Por Lewis
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1415322/terminator-genisys-image-heavy-review
Jogo tabuleiros por alguns anos, desde jogos festivos e leves (Blokus e Bang!) até jogos de guerra pesados (Advanced Squad Leader e Tide of Iron). Este é o meu primeiro mergulho em jogos de miniaturas de guerra.
Terminator Genisys: The Miniatures Game - The War Against The Machine é um jogo de Alessio Cavatore e da editora River Horse, com distribuição pela Warlord Games.
Como eu disse, este jogo foi a minha primeira tentativa em jogos em miniaturas. Após uma sessão de longas pesquisas, eu finalmente decidi comprá-lo.
Depois de alguma montagem e pintura, meus exterminadores T-800 Endoskeleton estão prontos para fazer alguma matança.
E os Guerreiros da Resistência, juntamente com a figura metálica de Kyle Reese exclusivo para o box-set.
Há duas razões que me fizeram comprar este jogo: uma delas é a montagem fácil e versátil das miniaturas. Depois de montar e pintar Space Hulk, eu quero mexer menos com miniaturas e mais com jogos.
O conjunto da caixa vem com 4 armações de plástico de cor verde para a Resistência (cada uma contendo 4 figuras e uma figura de metal) e armações de plástico prateadas com 5 endoesqueletos (com 2 figuras e 1 rastreador cada). No total, você recebe 16 Guerreiros da Resistência, 10 Endoesqueletos, 5 Rastreadores e 1 figura de metal.
As miniaturas são simples de cortar a partir da armação de plástico e encaixá-las (isto permite que os soldados da resistência troquem de armas). Embora as peças se encaixem em um lugar bastante robusto, sugiro colá-las para impedir que caiam durante o jogo.
A caixa vem com um livreto para o jogo rápido, que explica as regras básicas para jogar rapidamente. Mas a verdadeira profundidade do jogo pode ser encontrado no lindo livro de regras.
Ele contém as regras avançadas, básicas, pontos de unidades, cenários (tanto aleatório quanto campanhas), estatísticas para unidades, armas e veículos. Além disso, alguns tutoriais para pintura e criação do terreno de guerra, que um novo jogador de miniaturas como eu certamente apreciará bastante.
Há também outras coisas que vem com a caixa, como o mapa de dupla face, um lado que descreve o deserto pós-apocalíptico e outro que mostra um mapa de base da Resistência. Há também tokens de papelão, alguns terrenos e as réguas de distância (falaremos disso mais tarde). E por último mas não menos importante, uma folha dupla impressa de referência, o que acelera o jogo até certo ponto.
E há também os dados poliédricos, 2 de cada d4, d6, d8, d10, d12 e d20.
Já falei o suficiente dos componentes, agora é hora de mergulhar na carne do jogo. Como é que ele se comporta, é divertido? Resposta curta: Sim! O jogo é divertido. Resposta longa abaixo.
Para mim, a grandeza de um jogo vem com duas coisas. O primeiro fator, diversão. Nós jogamos jogos para nos divertirmos, certo? Em segundo lugar, a sensação do jogo, como as regras podem realmente refletir o tema do jogo e você pode dizer: "hey, isso faz sentido" resultando em uma jogabilidade muito intuitiva e leal à ambientação.
Terminator Genisys, na minha opinião, consegue misturar a sensação temática do universo "Exterminador do Futuro" com regras simples e elegantes.
A premissa básica é: dois jogadores escolhem qual lado querem controlar (seres humanos ou máquinas), escolhem o tamanho do jogo, escolhem um cenário, colocam algum terreno no campo de batalha/mesa e pronto!
Primeira ambos os jogadores fazem um rolagem para decidir quem jogará primeiro.
Em seguida, o jogador com o maior número nos dados faz a sua vez e deve rolar um dado de destino. Um dado de destino é um possui seis lados com o número 1 em três lados, 2 em dois lados e 1 destino. Basicamente o dado de destino informa quantas unidades você começa a ativar. Mas se você rolar resultados com um "destino", você não consegue se mover e passa a vez ao seu adversário (exceto se você tem um comandante, que desafia o destino e ativa de qualquer maneira).
Dado de destino
Em seguida, você escolhe suas miniaturas que serão ativadas igual ao valor do número no dado de destino, colocando as fichas de ativação em todas as unidades que você ativar. Então você pode mover-se ou matar coisas com a sua unidade.
Agora, lembre-se que há duas razões que me fizeram comprar o jogo? Uma era as miniaturas, e a número dois é a simplicidade da jogabilidade. Tenho visto algumas sessões de jogos de miniaturas. Toda hora eu vejo um cara puxando barbantes, infinitas rolagens de dados (e rolando-os novamente), mas na maioria das vezes, os jogadores discutem sobre regras e acabam lendo um livro de regras de grande espessura por cinco minutos antes que o jogo continue.
Desde então, eu prometi a mim mesmo que nunca nunca nunca mergulharia em jogo de miniaturas.... bem, até eu encontrar este jogo.
Para mover... você deve usar isto:
Este são os 3 tipos de movimento: velocidade lenta, velocidade de andar e velocidade de correr.
- Velocidade lenta quando a sua unidade está ferida.
- Velocidade de andar para mover-se normalmente e ainda pode disparar depois.
- Velocidade de correr permite mover o dobro da distância, mas incapaz de disparar depois.
Você ainda pode atirar sem se mover, mas terminará a ativação da sua unidade.
Como você atira ou ataca? Vire aquela régua de movimento e você encontrará:
Mais curto para o combate corpo-a-corpo.
Médio para queima-roupa.
Longo para curto alcance.
Dobre o alcance do modelo de curto alcance e você tem longo alcance.
Triplique o mesmo e você tem alcance extremo.
Para o combate próximo, você só precisa rolar 3+, para queima-roupa 4+, para curto alcance 5+, longo alcance 6+ e assim por diante...
Suas unidades têm 3 estatísticas que você precisa manter em mente:
- Perícia: que dados rolar contra o valor na régua de ataque para determinar se o ataque acertou ou não.
- Armadura: valor que o poder de ataque precisa superar quando a unidade for atingida.
- Resolução: se uma unidade foi atingida, mas não morta (porque a arma não conseguiu bater o valor de armadura da unidade, o que acontece bastante quando você ataca um exterminador), essa unidade deve rolar o número de dados igual a quantas vezes ela foi atingida. Se o resultado for 1, a unidade é retirada do campo de batalha (os humanos fogem porque estão desmoralizados, enquanto o exterminador volta à base para a reparação de danos pesados). Se o resultado for 2-5, essa unidade está se recuperando (suprimida para seres humanos e falha do sistema para as máquinas) e aberta para um golpe de misericórdia (basicamente um ataque especial à distância com alta probabilidade de matar).
Assim, se um humano da Resistência tem uma Perícia de d6, Armadura de 4+ e Resolução de d8:
- Ele precisa rolar um d6 para causar dano em alguma coisa.
- Ele foi morto se a rolagem de arma de seu inimigo é de 4 ou mais.
- Ele rola d8 para testes de resolução.
As estatísticas dos T-800s são bem diferentes dos humanos. Eles são mais fortes e mais precisos. Eles tem Perícia de d8, Armadura de 8+, e Resolução de d20.
Mas o equilíbrio entre os dois lados são alcançados com os números de figuras da Resistência e da incapacidade do lado das máquinas para ter cobertura (aparentemente os exterminadores são confiantes em suas armaduras, ao simplesmente seguir em frente e explodindo todos os seres humanos que vêem).
Portanto, este tipo de cenário é muito comum no jogo:
Os seres humanos devem cercar o Exterminador, atirando nele (com armas inadequadas que têm zero chance de matar o exterminador), forçá-lo a fazer uma verificação de resolução, e por último 'Hasta La Vista".
Quando você consegue destruir um exterminador, o jogador máquina deve rolar um d6. No resultado de 5 ou 6, o exterminador não é destruído. Em vez disso, substitua pelas miniaturas dos rastreadores.
Sim, é aquele cara no chão. É lento, não pode atirar, mas, no entanto mortal se você deixá-lo rastejar para perto.
Bem, esta regra é chamada de:
Brega isso, não?
Assim, o jogo continua com ambos os jogadores se revezando e ativando suas unidades (ou passando sua vez devido a uma rolagem de destino), manobrando através do campo de batalha e atacando uns aos outros até que o objetivo do cenário é alcançado ou um dos jogadores tem todas as suas unidades dizimadas.
Eu não falei sobre muitas outras mecânica neste jogo, como o valor de comando, estatísticas de armas (taxa de fogo, poder e as regras especiais), Veículos, agentes do dispositivo de Tempo (basicamente uma re-rolagem para qualquer coisa, em qualquer ponto do jogo, que seu oponente pode combater com os seus próprios agentes), tamanhos de unidade, ataque de oportunidade, mira, ataque de supressão, e muito mais; porque o ponto de meu comentário é dar-lhe um vislumbre de qual o sentimento ao jogar o jogo, e não como jogá-lo.
Assim, este é um grande jogo, com grandes miniaturas, com regras simples e fáceis de aprender. E o mais importante neste jogo é você ter a oportunidade de fazer parte da guerra no futuro contra as máquinas que só foi mostrada em um curto período de tempo nos filmes. Os seres humanos são muito vulneráveis e deve contar com a liderança de seu comandante e a quantidade de unidades. As máquinas são difíceis de matar. Em suma, o jogo dá uma sensação certa do universo "Exterminador do Futuro".
The content in the box will gave you more than you can play in over a year with the random scenario generator, the campaign scenarios River Horse are planning to release soon, and expansions...
O conteúdo na caixa dá bastante rejogabilidade com o gerador aleatório de cenários, e os cenários de campanha da River Horse estão planejados para lançamento em breve, e expansões...
Altamente recomendado!
O que você está esperando? Busque logo o seu jogo!