Escrita por: Rodrigo Neves

Sinopse do Jogo:
The Grizzled é um card game, onde os jogadores são soldados da Primeira Guerra Mundial que tentam sobreviver a ela. Apesar do tema, não há combates neste jogo. Os jogadores devem trabalhar juntos para sobreviver às terríveis provações e ameaças da guerra ou todos perdem.
O jogo foi publicado em 2015 em uma parceria da “Cool Mini Or Not” com a “Sweet November”. Trabalho de estreia dos designers Fabien Riffaud e Juan Rodriguez, The Grizzled é um cooperativo que aceita de 2 a 5 pessoas, e leva entre 20 e 40 minutinhos para se jogar uma partida completa.
Mecânicas:
- Administração de Cartas.
Componentes:
The Grizzled é um daqueles grandes jogos que vem em pequenas caixas. A caixa é bem pequena, do tamanho do Age of War, e com poucos componentes. Porém a sua arte é muito bem-feita, bonita, seguindo uma linha que acompanha a proposta das primeiras tirinhas em quadrinho de jornal... pouco realista, bem descompromissada, mas sem chegar a ser cômica.
O tiles e cartas são de excelente material e gramatura. Até o interior da caixa é bem-acabado. Percebe-se o capricho na produção do jogo.
Existe um play aid em forma de um grande token, que resume as quatro etapas de cada missão, além das condições de vitória e derrota dos jogadores.
Temos 6 cartas de personagens diferentes. Cada um possui uma característica de boa sorte, que poderá ajudar com um certo tipo de ameaça diferente do jogo. Como todas tem a mesma probabilidade de acontecer, não adianta se preocupar muito em escolher o personagem, na verdade.
Existem 59 cartas de desafios ou provações que podem aparecer aos jogadores. Todas com o mesmo verso de arame farpado. Alguma trazem duas ou mais ameaças entre as seis possíveis: noite, chuva, neve, bala, máscara e apito (silvo). Tem até uma carta maldita com todas elas juntas.
Importante: Algumas cartas de ameaça possuem um desenho de outra carta na sua parte inferior. Elas são cartas de armadilha. Quando um jogador a coloca em jogo, deve imediatamente comprar uma carta extra da pilha de desafios e jogá-la imediatamente. Acredite em mim... dependendo do momento isto pode acabar com a partida.
Outras de fundo amarelado são chamadas de “golpes duros” e quando jogadas, devem ser a atribuídas um outro jogador da equipe em particular. São traumas, fobias ou outras características psicológicas comuns a guerra. Elas ficarão acompanhando os jogadores rodada após rodada, até serem retiradas, atrapalhando aos próprios ou a equipe. Cada carta tem um ou dois raios vermelhos no alto. Quando um jogador termina a fase de suporte, com um total de quatro raios ou mais, ele morre e todos perdem o jogo.
Importante: Talvez aqui, nas cartas de golpes duros, é que a dependência do idioma se faça mais crucial. Estas cartas são individuais, e em teoria não podem ser mostradas aos demais jogadores até serem usadas, por decisão de cada jogador.
Para fechar os componentes, temos ainda uma carta de monumento, uma carta de paz, 5 tokens de discurso em forma de balão de história em quadrinhos, uma pilha de tokens de suporte e um token 3D de líder da missão.
Setup do Jogo:
Iremos apresentar nesta resenha o setup para 3 jogadores. The Grizzled é um jogo rápido de montar e que não ocupa grande espaço na mesa. Cada jogador escolhe um personagem e recebem 3 tokens de suporte: um para direita, um para esquerda e um aleatório.
Colocamos na mesa a carta de monumento e a carta de paz viradas para cima, com a quantidade de tokens de discurso indicada no manual entre elas. Para 3 jogadores são 5 tokens. Em seguida, embaralhamos todas as cartas de desafios e formamos duas pilhas. Sobre a carta de paz colocaremos 25 cartas, formando a “pilha de provações”. Sobre a carta de monumento colocaremos as restantes, 34 cartas, formando a “pilha de reserva de moral”.
O token tridimensional de líder da missão é dado ao jogador mais cabeludo. Pronto! Setup montado.
Objetivo do Jogo:
Através de uma série sucessiva de missões os jogadores tentarão esvaziar a pilha de provações e fazer a carta de paz ficar visível. Os jogadores vencem a partida quando a “carta de paz” se tornar visível e nenhum deles possuírem mais cartas na mão.
No final de cada missão a moral diminui, e cartas são transferidas da pilha de reserva de moral para a pilha de provações. Os jogadores perdem o jogo assim que a carta de monumento se torna visível ou um deles morrerem, levando 4 golpes duros.
Visão Geral:
Serão jogadas diversas missões sucessivas, até que uma condição de derrota ou vitória da partida ocorra. Cada missão será dividida em 4 fases: preparação, missão, suporte e queda de moral. Vejamos por alto cada uma delas.
Fase de Preparação: O líder da missão vai analisar a situação e definir a “intensidade da missão”, ou seja, o número de cartas de provações que serão distribuídas entre os jogadores durante aquela missão. Em seguida, ele as distribui uma por jogador, começando por ele, até elas acabarem. Nem todos precisam receber a mesma quantidade.
Fase de Missão: Os jogadores tentaram se livrar das cartas de provação em suas mãos, jogando em turnos, iniciando pelo líder da missão. Existem 4 tipos de ações possíveis ao jogadores em sua vez.
Jogar uma carta de sua mão: Se ela for uma carta de ameaça, deve ser jogada em uma fileira no centro da mesa, chamada de terra de ninguém. O problema é que nenhum tipo de ameaça pode aparecer 3 vezes, senão a missão fracassa. Se a carta jogada for um golpe duro, deve ser aplicada ao próprio jogador e deve ser resolvida imediatamente, ficando permanente.
Usar o seu amuleto de boa sorte: Cada jogador tem um amuleto que o protege de uma ameaça em especifico. Ele pode usar virando sua carta de personagem e descartando uma carta de ameaça na terra de ninguém com o mesmo ícone.
Usar um token de discurso: Caso o jogador tenha um token de discurso ele poderá usar como uma ação. Ele deve escolher um tipo de ameaça e anunciar, assim todos os demais jogadores poderão escolher e descartar uma carta de suas mãos que contenham esta ameaça, se houver. Jogadores que bateram em retirada não se beneficiam.
Bater em retirada: assim que um jogador bater em retirada, ele escolhe não está mais apto a realizar ações e deve escolher para qual jogador vai dar suporte. Secretamente escolhe um de seus tiles de suporte e o colocado virado para baixo sobre seu personagem. Ele será revelado apenas no fim da missão.
A missão termina quando todos os jogadores batem em retirada, e ela será considerada bem-sucedida, ou quando três ameaças idênticas aparecem na terra de ninguém, incluindo os traumas e fobias dos jogadores ativos, quando a missão falha.
Importante: Todos os golpes duros de um jogador fora da missão não terão mais efeito para ela. Os jogadores que batem em retirada mantêm as cartas em sua mão e os golpes duros para o próximo round.
Fase de Suporte: Quando a missão acaba, todos revelam seu tiles de suporte e o passam para o jogador indicado.
Aquele que receber mais tiles, recebe um benefício que pode ser: livrar-se de duas cartas de golpe duro ou recuperar seu amuleto de boa sorte, se a missão foi bem-sucedida, ou, livrar-se de uma carta de golpe duro se a missão falhar.
ou
Fase de Queda de Moral: Ao fim da missão, se ela foi bem-sucedida, as cartas da terra de ninguém são descartas do jogo. Se a missão fracassar, elas são devolvidas para a pilha de provações e reembaralhadas.
ou
Caso a guerra não tenha acabado, vem a queda de moral. Os jogadores contam quantas cartas existem ao todo nas mãos dos jogadores, e a mesma quantidade deve ser transferida da reserva de moral para a pilha de provações.
Os jogadores vencem a partida quando a “carta de paz” se tornar visível e nenhum deles possuírem mais cartas na mão.
Os jogadores perdem o jogo assim que a carta de monumento se torna visível ou um deles morrerem, levando 4 golpes duros ao fim de alguma missão.
ou
Avaliação:
The Grizzled é um ótimo cooperativo. É um jogo rápido, simples de ser explicado e desafiador. Pode ter colocado na mesa para qualquer tipo de grupo, de iniciantes no hobby até os jogadores mais experientes, inclusive pode ser usado como um gateway na categoria. Tem uma boa dose sorte envolvida, pela compra e combinação das cartas, mas tudo com muito sentido para a temática, não chegando a incomodar em nenhum momento.
A bela arte, os componentes de boa qualidade e as mecânicas formam um jogo muito bem feito. Consegue passar bem o clima da guerra e a necessidade do grupo se unir, se proteger, para conseguirem voltar juntos para casa.
No início pode parecer fácil, pelas regras e proposta simples. Mas com certeza irá surpreender sendo mais difícil do que se imaginava. Porém, depois que o grupo aprende boa parte das cartas, é possível gerenciar melhor a contribuição de cada um nas missões. O maior problema é que algumas cartas necessitam de leitura em inglês, de todo o grupo participante. Uma planilha de tradução resolveria o problema, já que são por volta de 20 cartas com texto.
The Grizzled é um lançamento de 2015, disponível nas principais lojas internacionais, sendo um jogo relativamente fácil de encontrar ou importar. Recomendado para quem gosta do tema, e principalmente de cooperativos.
O Canal TTZO é associado ao grupo "Turma do Tabuleiro da Zona Oeste – RJ", um evento mensal que ocorre no Rio de Janeiro. Veja mais resenhas do canal em: https://www.ludopedia.com.br/canal/TTZO e não deixe de acompanhar as novidades pelo Facebook em: www.facebook.com/canalttzo. Caso tenha gostado do material, por gentileza, não deixe de se inscrever aqui no topo da página, para dar seu apoio. Desde já agradecemos pela atenção e tempo dispensados. Ótimas jogatinas!