QUAL É O SEU JOGO?
Na semana passada, eu iniciei a coluna com a pergunta “Novo no jogo?”, e citei a enorme variedade de jogos de tabuleiro lançados todos os anos, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Pois bem, essa semana eu inicio lançando uma segunda pergunta: Qual é o seu jogo?
Calma padawan, não se desespere… a pergunta não vale nota, mas vai acrescentar alguns pontos na média. =)
Hoje eu vou falar apenas de alguns tipos de jogos (seria impossível falar de todos em um único post, são dezenas!), focando nos que chamam mais a atenção de quem está começando a jogar (que é você, padawan). =)
E por enquanto também não vou me prender às classificações oficiais dos jogos, que costumam ser organizados em domínios (que indicam o tipo do jogo), categorias (que indicam as principais características do jogo), e mecânicas (que indicam os tipos de mecânicas utilizadas no jogo). Até por que, duas das classificações mais utilizadas por nós, que jogamos, são não-oficiais: você vai encontrar com frequência textos que se referem aos jogos como sendo Ameritrashs ou Eurogames.
Descent, um dos ameritrashs mais cultuados de todos os tempos.
AMERITRASHS:
Os Ameritrashs são, por definição, jogos de tabuleiro de origem americana (embora atualmente já existam ameritrashs originários de todo o mundo) que enfatizam a temática e o aspecto visual do jogo. É normal os jogos desse tipo possuírem muitas cartas, fichas de personagens e manuais de regras bastante extensos, pois cada elemento do jogo tem como objetivo simular um determinado aspecto da temática utilizada. Para aumentar ainda mais essa imersão no tema, a maioria dos ameritrashs tem produções bem caprichadas, com miniaturas plásticas bastante detalhadas e ilustrações de primeira qualidade, tornando os jogos muito atrativos visualmente. Outras características bem comuns nos ameritrashs são a presença do fator sorte (que pode ser moderado ou bem alto, dependendo do jogo) e mecânicas que envolvam o combate (entre os jogadores ou contra um inimigo comum, no caso dos jogos cooperativos).
Portanto, se você curte jogos lindos, com temáticas bem imersivas, dezenas e dezenas de miniaturas, e regados com uma boa dose de pancadaria, o seu jogo é o Ameritrash! =)
* Alguns dos Ameritrashs mais famosos são: Twilight Imperium, Descent, Space Hulk e Last Night on Earth.
Puerto Rico, o eurogame que iniciou a geração dos jogos elegantes.
EUROGAMES:
Os Eurogames são jogos de tabuleiro europeus, mas assim como os ameritrashs, você encontrará jogos em estilo europeu produzidos em diversas outras partes do mundo (inclusive no Brasil). O eurogame tradicionalmente prioriza a mecânica do jogo, embora sempre haja uma temática por trás dela. As principais características deste tipo de jogo são a profundidade estratégica e a baixa dependência do fator sorte, que em muitos casos chega a ser nula. Os eurogames também tendem a ser mais elegantes que os ameritrashs, quase sempre trazendo componentes de madeira e utilizando um estilo gráfico menos “pop”. Outra característica bastante marcante deles é a não dependência do idioma, o que é ótimo para quem não domina línguas estrangeiras. Seus componentes costumam possuir ícones e ilustrações, ao invés de textos, pois na Europa existe uma variedade grande de idiomas, e um jogo produzido em um dos países europeus deve ser acessível os demais países.
Então, se você curte jogos mais elegantes e estratégicos, que exijam mais observação e menos sorte, o seu jogo são os Eurogames!
* Alguns dos Eurogames mais famosos são: Puerto Rico, Agricola, El Grande e Power Grid.
Takenoko, um lançamento recente que se tornou um dos family games preferidos.
FAMILY GAMES:
Os Family Games, ou Jogos de Família, normalmente possuem regras relativamente simples, estratégias mais diretas, e uma jogabilidade menos complexa. São o que costumamos chamar de jogos light ou leves, muito indicados para quem está começando agora nesse universo dos board games ou para grupos mistos, compostos por gamers e não-gamers. Como o objetivo destes jogos é atrair um público menos gamer, quase sempre os Family Games são muito bem produzidos, com componentes bem bonitos e temáticas criativas. O interessante deste tipo de jogo é que, apesar de serem simples, muitos possuem estratégias e mecânicas bastante instigantes, que acabam por agradar também aos jogadores mais experientes. Eu costumo dizer que são “jogos gostosos de jogar”.
Se você curte jogos mais descontraídos, com um bom equilíbrio entre desafio e diversão, o seu jogo são os Family Games!
* Alguns dos Family Games mais famosos são: Stone Age, Ticket to Ride, RoboRally e Takenoko.
Zombicide, o cooperativo de maior sucesso dos últimos anos.
CO-OPERATIVE GAMES:
Antes de mais nada, vale ressaltar que Co-operative Play é uma mecânica, não um tipo de jogo, até por que existem ameritrashs cooperativos, euros cooperativos, family games cooperativos, etc. Mas eu achei importante colocar os jogos cooperativos em destaque por dois motivos: primeiro porque é um estilo de jogo bem desconhecido aqui no Brasil, e segundo porque essa mecânica muda tanto a forma de se jogar que os gamers chegam a dividirem-se entre “os que adoram cooperativos” e “os que detestam cooperativos”.
Nos Co-operative Games, ou Jogos Cooperativos, todos os jogadores jogam juntos, contra o tabuleiro. “Ih… que estranho isso, Groo! O tabuleiro pensa???”. Menos padawan, menos… esse é justamente o grande lance dos cooperativos! Como tabuleiros não pensam, as mecânicas dos jogos cooperativos são criadas de forma a introduzirem uma série de dificuldades e obstáculos para os jogadores, normalmente através de cartas ou outros elementos secretos que são revelados durante o jogo, e de algumas regras pré-estabelecidas que definem as ações e movimentos dos componentes do tabuleiro. Obviamente, os jogos cooperativos estimulam o debate entre os jogadores, para que cheguem a uma estratégia capaz de vencer o desafio. A parte bacana é que ou todos vencem, ou todos perdem, ninguém vai ficar tirando sarro de ninguém quando terminar a partida. =)
Se você curte jogos onde o desafio não são os seus amigos, e sim o próprio jogo, o seu jogo são os Co-operative Games!
* Alguns dos Co-operative Games mais famosos são: Arkham Horror, Pandemic, Zombicide e Ghost Stories.
Dixit, o party game mais premiado em todo o mundo.
PARTY GAMES:
Segundo o nosso amigo Pedro Luiz Gonçalves, do aBoard Games, “O Party Game é qualquer tipo de jogo que fica mais legal se você jogar bêbado”. Boa Pedro! =)
Portanto, meus caros, percebam a enorme capacidade de rejogabilidade deste tipo de jogo… cada partida será completamente diferente de acordo com a quantidade de álcool que você ingeriu! Isso não é fantástico??? Mas jamais se esqueçam, padawans: Se jogar, não dirija!
Ok, ok, vamos esquecer dos drinks do Pedro e voltar aos Party Games…
Os Party Games, ou Jogos de Farra, tem como objetivo principal entreter e divertir, normalmente através de regras simples e mecânicas dinâmicas. É comum eles exigirem decisões que levem os jogadores a darem risadas, prejudicarem-se uns aos outros, fazerem alianças, deduzirem coisas, levarem a sorte ao extremo, etc. Muitos são extremamente criativos, e quase sempre trazem componentes bem alinhavados com a temática do jogo. Uma característica comum à boa parte dos Party Games é a possibilidade de jogarem muitas pessoas (normalmente 6 ou mais), seja individualmente, seja em equipes.
Ou seja, se você curte jogos que lhe permitam juntar os amigos para se divertir, dar risadas, e encher a cara (isso foi o Pedro quem disse, não eu!), o seu jogo são os Party Games!
* Alguns dos Party Games mais famosos são: Dixit, Cash’n Guns, Bang e Werewolf.
E eu encerro por aqui a coluna de hoje, antes que eu me comprometa (ainda mais!). =)
Valeu!
Groo
*Facebook: http://www.facebook.com/celo.groo
Marcelo “Groo” Medeia é programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca… enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e agora escreve umas besteiras para você, que está começando nesse mundo dos Jogos Modernos. Seja bem vindo, padawan…