Essen 2015 foi há quase 1 mês e, tendo agora jogado alguns dos jogos novos algumas vezes, gostaria de falar um pouco sobre o que foi lançado e um pouco da minha opinião inicial sobre alguns dos jogos desse ano.
A minha lista foi grande. Entre jogos novos e expansões, minha mala voltou pra casa com 17 caixas, isso porque 4 dos jogos que eu ainda estava de olho já haviam esgotado. :-/ Anyway, pra começar, gostaria de dizer que esse ano foi muito, muito bom. Pra quem esteve em Essen ano passado (ou ficou sabendo das novidades), eu acho que apenas 2 jogos se destacaram: Panamax e Red7. Conforme eu for postando mais no canal, os leitores vão passar a conhecer melhor o meu gosto e a entender as minhas escolhas.
Esse ano houveram diversos, diversos lançamentos muito bons. Os jogos não estão enumerados em nenhuma ordem específica:
1. Nippon
Mais um grande jogo da dupla Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade. Tive o prazer de conhecer os dois em 2014, quando eles nos ensinaram a jogar Panamax, e esse ano eles continuaram mandando bem. Nippon é um jogo cheio de escolhas interessantes, no qual os jogadores estão competindo para desenvolver o Japão. A grande novidade pra mim é a forma na qual é importante gerenciar bem as ações que você escolhe devido ao custo que isso pode vir a ter no final da rodada (ele afeta na verdade o início da rodada seguinte, já que você paga custos assim que recebe seu income) e timing também entra nessa equação. Muito divertido e interessante.

2. Shakespeare
Esse é um jogo da linha mais leve, que consegui jogar 3x desde da aquisição em Essen. O que tenho a dizer é que ele é cheio de decisões interessantes e que funciona ligeiramente como Rokoko. Cada jogador vai construindo o seu "deck" de uma certa forma (as cartas estão sempre sobre a mesa, porém elas, como regra geral, não podem ser usadas mais de uma vez nem em duas rodadas seguidas). Há diversas formas de fazer pontos, assim como de perder e a interação entre jogadores é muito bem feita, através da existência de pools para certas coisas que são para todos.
3. Spirits of the Rice Paddy
Esse jogo foi primeiramente lançado no Kickstarter, e demos a sorte de conseguir jogar na feira. O mecanismo de interação entre os jogadores é bem especial (além do clássico "uma carta minha causa um efeito no seu jogo", o gerenciamento da água - o recurso chave do jogo - é importantíssimo para a estratégia e influencia muito os demais jogadores.

No topo à esquerda está Mysterium, abaixo é Spirits of the Rice Paddy e à direita é Food Chain Magnate.
4. Mombasa
Só consegui jogar o demo no domingo (último dia da feira), e não tive a chance de jogar de novo. Meus amigos que jogaram o demo comigo conseguiram tirar uma partida completa depois e aparentemente o jogo continua bom :-). Existe um pouco de tudo nesse jogo: controle de área, gerenciamento de cartas na mão, worker placement, ações (não de forma competitiva, no entanto). A parte mais interessante na minha opinião é a forma com a qual as cartas na mão são gerenciadas: cada carta que é utilizada em uma rodada vai para um pool específico, e fica lá até que você tome a decisão de retomar aquele pool, o que aumenta o número de variáveis às quais você tem que prestar atenção no momento em que escolhe suas ações.
5. Marco Polo
Esse não compramos, mas temos 2 cópias entre os demais jogadores do nosso grupo. Consegui jogar 3x, e esse é um jogo no qual é importantíssimo criar um efeito dominó para encadear as suas ações, pois o número de ações é realmente limitado. Na linha do Panamax, você rola dados no começo de cada rodada para ter uma ideia de quais ações você será capaz de fazer. A interação entre jogadores é tensa e a competição acirrada.
6. Prodigals Club
Esse é um jogo stand-alone que pode usar como um de seus módulos o Last Will. A temática é bem similar ao Last Will (agora você tem que perder a sua reputação, e não apenas o seu dinheiro), e vale sempre pela parte jocosa, é tão leve quanto Last Will.
7. Sheep and Thief
Já na categoria super lights temos um jogo no estilo Carcassonne com cartas e componentes fofinhos (é o jogo do topo à direita, no topo no canto esquerdo é Marco Polo, abaixo dele é Shakespeare).

8. 7Wonders Duel
Pra quem já tentou jogar 7Wonders em 2 e sofreu tanto quanto eu, esse jogo é um must-have. Não dá pra perder, o Duel ficou ótimo, ótimo, ótimo, tudo de ruim que existe para 2 jogadores no jogo normal foi corrigido. É super rápido como o jogo mãe e o draft foi resolvido com uma pirâmide que regula a distribuição e disponibilidade das cartas.
9. Takenoko Chibis
Expansão do Takenoko que adiciona um personagem novo (a panda) e seus filhotinhos. O jogo continua simples, super bonitinho, super leve.

10. Food Chain Magnate
Esse é o jogo que corremos logo na quinta-feira para comprar. Ele exige muuuuuuito, muuuuito espaço e ele é bem diferente da maioria dos jogos que joguei, principalmente no que tange a interação entre jogadores. O tema é óbvio pelo nome e basicamente você tem uma empresa e a re-organiza rodada a rodada para trabalhar no marketing, produção e distribuição de fast food.
11. My Village
Pessoalmente, eu não gosto do Village. Eu acho o jogo um pouco "seco", por assim dizer. É possível jogar o jogo todo sem saber bem o que está fazendo e ainda se sair bem. My Village é bem melhor que Village, mas suspeitamos que ele tenha uma estratégia que é sempre vencedora, mas, sinceramente, não joguei vezes o suficiente para poder afirmar nada ainda. Conforme eu for ganhando experiência nele, compartilho! Mas de cara posso dizer que esse jogo é melhor que Village, há muito mais o que fazer e a interação entre os jogadores é mais acirrada.

12. Mysterium
Esse jogo foi lançado no começo do ano, mas eu só joguei em Essen. Para quem gosta de Dixit é uma alternativa muito mais interessante - meus amigos descrevem Mysterium como "Dixit para adultos". É um jogo cooperativo no qual um jogador está tentando passar uma mensagem aos demais através de cartas - visões -, e todo mundo dá palpite. O fator replayability é um pouco para se pensar, já que jogar com o mesmo grupo de pessoas faz com que vocês criem hábitos que podem ajudar durante partidas futuras (como cartas que acabam sempre significando a mesma coisa).
13. Expansão do Roll for the Galaxy (Ambition)
Quem gosta do Race for the Galaxy deve ter tido uma pequena parada cardíaca quando Roll foi lançado. A princípio, eu sou daquelas que acredita que dados só estragam jogos (essa opinião tem felizmente sido mudada pelos últimos lançamentos). Roll é um jogo ótimo e diferente o suficiente do Race, apenas com uma temática similar, a meu ver. Pra começar, não é mais um Race. Você pode sim ganhar o jogo tendo menos planetas ou developments que os demais jogadores, pois o valor que você paga por cada construção é o número base de pontos que ela dá, ou seja, o planeta que você levou um tempão pra fazer mas vale 5 pontos vale mais que os 4 planetas de valor 1 que um outro jogador que está correndo construiu. Anyway, esse ano o Ambition foi lançado, e ele adiciona alguns planetas, developments, MUITOS tiles iniciais e alguns dados que têm dupla função. Vale a pena, ele muda um pouco a dinâmica do jogo no sentido que ele te faz pensar mais no que os demais jogadores vão fazer.

14. Outros
Há ainda vários que não tive a chance de jogar, como Tesla vs Edison, German Railroads, Concordia Salsa, etc. Conforme eu for jogando, posto por aqui minha opinião!