Teoria de Cor
Muitas vezes você ve miniaturas na internet que você percebe que o cara tem até uma técnica boa, mas quando você bate o olho você quase sangra de dor pelas combinações de cores.Isso é porque a escolha de cores muitas vezes pode matar uma miniatura antes de você começar a pintar.
Este post de hoje tem como foco falar um pouco sobre teoria de cor e como aplicar ela às suas pinturas. Quero agradecer antes que nada ao professor Marcio Menyz da Impacto Quadrinhos que me ensinou a maioria do que esponho abaixo apesar de aplicado a outra disciplina.
Primeiro falemos sobre a cor e as suas propriedades. Normalmente uma cor pode ser definida por 3 valores: O tom, a luminosidade e a saturação.
O tom é o que a gente muitas vezes chama de cor propriamente. Azul, Verde, Vermello, Lilas... todos eles são tons do espectro visivel. É muito importante perceber que o tom não define por completo uma cor.
A luminosidade é a qualidade de absorção de luz da cor. Cores mais brilhantes são mais próximas do branco, enquanto as menos são mais próximas do preto.
A saturação define a quantidade de pigmento que a tinta tem. Uma cor muito saturada aparenta ser muito viva, enquanto uma cor pouco saturada é próxima do cinza.
Quando alguém fala que uma cor é vermelha pode estar falando de muitas cores. Pensem no Demolidor: ele é tudo vermelho, mas a gente nunca vê ele chapado de vermelho nos Hqs. Os artistas usam vários tons, e mudam a luminosidade e a saturação ao longo da roupa dele, ao se expor a diferentes focos de luz.

“Beleza Gravity, isso é legal mas para que uso isso?”
Como usar a Luminosidade:
A luminosidade provavelmente é a caracteristica mais fácil de usar e você usará ela sempre em todas as miniaturas para “renderizar” (dar relevo). Cores mais escuras devem estar nos lugares fundos da miniatura, enquanto cores mais brilhantes devem estar nas saliencias. O uso da luminosidade é que vai fazer que a tua miniatura pareça 3D mesmo quando fotografada.
Nesta miniatura da Candy podemos ver claramente essa distribuição no cabelo e na saia. A pesar de ser todo o mesmo tom, a luminosidade muda, dando impressão de relevo.
Sabendo usar a luminosidade podemos inclusive criar efeitos 3D em lugares onde a miniatura não tem relevo.
(miniatura de Jason Bergunder)
Percebam como essas escamas não existem na miniatura original, elas foram criadas apenas usando técnicas de pintura, criando sensação de relevo.
Tradicionalmente as duas técnicas mais usadas para conseguir este efeito são a aguada (que faz que os pontos mais fundos da miniatura fiquem mais escuros) e o pincel seco (que faz que os pontos mais expostos fiquem mais iluminados). Falaremos delas em detalhe em outro tópico.
Como usar a Saturação:
A saturação é provavelmente a mais incompreendida de todas as características da cor, apesar da ser naquela que prestamos mais atenção. Uma cor saturada é aquela que a gente normalmente diz que tem uma cor “mais viva”, enquanto as cores pouco saturadas vão ficando mais cinzas. Se a gente tirar toda a saturação de uma imagem, ela vira preto e branco.
O modo em que a vista humana funciona, junto com os compostos do ar, faz que percebamos objetos mais saturados quando eles estão perto de nós. Se pegarmos esse mesmo objeto e vamos afastando percebemos menos e menos a cor dele. Tentem olhar pela janela para uma montanha ou prédio afastados, vocês conseguem identificar a cor deles?
A vista humana tende sempre a focar nos pontos mais saturados de uma imagem, por isso devemos usar cores saturadas para dar destaque.
Sinais de alerta ou emergencia sempre são em cores muito saturadas. A nossa vista é condicionada a "buscar" essas cores primeiro na imagem. Tem 2 pessoas nessa imagem acima. Se vocês demoraram para ver é porque elas estão vestidas com cores pouco saturadas.
A gente pode usar isso em uma miniatura só ou aplicar a um grupo. Vejamos alguns exemplos:
Nesta miniatura do Mário a cor mais saturada é o laranja do martelo. Vejam que apesar que a cor do Mario é um vermelho bem saturado tambem, eu “sujei” ele aplicando aguadas de preto, o que deixou ele mais escuro e menos saturado comparado com o laranja.
Desta forma a gente consegue aplicar isso a grupos. Use cores mais saturadas em aquelas figuras que você quer destaque e cores menos saturadas em miniaturas “genericas”.
(pinturas por Jerry) - Usar cores sem saturação é uma boa maneira de identificar miniaturas como "genéricas". Ideal para zumbis e monstros de jogos dungeon crawl.
Monstros do Myth por WorldWorks - Percebam que a cor mais saturada é o verde intenso dos monstros da direita. Eu nunca joguei Myth, mas sô de ver a foto, vou me atrever a chutar que esses monstros são venenosos ou jogam acido.
Uma imagem do Myth do Worldworks que gostei muito foi essa. Vejam como a pesar do orc no fundo estár desenfocado, a nossa vista vai direto para ele na foto, a pesar de ter muitas outras minis na frente, pois a cor verde da pele dele é muito saturada comparada com os bichos da frente.
Um erro comúm que pessoas cometem as vezes sem saber é confundir tom com saturação. Por exemplo, os Kobolds de Super Dungeon Explore. Muitos pintam eles vermelhos, porem se você pintar um vermelho muito saturado, o teu olho não vai conseguir enxergar detalhes na miniatura porque tem um enorme farol aceso na tua frente.
(Pinturas por Bobkytten) - Nesses kobolds, o vermelho é muito saturado e ao ser a cor predominante da miniatura, ele “colapsa” o nosso cérebro com informação e fica dificil olhar para os detalhes da miniatura.
(Kobold por Grey's World) Ele segue sendo vermelho. Porem a cor e bem menos saturada. Percebam também que a cor mais saturada da miniatura é o olho, que é o ponto de destaque. Em miniaturas com estética anime o olho costuma a ser o ponto com mais saturação.
Obviamente isso depende do estilo que cada um quer dar, e especialmente no caso do SDE em que muitas pessoas optam por cores saturadas para capturar o feeling de videogame, porem por norma deveremos reservar os saturados para coisas que queremos ressaltar.
Exemplo de Kobols Hyper-saturados do Cat-O Mighty
Recomendação do Gravity para boardgames: Se o seu jogo é do tipo herois contra monstros, use cores pouco saturadas nos monstros (exemplo: zumbis do Zumbicide) e cores mais saturadas nos herois. Isso fará que seja fácil achar os herois mesmo num mar de miniaturas pintadas.
Set de super-dungeon por BrushWizard. Vejam como os herois e os chefes são o que mais destaca no jogo, por causa da escolha de cores mais saturadas. Quase não da para ver os kobolds e os dragões na foto.
Outro ponto importante, NUNCA JAMAIS use cores saturadas em jogos de guerra realistas. Esquemas de camuflagem, são por natureza insaturados. Veja na foto abaixo como a cor de todos os soldados é bem apagada, tanto que as bases deles aparecem mais que eles mesmos pois a cor da areia é mais saturada.
Bom, por hora é isso ai galera. Espero que vocês tenham curtido e nos vemos no próximo tópico!