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  3. Clockwork Wars
  4. Clockwork Wars: Primeiras Impressões

Clockwork Wars: Primeiras Impressões

Clockwork Wars
  • avatar
    Ricardo Gama04/11/15 03:31
    avatar
    Ricardo Gama
    04/11/15 03:31
    4575 mensagens MD

    Por Jeremy ZJ
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1413416/clockwork-wars-first-impressions-after-first-playt

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/9003_m.jpg


    Porque eu peguei Clockwork Wars

    Eu gosto de jogos leves, de dedução social e blefe como The Resistance, Dixit, Sheriff of Nottingham e Lifeboat. Eu decidi que expandiria meu repertório para incluir algo que tivesse o que eu gostei nestes jogos leves (interação entre jogadores e blefe), mas adicionando uma camada de estratégia que pudesse fazer com que os jogadores de meu grupo “se sentissem como um general debruçado sobre um mapa”. Ao mesmo tempo, eu queria algo que fosse acessível a novos jogadores, jogasse em três horas, e não levasse uma hora para explicar (como Sid Meier's Civilization: The Board Game). Depois de ler muitas análises de jogos, somente o Clockwork Wars conseguia dar conta, mas estava caro e eu tinha perdido o kickstarter. Decidi dar uma chance ao Clockwork Wars, porém um pouco inseguro sobre me desapontar depois.

    Esta análise inclui a expansão Clockwork Wars: Sentience e miniaturas pintadas baseada em uma jogatina: 
    - 50 minutos de setup e explicação de regras, 2h40m de jogo.
    Jogado em: Singapura

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/625/v86mh3.jpg


    Visão Geral

    O designer descreve Clockwork Wars como um “jogo de conquista que se passa em um universo steampunk de fantasia”. Eu acho que Clockwork Wars é um jogo médio para pesado que tem uma boa mistura de controle de área, alocação de trabalhadores, blefe e gerenciamento de mão/recursos. Uma vez montado e explicado, o jogo pega um ritmo rápido e flui suavemente. Existe um pouco de sorte neste jogo ao retirar cartas do baralho de espionagem, mas fora isso este elemento não aparece muito. É um notável jogo sem dados.

    O jogo tem 7 rodadas, onde vence o jogador com a maioria de pontos de vitória no final. Cada rodada pode ser resumida da seguinte maneira:
    - Jogadores escolhem um tile de mestre espião (um bônus tático para aquela rodada)
    - Jogadores escolhem trabalhadores baseados em seus controles no mapa e tecnologias
    - Jogadores simultaneamente escrevem suas ordens de alocação em segredo
    - Jogadores realizam a alocação e então podem fazer alguns ajustes (reforços)
    - Jogadores resolvem as batalhas em um processo simples e rápido
    - Jogadores compram e ativam tecnologias

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/9004_l.jpg


    Componentes 9.5 / 10 

    Clockwork Wars vem numa caixa de 40cm x 32cm robusta e resistente.

    Sendo direto, Clockwork Wars possui o melhor insert que eu já vi num jogo de tabuleiro. É evidente que quem quer que seja que fez este molde o fez de uma maneira muito inteligente que conta com dois andares. Os hexágonos do mapa ficam confortavelmente em seu lugar e são facilmente retirados. Os tiles largos podem ficar por cima dos hexágonos, formando uma “capa” legal. Similarmente, o insert lhe permite colocar os tabuleiros de jogador e bloco de notas por cima das cartas de descoberta (tecnologia) como uma “capa”. O molde até acomoda sleeves, o que foi um alívio após ter que jogar fora os inserts de The Resistance e Tokaido.

    No geral, a arte é ótima e ajuda Clockwork Wars a se estabelecer como uma IP (Intelectual Property) com seus próprios méritos. O mapa, corte, tiles de mestre espião e general são impressos num grosso papelão e são bem robustos. A descoberta, fichas de descoberta e cartas de espionagem também são boas em minha opinião. Até os discos redondos de madeira genéricos parecem bem pintados. Vários artistas foram utilizados na arte e existe um pouco de inconsistência nos estilos.

    Eu não jogo jogos de miniaturas então para mim é difícil avaliar as miniaturas, mas no geral eu as acho bem detalhadas e ótimas para deixar o mapa mais elegante.

    Mas eu achei que houve alguns problemas menores em relação aos componentes:
    - a cor da primeira era (bronze) precisa ser mais distinguível da ultima era (dourado).
    - os tokens de IP (moeda para comprar descobertas) estão em denominações de 1 e 3, mas seus lados opostos são iguais e indistinguíveis. Isso faz com que percamos tempo tendo que virar para pegar os tokens corretos.
    - o tanque de miniatura tinha um canhão dobrado e caído, mas foi facilmente consertado com água quente.
    - os estandes de plástico não abrem o suficiente para serem utilizáveis. Não é um grande problema, pois você pode somente deixar os tokens de descobertas nos hexágonos.

    Livro de regras 10/10

    O livro de regras é lindo e bem ilustrado. Até a textura em segundo plano é esteticamente agradável. Os exemplos são claramente apresentados e apropriadamente levantados. Eu só tive um pequeno problema na semântica do termo “pontos de influência”, o que é tematicamente mais associado a termos políticos do que tecnológicos. Resolvi isto os chamando de IP “pontos de inovação”.

    Setup e explicação das regras

    Embora não seja um jogo pesado, Clockwork Wars definitivamente leva uma quantidade de tempo considerável para configurá-lo e ensiná-lo. Você precisará de muito espaço de mesa. Os jogadores precisarão levantar e se dirigir às cartas de descoberta para lê-las. Eu gastei aproximadamente 50 minutos para setup e explicação a 4 jogadores em minha primeira vez, mas acho que consigo fazer isto facilmente em aproximadamente 40 minutos da próxima vez.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/978/ifq9be.jpg


    Jogabilidade 10/10 (baseado em 1 partida)

    (Nesta seção, referenciarei outros jogos de tabuleiros para propósitos ilustrativos, por favor não leve isto como um ataque pessoal ao seu jogo favorito).
    Eu apresentei Clockwork Wars a 4 jogadores todos novos ao jogo. Dois eram jogadores leves, um preferia jogos pesados, e um estava no meio. Colocamos o mapa “diamante” para 4 jogadores e eu guiei os jogadores pelo curso do jogo.

    Passo acelerado e tranquilo
    Como eu mencionei na visão geral, uma vez configurado e explicado o jogo flui bem suave e rápido, com apenas algumas pausas para eu introduzir os efeitos de cartas de espionagem, descobertas e generais. Isto pode ser atribuído ao sistema redondo, no qual as fases são consistentes durante o jogo. Ao final da primeira ou segunda rodada, os jogadores já estavam familiarizados com as regras e com o fluxo pelo restante do jogo (exceção: não é viável explicar todas as cartas de espionagem do baralho).

    Para ilustrar o que estou dizendo, vejo jogos como Imperial Settlers e Smash Up tendo um problema onde a jogabilidade tem que ficar pausando com todas as cartas jogadas porque todo mundo tem que ler o que esta carta faz. Isto também indispõe novos jogadores porque eles se sentem “despreparados” para cada carta, pois não é possível explicar cada carta no começo do jogo.

    Clockwork Wars evita este problema ao ter regras que apesar de requerer uma explicação longa no começo, são consistentes e não requerem interrupções constantes de poderes especiais que fazem com que jogadores novos se sintam em desvantagem.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/31552_l.jpg

    Decisões estratégicas significativas e com profundidade
    Apesar de eu não ter jogado diretamente como um jogador, pude sentir a apreensão e incerteza nas faces dos jogadores enquanto escreviam suas ordens de alocação. Em Clockwork Wars, quase toda decisão é livre e tem pouca sorte envolvida. Os jogadores não têm apenas que considerar quais tiles de mapa pegar, mas também qual será o movimento dos oponentes, onde alocar e quando sacrificar trabalhadores por IP, ativar ou não sua carta de espionagem, ordem de reforço, e como usar as unidades únicas de sua facção.

    Em comparação, um jogo com o início de Betrayal at House on the Hill tem um problema onde as decisões não são necessariamente intencionais, pois os jogadores estão vagando e explorando a casa aleatoriamente enquanto esperam a assombração acontecer. Inversamente, Five Tribes têm situações frequentes onde existem diversas ações possíveis, mas as ações não são intencionais. Até próximo do final da partida, não é prático considerar os efeitos de suas ações nos outros jogadores, então você pode fazer sua ação sem ao menos saber ou considerar se você ajudou ou atrapalhou seus oponentes.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/31553_l.jpg

    Interação de Jogadores / Blefe
    Embora Clockwork Wars não é um jogo com muito blefe ou negociação como The Resistance, Sheriff of Nottingham ou Cosmic Encounter, certamente há uma dose considerável de interação entre jogadores e oportunidades para blefar, contra-blefar e brincar com a mente. Em minha sessão, os jogadores estavam tentando conquistar territórios verbalmente, declarar suas intenções de paz, comentar as ações e IP uns dos outros, e até tentar adivinhar onde um jogador estava mirando. Também foi bastante hilário quando o jogo foi lotado de trabalhadores e houve um empate. A compra e movimento do tanque a vapor causaram bastante comoção entre os jogadores. Curiosamente, o tanque não participou de nenhuma das batalhas.

    Alocação simultânea
    Não me considero um veterano em jogos de tabuleiros, então não sei dizer quantos outros jogos tem um aspecto similar e quão original esta função é. Entretanto, os jogadores em minha sessão ficaram espantados inicialmente com o sistema de alocação simultânea e posteriormente o elogiaram. O sistema de alocação simultânea simula uma Névoa de Guerra, mas os jogadores não estão completamente no escuro, pois são capazes de adivinhar as intenções uns dos outros e fazer reajustes durante o reforço.

    Rejogabilidade / Balanceamento
    Devido a esta review ser baseada somente em uma sessão, eu não posso realmente comentar sobre rejogabilidade ou balanceamento, embora os tiles de mapas modulares e a pilha de 54 descobertas parecem garantir bastante longevidade ao jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/31551_l.jpg

    Geral: 10/10 (baseado em 1 partida)
    Fiquei bastante impressionado que o jogo apelou tanto para os jogadores casuais quanto para os jogadores assíduos em minha partida. Acho que Clockwork Wars conseguiu realizar um ótimo balanceamento entre misturar gêneros diferentes, acessibilidade a novos jogadores, complexidade de regras, profundidade de estratégia e duração do jogo.

    Resumindo:
    :)  Boa mistura de elementos de gêneros diferentes
    :)  Conseguiu empolgar jogadores mais pesados em meu grupo
    :)  Continua acessível a novos jogadores que querem jogar algo mais longo
    :)  Boa variedade de estratégias significantes sem ser muito cansativo
    :)  Não é um jogo multijogador individual
    :)  Ritmo bom, jogabilidade interessante
    :)  Os componentes parecem ótimos
    :)  Baixa dependência de sorte, se isto te interessa
    :)  Provavelmente possui alta rejogabilidade
    :)  A arte é linda
    :)  Atrai muita atenção dos expectadores na sua mesa

    :(  Pequenos problemas em alguns componentes
    :(  Setup de jogo e explicação de regras demoradas (em relação aos meus outros jogos)
    :(  Precisa de muito espaço na mesa
    :(  Caro (mas por boas razões)

    Traduzido por HighDensity
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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