Sinopse do Jogo:
Kingdoms é um jogo publicado inicialmente em 1994, apresentou várias versões no decorrer dos anos e foi publicado em inúmeros países e idiomas, possui 4 premiações/indicações relevantes entre os anos de 2002 e 2013 entre elas o Origins Awards de 2002, onde foi o vencedor na categoria melhor jogo Abstrato. Hoje veremos uma breve resenha da sua versão de 2011, do consagrado designer Reiner Knizia, autor de vários jogos clássicos abstratos como: Samurai, Trigis & Euphrates, Genial, Age of War, etc. Esta versão foi publicada pela Fantasy Flight Games para ser jogado entre 2 à 4 jogadores com idade sugerida de 14 anos. É um jogo no qual suas partidas costumam levar entre 45 à 60 minutos, e não possui nenhuma dependência de idioma, além do seu Manual em português BR estar disponível para download aqui no site da Ludopedia.

Objetivo:
Kingdoms é um jogo abstrato de estratégia, na temática de fantasia medieval - onde os jogadores tentam obter a maior quantidade de ouro ao estabelecer castelos nas regiões mais ricas do reino enquanto tentam evitar perigos como dragões, pântanos e trolls.
Mecânicas:
- Colocação de Componentes;
Componentes:
O jogo possui como componentes: 40 castelos de plástico (10 de cada cor: amarelo, azul, verde e vermelho), 23 Tiles de Papelão (12 Recursos, 6 de Perigo, 2 Montanha, 1 Dragão, 1 Mina de Ouro e 1 Mago), 63 Tokens de moedas de papelão ( 19 de 1, 12 de 5, 20 de 10, 8 de 50 e 4 de 100), 1 Token de tempo (para marcar a Era do jogo), 1 tabuleiro de jogo ( 24 cm x 48 cm) e manual de instruções. Tais componentes vem em uma caixa tamanho ( 25 cm x 25 cm) – os componentes e suas artes são ótimas e seguem o padrão de qualidade já conhecido da Fantasy Flight Games.
Os castelos de plástico são divididos entre: 1 torre (4 castelos), 2 torres (3 castelos), 3 torres (2 castelos) e 4 torres (1 castelo).

Abaixo, detalhes dos Tiles e Tokens de papelão.

O tabuleiro além de conter espaço para o pool de moedas e Tokens, possui a sinalização da Era e 30 quadrados, 6 na horizontal por 5 na vertical.
Síntese do Jogo:
Setup
O setup é simples: Além de coletar o número de castelos de acordo com o número de jogadores (baseado em uma tabela indicada no manual) e distribuir 50 de ouro para cada jogador, deve-se colocar o tile de tempo no local da primeira Era no tabuleiro e embaralhar os demais tiles (todos: Recursos, Perigos, Montanhas, Dragão, Mina de Ouro e Mago) com a face virada para baixo e após isso cada jogador deve pegar um tile, observa e mantém sob segredo com a face virada para baixo a sua frente.
Jogando
O jogo consiste basicamente na realização de uma das três seguintes ações:
1- Colocar um castelo: O jogador pode colocar um de seus castelos em um espaço vazio do tabuleiro;
2- Pegar e colocar um tile: O jogador pode pegar e colocar um tile com a face para cima em um espaço vazio do tabuleiro;
3- Colocar o tile inicial: O jogador pode colocar o tile que pegou na fase de setup e manteve sob segredo até aqui e colocar com a face para cima em um espaço vazio do tabuleiro.
Pontuação
Quando não tiver mais espaços vazios no tabuleiro. Cada linha e coluna do tabuleiro devem ser pontuadas, para isso, basta somar os valores dos tiles de recursos e subtrair os valores das fichas de perigo e multiplicar o resultado de acordo com o tipo de castelo (castelos de 1 torre - multiplicar por 1, de 2 torres – multiplicar por 2, de 3 torres multiplicar por 3 e de 4 torres – multiplicar por 4) a pontuação final significa a quantidade de ouro que o jogador deve receber ou pagar ao banco.
Vejamos um simples exemplo abaixo:
Vejam que a primeira linha acima do tabuleiro possui tiles com a seguinte pontuação (da esquerda para direita) : +3 +2 -6 +5 = Total = +4
Já a última coluna a direita possui tiles com a seguinte pontuação (de cima para baixo) -2 +1 -1 = Total -2
Amarelo – Notem que o jogador amarelo possui um castelo de duas torres na primeira linha = 4 (total da pontuação nesta linha) x 2 (castelo de 2 torres) = 8 pontos, deverá receber 8 moedas de ouro do banco
Vermelho - Notem que o jogador vermelho possui um castelo de duas torres na ultima coluna = -2 (total da pontuação nesta coluna) x 2 (castelo de 2 torres) = -4 pontos, deverá pagar 4 moedas de ouro ao banco
Azul - Notem que o jogador azul possui um castelo de quatro torres na primeira linha = 4 (total da pontuação nesta linha) x 4 (castelo de 4 torres) = 16 pontos
Porém este castelo do jogador azul de quatro torres, também está na ultima coluna = -2 (total da pontuação nesta coluna) x 4 (castelo de 4 torres = -8 pontos
Resultado: +16 – 8 = 8 pontos, deverá receber 8 moedas de ouro do banco
Além dos tiles tradicionais, o jogo possui os “especiais” que possuem efeitos distintos:
Montanha – Divide tanto linha quanto coluna em duas partes, cada uma das quais são somadas separadamente;
Mina de Ouro – Dobra os valores de todas as outras peças em sua linha e coluna (independente que os valores sejam positivos ou negativos);
Mago – Aumenta o poder em um o poder de cada castelo que estejam adjacentes a sua ficha;
Dragão – Cancela todas as fichas de recursos (positivas) na sua linha e coluna, de modo que ficam valendo as pontuações apenas as fichas de perigo (negativas);
Após apuradas as pontuações da primeira era, deve-se preparar para o tabuleiro para a segunda era, para isso:
Os castelos de poder 1 devem ser retornados para os respectivos jogadores, já os demais são retornados para a caixa do jogo, deve-se agora colocar o tile de tempo no local da segunda Era no tabuleiro e embaralhar os demais tiles (todos: Recursos, Perigos, Montanhas, Dragão, Mina de Ouro e Mago) com a face virada para baixo e após isso cada jogador deve pegar um tile, observa e mantém sob segredo com a face virada para baixo a sua frente.
Este mesmo procedimento é repetido para a terceira era.
Fim do Jogo
O jogo termina após terminadas três Eras.
Vencedor
O jogador com mais ouro vence o jogo!
Variações do Jogo
Além das regras tradicionais explicadas acima, o jogo possui algumas regras alternativas uma delas, elimina o elemento sorte do jogo, de modo que os jogadores jogam com as tiles “abertas”, porém, na minha opinião em particular isso acaba tirando um pouco do fator “surpresa” o qual me agrada! Vale a pena cada grupo observar tais regras no manual e testar a que se adapta melhor e/ou variar entre as regras criando novas experiências.
Avaliação:
Kingdoms é um bom jogo abstrato tipo colocação de peças. Simples de se explicar e se jogar, com bom raciocínio lógico pode-se desenvolver algumas boas estratégias para se decidir onde alocar os tiles de recursos, perigos, especiais e os castelos é claro, a fim de se aproveitar melhor as oportunidades exibidas no tabuleiro. Trata-se de um jogo com setup muito rápido (praticamente automático se os componentes estiverem bem organizados) e costuma gerar partidas: interativas, e com algumas doses de estratégia, principalmente se jogado com a regra alternativa de todos os tiles abertos desde o inicio. É um jogo bom para iniciar novos jogadores ao hobby, porém por tratar-se de um jogo abstrato que exige certa concentração e raciocínio lógico não é para qualquer perfil de jogador. É um jogo que atualmente não está a venda em qualquer loja, mas ainda é possível encontra-lo sem grandes dificuldades.