Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Sapotagem é um jogo de cartas familiar bem rápido, baseado em vazas com coleção de componentes, onde os jogadores disputam a cada rodada para capturar facções animais criminosas. É um jogo nacional lançado em 2015, produzido pela Ace Studios e criado pelos designers Warny e Fel Barros. Sendo de 3 à 6 jogadores, dura cerca de 20 minutos uma partida completa.
OBS: A mecânica de vazas consiste de cada jogador descer uma carta de sua mão aberta na mesa e a coleção de cartas jogadas por todos será chamada de "vaza". O jogador que vence a vaza, captura todas as cartas para ele. O objetivo da maioria dos jogos de vaza é marcar pontos com cartas capturadas ou evitar capturar as vazas.
Objetivo:
Em Sapotagem cada jogador é membro da Agência S.A.P.O. (Sistema Anfíbio de Pulos e Operações) e manipula os sapos de quatro agências de inteligência para capturarem facções de animais. Em cada rodada, os jogadores têm duas opções: jogar uma carta ou pular. O vencedor da rodada é quem jogou a carta mais alta da cor seguida ou da cor do trunfo, determinada por cartas abertas no meio da mesa. O vencedor leva todas as cartas jogadas, além da carta que determina o trunfo da rodada, e as coloca dispostas em fileiras na sua área de jogo, organizadas em colunas pelos símbolos de facções. No final do jogo, cada jogador ganha ou perde pontos de vitória para cada tipo de facção que possui, dependendo da quantidade total.
Mecânicas:
- Administração de Cartas,
- Colecionar Componentes,
- Vazas/Truques.
Componentes:
Sapotagem vem em uma pequena caixa, produzida em material bem espesso e resistente. Diferente das caixas de alguns fillers nacionais no mercado, esta traz uma grande facilidade na hora de abrir e fechar. A arte da caixa ficou bem bacana e as cores muito bem aplicadas para o tema.
No jogo encontramos 20 tokens circulares que atuam como marcadores de pulo e 2 tokens dupla face para indicar a cor atual do trunfo.
O restante dos componentes são cartas. Temos 6 cartas de referência com a tabela de pontuação final para o jogo, que devem ser usadas como consulta durante a partida. As cartas são bem espessas, são firmes e demonstram uma ótima qualidade. Os versos de todas as cartas são idênticos, inclusive das cartas de referência.
As 52 cartas do jogo foram divididas entre as 4 agências: amarela, verde, azul e vermelha. As cartas foram ilustradas com cores bem vibrantes e cada uma é associada a ilustração de um sapo agente. Para cada cor, temos uma única carta numerada entre 1 e 13.
Ao virarmos todas as cartas de ponta cabeça, percebemos que na parte inferior cada carta representa uma facção animal do jogo: pássaros (laranja), cavalos (cinza), sapos (verde), patos (azul), urso (preta) e porco (rosa). Algumas cartas apresentam pequenas variações de tonalidade em suas cores, mas como cada agência está associada a uma ilustração única e as facções à símbolos, não há prejuízos com relação a jogabilidade.
Importante: note que a numeração e o símbolo de facção, em cada carta, aparecem em vários pontos dela, visando facilitar a leitura da mesma em diversas posições diferentes.
Para cada agência, a décima terceira carta representa uma bomba, e não possui nenhuma facção. O jogo ainda possui um manual em português de linguagem clara e de rápida leitura.
Síntese do Jogo:
Para o setup é muito importante conferir na tabela do manual a quantidade de cartas e marcadores de pulo que cada jogador deverá receber, dado que estes valores variam com a quantidade de jogadores à mesa.
Cada jogador recebe ainda uma carta de referência. As cartas que sobrarem, formarão a pilha de trunfos no centro da mesa. Pronto, setup montado.
A carta do topo do deck de trunfos é revelada e colocada no centro da mesa, indicando a cor do trunfo na rodada atual. A próxima carta de trunfo também é aberta e mantida no topo da pilha, para indicar aos jogadores de antemão, a cor do trunfo da rodada seguinte já.
Na primeira rodada o jogador inicial é escolhido por sorteio. Da segunda rodada em diante, ele será o ganhador da rodada anterior, sempre. O jogador inicial escolhe uma carta em sua mão e joga na mesa. A cor da agência escolhida deve ser seguida pelos demais jogadores, que jogarão suas cartas no sentido horário, um jogador por vez. O jogador que tiver jogado a carta de maior valor, ganha a rodada e recebe como recompensa todas as cartas jogadas, inclusive o atual trunfo disponível no centro da mesa. Ele as coloca dispostas na sua área de jogo, organizadas em colunas pelos símbolos de facções.
Em seguida, a carta aberta do topo da pilha de trunfos vem para o centro da mesa e configurará no trunfo da próxima rodada. Uma nova carta da pilha é revelada para o turno seguinte.
O jogo irá desenrolar em uma série de jogadas até que nenhum jogador tenha mais cartas na sua mão ou marcadores de pulo.
Importante: quando for a vez de um jogador, e o mesmo não tiver mais cartas da cor puxada em sua mão, ele pode escolher jogar qualquer carta que tiver para a rodada. Caso, ela seja da cor do trunfo atual, ele automaticamente ganha a rodada (a menos que outro jogador depois dele jogue um trunfo também de valor mais alto).
Importante: quando for a vez de um jogador, e o mesmo não tiver mais cartas da cor puxada em sua mão, ele pode jogar qualquer outra carta. Se ela não for um trunfo, a rodada será perdida. Mas é um bom momento para mandar ao seu adversário uma carta de bomba ou de uma facção prejudicial a ele.
Importante: Em qualquer rodada, inclusive na primeira, se o jogador desejar e ainda tiver marcadores de pulo consigo, ele poderá pular a sua vez. Com isto ele não jogará uma carta naquela rodada, que será decidida pelos demais jogadores apenas.
Pontuação do Jogo:
No fim do jogo, cada coleção de uma mesma facção irá pontuar. Coleções de 1, 2 ou 3 cartas pontuam respectivamente 1, 3 ou 6 pontos. Coleções de 4, 5 ou 6 cartas pontuam negativamente, respectivamente -1, -3 ou -6 pontos. E coleções de 7 ou 8 cartas pontuam 10 ou 15 pontos.
A quantidade de bombas no final do jogo também influenciará na pontuação. Uma bomba se perde 1 ponto, duas bombas se perdem 3 pontos, três bombas se perdem 6 pontos e pegar as 4 bombas faz ganhar 10 pontos.
Segue um exemplo para pontuação de um jogador.
Avaliação:
Sapotagem é tecnicamente um jogo de vaza, com uma proposta base parecida com a clássica Sueca, ou seja, existe a figura do trunfo e de um conjunto de cartas de valores sequenciais, separadas por tipos (naipes na Sueca e agências em Sapotagem). Mas as similaridades acabam por aí... Em Sapotagem, aparecem várias mecânicas que elevam a estratégia e rejogabilidade de um clássico de vaza para outro nível.
- O trunfo não é fixo, ele varia a cada rodada do jogo.
- Os jogadores têm a opção de pular a sua vez, evitando alguns prejuízos épicos.
- As cartas não têm valores fixos de pontuação, mas geram coleções que pontuam de forma positiva ou negativa no final do jogo, de acordo com o total de cartas de um mesmo tipo colecionadas.
- É possível jogar bombas para os demais jogadores perderem pontos no final do jogo, ou focar em levar todas elas para completar uma mega pontuação.
- O jogo conta com 25 variantes: trunfo fixo, jogo em dupla, ganha a menor pontuação, sem pulo, pular faz perder pontos, pool aberto de trunfos disponível desde o início do jogo, tabelas alternativas de pontuação final... Enfim, são muitas opções oficiais de ajustar o jogo para suas preferências.
A arte do jogo ficou excelente, o material usado para confecção das cartas, caixa e manual ficaram muito bons, e sem contar que Sapotagem é um jogo bastante divertido. Ele te dá muitas formas de você buscar uma melhor pontuação, ao mesmo tempo que te permite contribuir para baixar a pontuação dos seus oponentes.
Deixo aqui meus parabéns aos criadores do jogo, ao ilustrador e a Publisher pelo ótimo trabalho. Particularmente tive a oportunidade de conhecer o jogo em seu lançamento oficial no dia 22/11/2015, no evento Diversão Offline, que ocorreu no Rio de Janeiro, e fiquei muito empolgado com a partida que joguei com o designer Warny Marçano. Fiz questão de adquirir a minha cópia.
Particularmente, considero que Sapotagem se enquadre na lista de jogos fundamentais para um portfólio variado de jogos festivos e casuais. Recomendado!