Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Tobago é um jogo familiar de aventura, onde os jogadores exploram uma ilha em busca de tesouros, através de uma mecânica original de indução de pistas. Criado por Bruce Allen, este jogo já teve publicações em diversas editoras e a cópia desta resenha é uma versão alemã da Zoch Verlag. Tobago não possui nenhuma dependência de idioma e já existe uma tradução do manual em português, disponível aqui na Ludopédia. Sendo de 2 a 4 jogadores, pode durar de 40 a 80 minutos, em uma partida completa.
Objetivo:
Em Tobago, os jogadores são aventureiros que desbravam uma ilha misteriosa buscando tesouros. Durante a partida, os jogadores recebem diferentes pistas que poderão ser usadas em um dos 4 mapas do tesouro disponíveis. Conforme mais informações sobre as localizações dos tesouros são reveladas, seus locais possíveis ficam reduzidos. Quando um jogador identifica a localização exata de um dos tesouros, ele tenta alcançá-lo o mais rápido possível para garantir sua descoberta. Após um tesouro ser revelado, todos os jogadores que participaram com pistas irão disputar um minigame, tipo force a sua sorte, para a partilha das moedas de ouro. Quando todas as moedas disponíveis acabam, o jogo termina e vence o jogador mais rico.
Mecânicas:
- Administração de Cartas,
- Colecionar Componentes,
- Movimento por Regiões,
- Force sua Sorte,
- Indução,
- Tabuleiro Modular.
Componentes:
Tobago é um jogo de belíssima arte e componentes muito bem-acabados. A caixa é quadrada e possui tamanho padrão da maioria dos jogos familiares, se encaixando bem na estante. O insert do jogo acondiciona e distribui as peças de forma perfeita, uma solução bastante inteligente.
Mesmo tentando ser imparcial, o tabuleiro do jogo é lindo! E vem dividido em 3 partes de ilha de mesmo tamanho e formato peculiar. Estas peças são dupla face, o que gera uma combinação de 16 mapas diferentes para jogar.
Para a montagem do tabuleiro, contamos com 3 abas para a conexão das peças principais. E elas serão usadas no jogo como suportes para os decks de pistas, tesouros e amuletos.
O jogo possui uma pilha de tokens que representam amuletos mágicos. Estes amuletos serão usados pelos jogadores para ganhar ações extras ou se livrar de possíveis maldições no momento da partilha de tesouros.
Existem 3 miniaturas de estátuas, 3 de palmeiras e 4 de cabanas no jogo. As estátuas são de resina e recebem acabamentos para um visual envelhecido o que nos dá a sensação de pedra mesmo, pela textura e peso. As cabanas e palmeiras são feitas de madeira.
Existe um deck de cartas de tesouro aqui. Neste jogo, os tesouros são sempre moedas de ouro, e as cartas representam um total de 2 a 6 moedas. Existe ainda uma carta de caveira, chamada de maldição, que pode surgir durante uma descoberta e fazer todos os jogadores envolvidos perderem sua carta de tesouro mais alta.
O outro deck do jogo conta com as cartas de pistas de tesouro. As pistas sempre serão aplicadas com relação a algum referencial do jogo, que pode ser um terreno (rio, cerrado, floresta, praia, montanha, lago ou o mar) ou objeto (cabana, palmeira ou estátua).
Nesta imagem: o tesouro está na montanha, não está no rio, não está no cerrado ou está em um lago.
Nesta imagem: o tesouro está ao lado de uma estátua, ao lado de uma cabana, ao lado de uma floresta ou não está do lado de uma palmeira.
Nesta imagem: o tesouro está a duas casas da praia, a duas casas de uma palmeira ou não está a 1/2 casas de nenhuma estátua.
Importante: Quando uma carta de pista possui um par riscos vermelhos acima e abaixo da imagem, significa que ela se refere a maior região daquele tipo, a disposição no mapa.
Temos no jogo 4 conjuntos de cubos pretos, cinzas, marrons e brancos, que irão representar os marcadores de pistas dos 4 tesouros que podem ser buscados.
Cada jogador tem a sua disposição, nas cores azul, vermelho, amarelo e verde: um meeple de jipe, que indicará sua localização no mapa e uma pilha de tokens que marcam os donos das pistas usadas em cada tesouro.
Por fim, os manuais e resumos de referência vem disponíveis em 3 línguas, mas não em português. No entanto, temos uma versão não oficial traduzida e muito bem diagramada por HSBL, para download aqui.
Setup do Jogo:
Para o setup deste jogo, inicialmente montamos o tabuleiro e embaralhamos as cartas de pistas, de tesouros, assim como empilhamos os tokens de amuletos. Cara pilha deve ser alocada sobre a aba correspondente no tabuleiro.
As miniaturas devem ser distribuídas de forma aleatória no mapa, a critério dos jogadores, mas garantindo que nenhuma de mesmo tipo se encontre a menos 4 espaços entre si. As frentes das estátuas precisam estar alinhadas com alguma aresta dos hexágonos, necessariamente.
Distribuímos os 4 conjuntos de marcadores de tesouro em 4 pilhas ao lado do tabuleiro, garantindo um bom espaço livre sob elas na mesa. Em seguida, cada jogador recebe para a cor escolhida: seu jipe, os tokens de pistas e 4 cartas fechadas da pilha de pistas (para o caso de um jogo com apenas 2 jogadores, seriam 6 cartas). Os jogadores colocam seus jipes em um espaço qualquer do mapa para iniciar o jogo.
Pronto, setup montado! Este jogo é relativamente rápido organizar.
Síntese do Jogo:
Decidido em comum acordo quem será o jogador inicial, cada jogador na sua vez poderá optar por realizar uma única ação entre as duas disponíveis: jogar uma pista ou mover o seu jipe.
Jogando Pistas: Para jogar uma nova pista, o jogador escolhe uma das cartas disponíveis na sua mão e a coloca abaixo dos marcadores de tesouro a sua escolha. Caso já tenham outras cartas lá, ela deve ser colocada abaixo de todas, formando uma coluna vertical. O jogador adiciona um token da sua cor sobre a carta para indicar que aquela pista é sua.
Caso sua pista restrinja a região disponível para 17 hexágonos ou menos, pode-se usar os marcadores de pistas para marcar no mapa os lugares válidos para aquele tesouro.
E por fim, para finalizar a ação, o jogador compra uma nova carta da pilha e completa sua mão. Caso a pilha de pistas acabe, basta embaralhar o descarte e formar uma nova pilha.
Importante: Conforme novas pistas forem adicionadas por outros jogadores, a região vai diminuindo, e os cubos que indicam as regiões erradas sendo retirados. Isto deve ser feito até que sobre apenas um único cubo daquela cor no mapa, que indicará o hexágono onde o tesouro se encontra.
Importante: As cartas de pistas podem ser colocadas a critério de cada jogador, mas devem ser obedecidas algumas restrições mínimas... 1 - Não se pode jogar uma pista que contradiz outra já jogada ali. 2 - Não se pode jogar uma pista que retire todos os cubos de uma mesma cor do mapa. 3 - Não se pode jogar uma pista redundante, ou seja, que não ajuda a limitar em nada a região do tesouro.
Movendo o Jipe: quando o jogador decide mover o seu jipe, ele não pode jogar pistas. Um jipe tem 3 movimentos. Andar de um hexágono para outro qualquer sem mudar de terreno, custa apenas um movimento. Mudar de terreno também gasta um movimento. Caso um jogador se movimente e pare em uma região onde um tesouro se encontra, ele pode recuperá-lo sem gastar ação.
Ao recuperar um tesouro, a sua última pista é retirada do mapa. O descobridor coloca um token seu, abaixo das coluna de pistas daquele tesouro.
Imediatamente inicia-se um mini-jogo para a distribuição dos espólios, entre os jogadores que contribuíram com pistas naquele tesouro. Primeiro, cada jogador vai comprar uma carta de tesouro da pilha, para cada token seu na coluna de pistas. As cartas são visualizadas pelos jogadores, que sem revelar aos demais, irão devolvê-las fechadas. Mais uma carta fechada deve ser comprada e adicionada a elas. O tesouro deve ser embaralhado.
Em seguida, a primeira carta deve ser revelada. Começando do jogador com o token mais abaixo, e seguindo trilha a cima, cada jogador deve escolher se fica com a carta de tesouro ou passa ao próximo. Caso escolha a carta, ele deve levar a carta para si e retirar seu token. Caso passe, o próximo jogador terá direito a sua escolha.
Se uma carta de tesouro passar por todos os jogadores e ninguém a recolher, ela segue ao descarte. Quando todos escolherem seus tesouros, a partilha termina, as pistas vão para o descarte e aquele tesouro pode fica disponível para uma nova busca.
Importante: Caso saia uma carta de caveira durante uma partilha, ela encerra-se imediatamente. Os tesouros ainda não partilhados vão para o descarte e são perdidos. Cada jogador envolvido é amaldiçoado e perde a carta de tesouro mais alta do seu estoque. É a maldição do tesouro.
Toda vez que um tesouro é descoberto, irá surgir na ilha 3 amuletos mágicos. Para cada estátua, deve-se seguir sua linha de visão até o último hexágono antes do mar, onde vai surgir um dos amuletos.
Em seguida, todas as estátuas são rotacionadas 60 graus no sentido horário. Isto garante que os amuletos irão aparecer em locais diferentes a cada tesouro descoberto.
Estes amuletos servem para várias coisas no jogo. Colocar uma pista extra, fazer um movimento a mais com jipe, se proteger da maldição, retirar um marcador do mapa... Sugiro uma olhada no manual, disponível aqui.
O jogo termina quando a pilha de tesouros se esgotar, logo após a última partilha. Os jogadores contam para ver que é o mais rico, ou seja, quem tem mais moedas moedas.
Avaliação:
Tobago é um jogo de caça ao tesouro. É um jogo de indução, ou seja, coletivamente os jogadores implantam pistas para fazer com que os tesouros sejam descobertos onde lhes seja mais conveniente. Existe até um minigame tipo "force a sua sorte" partilha dos tesouros.
É um jogo rápido, simples de ser explicado e muito divertido. Pode ter colocado na mesa para qualquer tipo de grupo, de iniciantes no hobby até os jogadores mais experientes, mas certamente se encaixa melhor como Gateway. Aliás, um dos melhores gateways que já joguei. A bela arte, os componentes de boa qualidade e as mecânicas inteligentes formam um jogo muito original, e principalmente encantador.
Tem alguma sorte envolvida, especialmente com a possibilidade de maldição nos tesouros, mas existem várias formar de se jogar com as probabilidades, melhorando as chances do tesouro ser descoberto próximo a você ou conseguir uma boa recompensa durante a partilha de tesouros.
É basicamente um jogo de interação. Na realidade nenhum mapa do tesouro pertence a ninguém, todos são coletivos. Assim é muito importante contribuir com pistas para o máximo deles. Uma sugestão interessante seria buscar contribuir para a pista final ou posicionar bem seu jipe para recuperar antes dos outros jogadores o tesouro. Assim, na partilha, sempre escolherá antes do outros a parte mais valiosa da recompensa.
Tobago é um jogo out of print fora da Europa. Se encontrar uma boa oportunidade, e quiser uma cópia, aproveite.