Este é um post que faz tempo que queria fazer. Especialmente para todos aqueles que começam a pintar agora, para mostrar que a pintura não é uma coisa que vc precisa de talento para poder fazer. Qualquer um pode pintar todo tipo de coisas só com um pouco de dedicação.
Aprox 1996: As minha primeiras miniaturas foram um set de 8 skavens da Games Workshop. Eu devia ter 10-11 anos nessa data.
Dá para ver que a minha noção de cor era bem prejudicada (XD). Nesta época só tinha um pincel e as pinturas foram emprestadas por um amigo.


Aprox 1997: Bonesplitter da GW. Pintar skavens fez que eu aprendesse bem rápido a usar a técnica de dry-brush ja que todos eles eram bem peludos e tinham armaduras de malha. Esta aqui foi uma das primeiras vezes que eu fiz uma base para uma miniatura.

Aprox 2001: Meu time de Driades de Blood Bowl. Aqui da para ver que eu estava abusando das aguadas.


Aprox 2004: Tyranidos do Warhammer 40k Battle for Macragge. Até esta data quase tudo o que tinha pintado eram monstros pelo que nunca tive que encarar muitos tons de pele nem pintura de olhos. Com os tyranids aprendi a usar as cores de osso que depois usaria extensamente pintando armaduras cerámicas em Infinity.


Aprox 2006: Primeiras miniaturas de infinity. Meu exercito de Nômadas. Por esta data foi quando eu comecei a pintar de forma regular. Este foi o primeiro jogo que eu consegui pintar no mesmo ritmo que eu comprava miniaturas. Nesta época ainda só usava pinturas citadel.

Nesta época improvisava as bases com restos que tivesse por casa. Papel de lixa virou a minha maneira de simular asfalto.


Aprox 2007: Meu TAG Szalamandra de Infinity foi provavelmente uma das primeiras miniaturas que eu vernizei. Ná época eu nunca tinha envernizado e morria de medo de ferrar a miniatura pois estava muito orgulhoso dela. Era uma das primeiras vezes que utilizava iluminações na figura.

Nesta época eu tava muito viciado em Wings of War. Comprava as minhas próprias miniaturas e pintava. Primeira vez que eu usava decals.
Este avião particularmente era o meu favorito por causa do nose-art que fiz com um desenho de naipes.

Alguns aviões alemães onde aprendi a pintar esquemas de camuflagem.

Aprox 2008: Meu segundo exército de Infinity, os Haqqislam. Onde aperfeiçoei o pintado de bases de areia. Nesta época eu ja tinha parado completamente de usar cores metálicas e tentava fazer todos os metálicos com cores normais.



O meu terceiro exercito foi uma pequena warband de Panoceania. Ganhei muitas minis deles participando de torneios, e no fim resolvi comprar mais algumas para fazer uma banda com a que pudesse jogar. Escolhi um tema aquatico para eles e comprei umas bases de ruinas aquaticas. Criei outras próprias com massa simulando agua e tive que aprender a pintar agua na raça.
A miniatura transparente era do Heroclix. Eu usava como marcador de tropas camufladas.

Eu fiz esse exercito pouco antes que fosse revelado o exercito setorial de Bakunin, que acabou usando o mesmo esquema de cor branco/preto/laranja.
Aprox 2009: Foi a época que comprei o primeiro Super Dungeon Explore. Nesta época eu estudava desenho mangá e apliquei as técnicas ao pintar os olhos.


O Link de cima foi uma das últimas minis em que usei metálicos, pois eu me propus que todo o meu SDE seria Non-Metal Metal (NMM). O machado da barbara é um exemplo. Até hoje só quebrei essa regra para uma mini.

2010: Última miniatura que pintei na Espanha antes de vir pro Brasil. Uma conversão que fiz com restos de miniaturas que tinha repetidas (por causa dos torneios de Infinity). Feita com uma moto de um Kum, um Securitate nômada e braços de um Hacker haqqislamita.

2011: Já no Brasil, foi a hora de encarar a pintura do Caverns of Roxor. Aprendendo a pintar fogo pra caralho. Nesta época as minhas Citadel estavam acabando e teve que começar a usar Vallejo que achei aqui no Brasil.

Estas miniaturas acabaram super brilhantes por causa de um verniz horrivel que eu usei nelas (Acrilfix da Acrilex). Elas ficaram supergrudentas.


2012: Quando eu morava na Espanha fiquei apaixonado por jogos da II guerra no pacífico e sempre quis ter navios para jogar Victory at Sea. Só quando tive os meus primeiros salarios no Brasil que consegui comprar. As técnicas de camuflagem que aprendi pintando aviões foram postas a prova novamente. Alem disso tive que aprender a pintar e envelhecer blindados, que me seria muito útil no futuro para o Rivet Wars.


Nesta data tambem comprei 2 exercitos de miniaturas de 6mm para jogar Strike Legion. Pintar dinossauros foi a parte mais divertida.


Pintar em 6mm põe a prova a visão de qualquer um, e vc tem que se concentrar em pintar só aquilo que é relevante na miniatura e esquecer detalhes desnecessarios.

Esses predios acredito que são do Dystopian Wars. Comprei como cenografia para os meus jogos de 6mm.

2013: Uma maquete do meu navio favorito, o IJN Yamato. Neste eu usei silicone para a base, com umas técnicas que eu aprendi ainda na espanha fazendo bases para o meu War at Sea. O tutorial eu postei no meu blogue da época: The Aerofortress


2014: Chega o Arcadia Quest e são os primeiros anos da Ludopedia e do meu novo blog de pintura Glory to the Paint.
Tento me aventurar a provar coisas novas como miniaturas monocromáticas e detalhes na pele de personagens.
Nesta época eu ja estava usando tintas nacionais da Corfix devido a dificuldade de encontrar mais Vallejo. Todo o Arcadia foi imprimado com sprays de graffiti (ColorGin Arte Urbana) - pode se perceber que nos close se aprecia a granularidade da tinta deste spray.



2015: Chega o Forgotten King.

E encaro novamente miniaturas menores com as miniaturas de 15mm do Dorasure.


No fim do ano, começo o meu novo projeto para 2016. Rivet Wars! Usando muitas técnicas que aprendi pintando navios e aviões para pintar os blindados.

Nos veículos do Rivet Wars voltei novamente a usar cores metálicas, mas agora combino elas com cores normais para conseguir que elas pareçam mais integradas com o resto da miniatura.


Para 2016 os meus objetivos são, pintar o Rivet Wars e as expansões, o Ninja All-Stars que tá para chegar, e talvez o Mansions of Madness que comprei recentemente. Alem disso quero aprender a pintar com aerógrafo. Não será fácil mas a prática faz o mestre
.
E até aqui a história da minha vida (XD). Foram muitas mais miniaturas das que aparecem aqui, mas acho que estão as mais relevantes. Espero que vocês tenham curtido e se querem ver mais acompanhem o canal ou o meu blog.