Fala galera!
Bom, acredito que a maioria de vocês já seja familiar com os sistemas de financiamento coletivo ( crowdfunding ). Para quem ainda não conhece, são sites que trabalham com projetos , e esse projetos só saem do papel caso se alcance um determinado patamar financeiro. Para isso nós, usuários e compradores, vamos lá e viramos apoiadores ( backers ) desses projetos.
Isso nos da o direito de ganhar algum tipo de "recompensa", baseado em quanto "doamos" para o projeto. Além disso, os apoiadores geralmente ganham alguns itens exclusivos, que não aparecem na versão comercial ( retail ) dos jogos e afins. ( no caso dos boardgames, cartas / tolkens / dados exclusivos, e afins ).
Outra coisa bacana ( ou não ) são recompensas adicionais, a medida que metas ( stretch goals/rewards ) vão sendo atingidas; assim os projetos vão ganhando novas cartas, trocando para materiais melhores, colocando miniaturas, etc. O lado bacana é que com isso os projetos vão ficando mais interessantes , porém algumas produtoras se aproveitam disso e fazem a coisa ficar extremamente comercial, como se o projeto inicial não compensasse sem as metas.
Falando dos sites: temos, fora do Brasil, o mais famoso deles: Kickstarter , e outros também interessantes como o Indiegogo.
Um site legal, para acompanharmos como anda a evolução dos projetos é o kicktraq .
Já na terra tupiniquim nos últimos anos surgiram também alguns sites interessantes de financiamento coletivo como o Kickante e o Catarse .
Uma diferença importante entre o sistema de financiamento gringo e o BR é a questão do pagamento: no kickstarter você só é cobrado no dia em que se encerra o projeto , e se ele atingir a meta. Já nos brasileiros quando você financia é cobrado na hora; caso o projeto seja do tipo "tudo ou nada" você recebe seu dinheiro de volta alguns dias após o projeto encerrar, caso seja "campanha flexivel" você não recupera o dinheiro investido.
A forma de pagamento dos sites de fora são o cartão de crédito internacional ou o paypal ( infelizmente no momento, com o dólar lá em cima e contando com a altíssima chance de taxação da receita, tome cuidado na hora da compra, pois o valor final pode ficar salgado ). Nos brasileiros são aceitos cartão de crédito, boleto e paypal, aceitando-se parcelamento.
Muitos boardgames bem bacanas já foram financiados com essas plataformas, incluindo os famosos Zombicide, Scythe, Tiny Epic Collection; no Brasil tivemos sucessos também, como A última fortaleza, Caçadores da Galáxia, Masmorra de Dados, Quissama, dentre outros.
A idéia desse tópico, além de ser uma breve introdução para quem não conhece o tema, é trocar informações sobre os projetos mais recentes!
Vamos postando, abaixo, os projetos que estão rolando.
Grande abraço, e até a próxima!
PS. Por enquanto estou só postando o nome/link dos projetos abaixo, na sequência vou atualizando com mais informações sobre eles.
Peço que os backers curtam os projetos, para termos uma idéia de como está indo aqui pela ludopedia.
Quem quiser postar link de projetos interessantes, só seguir o mesmo padrão e mandar bala! Toda ajuda é bem-vinda !
Tópico atualizado com informações do @Ralsater.