sempre com a face para baixo, e vale sempre certa quantidade de pontos. Cartas de tesouro podem fazer mais ou menos qualquer coisa.
Na última ilha voadora, lutará uma última batalha com seus adversários, e em seguida a grande contagem começa...
ARTE 3 de 5
-Os designs são todos muito claros; existem poucos símbolos para lembrar e aqueles que são usados são muito intuitivos. As partes traseiras das cartas têm cores diferentes, as ilustrações e praticamente todas as cores utilizadas em todo o lugar são muito claras e tropicais.
As ilustrações não me agradaram, não sei por que - possivelmente os tons de cor utilizada ou algo assim. Não parece ruim, só não é para o meu gosto pessoal, é tudo.
O papagaio tem um pequeno coração, que é adorável
FACILIDADE 3,5 de 5
-
Sea of Clouds é bastante fácil de jogar. Há um punhado de símbolos para se lembrar, mas nada insano. As quantidades de cartas de pilhagem no baralho são mencionadas nos próprios tabuleiros, o que realmente ajuda! Se conseguir todos de um mesmo tipo, vai ter uma enorme quantidade de pontos.
A principal dificuldade neste jogo é quanto a saquear esconderijos. Algumas cartas não vão beneficiá-lo (mas ainda podem valer a pena pegar para impedir alguém de pontuar), algumas cartas irão sancioná-lo, e algumas cartas podem não valer a pena. Mas mesmo as cartas ruins valem alguns dobrões...
FLEXIBILIDADE 3,5 de 5
-O fato de que as cartas não têm valor igual para todos os jogadores significa que cada decisão é carregada de significado. Devo saquear este esconderijo? Não deixo isso para ele? Dá tempo ainda?
A acumulação constante de valor sobre as pilhas de cartas muda de uma para três, e uma pilha de moedas (e três cartas) o que significa que há um ponto de inflexão, bem como a única coisa que vai mudar. Este ponto de inflexão é diferente para cada jogador, dependente das cartas de tesouros e pilhagem que tenham escolhido anteriormente. Assim, saber quando escolher e quando sair não fornece uma resposta clara, o que torna cada decisão significativa.
DIVERSÃO 3,5 de 5
-O jogo é muito rápido, mas durante o tempo de inatividade não há coisas suficientes para fazer, basta conferir outro tesouro, e coletivamente se perguntar como os chifres de um Leviatã acabou nas nuvens.
Todas as tropas piratas estão lá – desde o primeiro companheiro para chegar ao mapa do tesouro, o cozinheiro, o papagaio, até o canhão. E Rum; abundância de Rum.
COMPONENTES 3 de 5
-Tudo muito bem feito. Não há muito mais a dizer sobre isso.
Prós
- Quem bebeu rum a última vez começa.
- As quantidades de cartas de pilhagem no baralho são claramente mencionadas nas cartas.
- O papagaio ^^.
Contras
- Ouvir "Por que o rum acabou" uma vez em cada rodada.
Comentários Finais
Em
Sea of Clouds, VOCÊ tem o poder. Como acontece com qualquer jogo de cartas, há um fator de sorte considerável - não pode ser ajudado. No entanto, neste jogo você começa a escolher quais cartas quer - e as costas da carta colorida lhe dá informação suficiente para tornar isso interessante.
Os mecanismos são simples, mas o jogo embala um pouco de profundidade. Pode jogá-lo como um passatempo semi-rápido, ou pode entrar no modo cruel e agressivamente negar a seus oponentes sua parte injusta dos despojos. É uma mecânica fácil para criar tensão, que foi bem sucedida ao ser implementada por, entre outros,
Diamant, e isso significa que a escolha correta não é clara.
O jogo é como uma lambreta: parece pequeno e rápido, aspira por status de jogo médio, e lida com o despreocupado e o intuitivo.
Sea of Clouds certamente proporciona diversão.
Traduzido por mgstavale