Ficha do Jogo:
É um jogo bem rápido, variando de 40 a 80 minutos, voltado para partidas de 2 a 4 jogadores. Publicado em 2010 pela editora Ravensburger, Asara não possui dependência de idioma, além de existir uma cópia do manual traduzido em português aqui na Ludopedia.
Síntese do Jogo:
Os jogadores assumem papéis de magnatas da construção, ricos arquitetos buscando aumentar seu prestígio perante o Califa de ASARA. Os jogadores competirão entre si, cada um tentando construir as mais altas e belas torres, em um período de 4 anos. Para isso, eles precisarão mandar seus agentes ao mercado.
Eles poderão comprar as diferentes partes das torres (Bases, Seções, Cúpulas e Janelas) em cada uma das áreas do mercado, que estarão disponíveis em 5 diferentes materiais, representados pelas cores marrom, verde, vermelha, preta e branca. Algumas destas partes possuem ornamentos de ouro que valem pontos extras. O preço das partes varia, assim como o prestígio que cada uma fornecerá para os arquitetos. No final do jogo, o arquiteto que tiver mais prestígio será o vencedor.
Asara é um jogo ligeiro, onde usamos cartas como trabalhadores para ativar as áreas do tabuleiro. Por sinal, um belíssimo board octal. Ali é possível ganhar mais trabalhadores, dinheiro, comprar peças de torres, janelas, construir e muito mais.
Em seu turno, cada jogador deve colocar pelo menos uma das cartas de agente de sua mão em jogo. Se não houver nenhum outro agente na área escolhida, o novo agente poderá ser de qualquer cor, mas se já existem agentes lá, todos os próximos deverão ter a mesma cor.
O jogo consiste em uma série de turnos onde primeiro devemos enviar um agente (jogar uma carta) e em seguida realizar realizar a ação correspondente. Os jogadores podem realizar diversas ações em função da região selecionada, como por exemplo: comprar seções de torre, obter fundos extra, suborno ou pedir o patrocínio do Califa.
Cada torre possui pelo menos a base e a cúpula, mas é possível aumentar os seus andares e incluir janelas em sua parte central, ao longo do jogo. Apesar de parecer estranho à temática, é um recurso importante para a pontuação durante o jogo.
O ponto nobre é a construção das torres. Durante a construção se aplicam as seguintes regras:
- Cada torre só pode ser de uma única cor.
- Cada torre tem de ter uma única base e um único cume.
- Pode-se construir qualquer número de torres simultaneamente.
- Podem ampliar torres já construídas.
- Não podem intercambiar partes entre torres da mesmo cor.
- Ao final de seu turno, o jogador só pode ter torres completas, com ao menos base e cume.
O ano termina quando todos os jogadores jogaram todas suas cartas de agentes no tabuleiro. Pode dar-se o caso de que alguns jogadores fiquem sem cartas antes dos outros. Nesse caso, os jogadores simplesmente passam seu turno até que todos os jogadores tenham jogado. Depois de cada um dos 4 anos, se leva a cabo uma fase de pontuação de fim de ano, onde se anotam os pontos de prestígio por cada torre construída até o momento. Cada seção com ornamento dourado nas torres e o patrocínio do Califa também vale ponto de prestígio.
Na pontuação final, os jogadores obtêm pontos de prestígio por suas torres, onde se ganham:
- pontos por altura para cada cor
- pontos para a torre mais alta e a segunda torre mais alta,
- pontos ao maior número de torres e ao segundo com maior número de torres.
- pontos por grupos de 10 asaris.
Avaliação:
Asara é um jogo de regras fáceis, visual bacana e bem rápido se todos já conhecem. Um euro leve, honesto e bem produzido. Vale a pena conhecer se tiver a oportunidade. Mas não classificaria como um jogo fundamental para compor uma coleção. Não chega a ser um jogo de esquentar demais a cabeça, mas é importante ficar atento as construções dos adversários e, principalmente, nas peças adquiridas que ficam ocultas até o final do jogo.
Um detalhe importante, é que o primeiro jogador a usar uma área, define a cor dos agentes que os próximos precisarão utilizar para ativar a ação também. Cada espaço só aceita cartas de mesma cor naquela rodada. Isto pode ser fundamental para atrapalhar os planos dos amiguinhos, se você tiver paciência para contar as cartas em jogo.