Vencedor do Spiel des Jahres, Hoity Toity é um jogo para 2 a 6 jogadores (2 a 5 na versão alemã da Alea), lançado em 1990 por Klaus Teuber, também vencedor do Spiel des Jahres com os jogos Catan e Barbarossa. Suas principais mecânicas são ação simultânea, coleção de componentes (set collection) e blefe. A versão avaliada é a da editora Alea, cujo título é Adel Verpflichtet.
Tema: Hoity Toity apresenta um tema pouco comum: os jogadores representam nobres ingleses entediados que colecionam antiguidades como máscaras, selos, brinquedos, cachimbos, etc. Trata-se literalmente de um jogo de set collection!
Componentes: O jogo possui poucos componentes, mas todos de excelente qualidade. Há um tabuleiro, cinco peças elegantes de madeira (para marcar os pontos de vitória) e cartas. As cartas formam dois conjuntos: as antiguidades (cartas maiores) e as ações dos jogadores (cartas menores). Infelizmente não há modelo de sleeve para as cartas maiores.
Regras: Vence o jogo quem acumular mais pontos de vitória após um número indeterminado de rodadas (após um dos jogadores alcançar a “mesa de jantar”, ou seja, marcar 27 pontos ou mais). As rodadas são divididas em quatro fases. Na primeira fase, os jogadores utilizam cartas para determinar secretamente se desejam ou ir no antiquário ou ir no castelo. Depois todos os jogadores revelam as ações escolhidas. Na segunda fase, dependendo da ação escolhida na fase anterior, os jogadores determinam secretamente uma segunda ação: caso estejam no antiquário, eles podem ou comprar uma carta de antiguidade ou roubar um cheque utilizado pelo comprador; caso estejam no castelo, eles podem ou exibir sua coleção de antiguidades (a principal ação para marcar pontos de vitória), ou roubar antiguidades das coleções exibidas ou ainda prender os ladrões que roubaram as antiguidades (uma ação secundária para marcar pontos de vitória). Na terceira fase, as ações do antiquário são reveladas e resolvidas. O jogador com o cheque de maior valor pega uma carta de antiguidade. Esse cheque pode ser roubado por um jogador se apenas ele decidiu realizar essa ação (se mais de um jogador planejou roubar, ninguém leva o cheque). Na quarta fase, as ações do castelo são reveladas e resolvidas. O jogador com a maior coleção exibida (i.e., com mais cartas de antiguidade) marca pontos de vitória. Depois os jogadores que planejaram roubar pegam uma antiguidade de cada coleção exibida. Por fim, os jogadores que planejaram prender os ladrões também marcam pontos de vitória e bloqueiam temporariamente a ação de roubar dos jogadores que a realizaram.
Gameplay: Para entender como é a experiência de jogar Hoity Toity, imagine um jogo de blefe sem reviravoltas emocionantes. Como os jogadores decidem entre poucas ações, o jogo não garante grandes surpresas. Inclusive as ações se tornam limitadas com o avanço da partida, pois sem cheque para comprar antiguidades, os jogadores com coleções menores tentarão desesperadamente roubar as antiguidades exibidas pelos jogadores mais afortunados. Esse tipo de previsibilidade ameaça a diversão de qualquer jogo de blefe.
Considerações: Apesar de vencer o prestigiado Spiel des Jahres, Hoity Toity não envelheceu muito bem caso comparado a jogos atuais de blefe, como os conhecidos Citadels ou The Resistance. Imagina-se que todos os jogos de blefe envolvam muita interação entre os jogadores, mas em Hoity Toity essa interação não é tão animada como a troca de cartas em Citadels ou as acusações em The Resistance. O jogo ainda preserva um certo charme, principalmente por causa do desenvolvimento de um tema pouco comum através de mecânicas adequadas.
Avaliação final: Regular