Por Asaf Fabbi
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1431242/gold-west-aka-eurotrash-good-way-game-review-king
Gold West é um daqueles jogos que eu pesquisei antes de ver na Gen Con 2015 e sabia que eu o compraria. Não foi fácil já que a
TMG não trouxe um monte de cópias para a convenção e eu descobri muito rápido que seria sortudo se conseguisse uma cópia. Muito parecido com ouro verdadeiro,
Gold West seria um achado raro e precioso, e apenas com muita sorte ou muita determinação seria obtido. Felizmente, os deuses dos jogos sorriram para mim e um amigo foi capaz de me conseguir uma cópia.
À primeira vista, seria fácil e desumano desvalorizar
Gold West, euro de peso médio com um grupo de mecânicas, uma arte de acordo com o tema, nenhuma alma, e um tabuleiro em homenagem a algum território obscuro, mas segurem seus cavalos parceiros, "há ouro naqueles montes!".
Gold West é uma interessante mistura de Euro e Ameritrash que cai na zona do que me chama atenção, "Eurotrash" (não é o que usamos para insultar os europeus!), pois consiste de uma mecânica bem trabalhada com controle de território, gestão econômica de recursos e coleção de componentes. O jogo também tem um grande tema, a fronteira do oeste selvagem, que complementa estes mecanismos. Ou seja, a mecânica parece mais uma expressão do tema, em vez de os mecanismos que tratam o tema como sendo irrelevante. Por exemplo, você não apenas coloca um cubo em um novo tabuleiro hexagonal e reivindica o território para a si, depois recolhendo alguns "recursos" em forma de cubos. Você coloca uma barraca de exploração em um novo território, anteriormente inexplorado no oeste onde você começa a procurar ouro. Dependendo do tipo de território, você começa a recolher as diferentes combinações de materiais de construção e metais preciosos como bronze, prata, e oh sim, ouro que você coleta na sua "eclusa". Esta eclusa peneira os materiais que você coletou e os deposita sobre o tabuleiro de modo que você possa usá-los para avançar com os seus interesses. Decidir onde colocar estes recursos é importante, uma vez que você escolhe uma única eclusa para colocá-los todos. Quanto mais abaixo você colocá-los, mais pontos de vitória você ganha no curto prazo, mas quanto mais tempo ele levar para ser usado, já que eles trabalham na forma de uma mancala, a sua eclusa pode encher até o fim e derramar.

Metais preciosos podem ser usados para investir na cidade local para ganhar influência (objetivos que garantem pontos de vitória no final do jogo), investir nos mercados de commodities ou lucrar com investimentos. Materiais de construção são usados para criar ainda mais assentamentos ou campos de mineração de modo que você pode explorar mais e mais territórios e, talvez, ganhar pontos por ter as regiões mais contíguas reivindicadas. Talvez você não vá construir aldeias. Talvez você invada uma região para tirar os recursos e deixar as terras estéreis. A fronteira é um lugar perigoso, afinal. Tenha cuidado, porém, quanto mais leis você quebrar mais procurado você se torna. Se você não for cuidadoso, você será o "Mais Procurado" e perderá um monte de pontos no final do jogo e, provavelmente, terá seu pescoço esticado.

Não são apenas as mecânicas e o tema que tem sinergia, o jogo não mantém suas boas-vindas. Cada aldeia / assentamento que você colocar leva um passo mais perto do inevitável fim do jogo. Desta forma, cada partida que joguei até agora com 4 jogadores durou cerca de 90 minutos. O que é perfeito para mim em termos de duração do jogo.
Em conclusão, este homem de lata tem um coração.
Gold West, na minha opinião, é um jogo sólido que atravessa habilmente as linhas entre a mecânica euro e o tema Ameritrash. Entre gestão de recursos tático e aleatoriedade (as mercadorias que você começa com a exploração / incursões são prováveis, mas não definitivas no tipo ou na quantidade), até ser um exercício de eficiência e uma série de interações com os adversários para conseguir os resultados desejados nas outras despesas ou no ganho mútuo através da colaboração.

De fato, a partir da faixa de ouro do estilo mancala que você usa para peneirar, você canaliza metais preciosos e materiais de construção que você descobre em regiões onde recentemente se instalou até chegar ao estado de "mais procurado", você deve realizar muitas incursões. Este jogo não só funciona como um relógio de bolso de chifres de estanho, mas ele faz você se sentir como em uma aventura ocidental de mineração de ouro onde você está explorando, utilizando os recursos que você ganhou para construir, estabelecer e ganhar influência na cidade local e dominar através do investimento ou da manipulação dos mercados de commodities. Há interação de jogador suficiente para prejudicar a crítica típica de um euro puro que pode se sentir como paralelo e solitário e suficientemente manter as pessoas envolvidas e se sentindo capazes de exercer a quantidade de direito pelo controle de uma série de interesses e, por vezes, difíceis escolhas. O jogo é fácil de aprender e ainda mais fácil de ensinar. As regras são bem escritas e o design polido como uma nova pepita brilhante. O tempo de jogo é rápido. Pegue uma cópia parceiro. Há ouro dentro dessa caixa!
Traduzido por mgstavale