Um dos hits da Gen Con 2015 foi New York 1901 de Chénier La Salle da Blue Orange Games, o primeiro jogo de estratégia de uma editora conhecida por jogos de reações rápidas e outros designers amigáveis famosos. Desde que se fundiu com a editora francesa Jactalea em 2013, a Blue Orange Games começou a importar alguns dos jogos da empresa, onde os títulos continuam relativamente leves quanto a jogabilidade, porém mais envolventes e pensativos do que seus lançamentos anteriores. Com New York 1901, a Blue Orange Games está tentando sair do seu momento Ticket To Ride, mas somente o tempo dirá o quanto de sucesso este jogo terá.
O design gráfico de Letter Tycoon, Brad Brook da Squirmy Beats é um direcionador de olhos, e mesmo se você normalmente se esquiva de jogos de palavras, este design pode captar seu olhar de qualquer forma. Bom design faz isso, e eu aprovo este design como um grande caminho para pisar fora do formato normal dos jogos e atrair novos jogadores.
Boomtown Bandits de Isaac Epp e Squirmy Beast foi um dos dois títulos com temas no velho oeste no estande da Breaking Games durante a Gen Con 2015 – Slap .45 foi o outro – e Shari Spiro da Breaking Games disse que o gancho temático deu a ideia de transformar seu estande em um mini saloon (apesar de que eles não poderiam servir drinks, claro, devido a natureza dos regulamentos da Gen Con).
Falando sobre como a Breaking Games trabalha, Spiro explicou que ela é uma fã do rock-and-roll das antigas, e ela queria criar um espírito de uma comemoração musical com as suas apresentações na convenção. Assim, ela publica e co-publica muitos designs de pequenas editoras e designers independentes, e essas pessoas apresentam seus trabalhos a compradores em potencial em pequenas mesas durante convenções como a Gen Con e NY Toy Fair. Eu aprendo seu jogo, você aprende o meu. Eu ensino enquanto você toma um lanche; você ensina o meu enquanto caminho para descansar. Então vamos nos juntar e fazer uma Jam.
Andy Geremia apareceu durante a Gen Con 2015 com uma mão cheia de cópias do Maze Racers da FoxMind, correndo alguns eventos para mostrar o jogo (e faltando a um deles). O conceito de construção de labirintos competitivo é grandioso, e fiquei curioso para ver se algo mais será feito com essa ideia nos próximos anos.
Falando sobre grandes designers gráficos, eu sei que muitos não são fãs do novo visual que Kwanchai Moriya deu a Catacombs da Amos, Kelsey, West e Elzra Games, mas eu achei incrivelmente apelativo, especialmente quando colocado contra a estante de arte de jogos genéricos de fantasia do mercado. Enquanto que a primeira versão era temperamental e séria, esta versão parece corresponder melhor com a natureza da partida assim tornando-se mais harmoniosa no geral.
Stockpile de Brett Sobol e Seth Van Orden da Nauvoo Games pegou uma quantidade razoável de prêmios para o que inicialmente soava ser um jogo familiar: trabalhe o mercado de ações para fazer a maior quantidade de dinheiro possível. Sobol apareceu no estande da BGG para nos dizer mais sobre o jogo.
Dirk Knemeyer da Artana Games foi o primeiro convidado no estande da BGG durante a Gen Con 2015, e nós fechamos esta rodada com uma visão geral de Tesla vs. Edison: War of Currents.