Por Tony
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1496598/some-my-favorite-things-about-zombicide-black-plag
Eu recebi a minha cópia de
Zombicide: Black Plague segunda-feira passada, e fui capaz de jogar dois jogos desde então. Algumas coisas realmente se destacaram pra mim, então eu pensei em escrever esse comentário com algumas das minhas partes favoritas.
1. Necromantes. Eu amo a ideia e a mecânica do necromante. Dá um novo sub objetivo e forma totalmente novas estratégias durante o jogo (tanto em termos de como e quando atacar o necromante, e qual a zona de implantação que removemos quando um necromante é destruído). Isso realmente acrescentou uma tonelada de divertimento para os primeiros jogos que nós jogamos, e será ainda mais divertido uma vez que temos mais e diferentes necromantes.
2. Spawn dobrado. Outra boa ideia que faz com que você pule cada vez que coloca zumbis em uma zona de implantação é fazer duas implantações na próxima zona. Pode ser divertido e um grande desafio (dependendo da zona), principalmente quando eles não se comportam e você acaba puxando até 4 cartas de aparecimento de zumbis em uma única zona (
droga!).
3. Abóbadas. Estas foram uma ótima ideia. Eu sei que elas são semelhantes aos carros no sentido de que é como você obtém as poderosas armas vault (anteriormente armas pimp). Mas, mais do que isso elas permitem que você ande pelo tabuleiro, quer seja rapidamente e / ou de maneiras mais interessantes. Este mecanismo também só melhora à medida que mais armas aparecem.
4. Três de saúde para começar. Torna mais fácil sobreviver (mas ainda não muito fácil). Nós sempre jogamos com isso como uma regra da casa, mas é bom tê-lo realmente incorporado nas regras oficiais.
5. Armaduras. O fato de que você pode se salvar antes de receber uma ferida a partir de qualquer zumbi (exceto uma abominação) ou sobreviver a um ataque de um errante, além de aumentar a capacidade de sobrevivência, as armaduras permitem algumas opções mais interessantes em jogo (ou seja, nós às vezes encontramos tomadas de decisões que foram, pelo menos, um pouco mais arriscadas à curto prazo para aumentar nossas chances de sucesso à longo prazo). Eu sei,
Zombicide Season 3: Angry Neighbors adiciona coletes à prova de bala, mas armadura é uma melhoria notável sobre esses coletes.
6. Tabuleiros dos sobreviventes. Com exceção dos slots de mochila (veja abaixo), é muito mais fácil de ver e acompanhar as coisas. Anteriormente, cartas e marcadores deslizavam facilmente para fora dos tabuleiros de sobreviventes, mas este novo sistema evita isso completamente. Sem falar que antes você só tinha espaço para até 5 itens, agora você tem espaço para até 8 (2 slots de mão, slot de corpo e 5 slots mochila).
7. MINIS incríveis. Seria errado não mencionar isso. Grande trabalho com zumbis e sobreviventes. Mal posso esperar para obter mais deles!
8. TEMA. No início, eu estava um pouco preocupado com o
Zombicide não encaixar bem com o novo tema. Mas eu realmente achei que funcionou muito bem (tão bem quanto, e de certa forma melhor, do que o original). Como observado acima, o necromante, vaults, armaduras e feitiços realmente adicionam algo a mais ao jogo. Do Cocktail Molotov ao Fogo de Dragão tudo funcionou bem, e como um bônus adicional, enquanto você tem a tocha (1/2 da combinação explosiva para o Fogo de Dragão) você começa a comprar duas cartas enquanto você procura (ou seja, ela serve para duas funções... precisando combiná-la com Bile de Dragão para o Fogo de Dragão).
Então, há alguma coisa que eu não gostei? Provavelmente minha parte menos favorita de
Black Plague é que você não obtém algo automaticamente para abrir portas com a maioria das armas (feitiços e armas de longo alcance não conseguem abrir portas, e algumas outras armas requerem que você role um 4 ou 5 para abrir a porta -
ver cartas de equipamento do exemplo abaixo). Achamos que isto desperdiça algumas ações valiosas, especialmente no início do jogo. Talvez nós nos acostumemos com isso, e não podemos sempre conseguir todas as armas que podem abrir uma porta automaticamente.
Duas últimas questões menores. Primeiro, é difícil ver o que está nos slots da mochila, por isso às vezes nos esquecemos de usar coisas que de outro modo poderiam ser usadas. Tenho certeza de que vou me acostumar a isso ao longo do tempo. Em segundo lugar, não há armas que causem três de dano, o que não é o ideal em minha opinião. Felizmente, há sempre o Fogo do Dragão (e com 4 tochas e 4 biles de dragão no baralho de equipamentos, você tem uma boa chance de comprá-los em algum momento - antes que seja tarde demais). E há um sobrevivente (agora) que causa um dano considerável no nível vermelho (e esperamos que mais estejam a caminho). Para não mencionar que sabemos que a expansão
Wolfsburg contém pelo menos uma arma que causa 3 pontos de dano (embora pareça que você tem que estar no nível vermelho para usá-la).
No final, o meu grupo realmente gostou dos nossos primeiros jogos de
Zombicide: Black Plague. Esta é a minha primeira análise de Zombicide, e eu estou feliz por ter feito. O jogo base é divertido, mas a expansão e todos os extras com certeza chegaram para torná-lo ainda melhor.
Traduzido por mgstavale