Gente, desbalanceamento sempre vai existir, uma vez que cada um joga diferente e pensa diferente. E em um jogo que cada partida difere da outra, e não existe nenhuma sequencia de ações que são 100% vitória. Como que vocês definem que o jogo está desbalanceado?
Vamos para as metodologias científicas! Para você chegar a essa conclusão, você deverá ter sempre os mesmo jogadores, fazendo as mesmas coisas (???) e permutando as ordens, e replicar isso inúmeras vezes até você ver que os jogadores não possuem vantagens semelhantes de vitória.
Isso no Puerto Rico não é possível de fazer, uma vez que se o jogador fizer uma ação errada, uma cagada, principalmente no inicio do jogo, ele compromete toda a sua partida, como o exemplo de escolher o prefeito na primeira rodada, tendo um índigo, sem fábrica :o E não punir esse atitude, ou fazer algo para minimizar isso, é tirar o fator estratégia do jogo, e passar a mão na cabeça dos jogadores que cometeram um erro.
A forma de início do jogo, está corretíssima. Que os jogadores se balanceiem.
PS: Vejo essas histórias de balancear jogo, como mimimi de jogadores que não aceitam perder, e começão a confabular sobre o fato de terem perdido por não terem começado com o milho, ou ter sentado à esquerdo de um jogador experiente :p
PS²: Essas medidas de balanceamento citados ai encima, só tem relevância porque foram ditos por canais com alta visibilidade. Se eu falar algo aqui, e melhor que o que falaram, dificilmente terá credibilidade e será citado como esses ai. Conclusão: alguém inventou isso aí. Não é nada oficial :p