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Regras para balanceamento do jogo

Puerto Rico
  • avatar
    Barathrum09/09/15 01:58
    avatar
    Barathrum
    09/09/15 01:58
    485 mensagens MD

    Em Puerto Rico, quem investir primeiro nas construções ganha o jogo!
    Já testei em 2, 4 e 5 jogadores com e sem as expansões, e a expansão Os Nobres, tem o agravante do ourives que da muito dinheiro.

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    Comentários:

  • Hero
    359 mensagens MD
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    Hero09/09/15 09:29
    Hero » 09/09/15 09:29

    Alison Arantes::As seguintes mudanças devem ser feitas nas regras oficiais para criar um jogo mais balanceado e que permita que cada jogador possua uma chance (quase) igual de vencer:




    • Os preços das construções Fábrica (Factory) e da Universidade (University) devem ser trocados de tal forma que a Fábrica custará 8 dobrões e a Universidade custará 7 dobrões. (Fonte: Interview with Andreas Seyfarth)
    • Qualquer jogador que começa o jogo com uma plantação de milho (corn) deve começar com 1 dobrão a menos do que qualquer jogador que comece com uma plantação de Indigo (Indigo). (Proof/discussion)


    Desculpa discordar, mas PR não precisa disso, sei que a discussão sobre isso é grande mas a real solução para isso não é essa (inclusive para mim isso só tira o brilho desse jogo), por isso eu vou colocar uma melhor forma de resolver isso sem precisar alterar o jogo.

    • Não altere o valor das construções, altere a construção! A Universidade é realmente uma construção muito ruim, e nem por 7 moedas ela vale a pena, e a Fábrica tem um valor justo e ela não precisa ser penalizada pela incompetência da Universidade, então o melhor a fazer é trocar a Universidade por uma construção da expansão Puerto Rico: Expansion I – New Buildings
    • Já há um balanceamento no jogo para questão do Milho (isso inclusive deveria vir no manual ou no setup), na primeira rodada é praticamente obrigatório os jogadores com Indigo comprarem o "Mercado Pequeno", essa construção é estupida de forte e se eles deixarem para os outros jogadores comprarem, o jogo já era (perceba que no setup do jogo, no máximo dois jogadores começam com Indigo, o mesmo número destas construções ;)).


    Tente fazer isso e verá que o jogo não precisa de balanceamentos alem dos já existentes e comenta ai!

    0
  • G Barreto
    232 mensagens MD
    avatar
    G Barreto09/09/15 21:44
    G Barreto » 09/09/15 21:44

    Eu já ouvi esta questão da fábrica e da universidade várias vezes.

    Se esta é de fato uma versão oficial, porque na caixa do jogo da nova edição já não veio com esta modificação?

    0
  • Hero
    359 mensagens MD
    avatar
    Hero09/09/15 23:46
    Hero » 09/09/15 23:46

    G Barreto::Eu já ouvi esta questão da fábrica e da universidade várias vezes.

    Se esta é de fato uma versão oficial, porque na caixa do jogo da nova edição já não veio com esta modificação?

    Pq esta não é uma versão oficial, foi um cara que disse que ele disse, e como vc mesmo disse, a edição de aniversário por exemplo é a primeira que teria essa modificação ou uma das expansões.

    1
  • Lord_LT
    656 mensagens MD
    avatar
    Lord_LT10/09/15 21:53
    Lord_LT » 10/09/15 21:53

    Gente, desbalanceamento sempre vai existir, uma vez que cada um joga diferente e pensa diferente. E em um jogo que cada partida difere da outra, e não existe nenhuma sequencia de ações que são 100% vitória. Como que vocês definem que o jogo está desbalanceado?

    Vamos para as metodologias científicas! Para você chegar a essa conclusão, você deverá ter sempre os mesmo jogadores, fazendo as mesmas coisas (???) e permutando as ordens, e replicar isso inúmeras vezes até você ver que os jogadores não possuem vantagens semelhantes de vitória.

    Isso no Puerto Rico não é possível de fazer, uma vez que se o jogador fizer uma ação errada, uma cagada, principalmente no inicio do jogo, ele compromete toda a sua partida, como o exemplo de escolher o prefeito na primeira rodada, tendo um índigo, sem fábrica :o E não punir esse atitude, ou fazer algo para minimizar isso, é tirar o fator estratégia do jogo, e passar a mão na cabeça dos jogadores que cometeram um erro.

    A forma de início do jogo, está corretíssima. Que os jogadores se balanceiem.

    PS: Vejo essas histórias de balancear jogo, como mimimi de jogadores que não aceitam perder, e começão a confabular sobre o fato de terem perdido por não terem começado com o milho, ou ter sentado à esquerdo de um jogador experiente :p
    PS²: Essas medidas de balanceamento citados ai encima, só tem relevância porque foram ditos por canais com alta visibilidade. Se eu falar algo aqui, e melhor que o que falaram, dificilmente terá credibilidade e será citado como esses ai. Conclusão: alguém inventou isso aí. Não é nada oficial :p

    0
  • luish
    121 mensagens MD
    avatar
    luish15/09/15 08:54
    luish » 15/09/15 08:54

    Seja oficial ou não, balanceada ou não, para mim, a sugestão é simples, coerente e interessante. E depende de pouquíssima mudança, dá até para ser um acordo entre os jogadores no início da partida (e basta trocar as peças Fabrica e Universidade de lugar no tabuleiro para ajudar a lembrar durante a partida). Não precisa ser uma mudança definitiva, basta encará-la como uma pequena variante, quem não gostar dela depois de ter jogado, basta não usá-la novamente. E terá uma opinião embasada na experiência.

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL28/09/15 12:19
    E2EK1EL » 28/09/15 12:19

    Eu já acho o Cais a construção mais forte do jogo básico.

    Prefiro economizar um pouco e ganhar +2dobrões e comprar o cais por 9 dobrões do que comprar qualquer outra construção por 7dobrões.

    0
  • marino
    919 mensagens MD
    avatar
    marino28/09/15 14:19
    marino » 28/09/15 14:19

    E2EK1EL::Eu já acho o Cais a construção mais forte do jogo básico.

    Prefiro economizar um pouco e ganhar +2dobrões e comprar o cais por 9 dobrões do que comprar qualquer outra construção por 7dobrões.


    Qual é a melhor construção acho isso muito relativo.
    Como foi dito no tópico Puerto Rico: Metanálise, os jogadores e estratégias vão evoluindo a medida que vão jogando mais e mais PR. No começo uns achavam que o único jeito era vencer com a estratégia ou construção X e todos corriam para essa estratégia. Depois um outro jogador venceu com a estratégia Y  que ninguém havia pensado e por aí vai.

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL28/09/15 14:30
    E2EK1EL » 28/09/15 14:30

    marino::
    E2EK1EL::Eu já acho o Cais a construção mais forte do jogo básico.

    Prefiro economizar um pouco e ganhar +2dobrões e comprar o cais por 9 dobrões do que comprar qualquer outra construção por 7dobrões.


    Qual é a melhor construção acho isso muito relativo.
    Como foi dito no tópico Puerto Rico: Metanálise, os jogadores e estratégias vão evoluindo a medida que vão jogando mais e mais PR. No começo uns achavam que o único jeito era vencer com a estratégia ou construção X e todos corriam para essa estratégia. Depois um outro jogador venceu com a estratégia Y  que ninguém havia pensado e por aí vai.

    Observe que não enfatizei que construção X é a melhor do jogo, eu disse que acho (com minhas pouquíssimas partidas de PR).
    Mas vc tem razão amigo, conforme vou jogando as estratégias e os jogadores vão evoluindo, minha estratégia pode dar certo com um grupo de jogadores e totalmente errada com outro.
    Fica algo mais ou menos assim:
    Jogador 1 utiliza a estratégia A e ganha os jogos
    Então jogador 2 utiliza a estratégia B e ganha do A.
    Então o jogador 3 utiliza a estratégia C e ganha do B.
    Por fim o jogador 1 utiliza a estratégia A e ganha do C.
    E por aí vai. 

    1
  • Hero
    359 mensagens MD
    avatar
    Hero28/10/15 17:20
    Hero » 28/10/15 17:20

    Alison Arantes:: A fábrica é a melhor construção do jogo. Ela valer 7 é muito forte.
    Acho melhor balancear o jogo no setup do que forçar um jogador a ter que executar uma ação preestabelecida.

    Aliás, jogue do jeito que achar melhor. Para mim o jogo tem uns desbalanceamentos. Se para você não tem, perfeito.

    Lord_LT:: Gente, desbalanceamento sempre vai existir, uma vez que cada um joga diferente e pensa diferente. E em um jogo que cada partida difere da outra, e não existe nenhuma sequencia de ações que são 100% vitória. Como que vocês definem que o jogo está desbalanceado?

    Vamos para as metodologias científicas! Para você chegar a essa conclusão, você deverá ter sempre os mesmo jogadores, fazendo as mesmas coisas (???) e permutando as ordens, e replicar isso inúmeras vezes até você ver que os jogadores não possuem vantagens semelhantes de vitória.

    Isso no Puerto Rico não é possível de fazer, uma vez que se o jogador fizer uma ação errada, uma cagada, principalmente no inicio do jogo, ele compromete toda a sua partida, como o exemplo de escolher o prefeito na primeira rodada, tendo um índigo, sem fábrica :o E não punir esse atitude, ou fazer algo para minimizar isso, é tirar o fator estratégia do jogo, e passar a mão na cabeça dos jogadores que cometeram um erro.

    A forma de início do jogo, está corretíssima. Que os jogadores se balanceiem.

    Exatamente, não é uma ação preestabelecida, é uma ação para compensar esta falta de dinheiro que este "artigo" diz que existe no jogo. O designer já pensou nisso, ele criou o "Mercado Pequeno" para isto, e se vc achou outra forma de fazer, "principalmente no inicio do jogo, que compromete toda a sua partida" faça, eu vejo que é de extrema necessidade com comprar este mercado e sempre digo isso como dica para iniciante, assim como vejo a "Fábrica" inútil, eu sou muito mais pegar o café e o "Office" e nunca me falta dinheiro (além de ser mais barato e flexível), isso tudo na minha visão. 

    0
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Puerto Rico - Regras para balanceamento do jogo
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