De volta para mostrar a vocês a versão revisada do meu último post sobre o casamento de jogos Heroclix + Summoners Wars. As regras básicas da última publicação continuam as mesmas só que com algumas mudanças e novidades, confira tudo abaixo.
Setup
Coloque o tabuleiro de Summoners Wars no centro da mesa, cada metade do tabuleiro representa a parte do tabuleiro do jogador assim como em Summoners Wars, decida com quantos pontos vão ser formadas as equipes (lembrando que quanto maior a quantidade de pontos mais demorada vai ser a partida). Após decidir com quantos pontos serão formadas as equipes, ambos os jogadores lançam um dado, o jogador que obtiver maior resultado começa escolhendo qual personagem ele deseja pegar na pilha de cartas de heróis, ao escolher o personagem ele passa a pilha de cartas para o outro jogador, que também escolhe um personagem e passa novamente para o primeiro jogador, seguindo assim até que a quantidade de pontos de equipe tenha sido atingida.
Após completar o valor dos pontos de equipe, é a vez de colocar os objetos no tabuleiro, cada jogador tem a sua disposição dois objetos para colocar no seu lado do tabuleiro, começando pelo jogador que começou escolhendo os personagens. Esse jogador decide onde colocar o seu primeiro objeto na sua parte do tabuleiro, depois o próximo jogador coloca um dos seus objetos na sua parte do tabuleiro, a colocação de objetos segue assim até que ambos os jogadores tenham colocado os seus dois objetos.
Agora é a vez de posicionar os personagens dos jogadores, novamente começando pelo jogador que começou escolhendo os personagens. Ele deve colocar um dos seus personagens em qualquer casa, na última linha do seu lado do tabuleiro, após colocar o personagem ele passa a vez para o próximo jogador que deve fazer o mesmo, os jogadores revezam até que todos os personagens tenham sido colocados no tabuleiro, lembrando que só pode haver no máximo dois personagens em uma casa.
Após todos os personagens dos dois jogadores terem sido colocados, cada jogador coloca o marcador de base do seu personagem na primeira coluna após o último marcador de OK do mesmo. Ele deve pegar todos os marcadores que forem referentes àquele personagem e colocar em cima da carta do mesmo, como por exemplo, os marcadores de flechas para o personagem do Gavião Arqueiro.
Coloque todos os dados ao alcance dos dois jogadores e tudo está pronto para o início da partida.
Componentes prontos para começa uma partida.
Equipes
Cada jogador possui personagens que formam a sua equipe para a partida, cada personagem tem um valor em pontos que é mostrado abaixo do seu valor de velocidade. Ao iniciar uma partida ambos os jogadores devem entrar em um consenso para determinar com quantos pontos vão ser formadas as equipes, recomendo que inicialmente as equipes sejam formadas com 80 pontos, pois dá para escolher em média quatro a cinco personagens para formar a equipe.
Os jogadores vão escolhendo os personagens até o limite máximo de pontos determinados no começo da partida. Esse limite de pontos não pode ser excedido, mas ter um valor inferior ao estabelecido, lembrando que quanto maior a quantidades de pontos escolhidos para formar as equipes, mais tempo vai demorar a partida.
Em nenhuma partida pode haver dois personagens iguais, pois como os personagens são únicos não se pode montar equipes com os mesmos personagens em ambas.
Time 1 montado por Homem de Ferro, Hulk, Gavião Arqueiro e Wolverine.
Time 2 montado por Bishop, Justiceiro, Capitã Marvel e Colossus.
Descrição da Carta de Personagem
Cada personagem vem com uma carta descrevendo os seus poderes, atributos e valor em pontos de equipe.
Carta de Personagem.
1 – Ilustração do personagem.
2 – Nome e Equipe: nessa parte da carta diz o nome do personagem e a quais equipes ele já participou, essas equipes são irrelevantes no momento, mas serão utilizadas em adaptações futuras.
3 – Força ou Poder de Fogo: esses valores indicam quantos dados o personagem vai rolar quando fizer um ataque à distância ou corpo a corpo, nessa parte da carta também mostra se o personagem é um lutador corpo a corpo ou se ele pode fazer ataques a distancia. O símbolo marrom com uma estrela no centro indica que o personagem pode fazer ataques à distância, já a imagem do punho com o símbolo laranja indica que o personagem é um lutador corpo a corpo.
Personagens que fazem ataques à distância também podem deferir ataques corpo a corpo, sendo igual o valor de ambos os ataques. Mais regras sobre ataques corpo a corpo e a distância serão descritas mais a frente.
4 – Defesa: esse valor indica quantos pontos de dano o personagem vai ignorar quando receber dano.
5 – Movimento: esse valor indica quantas casas o personagem pode se mover durante a sua ativação.
6 – Caixa de habilidades: nessa parte da carta estão descritas todas as habilidades que o personagem possui.
7 – Pontos de Equipe: nessa parte está o valor que o personagem vai custar para ser colocado na sua equipe.
Objetos
Os objetos do jogo são carros que ficam espalhados pelo meio do cenário, esses carros podem atrapalhar o movimento dos personagens, assim como podem lhe fornecer proteção contra certos tipos de ataques. Casas com objetos não podem ser ocupadas por um personagem e não podem se removidas do tabuleiro a menos que alguma regra diga o contrário.
Objetos posicionados no tabuleiro.
Sequência de Turno
O turno de cada jogador segue com ele escolhendo e ativando um de seus personagens, cada personagem só pode se ativado apenas uma vez por rodada, ao ativar um personagem o jogador vira a carta do personagem em 90° para mostrar que aquele personagem já foi ativado nesse turno. Após um jogador ativar um de seus personagens, ele passa a vez para o outro jogador que deve fazer o mesmo, o turno segue nesse sentido até que todos os dois jogadores tenham ativado todos os seus personagens, caso um jogador tenha mais personagens que o outro em determinado momento da partida, o jogador que tiver personagens restantes deve jogar vários turnos seguidos até que todos os seus personagens tenham sido ativados nessa rodada.
Os jogadores começam a rodada desvirando as cartas de personagens que ele tem, mostrando assim que eles estão prontos para serem ativados novamente naquela rodada. Após desvirar todas as cartas de personagens eles devem jogar um dado de iniciativa para ver quem vai começar a rodada, cada jogador lança o seu dado e soma a algum bônus que ele possua, o jogador com o maior resultado escolhe quem vai começar ativando um de seus personagens. Abaixo estão descritas as ações que um personagem pode fazer ao ser ativado.
1ª - Movimento: cada personagem tem um valor de movimento que é indicado na sua carta, o personagem pode se mover até o valor indicado na sua carta de personagem. O movimento é a primeira ação que o personagem deve fazer, se ele optar por não se mover ou mover apenas uma parte do seu valor total de movimento ele não poderá utilizar o restante do valor posteriormente.
Um personagem nunca pode se mover por cima de um objeto (carro) ou por uma casa que contenha dois personagens. Ele até pode se mover por uma casa que tenha dois personagens, mas apenas se esses dois personagens forem aliados.
Um personagem nunca pode se mover na diagonal, todos os movimentos no jogo sempre são feitos em linha reta.
2ª - Ação: após o personagem ter feito a sua ativação de movimento ele deve fazer a sua ação. Uma ação de um personagem tem dois modos de serem feitos, deferindo um ataque ou ativando uma habilidade do seu personagem que necessite de uma ação para ser ativada, ele faz o ataque ou a ativação da habilidade e o personagem foi 100% ativado nessa rodada.
Combate
O combate acontece quando um personagem faz um ataque ou usa uma habilidade em um personagem inimigo, habilidades e ataques podem ser feitos corpo a corpo ou a distância dependendo do personagem. Primeiramente vamos descrever quando um ataque é considerado corpo a corpo ou à distância.
Ataque
Símbolos de ataque.
Um ataque é considerado corpo a corpo quando um personagem está na mesma casa ou em qualquer casa adjacente ao personagem que esta fazendo o ataque. São consideradas como casas adjacentes todas as casas vizinhas ao personagem e que estiverem na octogonal, nenhum ataque pode ser feito na diagonal.
Personagens que podem fazer ataques à distância podem escolher um alvo com até duas casas de distância de onde ele está, desde que haja uma linha de visão para o alvo (a definição de linha de visão será explicada a seguir). Assim como no ataque corpo a corpo, um ataque à distância nunca pode ser feito na diagonal, as duas casas devem sempre ser contadas na octogonal até o alvo.
Após escolher um alvo válido para o seu ataque o jogador deve lançar uma quantidade de dados igual ao seu valor de ataque, seja ele corpo a corpo ou à distância. Todos os resultados com o valor de 3+ nos dados é considerado um dano, o jogador deve pegar todos esses resultados de 3+ e soma-los para saber quanto de dano o alvo recebeu.
Defesa
Simbolo de Defesa.
Após ver a quantidade de dano que o personagem recebeu, o jogador defensor vai subtrair o valor total do dano causado pelo seu valor de defesa.
Movimento
Simbolo de Movimento.
Cada personagem tem um valor específico na sua carta que diz quantas casas ele pode andar durante a sua ativação, o personagem pode se mover até o valor especificado na carta, mas após encerrar a sua ação de movimento, mesmo que ainda lhe reste pontos, ele não poderá continuar se movendo depois.
O movimento de um personagem sempre deve ser feito sempre em linha reta, e muitos fatores podem dificultar o movimento de um personagem no tabuleiro, como objetos por exemplo, pois um personagem nunca pode passar ou permanecer em uma casa que tenha um objeto. Além dos objetos outros personagens também podem dificultar o movimento, uma casa que contenha dois outros personagens por exemplo, nem sempre estará acessível. Se nessa casa estiverem dois personagens inimigos ou um personagem inimigo e um aliado, o seu personagem não poderá passar por ela, mas se os dois personagens na casa forem aliados, o seu personagem poderá passar livremente por ela.
Linha de Visão
Um personagem sempre tem a linha de visão válida para outro personagem quando inimigos ou objetos não estão no caminho. A linha de visão estará bloqueada quando um personagem tentar fazer um ataque a distância contra outro e dois outros personagens inimigos estiverem entre o personagem atacante e o personagem defensor, quando essa situação ocorrer o personagem não poderá ser alvo do ataque. Caso haja um personagem aliado e um personagem inimigo entre o atacante e o defensor o alvo será válido, podendo assim receber o ataque.
Outra situação com linha de visão e com objetos pode acontecer quando um objeto estiver entre um atacante e um defensor, o alvo ainda é válido para o ataque, mas o defensor recebe um bônus de +1 na sua defesa contra o ataque, esse bônus é chamado de cobertura, é importante ressaltar que o defensor só recebe o bônus de defesa se ele estiver adjacente ao objeto.
Exp. 1: Bishop não pode ter o Hulk como alvo porque Wolverine e Gavião Arqueiro estão bloqueando a sua linha de visão.
Exp. 2: Bishop pode ter o Hulk como alvo, mais como o Hulk esta adjacente a um objeto quando recebeu o ataque a distancia ele ganha +1 de Defesa pela cobertura.
Exp. 3: tanto o Hulk quanto o Gavião Arqueiro podem ser alvo do Bishop, porque o Justiceiro e aliado do Bishop.
Ações Diferenciadas
Muitos personagens têm habilidades que requerem o gasto de sua ação para serem ativadas, como a habilidade de Super Força, por exemplo, ela requer que o personagem gaste a sua ação para mover o objeto de lugar. Algumas outras habilidades são executadas em conjunto com algum tipo de ação, isso pode ocorrer quando alguns personagens gastam os seus marcadores para dar um bônus no seu próximo ataque. Na habilidade do personagem está descrita como cada ação diferenciada pode ser feita.
Ganhando a Partida
O jogador que conseguir eliminar primeiro todo o time inimigo ganha a partida.
Habilidades Globais
Eu fiz uma pequena lista de habilidades mais frequentes nos personagens e que ficaria muito grande a descrição para se colocar na carta de personagem. Abaixo encontram-se todas as habilidades globais do jogo, e sempre que um personagem tiver uma dessas habilidades, em sua carta irá aparecer apenas o nome da habilidade, caso o jogador tenha alguma dúvida ele deve consultar essa lista.
Acrobata: personagens com essa habilidade podem passa por casa com objetos normalmente.
Voo: personagem com essa habilidade pode passa ou permanecer em casas com objetos, e pode passa por casas com dois personagens, mas não pode permanece na mesma casa.
Super força – gaste sua ação. Personagens com super força podem locomover objetos dos cenários. Para locomover um objeto no cenário, o personagem tem que está em uma casa adjacente ao objeto, ele remove o objeto da casa onde ele está e recoloca ele em uma casa adjacente ao personagem.
Futividade – quando esse personagem está em cobertura ele recebe +1 de Defesa extra.
Carga – se esse personagem fizer um movimento em linha reta e acaba seu movimento na mesma casa que um inimigo, o seu próximo ataque corpo a corpo recebe +1 dado de ataque.
Controle Metal – gaste uma ação para fazer com que um inimigo a até duas casas de distância faça um ataque em um alvo a sua escolha. O alvo do controle de mentes não pode ataca ele mesmo.
Explosão – os ataques desse personagem atingem todos os inimigos dentro da casa do alvo do ataque.
Roubo de Energia – se o ataque desse personagem causa dano no alvo ele recupera 1 de vida.
Super Sentidos: sempre que esse personagem for algo de um ataque, antes da rolagem de ataque role um dado, se o resultado for um 5+ o inimigo rola um dado a menos na sua jogada.
Barreira: gaste uma ação. Esse personagem pode criar uma barreira em torno dele mesmo que vai absolver os próximos 2 pontos de dano. Ele não poderá usa essa habilidade no seu próximo turno.
Defensor – se esse personagem estiver na mesma casa que um aliado, e algum inimigo fizer um ataque contra esse aliado, o personagem com essa habilidade pode fazer com quer ele seja o alvo do ataque.
Regeneração: esse personagem regenera 1 de vida por turno.
Líder: esse personagem pode gasta a sua ação de ataque para fazer um aliado a até 2 casas de distância dele fazer o ataque no seu lugar.
Suporte: esse personagem pode cura 1 pontos de vida de outro personagem adjacente a ele.
Assassinato: esse personagem ignora a defesa do alvo do seu ataque.
Disparo em Movimento: o personagem ignora a sequência de turno, ele pode mover e ataca, ataca e mover ou mover ataca e termina o restante do seu movimento.
Fase: o personagem com essa habilidade pode passa livremente por casas que tenha objetos ou dois personagens, mais não pode encerar seu movimento nessa casa. Ele também começa o jogo com dois marcadores de Fase e sempre que recebe um ataque ele pode gasta um desses marcadores para ignora todo o dano causado a ele.
Penetração de Defesa: personagens com essa habilidade ignoram 1 ponto de defesa do seu alvo quando faz um ataque.
Acerto critico: os resultados 6 na jogada de ataque contam como dois danos ao invés de um.
Ataque Psíquico: os seus ataques ignoram a defesa do alvo.
Tiro Longo: o ataque desse personagem pode ser feito até a 3 casas de distância ao invés de duas.
Resistência Psíquica: o personagem não perde sua defesa quando é alvo de um ataque psíquico, e é imune ao controle mental.
Resistência: o personagem é imune a habilidade de assassino e penetração de defesa.
Arremessar Objeto: o personagem pode arremessar um objeto do cenário contra um alvo, ele deve gastar uma ação e está adjacente ao objeto. Ele pode arremessar o objeto estando até a duas casas de distância, o ataque causa 3 dados de ataque, todos os personagens na casa onde o objeto foi arremessado devem ser movidos para alguma casa adjacente a que eles estavam, a escolha do dono do personagem.
Perito em Combate: quando esse personagem faz um ataque corpo a corpo contra um alvo que não tem perito em combate ele ganha +1 dado de ataque.
Genialidade: cada personagem com esse poder lhe fornece +1 no teste de iniciativa.
Cartas dos Personagens
Abaixo vou posta algumas das cartas de personagens ja feita por mim, quem quiser baixa as cartas com todos os 30 personagens ja feitos por mim e so baixa o arquivo no link.
Para os membros da comunidade que não possuem as minis para joga as regras alteradas e não sabem quantos pontos de vida tem cada personagem eu vou deixa a lista de todos os personagens que fiz as cartas e a quantidade de pontos de vida que cada um possui, lembrando que eu não fiz os Pvs de cada personagem, apenas usei a base da mini como referencia, então não se assustem com os pvs de alguns personagens. Vocês podem marcas os pvs de cada personagens com os mesmo marcadores que vem em Summoner wars.
- Bishop; 7 PV
- Boom-Boom; 4 pv
- Capitã Marvel; 8 pv
- Capitão America; 6 pv
- Ciclope; 7 pv
- Colossus; 7 pv
- Elixir; 5 pv
- Emma Frost; 6 pv
- Feiticeira Escarlate; 5 pv
- Fera; 6 pv
- Gambit; 6 pv
- Gavião Arqueiro; 6 pv
- Harpia; 5 pv
- Havok; 7 pv
- Hércules; 8 pv
- Homem de Ferro; 7 pv
- Red Hulk; 8 pv
- Hulk; 9 pv
- Justiceiro; 6 pv
- Maquina de Guerra; 8 pv
- Maria Hill; 6 pv
- Mulher Aranha; 6 pv
- Mulher Hulk; 7 pv
- Professor Xavier; 7 pv
- Psylocke; 7 pv
- Punhos de Ferro; 7 pv
- Thor; 9 pv
- Vampira; 7 pv
- Viuvá Negra; 6 pv
- Wolverine; 8 pv
as cartas de todos esses personagens estão no link abaixo no formato de arquivo de World, no tamanho de 8,6 x 6,4, prontos para imprimir.
Regras modificadas para os que não possuem miniaturas de Heroclix
eu sei que muitos de vocês não tem miniatura de Heroclix para testa o jogo, para fazer um teste no jogo sem a minis e bem simples, basta imprimir as cartas e usar elas no canto das miniaturas, assim como usaríamos as cartas de Summoner wars, o tamanhos que as cartas estão no arquivo cabem perfeitamente nos quadros do tabuleiro de Summoner Wars.
tente apenas da um jeito de coloca duas cartas de personagens na mesma casa, geralmente aqui nos colocamos uma em baixo da outra, da para joga de boa mesmo sem minis.
para os que imprimiram ou chegaram a joga o jogo com essas mudanças deixe seu comentário aqui sobre o que acharam das mudanças, criticas e sugestões são sempre bem vinda, Obrigado e ate a próxima.