Por Edd Allard
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1422548/aye-matey-tis-jolly-romp-jolly-roger-be-sure
Eu recebi minha cópia de
Rum & Bones esta semana, e nós imediatamente o colocamos sobre a mesa! Como eu já tinha lido as regras online, o setup foi rápido, e nós começamos a jogar. Depois de dois jogos completos em 2 jogadores (e dois jogos solo) eu cheguei na nesta minha avaliação.
Se as primeiras impressões significam alguma coisa, este é um baita jogo! Aqui está o porquê!
Componentes:
Primeiro... toda a arte é impressionante! Da arte da caixa, para as cartas de personagens, para o livro de regras, os tabuleiros e marcadores, a obra de arte é detalhada, colorida, repleta do tema, e simplesmente incrível! As miniaturas são igualmente impressionantes! O único problema é que há um monte de detalhes esculpidos nas relativamente pequenas miniaturas, o que pode ser um desafio ao pintá-las, se você estiver a fim desse tipo de coisa.
Regras (e Abordagem):
As regras são um dos meus itens de estimação. Um grande jogo pode tornar-se medíocre ou pior, se as regras são desajeitadas, mal escritas, ou cheias de erros lógicos. No entanto, com
Rum & Bones, além de ser bem ilustrado, as regras em si são bem escritas, coerentes e logicamente fluem através de descrições de componentes para configurar a jogabilidade e a sequência. E, depois de dois jogos completos, nós não encontramos qualquer errata! Eu vi algumas mensagens perguntando sobre a distribuição de dano aos heróis quando o Kraken ataca uma "Área", mas nós simplesmente aplicamos a lógica das regras (página 16, em Rolando o Ataque) que diz que o adversário sempre atribui dano se alvos de prioridade iguais estão presentes.
Tema:
Há certamente muito tema! Pense em qualquer filme bom de piratas que você já viu, e imagine o caos de dezenas de piratas lutando para frente e para trás através das plataformas, com mais inimigos esperando abaixo do convés para entrar na briga. Agora recorde como os personagens principais, os heróis e vilões, sempre pareciam encontrar-se mutuamente no meio da confusão e as batalhas épicas que se seguiam. E, em qualquer filme bom de piratas, o herói está sempre tentando fazer algo "mais", quer se trate de afundar o navio do vilão, recuperar o tesouro, ou o que seja! Bem, isso é
Rum & Bones em poucas palavras. É frenético, com muitos heróis e asseclas sendo nocauteados ou lançados ao mar, e um monstro do mar ocasionalmente aparecendo para uma boa briga!
Mecânica:
O jogo é suave e intuitivo, uma vez que você conhece as regras (que, como eu disse levam cerca de 5 minutos para explicar). A mecânica não é excessivamente complexa, e depois de um turno ou dois, até mesmo um novato pode jogar contando apenas com a ajuda de outro jogador e o texto da carta. A sequência de jogadas na parte de trás do livro de regras é realmente tudo que você precisa para ensinar / jogar. Com os baralhos de Armas e Marés, sua única decisão real é o alvo de seus ataques. Suas principais decisões em cada turno realmente abrangem como você está alocando suas 3 ações para cada herói, e em que ordem quer ativá-las. Não me interpretem mal, há uma abundância de decisões táticas para se fazer em cada vez, como, por exemplo, se pretende utilizar uma determinada carta de Maré, ou quando ou se vai utilizar Cordame para saltar para um objetivo no navio oposto, e quais as habilidades de seu herói que serão usadas em cada ação. Mas não envolve um monte de análise complexa (não se perde muito tempo para análise!).
Algumas pessoas (você sabe quem você é!) queixam-se de que há muitos dados a rolar, ou a carta comprada introduz muita aleatoriedade. Para eles eu digo, consulte de novo o tema... caótico, frenético... quer melhor maneira de capturar isso em um jogo de tabuleiro do que com uma grande quantidade de dados ruidosos rolando em cima da mesa?
Interação:
Na sua essência, esta é uma batalha tática maciça em alto mar, por isso há muita interação na forma de combate. E, claro, para ganhar você tem que capturar objetivos no navio do inimigo, de modo que isso apresenta ainda mais incentivo para a competição. Como eu disse, há um monte de dados para jogar. Mas, isso te faz sentir como se você estivesse realmente fazendo alguma coisa durante as batalhas! E algumas cartas de maré permitem que você responda aos ataques adversários, talvez desfazendo completamente um ataque particularmente desagradável! Estaria enganado se dissesse que há uma boa quantidade de aplausos ou vaias aos deuses dos dados quando a jogada vai fortemente a seu favor ou contra você!
Peso:
Eu classificaria isso como um jogo de peso médio. E, isso é apenas devido à quantidade de leitura (fichas de personagem, cartas de maré, etc.) envolvida. Em termos de regras e jogabilidade, acho que
Rum & Bones é bastante simples. Tomadas de decisões táticas são necessárias, mas você realmente só tem um número limitado de decisões a tomar por vez (três ações por herói ativo, e talvez, jogar uma das suas três cartas de maré). É rápido, relativamente fácil, mas ainda assim surpreendentemente gratificante!
Um problema que muitos têm mencionado é a quantidade de tempo que leva para completar um jogo, com todas essas cartas nas mãos, itens e barcos para enfrentar. Mas, honestamente, se você mantiver o foco sobre o prêmio (os objetivos), os personagens secundários serão relegados ao papel de apoio para o qual foram concebidos. Eles são realmente apenas folhagem para seus heróis esmagarem a fim de ganhar o ouro que eles precisam para ativar ataques mais poderosos. O coração da batalha é a interação entre os heróis que estão tentando capturar os objetivos do inimigo, ao mesmo tempo em que protegem o seu próprio.
Nós terminamos nossos dois jogos iniciais em menos de 90 minutos. Eu não acho que cerca de 2 horas de jogo esteja fora da possibilidade de todos.
No geral:
Eu amo jogos temáticos de piratas, por isso eu viro um otário sempre que algo com uma caveira e ossos cruzados chega às lojas. Eu comprei a minha quota de porcarias no passado, mas ocasionalmente um "tesouro" real aparece. É isso que este jogo tem a intenção de ser, eu acho que
Rum & Bones realmente atinge seu propósito. Não é excessivamente pesado, é muito acessível, as regras são nítidas e intuitivas depois de apenas algumas rodadas, e ainda há o suficiente de táticas para se fazer para mantê-lo interessante.
Se você quer um jogo de estilo Euro, este não é o jogo. Se você quiser um jogo divertido, frenético, com lutas até o fim, com arte impressionante, bem temático, e apenas um monte de gritos de "assuma que você é um cão!", então este jogo é definitivamente para você!
Traduzido por mgstavale