Por Charlie Theel
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1500033/postmodern-take-504
"Nós realmente fizemos isso!" O escritor solitário falou para si mesmo como se ele realmente tivesse duas personalidades distintas e não podia acreditar... mas a prova estava pairando na frente dele.
O enorme volume estava cheio de palavras! De cima a baixo as páginas estavam com centenas de palavras em negrito, não é exatamente o número aproximado que ele estimou, mas bom o suficiente.
Parecia tão simples depois de muitos anos difíceis ficar afastado do teclado e desenvolver um vocabulário modesto. A avaliação de quatro mundos, cada um atrapalhado a esmo de maneira a fazer a ingestão possível, mas imprevisível. Só desta forma é possível descrever o brilho fundamental de 504.
Claro, o escritor confuso registrou todas as instruções para decifrar este Book of Review Worlds em um par de frases listadas abaixo. Agora era hora de começar suas observações.
As regras
Esta revisão do Livro dos Mundos é escalonada em prioridades. Você precisará verificar a ordem correta e decifrar as divagações que se seguem através da leitura desta revisão em ordem de prioridade, do menor para o maior número romano (ou seja, ler o Mundo com prioridade I antes do Mundo com prioridade II).
Componentes
A análise do Livro de Mundos
(Prioridade II) O Mundo do Caos, um conjunto de mecanismos comprimidos em um Metagame (Revisão do Mundo #394)
Os nove módulos consistem de grampos de jogos de passatempo de todo o espectro. Temos pegar e entregar, corrida, conquista militar, controle de área, produção de bens, até mesmo um sistema de mercado de ações convincente. Cada fatia de mecanismos é normalmente combinada para formar um Euro de peso médio que é relativamente fácil de assimilar uma vez que se navega no Livro de Mundos.
The Book of Worlds é certamente o elemento mais convincente deste jogo. É um livreto encadernado em espiral com cada página cortadas em três seções ou abas. Você pode construir o mundo e as regras associadas ao fechar uma aba especial para o mundo desejado. Isso é feito através de cada terço da página para formar os três mecanismos de interseção que você deseja explorar.
Assim, na primeira posição você pode virar qualquer um dos módulos de 1-9, selecionando à sua escolha para este jogo específico. Então você faz a mesma coisa na posição intermediária e, finalmente, mais uma vez na parte inferior. Você nunca pode escolher o mesmo módulo para ocupar mais de uma posição, pois isso causará um racha no tempo equivalente a atravessar os riachos. Estas três posições são referidas como TOP I, TOP II e TOP III.
O módulo que você selecionar no TOP I é o mais importante. Ele determina como os pontos de vitória são ganhos e define o tom global do mundo. O módulo TOP II determina a forma como o dinheiro é acumulado. TOP III é o menos impactante e adiciona uma ruga ou nuance à estrutura.
Mundo 123
Um exemplo bastante simples é o mundo inicial recomendado, nº 123. Este módulo é o primeiro do TOP I, o que significa que pontos de vitória são ganhos ao pegar e entregar mercadorias para as cidades. Módulo 2, corrida, determina como os jogadores podem ganhar o dinheiro que eles usarão para atualizar seus carrinhos e transportar mais mercadorias ou se mover mais rápido. Por último, o módulo três adiciona cartas de privilégio - poderes especiais que são comprados a cada turno.
Quando você segurar este livro e começar a fazer sentido essa loucura, uma enorme lâmpada explodirá sobre sua cabeça. Tudo se encaixa e funciona excepcionalmente bem. Há certamente uma curva de aprendizado substancial para decifrar o Livro de Mundos e um sistema de prioridade é usado para determinar qual opção supera as outras. Por exemplo, cada módulo listará um dos vários layouts do mapa, mas você precisará olhar para o mapa listado com o menor número romano (prioridade mais alta). Regras pequenas e opções de configuração continuarão a utilizar o sistema de prioridade e você precisará jogar o metagame para decifrar e obter o mundo configurado corretamente.
Este malabarismo inerente de prioridades e subsistemas dividido em várias seções de regras é uma batalha que você precisará participar algumas vezes antes de tudo começar a fluir sem problemas. Depois de algumas jogadas tudo terá uma segunda natureza, no entanto, o jogo tende a funcionar melhor se alguém determina o mundo e regras associadas antes de se sentar para jogar. Isto permite fazer qualquer improviso e trabalhar sua dedução de regras sem pressões e distrações.
O Livro dos Mundos! Oooh, aaah!
(Eixo III) O mundo onde tudo são assuntos e a moeda é sutil (Revisão do Mundo #765)
Após repetidas execuções você começará a ver os padrões de design e personalidade emergir em termos de como os elementos díspares se encaixam. A posição (TOP I / II / III) que cada módulo tem entalhado terá um enorme impacto sobre o seu jogo e resulta em descobertas interessantes que você não pode inicialmente prever. Isto equivale a uma percepção de que os participantes provavelmente desenvolverão indicadores claros sobre como eles favorecem o uso de determinados módulos, e refinamento para trazer o maior prazer. De certa forma, é como se você estivesse desenvolvendo todo um conjunto de habilidades novas semelhantes a aprender Alocação de Trabalhadores ou Controle de Áreas pela primeira vez. Isso pode ser estimulante e instigante.
A posição de um módulo em particular tem um grande impacto principalmente porque cada mecanismo funciona de forma diferente, dependendo de como ele é integrado. Módulo três, privilégios, é um destaque principal que acrescenta novos elementos no TOP I e II, em oposição ao TOP III. Ela se sente mais confortável na posição TOP III enquanto você integra as cartas de habilidades especiais de forma suave e sem muito problema. Em TOP I e II você joga com fábricas e começa a produção de bens, que não tem absolutamente nada a ver com o baralho de cartas de privilégio. Esta parece ser uma limitação combinatória natural do metagame. Ela vai empurrá-lo para utilizar módulos em espaços específicos mais frequentemente.
Também é digno de nota que alguns módulos se sentem mais etéreos ou fundos do que outros. O fantástico módulo de Ações adiciona uma área externa do jogo fora do tabuleiro. Se você jogar #943, em seguida, a única interação direta no mapa será a conquista militar. Os outros vetores de jogo estão todos acontecendo em cima da mesa ou em uma coleta seletiva de componentes em estoque. Isso não faz com que se sinta desarticulada ou complicada, mas se sinta diferente com que cada combinação pode ter uma personalidade muito definida.
Produtos deliciosos para serem produzidos, pegos e entregues.
(Prioridade I) O mundo de um sofista de alto conceito com um talento especial para Excitação (Revisão do Mundo #281)
504, como conceito, é tranquilo. Com
Friedemann Friese ao volante isso deve vir sem surpresa. Este designer alemão excêntrico perpetuamente mantém uma juba verde e requer que o nome de todos os seus projetos comecem com a letra "F". Seus títulos sempre trazem algo único e tentam trabalhar em um espaço não muito bem definido ou pisado anteriormente. Deve-se admirá-lo tanto pelo que ele está tentando quanto pelo que ele já realizou.
Esta versão é uma enorme caixa de 504 jogos estilo Euro dividida em nove módulos distintos. Cada forma é uma porção do DNA de jogos individuais - chamados mundos - que você pode experimentar. Quando sentar para jogar você escolherá três dos nove módulos e irá organizá-los em uma ordem de sua escolha, com as especificidades do que importa muito.
Para facilitar todos esses diferentes mecanismos e sistemas a caixa é repleta de componentes de alta qualidade. Você tem centenas de pedaços de madeira que são usados como Moradores, Assentamentos e Carrinhos. Existem vários baralhos diferentes de cartas. Montes de marcadores utilizados de várias maneiras diferentes. Ajudas para jogadores, hexágonos e dois livretos distintos. Tudo isso funciona como uma espécie de bandeira ou indicador da magia que o designer está prestes a realizar quando você se sentar à mesa.
(Prioridade IV) O mundo de Críticos Confusos e Procedimento Reveladores (Revisão do Mundo #629)
Sentando-se e esperando para combinar mecanismos semi aleatórios deste Euro em um jogo coerente que atinge alturas elevadas é um sonho fantástico. Eu acredito que essas expectativas devem ter sido alojadas em seu carro e há muito esquecidas. Uma limitação inerente desta exploração combinatória de mecanismos separados está produzindo um jogo acabado que poderia ser mais comumente descrito como genérico.
Aqueles que desejam jogos excepcionais notaram que nesta caixa está faltando o ponto principal. O "jogo" aqui não é você sentar para jogar, ou limitado a três mecanismos principais de trabalho. O verdadeiro coração deste projeto é o metagame que você encontra cada vez que você embarca na jornada de abrir essa caixa.
Você poderia descrever a experiência de jogar este título como um grande módulo de exploração. Parece que você está explorando os confins da loucura de Friedemann, perdido em um labirinto de insanidade abjeta e desastrada ao longo das paredes, gravadas com brilho surpreendente. É uma viagem através de múltiplas camadas que irá revelar-se em ondas de colisões de subsistemas.
Não é um exagero chamar
504 de uma peça de arte. É uma aventura exploratória enorme que provoca reações maravilhosas e discussões pungentes. Este é o tipo de jogo que qualquer pessoa interessada em design de jogos precisa experimentar. Nenhum "mundo" individual pode ganhar o seu caminho para o top 10, mas
504 como um todo é uma experiência que pode redefinir radicalmente a perspectiva de uma pessoa.
Traduzido por mgstavale