Por Charlie Theel
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1548610/friday-night-lights-bloodshot-eyes-and-bag-doritos
Brent Spivey no momento é um nome desconhecido no mundo dos jogos de tabuleiro. Projetou vários excelentes jogos de miniaturas e conjuntos de regras, incluindo
HAVOC: Tactical Miniature Warfare,
The Battlefield: Miniature Modern Warfare e
Rogue Planet. Quando ouvi que ele ia entrar no mundo dos jogos de tabuleiro minhas sobrancelhas arquearam para o céu como o meu cavalo de 75 libras ao ouvir a palavra "caminhada". Quando descobri que era um jogo de futebol americano de 8 bits fiquei aturdido, como se meu cavalo 75 libras tentasse aplicar o Teorema de Pitágoras em um triângulo obtuso.
Mas este é Brent, certo? Havoc ganhou meu coração assim que percebi que podia derrubar um cara com um Giant e enviar o corpo dele como se fosse um míssil para a linha de infantaria inimiga.
Glória, pouco a pouco
É fácil cair em uma hipérbole quando se sente emocionalmente ligado a um jogo e a experiência que ele proporciona; Deus sabe que posso tornar-me emocionalmente ligado. Dito isso é difícil atribuir a palavra brilhante para
Techno Bowl: Arcade Football Unplugged e realmente conquistar o respeito que ele merece. Mas tentarei.
HUT! HUT!
Enquanto o coração de
Techno Bowl reside no seu sistema de ativação (não se preocupe, nós chegaremos lá), o cérebro que analisa a programação dessas ativações está em "construir a jogada". Cada equipe é composta por sete ou oito jogadores, dependendo do modo, e cada jogador é representado com duas cartas idênticas. Antes de construir a sua formação ofensiva / defensiva deve-se colocar cinco cartas em sua pilha. É idêntico ao sistema de ordem utilizado no fantástico
Star Wars: The Queen's Gambit ou em
Risk: Star Wars Edition. A beleza aqui é que você começa com o controle e um plano, pelo menos até que um tanque cheio de caos te leve por outro caminho através de sua linha ofensiva e pegue pesado contra o seu Quarterback all-star.
Como a maior parte deste projeto, o sistema é diferenciado e mais profundo do que parece inicialmente. Quando revelar simultaneamente as cartas para ativar, o jogador com o maior número no primeiro dígito, é considerado mais rápido, e age em primeiro lugar. Esses jogadores podem ser encaixados em qualquer uma das posições no campo - Center, QB, Wide Receiver - ainda não existem verdadeiras restrições e você pode passar a bola para quase toda a sua equipe de ogros, bem como alinhar o seu time da forma que desejar. Esta liberdade reforça a criatividade ao mesmo tempo em que retira qualquer exigência de conhecimento do futebol americano. É fantástico e funciona perfeitamente para promover a fluidez, colocando o controle nas mãos dos jogadores.
Marcha!
Que o jogo funciona tão bem na sua cabeça dá para perceber. Quando jogá-lo numa formação rápida de uma Blitz da NFL, perceberá que
Techno Bowl foi inspirado na velha escola e perceberá que tudo pode ficar muito legal.
O sistema de ativação de
Techno Bowl é o segredo. Quando acionar um jogador, ele pode mover ou executar um meio movimento, bem como uma ação. O número de quadrados que pode mover-se é equivalente ao número do primeiro dígito na camisa do jogador que é claramente visível. Isto fica mais interessante, quando tiver espaços ameaçados em torno dos jogadores, tem que pagar pontos de movimento adicionais para lutar com o oponente. Este sistema de ameaçar e abrandar jogadores próximos acrescenta muito para a formação, com você tentando obstruir o caminho e vomitando paredes de carne linebackers para parar seus adversários. Ela promove uma estratégia natural para o esporte, fazendo com que você mantenha uma cobertura apertada e levando ao colapso em torno da bola.
As ações consistem em bloqueio, tackle e lançamento. O sistema baseado em dados utilizado é influenciado pelo fantástico Apocalypse World RPG, onde se somam dois de seis lados. Os modificadores existem devido a uma diferença na habilidade dos jogadores, bem como aos companheiros da equipe de apoio e as ameaças aos adversários próximos. Modificadores podem chegar a um máximo de três em cada sentido e isso mantém os resultados apertados e facilmente calculados sem evitar uma tensão dramática natural.
O jogo será lançado com fichas, mas no print and play os "blocos de pixels"
disponíveis dão uma bonita forma de esmaga-ossos 3D.
As habilidades do jogador são brilhantemente representadas pelo número de sua camisa. Como sugerido anteriormente, os números mais altos podem mover-se mais e são mais ágeis, mas tem modificadores negativos quando tentam bloquear os jogadores mais pesados com números mais baixos. Além disso, você pode jogar a bola um número de espaços igual ao dobro do número do primeiro dígito de sua camisa. Isto tem uma sensação muito BattleBall, onde os gigantes em campo são duramente atingidos, mas as gazelas de cobertura tem velocidades insanas, mas são derrotadas rapidamente se confrontadas.
Depois de calcular seus modificadores e se comprometer com o seu ato de agressão você joga os dados e a bomba em seu punho. Um resultado de seis ou menos vai fazer você se sentir como se Von Miller estivesse batendo em suas costelas em plena velocidade. Sua ação vai falhar e o adversário executará uma ativação completa com qualquer um dos membros de sua equipe. Um 7-9 significa que teve sucesso, mas mais uma vez o seu inimigo vai ter um meio movimento com um dos seus jogadores. O que realmente é doce, doce é um 10+ que significa que o seu movimento começará e um de seus caras derrubará um adversário na grama ou um adversário para trás.
Este é o lugar onde
Techno Bowl incendeia os outros jogos desportivos e mói suas cinzas. Este sentimento de jogadas para frente e para trás, a imprevisibilidade dinâmica e o deslocamento contínuo de posição em campo são irreais. Aberturas surgirão e de repente o seu quarterback estará lutando incapaz de ir além da defesa e fazer ponto. Existirão rodadas onde tentará acertar um monte de adversários com seu atacante, que tem uma boa quantidade de modificadores positivos empilhados de modo que você possa obter 10+ para ativar o Quarterback para realizar um lance inesperado. Conseguir essas jogadas extras é o que leva as batalhas de
Techno Bowl para a vitória e onde enormes peças podem entrar em erupção.
É dramático e emocionante de uma maneira condizente com os momentos mais extenuantes de entretenimento desportivo.
OMAHA!
Techno Bowl não é um jogo simples. É solidamente um projeto de peso médio que tem um conjunto robusto de regras para serem trabalhadas. A primeira vez que li o livro de regras estava curioso com a complexidade percebida e comecei a me preocupar que o tema 8 bits fosse incompatível com uma jogabilidade extremamente pesada. Então joguei uma partida.
Veja bem, enquanto as regras podem ser assustadoras à primeira leitura, tudo internaliza muito rápido. Você não vai precisar de ajudas excepcionais depois de dois jogos e vai se lembrar facilmente de que maneira cada ação é resolvida, como fumbles e interceptações, e como pode mover antes de uma jogada. A resolução é simples, mas produz resultados profundos e inesperados, e as capacidades dos seus jogadores estão sempre claramente visíveis em campo. A experiência é bonita e envolvente.
Ainda assim, não ensinarei isso para minha mãe já que ela tem aversão a rotas. O jogo requer 60-90 minutos e pode ser dolorosamente lento com alguém que está propenso a paralisia de análise. As regras podem resolver esta questão colocando um temporizador para construir sua jogada, mas isso não será necessário com a maioria dos jogadores (embora eu aprecie a tensão
Space Hulk).
Protótipos de fichas no campo, prontos para arrebentar algumas cabeças.
O jogo também possui vários modos que realmente adaptam a experiência a diferentes níveis de habilidade e preferências. Você pode jogar um jogo mais rápido, com o padrão de sete jogadores de cada lado, ou uma experiência mais pensativa, mais lenta, com oito em cada equipe. Enquanto o jogo padrão é suficiente para consumir seu cérebro com estratégia e engajamento, realmente cavar as habilidades dos jogadores concede aos membros de sua equipe características especiais. Isso permitirá que execute um bloqueio poderoso, aumentando a sua capacidade para o dramático e adicionando outra camada de blefe quando construir jogadas utilizando suas armas de formas enganosas.

Poderia divagar aqui como Robert Plant e falar sobre o modo Inferno de NBA Jam onde os jogadores podem pegar fogo, ou mergulhar na análise de utilizar adequadamente o seu "banco", onde gerencia suas cartas de ativação. O fato é que uma vez que este jogo é produzido para o mundo, vai vender. Sem tempo de inatividade, uma enorme oportunidade para um jogo inteligente e de extremo dinamismo para fazer o melhor jogo de esportes que já joguei. Tudo isso está vindo de um cara que não assistiu a um jogo inteiro da NFL desde que Kurt Warner deixou os Rams.
Traduzido por mgstavale