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  3. Casamento de Jogos: Summoner Wars + Heroclix

Casamento de Jogos: Summoner Wars + Heroclix

  • avatar
    gebson27/09/15 16:53
    avatar
    gebson
    27/09/15 16:53
    1112 mensagens MD

    Olá pessoal! Estou de volta mais uma vez com uma nova ideia de Casamento de Jogos, dessa vez trazendo uma combinação de Summoner Wars com Heroclix. Bem, eu sempre gostei das miniaturas de heróis de heroclix, mais nunca tive oportunidade de comprar algumas a preço acessível, porém nesses últimos tempos tenho conseguido comprar alguns pacotes de peças a preços bem acessíveis e assim, estou conhecendo melhor o jogo. Quando recebi minhas primeiras peças e vi o “tabuleiro” em que o jogo se desenvolve, huuuumm... posso dizer que me decepcionei bastante com ele, não sei se todos aqui conhecem ou se até mesmo consideram Heroclix como um jogo de tabuleiro, mas o tabuleiro do jogo é simplesmente uma folha grande com um tipo de ambiente e cheio de quadrados.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/137/jl8nsd.png



    Bem,eu simplesmente descartei a ideia de jogar naquele “tabuleiro”, papel cheio de dobras, muito ruim de se jogar em cima dele, e sem falar que era muito grande, então, decidi deixar as peças de lado por um tempo até resolver o que iria fazer com elas, foi ai que me veio uma nova ideia de juntar dois jogos. Por que não usar as minhas peças de Heroclix com o meu tabuleiro de Summoner Wars? Logo de cara achei a ideia muito boa, tabuleiro bom, pequeno, e prático, mas para usar as peças nesse tabuleiro elas precisariam de uma adaptação, já que no tabuleiro normal as peças têm muitos pontos de movimento e uma lista bem grande de poderes para os personagens e eu não tinha todos esses poderes disponíveis nas cartas dos heróis que eu comprei, então decidi fazer a junção dos dois jogos, segue abaixo a ideia de junção.


    Itens Necessários


    Vocês vão precisar apenas de um tabuleiro de Summoner Wars, dados de 6 lados e algumas peças de Heroclix.


    Adaptação


    Basicamente eu segui as regras básicas de Summoner Wars, já que são fáceis e simples de se explicar para qualquer jogador. Logo após escolhi como seriam as regras, tendo que adaptar alguns dos personagens que eu tenho de Heroclix para poder fazer uma playtest, e depois de três testes as regras até que ficaram boas. É provável que ainda seja necessário alguma mudança, mas acredito que não seja coisa grande, mas vamos ao que interessa, as regras novas.


    Times



    Primeiramente os dois jogadores montam seus times de heróis e vilões, no começo de cada partida os dois jogadores decidem com quantos pontos de equipe vão jogar a partida, quanto menor a pontuação da equipe mais rápido vai ser a partida. Logo após decidirem com quantos pontos eles formarão as equipes, cada jogador deve jogar um dado para saber quem começa escolhendo os membros da sua equipe, o jogador que ganhar a rolagem de dado começa e escolhe um membro para a sua equipe, após escolher o seu membro de equipe ele passa a vez de escolha para o outro jogador, e assim vai de jogador em jogador até eles terem completado os pontos da sua equipe.


    Colocando Objetos


    Assim como no jogo Heroclix e no Summoner Wars, eu decidi colocar objetos pelo tabuleiro para dar uma interação a mais no jogo, os objetos iniciais que decidi colocar são apenas carros, mas ainda estou vendo alguns outros que poderei acrescentar no futuro se gostar mesmo desse projeto.


    Os objetos do jogo servem para os personagens se proteger de ataques a distância e também bloquear o movimento de alguns tipos de personagens, vou dar mais detalhes sobre esses tipos de bloqueios na parte de movimento e combate.


    Por enquanto vamos a regra de como colocar objetos no mapa. Eu ainda não fiz uma regras 100% sobre essa colocação de objetos no mapa, mas aqui nós testamos da seguinte forma: cada jogador fica com dois carrinhos (hot wheels) e assim como na seleção de personagens rola-se um dado e quem ganhar escolhe se começa colocando seu carro ou se o inimigo começa, após o jogador escolhido para ser o primeiro colocar o seu carro na sua parte do tabuleiro, o segundo coloca também um de seus carros na sua parte do tabuleiro, segue assim até os dois terem colocado os seus dois carros.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/629/3y4o4w.jpg

    carrinho da Hot Wheels que uso como objetos de cenário


    Colocando seu Time


    Após colocar seus abjetos no mapa, é a vez de colocar os membros do seu time em jogo. Continuando a sequência de colocação de objetos no jogo, o jogador da vez deve colocar um dos membros do seu time na última linha da sua parte do tabuleiro, assim que ele colocar o seu personagem o outro jogador deve fazer o mesmo até que ambos tenham colocado todos os seus personagens.


    Nenhuma casa do tabuleiro pode ter mais que dois personagens, e nenhum personagem pode ocupar a casa de um objeto (carro), a menos que algo diga o contrário.


    Iniciativa


    Antes de começar cada turno de combate, cada jogador deve lançar um dado, o jogador que ganhar decide quem vai começar agindo naquele turno.


    Ativação de Personagens


    O jogador que inicia o turno escolhe um dos seus personagens e faz a sua ativação completa, após terminar a ativação do personagem ele passa para o jogador seguinte que também vai escolher um de seus personagens de time e fazer a ativação dele, o turno segue dessa maneira até que os dois jogadores façam a ativação de todos os seus personagens de time, quando isso acontecer o turno acaba e um novo turno começa com a rolagem de iniciativa e a ativação de todos os personagens.


    Ações do Personagens


    Um personagem pode fazer as seguintes ações no seu turno de ativação, sempre nessa ordem.


    1° Movimento


    2° Ação (Variável).


    Durante a ativação de um personagem ele deve se movimentar e depois executar uma ação a sua escolha, as ações que um personagem pode fazer é atacar ou usar uma de suas habilidades que exijam o gasto de uma ação.


    Quando o personagem se movimenta ele pode se deslocar um valor igual ou menor que o valor de seu movimento na sua carta de personagem, esse movimento só pode ser executado na vertical e horizontal, nunca um movimento pode ser feito na diagonal, o personagem não pode mover uma parte do seu movimento, fazer uma ação e depois terminar o seu movimento, ele tem que fazer todo ou parte de seu movimento e depois fazer a sua ação, após fazer a sua ação ele não vai mais poder fazer o restante do seu movimento.

    Variáveis de Movimento.


    Objetos no mapa podem atrapalhar o movimento de alguns personagens, um personagem não pode passar por cima de carros ou de casas com dois personagens nelas, a menos que algo diga o contrário.


    Ações


    As ações que um personagem pode fazer são bem variáveis, mas geralmente ele vai fazer um ataque, podendo ser ele corpo a corpo ou a distância, se o personagem tiver algum efeito que exija uma ação para ser utilizado ele não poderá fazer um ataque nessa rodada, o efeito da habilidade é executado e a ativação do personagem acaba.


    Os ataques, como dito acima, podem ser feitos corpo a corpo ou a distância, cada personagem tem na sua carta de personagem quais tipos de ataques ele pode usar. Ataques corpo a corpo só podem ser executados contra personagens na mesma casa que o personagem estiver ou em uma casa adjacente, casas na diagonal não contam como adjacentes.


    Ataques a distância podem ser feitos contra um alvo a até duas casas de distância do personagem, novamente ataques a distância não podem ser feitos na diagonal.


    Combate


    Após escolher um alvo válido para o seu ataque, é a vez do jogador rolar os dados de ataque do seu personagem, cada personagem tem um valor X de ataque, o jogador deve rolar uma quantidade de dados igual a esse valor e para cada resultado de 4+ ele tem um acerto contra o alvo.


    Após resolver quantos acertos o jogador tirou é a vez do alvo defender parte do dano recebido, o alvo ignora automaticamente um valor de dano igual ao seu valor de defesa, nenhum dado precisa ser rolado para a defesa, ela é garantida.


    Após ver o valor da defesa do alvo, subtrai-se o valor do ataque pelo da defesa do alvo, se o resultado for positivo, o alvo recebeu dano ao seu personagem, o jogador agora vai marcar no seu personagem o dano que ele levou.


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/732/rbl7ls.png

    símbolos de atributos dos personagens da esquerda para a direita, Ataque a distancia, Ataque Corpo a Corpo, Defesa e Velocidade.


    Danos


    Os danos que cada personagem pode levar está em seu próprio disco da miniatura, no início do jogo cada jogador coloca o disco no primeiro valor após a última linha de KO, desconsidere todos os valores numéricos do disco do personagem, ele só vai servir para contar quanto de vida cada personagem tem, sempre que o personagem recebe algum dano o jogador que controla aquele personagem deve girar o disco daquele personagem no sentido anti-horário, assim que a primeira fila de KO aparece no disco do personagem ele é eliminado do jogo.


    Objetos


    Os objetos iniciais que eu fiz são os carros, logo no momento só tenho regras específicas para eles. Quando um personagem está adjacente a um carro ele recebe +1 de Defesa contra ataques a distância que tenham a linha de visão passando por cima do carro.


    Vitória


    Quando um jogador conseguir eliminar todos os personagens da equipe inimiga vence a partida.


    Habilidades Globais


    Eu fiz uma pequena lista de habilidades mais frequentes nos personagens e que ficaria muito grande a descrição para se colocar na carta de personagem. Abaixo encontram-se todas as habilidades globais do jogo, e sempre que um personagem tiver uma dessas habilidades, em sua carta irá aparecer apenas o nome da habilidade, caso o jogador tenha alguma dúvida ele deve consultar essa lista.


    Acrobata: o personagem com essa habilidade pode passar por casas com dois personagens nela ou por cima de objetos. O personagem não pode acabar seu movimento em uma casa com objeto ou em uma casa com dois personagens.


    Assassinato: esse personagem ignora toda a defesa do alvo do seu ataque.


    Barreira: gastando a sua ação, esse personagem pode criar uma barreira sobre ele, que vai absorver os próximos 2 pontos de dano. Ele não poderá usa essa habilidade no seu próximo turno.


    Carga: quando esse personagem faz um movimento em linha reta e termina seu movimento em uma casa com um inimigo, o seu ataque recebe +1 dado de ataque contra esse inimigo na mesma casa que ele.


    Controle de Mentes: Esse personagem pode fazer um ataque a distância contra um inimigo, se ele causar dano ao alvo, ele pode fazer com que o alvo faça um ataque a outro adjacente a ele.


    Defender: se esse personagem estiver na mesma casa de um membro da sua equipe, ele pode fazer com que o ataque direcionado ao personagem da mesma casa que ele, tenha como alvo o personagem com essa habilidade.


    Disparo Correndo: o personagem pode usar parte do seu movimento e fazer um ataque e logo após o ataque terminar o restante do seu movimento.


    Explosão de Energia: os ataques desse personagem atingem todos os inimigos na mesma casa.


    Furtividade: quando esse personagem está em cobertura ele recebe +1 de Defesa extra.


    Fase: Pode atravessar objetos no cenário livremente.


    Liderança: esse personagem pode gastar a sua ação para fazer um aliado a até 2 casas de distância dele executar um ataque em seu lugar.


    Roubo de Energia: se o ataque desse personagem causar dano ao alvo ele recupera 1 de vida.


    Regeneração: esse personagem regenera 1 de vida por turno.


    Super Força: personagens com super força podem locomover objetos dos cenários. Para locomover um objeto no cenário o personagem deve estar adjacente ao objeto e gastar uma ação, o personagem pode recolocar o objeto em qualquer casa adjacente a ele.


    Super-sentidos: sempre que esse personagem for alvo de um ataque role um dado, se o resultado for um 5+ ele ignora um ponto de dano.


    Suporte: gaste uma ação para fazer esse personagem curar 1 ponto de vida de outro personagem adjacente a ele.


    Telecinese: esse personagem pode mover outros personagens ou objetos a até duas casas de distância dele para uma casa adjacente à onde o objeto ou personagem estava.


    Voo: personagens com essa habilidade podem passar livremente por cima de objetos nos cenários, e de casas com dois personagens, ele também pode parar em casa com objetos, mas não em casa com dois personagens.

     

     

    Abaixo vou postar algumas dos personagens que ja fiz a adaptação e fiz o playtest das regras com eles, são peças de personagens fáceis de conseguir por que elas vem e tipo kit para iniciantes, não sei se alguém na comunidade tem heroclix ou ate mesmo se consideram heroclix um jogo de tabuleiro, mais se tiverem gostando do material eu vou continua a posta aqui as adaptações dos novos heróis que for fazendo, ou se você tiver alguma peça e quiser eu posso fazer a adaptação, se abaixo as cartas que já estão prontas.



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/186/dx5385.png



    Thor



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/788/kfwhz9.png


    Mulher Hulk


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/548/6af68l.png


    Harpia


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/883/ei0e8o.png


    Maquina de Guerra


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/919/frqrtz.png


    Capitão America


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/284/wabtxz.png


    Homem de Ferro


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/017/6kl4ul.png


    Homem Formiga


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/972/wsl98y.png


    Gavião Arqueiro


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/366/7qsp63.png


    Feiticeira Escarlate


    https://ludopedia.com.br/uploads/01/522/egleen.png


    Visão





    Bem pessoal e isso ai, mais uma junção de dois jogos para fazer um novo, espero que tenha gostado e ate a próxima!



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    Comentários:

  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson27/09/15 18:53
    gebson » 27/09/15 18:53

    algumas fotos do playtest que fiz com uns amigos.

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/207/yg2smb.jpg

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/279/9w289r.jpg

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/476/riyvkq.jpg



    https://ludopedia.com.br/uploads/01/602/vxtir7.jpg

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/844/bxfh8q.jpg

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/501/zhb9v0.jpg

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  • utamir
    222 mensagens MD
    avatar
    utamir27/09/15 21:02
    utamir » 27/09/15 21:02

    Considero o Heroclix um jogo de miniatura e não um board, assim como: Axis & Allies, Atack Wing, X-Wing, MechWarrior e outros...

    0
  • lfveronez
    1 mensagens MD
    avatar
    lfveronez29/09/15 09:14
    lfveronez » 29/09/15 09:14

    Gostei muito da ideia, tenho Heroclix e o Mage Knight da Wizkids e vou aproveitar bastante. Valeu pela ideia.

    0
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson30/09/15 12:27
    gebson » 30/09/15 12:27

    lfveronez::Gostei muito da ideia, tenho Heroclix e o Mage Knight da Wizkids e vou aproveitar bastante. Valeu pela ideia.


    vlws, estou providenciando novos personagens ainda para essa semana, como o Red Hulk, Hulk, Valkyrie, Hercules, Wolverine, Fera entre outros. Tambem estou providenciando algumas correções nas regras base que postei, acho que ate sexta esta tudo pronto.

    1
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